Desempregadas - Direito a subsidio de maternidade

8 respostas [Última]
Ana Lopes
Retrato de Ana Lopes
Utilizador offline. Visto pela última vez há 25 sem 3 dias. Offline
Desde: 29.11.2006

Olá a todas,

Esta semana tive conhecimento de que mesmo as pessas que estão desempregadas têm direito a subsidio de maternidade, não sei se tem conhecimento disso mas é uma boa ajuda.

Tenho uma amiga minha que está desempregada e ela não sabia desse subsidio, foi à segurança social para tratar da continuação do abono, o bebé dela já tem dois meses e a sra lá é que lhe falou nisso. Chama-se Subsidio de Maternidade Social, equivale a 80% do ordenado minimo nacional, ela recebeu logo os 2 primeiros meses.

Nestes tempos difíceis e para quem está desempregado toda a ajuda é pouca.

Beijinhos
Ana

monica leite
Retrato de monica leite
Utilizador offline. Visto pela última vez há 2 dias 4 h. Offline
Desde: 13.12.2008
linda

apenas tem direito se tiveres meio ano seguidos de descontos...
mas imforma te melhor..bj

Ana Lopes
Retrato de Ana Lopes
Utilizador offline. Visto pela última vez há 25 sem 3 dias. Offline
Desde: 29.11.2006
Olá Monica, Esta minha amiga

Olá Monica,

Esta minha amiga já não trabalhava desde Dezembro de 2007 e teve direito.

Bjs
Ana

Kely
Retrato de Kely
Utilizador offline. Visto pela última vez há 2 anos 11 sem. Offline
Desde: 21.01.2008
TODAS TEM DIREITO

É mesmo assim, antigamente so as mamãs que tinha descontos é que tinham direito... agora é para todas as mamãs, se bem que os valores são diferentes (é calculado pelo irs).

É preciso estar atenta pq estas coisas parecem "segredos de/o estado" Sorriso

Tinham mesmo que alterar a regra de atribuição do subsidio, porque no estado em que este pais está, são quase tantas as mamas que não teem trabalho como as que teem!! E afinal quem não tem qualquer tipo de rendimento não precisa tanto ou mais??!
Não era lógico nem justo como era antigamente...

Por isso meninas, mesmo não trabalhando, nem com X tempo de descontos, não se esqueçam de pedir a licença de maternidade Sorriso

Fevereiro - Positivo
23 fevereiro - Gravidez Ectópica (fiquei sem a trompa direita)
Maio - inicio dos treinos
8 Maio - BHCG negativo (falso)
14 Maio - BHCG POSITIVO

27 Janeiro 2009 - nasceu a minha abelhinha ----* ---- o dia MAIS FELIZ das nossas

meninaindy
Retrato de meninaindy
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 ano 39 sem. Offline
Desde: 17.04.2009
ola meninas

Ola meninas!!
estou na mesma situaçao..tou de 23 semanas e esta semana irei ja por os papeis pre natal!! pela simulaçao nao receberei muito, penso que as gravidas deviam receber mais, deviam ser mais ajudadas nestes 6 meses em que teem direito a receber este pre natal! licenca de maternidaDE? como se trata disso? fala se na segurança social certo? pois eu tou desempregada e n sabia se tinha realmente direito a algum subsidio! disseram que n ,por nao estar inscrita no centro de emprego:S tera algo haver??ou mm nao estando inscrita, tenho direito a mais algo por estar de bebe e sem rendimentos??
toda a ajuda é santa nestas alturas de crise ... e logo quando nao ha gravidez planeada que torna se um pouco mais dificil...
nao tenho a certeza do que tenho mm direito por estar desempregada e ainda de bebe...beijaooo meninas!!

isinha1988
Retrato de isinha1988
Utilizador offline. Visto pela última vez há 23 sem 9 h. Offline
Desde: 14.07.2010
ola meninas

Grande abraço sou nova neste forum e preciso de ajuda. E o seguinte. na semana passada descobri que estou gravida e claro porque nao gosto de falsidades informei logo a entidade patronal na manha seguinte. Visto ter uma gravidez de risco por ser insulino-dependente resolvi contar e eis que a tarde tinha a minha carta de despedimento. sou trabalhadora da empresa ate ao final deste mes e neste momento estou de baixa. Gostaria de saber quais sao os meus direitos e apoios por parte da segurança social se puderem ajudar por favor.

p.s estou gravida de 7 semanas

Catarina M.N. P...
Retrato de Catarina M.N. Pereira
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 ano 44 sem. Offline
Desde: 06.04.2009
ola

ola isinha,
como é que te despediram??? a entidade patronal nao te pode despedir, se fizeres queixa eles podem-se meter numa alhada e bem grande, pelo que sei nao se pode despedir ninguem que esteja gravida.

isinha1988
Retrato de isinha1988
Utilizador offline. Visto pela última vez há 23 sem 9 h. Offline
Desde: 14.07.2010
ola

catarina infelizmente uma mulher gravida que esteja no periodo experimental, pode ser despedida. eu fui ao IDIC e la informaram-me que nao se podia fazer nada por estar a periodo experimental. Ainda por cima sem contrato de trabalho o periodo de experiencia passa a ser de 3 meses. e assim Triste Triste Triste o pais e as leis que temos

vanessa f
Retrato de vanessa f
Utilizador offline. Visto pela última vez há 2 anos 42 sem. Offline
Desde: 15.09.2011
subsidio de maternidade

ola a todas... preciso de alguém que me consiga esclarecer, pois fui mãe recentemente, e meti os papeis para o subsidio de maternidade, eu encontrava me a frequentar um curso efa, onde tenho direito a receber uma bolsa mensal, neste momento o pedido esta indeferido o que deve significar que não tenho direito...no entanto ouvi dizer que mesmo as mães não consideradas trabalhadoras tinha direito a receber. subsideo de maternidade e o mesmo que subsidio de maternidade social? alguem me pode dar um luz?? desde ja o meu obrigado

Opções de visualização dos comentários

As alterações efectuadas serão aplicadas a todos os tópicos.