Desenvolvimento - 15 meses | De Mãe para Mãe

Desenvolvimento - 15 meses

Responda
6 mensagens
marysusan -
Offline
Desde 05 Set 2012

Olá a todas. O meu filhote já conta 15 meses e começa a ter algumas habilidades engraçadas. Para além de já ter 16 dentes e de correr a casa toda, já começa a cantarolar o ritmo de algumas cantigas.
Que tipo de atividades fazem para desenvolver vocabulário? Aqui em casa costumo ler-lhe, mas gostava de outras ideias.

renatabeat -
Offline
Desde 15 Dez 2013

A Salomé tem quase 15 meses, também tem uma data de dentes e ninguém a para. Já percebe muita coisa, sobretudo, onde pára a caixa das bolachas! Confesso que não lhe consigo ler, porque não a consigo ter quieta ao meu colo (só se for para estar em frente ao pc a ver a Xana Toc Toc...) Ela comigo não aprende grande coisa porque fica muito excitada, mas com o papá é melhor. Ele agarra nos objetos e diz-lhe como se chamam... mas ela está numa de brincar, dançar e correr... falar, está quieto!

turtleeyes -
Offline
Desde 17 Abr 2011
I Love DMPM

como sabes os meus tb têm 15 meses de idade corrigida! de dentes, tá complicado Espertalhão um tem 6 e o outro.... zerinho! acho q estão p sair, mas o incisivo lateral superior, nem sequer são so do meio.... um anda bem o outro vai dando uns passinhos, mas n tá mt prai virado Espertalhão
qt a vocabulário, eles já dizem algumas coisinhas, claro q são coisinhas q só eu eprcebo, mas mudam a entoação/sílabas, etc, conforme o objeto! o q eu faço é falar mt, apontar pa tudo, ler leio à noite pos 3 (ultimamente n tnh csguido... mt cansaço Triste ), qd vejo q eles têm interesse em alguma coisa vou perto disso e falo.. por exemplo agr c as luzes de natal, eles começaram por ficar mt a olhar, claro.. em casa na rua, ...., vou lá, aponto, falo da luz, digo tudo... a luz está na janela da casa, a luz está na árvore de natal.. sei lá, descrevo tudo ao pormenor!
dizem: dá, qué (quero), abá ou babá (bolacha), au au, piu piu, ... n me lembro de mais! ah, das mais novas, por causa do natal, lush (luz) Espertalhão
de vez em qd ponho videos no youtube, de musicas infantis tradicionais portuguesas.. eles já apontam p escolher qual querem e se eu demoro mais a por, além de tentarem por eles, um deles reclama mm cmg Espertalhão fica mm zangado, tipo, "mexe te mulher" Espertalhão tb fazem barulhos ao som da música, mas n tão perfeitos como o teu a cantar o malhão!!!! Espertalhão ao por estas musicas, às vezes canto ao mm tempo p os cativar mais e faço o q a musica diz.. se fala de olhos, aponto p os olhos,... essas coisas!

Os 3 melhores PTC's! Já ganhei acima dos 100euros, e tu?
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=turtleeyes
http://www.clixsense.com/?2773399
http://www.neobux.com/?r=Turtleeyess
Qualquer dúvida, sabem onde me encontrar :p

Celitass -
Offline
Desde 06 Fev 2013

A minha tb tem 15 meses.
Brinco mt com ela, chamo as coisas pelos nomes, nada de dar nome maluco. (per ex, se é cabeça é cabeça e não beça como oiço algumas pessoas a dizer).
Não lhe leio histórias pk com ela n dá. Mas ela vai buscar os livros para apontar pros animais e eu dizer o nome e os sons. Tb tem uma caixa com um género de lego pra inserir nas ranhuras, tb faço isso com ela e ela já acerta no cilindro e triangulo.
ela n fala mt, mas eu tou sempre a falar come ela, qd meto as musicas infantis tb canto, etc, etc. Brinco ao esconde, esconde...

Sandra e Ulisses -
Offline
Desde 18 Set 2011

Olá mamãs. Olhem a minha pequena tem apenas 2 dentes em baixo, tem outros 2 a rasgar. Eu adoro livros e ler, e gostava mt q ela tivesse esse bom hábito, tenho mts livros infantis e educativos, aqueles c relevos e texturas p ela sentir e ela adora, há um particular c peles e pelos d animais e ela própria vai buscar e senta-s n meu colo p eu abrir, ela depois gosta d folhear e aponta pos bonecos. Ela diz mamã, dá, papá, pápa, dá pápa, água e tenta dizer ruca, q ela adora ver. Come q é uma maravilha, sopa e sólidos, dorme bem, 1sesta d tarde d cerca de 2hs e a noite toda sem acordar. É a minha princesa***** Mamã Celitass concordo q n s deve falar abebezado pos bebés, quanto mais cedo falarmos p eles normalmente melhor e mais aprendem. Ah esqueci-me de referir q ela desde os 6meses q não usa chucha e eu prefiro assim, já ouvi dizer q a chucha atrasa a fala, não sei s sim ou se não, mas de qualquer forma detesto ver crianças de 2 e 3 anos de chucha, pelo que se ela já deixou, menos uma preocupação para mim Piscar o olho

Dani LS -
Offline
Desde 05 Dez 2013

Olá mãmã, por acaso nao leio à minha filha porque acho que com ela, por enquanto, nao é o ideal para aprender vocabulario uma vez que ela nao pára quieta e não iria prestar atenção nenhuma.
o que eu faço é dar nome a tudo o que ela mexe e me vê mexer. Tem resultado muito bem uma vez qud ainda nao tem os 15meses e já diz à volta de 20 palavras.
as duas ultimas que aprendeu foi boca e orelhas, adora repetir enquanto mexe nas orelhas de alguém. Tambem diz olhos, boca e pé.
As vezes digo para ela ir buscar o comando, telemovel, boneco, etc e ela acerta sempre. Identifico tudo em casa como o chao, mesa, sofa, caminha... enfim, como disse anteriormente deu nome a tudo e todos.
Bjinhos

Sobre Dani LS

Daniela