Desenvolvimento aos 19 meses - ajuda | De Mãe para Mãe

Desenvolvimento aos 19 meses - ajuda

Responda
9 mensagens
sonia isabel c. r. -
Offline
Desde 08 Jan 2010

Boa tarde mamãs. Venho relatar o meu problema de maneira a ter mais opiniões, experiências e saber como proceder.

O meu bebé vai fazer 19meses no fim deste mês. Resumidamente, ele esteve comigo até fazer o 1ano,em casa, e com muito mimo maioria do tempo só nós dois. Como sempre foi MUITO chorão, o pai e eu sempre fizemos tudo para o consolar e para termos um bocado de paz, o que o tornou dependente e talvez preguiçoso. Digo isto porque ele entrou para a creche no inicio de Setembro, e ainda antes de completar lá um mês, uma das irmãs (creche religiosa) veio perguntar se ele já tinha tido uma consulta de desenvolvimento porque ele não "ouvia /obedecia" como os outros, esperava que lhe dessem o pão enquanto os outros iam buscar, não respondia quando o chamavam e não diz palavras... Na altura receei que fosse tudo derivado da audição, porque disseram também que batiam palmas ou objectos ao lado dele e ele não se assustava...

Problemas de audição tenho dificuldade em acreditar pois ele em casa responde bem ao chamado, toma atenção nessa altura, gosta muito de música e até faz ritmos próprios nas músicas mostrando que ouve perfeitamente, e eu brinco com ele escondo-me e ele assusta-se.. Disse uma amiga minha para desvalorizar, e que muito provavelmente ele não lhes obedece nem acode porque não gosta de lá ficar (choraminga quando lá fica) e não criando laços lá, fica do "contra" e automaticamente não participa/colabora. Hoje na creche voltaram a questionar se já marquei consulta, dizendo que seria melhor ver pois ele deveria dizer pelo menos 3 palavras (na opinião dela, "meu", "mamã "" papá ") e que teima muito nas coisas, se não quer sentar não senta, se não quer ir para um sitio não vai etc

Ora por casa nós não somos experts é o 1ro, e a vida não permite que tenhamos capacidade de teimar em certas coisas só ao fim de semana o que não cria uma ordem porque de semana não há tempo. Ele não conviveu praticamente com nenhuma criança quando era mais pequeno , de modo a que pudesse também "copiar", nós tentamos repetir palavras e associar aos objectos , mostrar música com palavras , mas ele não usa nada para se exprimir aliás não pede nada, choraminga quando tem sono ou está incomodado com a fralda. Já me disseram que crianças sem necessidade de pedir não pedem, logo não falam. Como se cria essa necessidade porque o meu parece não precisar de nada, a única coisa que parece pedir é o biberon e se conseguir é ele que o vai buscar. Há outras coisas que ele está preguiçoso mas nós contrariamos em casa, como ele querer que lhe demos os pedaços de comida à boca mas contrariando ele come por si e vai buscar sozinho . Não acho que o meu filho tenha um problema dito, penso que é a forma dele ser quando não quer sentar ou ir para onde o levam etc porque ele é teimoso. E o restante pensei que seria com o tempo seguindo a sua necessidade e convivendo com outros na creche. Agora neste momento fazem-me sentir que nós estamos a falhar, e ouço amigos comentar que os filhos falavam apontavam coisas,mas leio relatos que dizem que há crianças que chegam aos 3 a dizer o básico por poucas palavras. Ele terá realmente consulta nas próximas semanas, mas acham que é preocupante? É realmente muito atraso? Será que ele não está a desenvolver porque não gosta da creche, será que ele precisava de estar num núcleo mais restrito? Se puderem opinar agradeço desde já.

Blog WordPress
https://oultimoblog.wordpress.com

Blog da nossa vida /página
➡️➡️➡️https://www.facebook.com/Oultimodiablog/

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Eu nem consegui acabar de ler porque estas coisas deixam-me nervosa. Levanto as mãos para o céu de na creche do meu filho não serem nada assim. O meu filho tem 22 meses e não fala. Diz mamã, nas últimas semanas começou a dizer "porta" (pó-pa!) e pouco mais. É um menino que não gosta de obedecer a nada, mas entende perfeitamente o que lhe dizem, só escolhe não obedecer da grande maioria das vezes. Escolhe fazer de conta que não entende. Por exemplo, ainda noutro dia a minha avó estava a dizer-lhe "vou embora! a avó vai embora!" e ele a ignorar profundamente, parecia que não a entendia. Ela disse isto 5 ou 6 vezes e ele nada...à 7ª vez que ela disse isso, ele levantou-se, deu-lhe a mão, puxou-a até à porta, apontou para a porta para ela a abrir, voltou a pegar-lhe na mão e saiu com ela, recuou e deixou-a na parte de fora e fechou-lhe a porta! Autêntico! Então ele não estava a entender ou estava a ignorar?
O menino aponta? Em que situações? O meu filho começou a apontar muito tarde, entre os 19 e os 20 meses. Agora aponta em três situações: aponta quando quer alguma coisa; aponta para responder a alguma pergunta (tipo "onde está a árvore?" e ele aponta para a árvore); e aponta para chamar a nossa atenção para alguma coisa e também para nós dizermos o nome daquilo que ele está a apontar. Mas só começou a fazer estas coisas depois dos 20 meses.
Na creche dizem que ele é muito rápido a perceber rotinas, que faz tudo o que os outros fazem (ele é o mais novinho porque é de dezembro), a única diferença é que não fala, mas que elas estão fartas de ter crianças que só começam a falar depois dos 2 anos.
Por descargo de consciência ele é acompanhado por uma pediatra do desenvolvimento desde os 13 meses. Foi aos 13, aos 17 e agora aos 21 meses. Nesta última consulta ela disse "ok, ele está com um atraso no desenvolvimento da linguagem, neste momento ele está com o desenvolvimento normal para 18 meses, em termos de linguagem, mas não vale a pena vê-lo antes dos 2 anos e meio porque o restante desenvolvimento dele parece-me normal e se for para fazer terapia da fala não será antes dos 2 anos e meio, e até lá ele pode apanhar os outros...".
Se quiser ficar de consciência tranquila, leve o menino a uma pediatra do desenvolvimento para que ela cale essas chatas. De onde é?

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Bem, eu penso que haverá exagero por parte da creche (sobretudo na parte de não obedecer, seguir instruções ou ir buscar as coisas por ele), mas outros sinais já podem ser um bocadinho mais preocupantes. O ter estardo em casa por si só não quer dizer nada, as minhas estiveram em casa até aos 2 anos e não notei que estivessem mais atrasadas, apenas não tinham as rotinas e o desembaraço dos outros meninos.
É normal que não fale com essa idade, mas não nota vontade de se fazer entender (apontando, puxando o adulto até ao que quer, emitindo fonemas simples - ba, pa, aba?) Quando "leem" um livro, ele identifica objectos (onde está o cão?) e imita sons? Não possui mesmo nenhuma palavra (por ex, bo para bola ou ba para bolacha)?
Penso que faz bem em levá-lo a uma consulta de desenvolvimento para ficar descansada.

monicagoncalves -
Offline
Desde 24 Jul 2011

Olá Sónia
Apesar de haver alguns parâmetros de avaliação para cada faixa etária por onde se devem reger na creche, as crianças têm todas o seu ritmo de desenvolvimento, contudo é normal a preocupação que demonstram lá na creche, existe termo de comparação e significa que estão atentas e de facto preocupadas. Mais vale alertarem e não ser nada do que mais tarde apontarem o dedo à instituição por não ter alertado os pais. Fica tudo esclarecido numa simples consulta de desenvolvimento e vocês enquanto pais vão ficar mais descansados.
Tudo a correr bem!

Mónica Camões Gonçalves

sonia isabel c. r. -
Offline
Desde 08 Jan 2010

Obrigada a todas. Antes de mais eu aceito e concordo que me tenham alertado na creche, ao invés de ignorarem e mais tarde ser pior, mas ao mesmo tempo não percebi o timing, sendo que foram informadas que ele tinha estado comigo em casa(e quase sem contacto com outras crianças, sei que não é por aí mas acho que quando as crianças convivem só com os pais em casa as actividades são diferentes porque somos adultos, na minha opinião acho que entre eles é diferente ) então achei que logo no 1mes não devesse haver já uma avaliação penso que é cedo para ele seguir o que outros que lá estão há mais tempo e adaptados fazem, e penso que o factor de não ficar lá "bem" e chorar também é porque ainda não está adaptado 100%,dai que mesmo entendendo acho precipitado, não sei.

Mamã Videl sou de Fátima mas estou cá apenas há meio ano e não temos pediatra. Entretanto tentarei marcar consulta de vigilância com a médica do centro de saúde, pois não temos médico de família e nem para o meu filho destacam um,e já tou a espera desde que me mudei.

Mamã Guialmi não, ele não tem nenhuma palavra, vai dizendo sílabas soltas conforme acontece, diz muito bababa, dadada, às vezes gagaga, mas sem haver uma relação a nada. Às vezes nas músicas imita algum som mais simples e é capaz de o repetir no tempo certo da música. Não aponta apenas mostra interesse e se for o caso tenta apanhar, se não conseguir choraminga e continua a tentar, nós acabamos por perceber o que é e damos, mas acontece pouco. Sei que deve haver várias coisas que estamos a fazer mal para corrigir, mas sinceramente vejo casos como o da minha mãe que nunca perdeu muito tempo a "educar-nos" neste sentido, até porque não tinha tempo nenhum, eu nem andei na creche e era muito introvertida pouco sociável, e fiz tudo no meu tempo e hoje falo fluentemente. Fico confusa às vezes com as exigências e os tempos das coisas hoje em dia, há uma pressão grande.

Acrescento que o comportamento dele ma creche é semelhante em casa da avó, ignora os chamados, rejeita colos só quer quando quer e de quem quer. Penso que pode ser também ele ignorar por vontade dele mesmo pois ele vem comigo quando lhe dou a mão digo anda e vem sempre, chamo-o e ele vem mesmo que esteja noutra divisão, por norma a mim e ao pai não cria as dificuldades que elas relatam

Blog WordPress
https://oultimoblog.wordpress.com

Blog da nossa vida /página
➡️➡️➡️https://www.facebook.com/Oultimodiablog/

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

mas porque é que não marca consulta para ver da audição? se estiver tudo bem é menos um factor a considerar.....olha o meu sempre foi preguiçoso assim, e de facto tinha alguns (nada grave) problemas de audição

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Sonia, insista MUITO no apontar, ele apontar é um marcador MUITO importante. Eu desesperei com o meu filho e houve uma semana que eu pensei "ele vai começar a apontar" então quando ele queria alguma coisa eu apontava para a coisa e dizia "é x coisa que queres? então aponta, porque a mamã não tem a certeza" e fazia, fazia, fazia, até ao limite em que ele começava a choramingar...já estava prestes a desistir, uma semana nisto, doia-me o coração porque ele ficava aflito, e pumbas! Ele começou a apontar e nunca mais parou Sorriso
Com 19 meses ele era exatamente assim como descreve, inclusivamente ignorava na creche metade das vezes...só dizia mamã mas era indiscriminado, para tudo! Também com muita tendência para música, ritmos, instrumentos musicais. Agora com 22 meses parece outro menino, responde 90% das vezes em que o chamam (ele é teimoso e isso é feitio dele), na creche embora não fale comunica-se muito bem, nunca ninguém tem dúvidas relativamente ao que ele quer. Uma pergunta importante da pedi de desenvolvimento foi se ele fazia birras que eu não conseguia entender. Ele não faz, as birras que faz eu sei sempre o motivo, ele não chora sem eu perceber porquê. Além de que não é muito de fazer birras, é bem-disposto e tranquilo na maioria das vezes. E o seu menino? Se estiver disposta a vir ao Porto eu posso passar-lhe os contactos da pedi de desenvolvimento que seguiu o meu filho Sorriso é um sossego para as nossas cabeças ouvirmos que não há nada.
Ah, ele chorar na creche é normal e sinceramente, pode é querer dizer que essa não é a creche certa para ele. O meu entrou numa creche privada ótima "em teoria", aos 16 meses, passou lá 4 meses e meio e sempre ficou a chorar, ficava bem durante o dia (só ao fim de mês e tal) mas quando o ia buscar era uma choradeira, se passássemos à porta da creche por outro motivo ele chorava. Agora está noutra creche há nem dois meses e adora estar lá, quando chega mal se despede de mim, vai logo a correr para a educadora ou auxiliar, gosta de estar lá e nota-se mesmo.

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Desde 13 Set 2012

Olá mamã!

Desde já lhe digo: seja muito forte e não leve em conta tudo o que lhe vão dizer sobre o desenvolvimento do seu bebé, pois, se for levar tudo em conta, vai chegar um momento em que não vai saber no que acreditar e o que fazer.

Por norma, as pessoas tendem a fazer comparações com os exemplos que conhecem. Não há nada de errado nisso, a menos que, estabelecendo comparações, não se comece a exigir modelos comportamentais idênticos. Ora, os seres humanos primam pela diferenciação. Esta diferenciação não ocorre apenas em termos das nossas características físicas tornando-nos únicos no mundo, mas também em tudo o que nos torna verdadeiramente nós: a nossa personalidade.

Se quer que lhe diga, e tendo em conta o seu relato tão bem detalhado, não vejo nada de estranho e muito menos de errado ou incomum no seu bebé. A única coisa que lhe dizem é que ele não barafusta como os outros. Pois, há miúdos mais schorões e mais reivindicativos do que outros, o que não os torna necessariamente pouco desenvolvidos. É possível que o seu bebé tenha interiorizado a idea de que não precisa reclamar porque, cedo ou tarde, a comidinha vai ter com ele.

Não fala? Ora, que diabo. desde quando não falar aos 18 meses costuma ser sinónimmo de problemas de desenvolvimento? A ser assim há montes de crianças com desenvolvimento tardio, incluindo os meus dois filhos e meia dúzia de sobrinhos que ajudei a criar. As vovós até costumam dizer que "ao ano andarás, aos dois falarás". Acredite, no geral é mesmo assim. Uma criança não falar antes dos dois anos é perfeitamente normal e dentro dos parâmetros! Da mesma forma, se um bebé não andar aos 18 meses, embora não seja inédito, já me parece algo que deva ser observado.

Se o comportamento dele em casa está adequado à sua idade, então está tudo bem! O défice de desenvolvimento não é seletivo; quando ocorre, revela-se em todos os contextos e não apenas em casa ou na creche.

os meus dois filhos sempre foram tagarelas incansáveis. Nenhum dos dois dizia fosse o que fosse de jeito antes dos 2 anos de idade. Com a menina lembro-me perfeitamente que, quando completou 2 anos em julho, pouco ou nada dizia; fomos de férias, e, em 15 dias, ela parecia uma esponja a absorver palavras. Dái em diante nunca mais se calou! Com o menino, agora com 3 anos, foi parecido, com a diferença que, quando começou a falar, fê-lo corretamente e não em bebenês.

Quanto ao facto dele ter ficado um ano inteirinho em casa com a mamã, só lhe posso dizer: sorte a vossa, e é pena que não pudessem ter prolongado! Até aos 3 anos nenhuma criança tem grande necessidade de socializar em grupos com outras crianças e por regra. Pode fazê-lo esporadicamente, com familiares da mesma idade ou próxima e nas idas aos parquinhos, mas uma socialização permanente e diária não lhe faz grande falta nem é de extrema relevância para o seu desenvolvimento.

Se está preocupada e insegura leve o seu pequenino a uma consulta mas, provavelmente, essa consulta ser-lhe-á mais útil a si do que a ele, já que vai permitir-lhe sossegar o coração.

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

Taniapedro0405 -
Offline
Desde 12 Jan 2013

[quote=Sónia Maria Santos]Olá mamã!
Desde já lhe digo: seja muito forte e não leve em conta tudo o que lhe vão dizer sobre o desenvolvimento do seu bebé, pois, se for levar tudo em conta, vai chegar um momento em que não vai saber no que acreditar e o que fazer.
Por norma, as pessoas tendem a fazer comparações com os exemplos que conhecem. Não há nada de errado nisso, a menos que, estabelecendo comparações, não se comece a exigir modelos comportamentais idênticos. Ora, os seres humanos primam pela diferenciação. Esta diferenciação não ocorre apenas em termos das nossas características físicas tornando-nos únicos no mundo, mas também em tudo o que nos torna verdadeiramente nós: a nossa personalidade.
Se quer que lhe diga, e tendo em conta o seu relato tão bem detalhado, não vejo nada de estranho e muito menos de errado ou incomum no seu bebé. A única coisa que lhe dizem é que ele não barafusta como os outros. Pois, há miúdos mais schorões e mais reivindicativos do que outros, o que não os torna necessariamente pouco desenvolvidos. É possível que o seu bebé tenha interiorizado a idea de que não precisa reclamar porque, cedo ou tarde, a comidinha vai ter com ele.
Não fala? Ora, que diabo. desde quando não falar aos 18 meses costuma ser sinónimmo de problemas de desenvolvimento? A ser assim há montes de crianças com desenvolvimento tardio, incluindo os meus dois filhos e meia dúzia de sobrinhos que ajudei a criar. As vovós até costumam dizer que "ao ano andarás, aos dois falarás". Acredite, no geral é mesmo assim. Uma criança não falar antes dos dois anos é perfeitamente normal e dentro dos parâmetros! Da mesma forma, se um bebé não andar aos 18 meses, embora não seja inédito, já me parece algo que deva ser observado.
Se o comportamento dele em casa está adequado à sua idade, então está tudo bem! O défice de desenvolvimento não é seletivo; quando ocorre, revela-se em todos os contextos e não apenas em casa ou na creche.
os meus dois filhos sempre foram tagarelas incansáveis. Nenhum dos dois dizia fosse o que fosse de jeito antes dos 2 anos de idade. Com a menina lembro-me perfeitamente que, quando completou 2 anos em julho, pouco ou nada dizia; fomos de férias, e, em 15 dias, ela parecia uma esponja a absorver palavras. Dái em diante nunca mais se calou! Com o menino, agora com 3 anos, foi parecido, com a diferença que, quando começou a falar, fê-lo corretamente e não em bebenês.
Quanto ao facto dele ter ficado um ano inteirinho em casa com a mamã, só lhe posso dizer: sorte a vossa, e é pena que não pudessem ter prolongado! Até aos 3 anos nenhuma criança tem grande necessidade de socializar em grupos com outras crianças e por regra. Pode fazê-lo esporadicamente, com familiares da mesma idade ou próxima e nas idas aos parquinhos, mas uma socialização permanente e diária não lhe faz grande falta nem é de extrema relevância para o seu desenvolvimento.
Se está preocupada e insegura leve o seu pequenino a uma consulta mas, provavelmente, essa consulta ser-lhe-á mais útil a si do que a ele, já que vai permitir-lhe sossegar o coração.
Beijinhos e tudo de bom[/quote
Faço estas as minhas palavras
Palmas!

***Mãe de 1ª Viagem***Inicio dos treinos em Janeiro de 2014***Positivo a 24 de Março de 2014*** DPP 27 de Novembro 2014*** O meu Piratinha nasceu a 05 de Dezembro de 2014 Espertalhão
Tania Campos