Desempregadas - Direito a subsidio de maternidade | De Mãe para Mãe

Desempregadas - Direito a subsidio de maternidade

Responda
8 mensagens
Ana Lopes -
Offline
Desde 29 Nov 2006

Olá a todas,

Esta semana tive conhecimento de que mesmo as pessas que estão desempregadas têm direito a subsidio de maternidade, não sei se tem conhecimento disso mas é uma boa ajuda.

Tenho uma amiga minha que está desempregada e ela não sabia desse subsidio, foi à segurança social para tratar da continuação do abono, o bebé dela já tem dois meses e a sra lá é que lhe falou nisso. Chama-se Subsidio de Maternidade Social, equivale a 80% do ordenado minimo nacional, ela recebeu logo os 2 primeiros meses.

Nestes tempos difíceis e para quem está desempregado toda a ajuda é pouca.

Beijinhos
Ana

monica leite -
Offline
Desde 13 Dez 2008

apenas tem direito se tiveres meio ano seguidos de descontos...
mas imforma te melhor..bj

Ana Lopes -
Offline
Desde 29 Nov 2006

Olá Monica,

Esta minha amiga já não trabalhava desde Dezembro de 2007 e teve direito.

Bjs
Ana

Kely -
Offline
Desde 21 Jan 2008

É mesmo assim, antigamente so as mamãs que tinha descontos é que tinham direito... agora é para todas as mamãs, se bem que os valores são diferentes (é calculado pelo irs).

É preciso estar atenta pq estas coisas parecem "segredos de/o estado" Sorriso

Tinham mesmo que alterar a regra de atribuição do subsidio, porque no estado em que este pais está, são quase tantas as mamas que não teem trabalho como as que teem!! E afinal quem não tem qualquer tipo de rendimento não precisa tanto ou mais??!
Não era lógico nem justo como era antigamente...

Por isso meninas, mesmo não trabalhando, nem com X tempo de descontos, não se esqueçam de pedir a licença de maternidade Sorriso

Sobre Kely

Fevereiro - Positivo
23 fevereiro - Gravidez Ectópica (fiquei sem a trompa direita)
Maio - inicio dos treinos
8 Maio - BHCG negativo (falso)
14 Maio - BHCG POSITIVO

27 Janeiro 2009 - nasceu a minha abelhinha ----* ---- o dia MAIS FELIZ das nossas

isinha1988 -
Offline
Desde 14 Jul 2010

Grande abraço sou nova neste forum e preciso de ajuda. E o seguinte. na semana passada descobri que estou gravida e claro porque nao gosto de falsidades informei logo a entidade patronal na manha seguinte. Visto ter uma gravidez de risco por ser insulino-dependente resolvi contar e eis que a tarde tinha a minha carta de despedimento. sou trabalhadora da empresa ate ao final deste mes e neste momento estou de baixa. Gostaria de saber quais sao os meus direitos e apoios por parte da segurança social se puderem ajudar por favor.

p.s estou gravida de 7 semanas

Catarina M.N. P... -
Offline
Desde 06 Abr 2009

ola isinha,
como é que te despediram??? a entidade patronal nao te pode despedir, se fizeres queixa eles podem-se meter numa alhada e bem grande, pelo que sei nao se pode despedir ninguem que esteja gravida.

isinha1988 -
Offline
Desde 14 Jul 2010

catarina infelizmente uma mulher gravida que esteja no periodo experimental, pode ser despedida. eu fui ao IDIC e la informaram-me que nao se podia fazer nada por estar a periodo experimental. Ainda por cima sem contrato de trabalho o periodo de experiencia passa a ser de 3 meses. e assim Triste Triste Triste o pais e as leis que temos

vanessa f -
Offline
Desde 15 Set 2011

ola a todas... preciso de alguém que me consiga esclarecer, pois fui mãe recentemente, e meti os papeis para o subsidio de maternidade, eu encontrava me a frequentar um curso efa, onde tenho direito a receber uma bolsa mensal, neste momento o pedido esta indeferido o que deve significar que não tenho direito...no entanto ouvi dizer que mesmo as mães não consideradas trabalhadoras tinha direito a receber. subsideo de maternidade e o mesmo que subsidio de maternidade social? alguem me pode dar um luz?? desde ja o meu obrigado