desabafoooooo | De Mãe para Mãe

desabafoooooo

Responda
16 mensagens
carlota123 -
Offline
Desde 23 Jul 2013

olá a todas.eu costumo seguir o fórum e já há algum tempo postei um tópico sobre este assunto.
há mais de 2 anos que ando a tentar engravidar e até agora sem sucesso,ando a ser seguida na ginecologia já fiz todo o tipo de análises possíveis e imaginárias...o meu marido fez o espermograma...contagem super normal...e na ultima consulta com a go perguntei acerca da consulta de infertilidade ao que me respondeu...nºao seja tonta; com 29 aninhos tem mais do que tempo....WTF??????SÃO 2 ANOS A TENTAR...questionei acerca de medicação que me pudesse ajudar a ovular...outro redondo NÃO...tomei iniciativa e marquei uma consulta no hpp em lisboa, no entanto o meu marido ; que tem 32 anos, falou-me na adopção..nós sempre tivemos a ideia de adoptar uma criança mas depois de termos um bébé nosso..ele pergunta-me se me sinto preparada para passar por todo o processo de tratamento de infertilidade...esperanças...desilusões....não sei o que lhe responder e muito menos o q fazer..o sonho dele é ser pai..quero adoptar SIM....quero saber o que é gerar um filho...sentir-me mês a mês tornar-me mãe..DEMASIADO.acham que é egoismo da minha parte?
desculpem o testamento mas neste momento é o unico jeito de desabafar q encontro..familia e amigas dizem-me sempre o mesmo, tu é que sabes
POSSASSSS...o que preciso não é de uma resposta nem opinião educada e formada..preciso de opinioes e conselhos sinceros..

Raquel 92 -
Offline
Desde 03 Mar 2014

Ola linda Sorriso Eu acho que deves ir a consulta de infertilidade e dependendo do diagnostico decidem se adoptam ou nao.
No entanto, acho que se adoptarem primeiro podem ter um filho biológico depois... uma coisa nao exclui a outra Piscar o olho
Beijinhos e muitas felicidades.

smaggy -
Offline
Desde 23 Jul 2012

Querida, isso é algo k só vocês poderão decidir mas não me parece que seja a mm coisa. Pra mim adoptar passa pk por mto mais do que preencher o vazio de quem ñ consegue ter filhos. Adoptar passa por ajudar 1a criança que infelizmente teve o infortúnio de ter sido abandonada/negligência por alguém e precisa de amor.
2 anos é mais que suficiente pra considerarem que devem ser seguidos, já devias ter mudado de go há mto. Tens 2 hipóteses, ou t inscreves no público e preparas-te pra esperar ou,se tiveres possibilidades financeiras, vais ao privado e certamente terás respostas e soluções mais rápidas.
Posso-te dizer que em 2 meses e tal fiz todos os exames, tive o diagnóstico, fiz tt é já estou à espera do meu milagre Piscar o olho
Podes tentar e mm que consigas dps podes spre adoptar e fazer 1a criança feliz! Piscar o olho

Bjokas e mta sorte!

Sobre smaggy

Em treinos desde Janeiro 2013 Piscar o olho

IIU 14 e 15 Março 2014
POSITIVO!!! 28 Março de 2014: BetaHCG: 67,8
31 de MARÇO 2014, BetaHCG: 328,2

elispinto -
Offline
Desde 09 Jul 2010

bem cá vai! passei pela infertilidade (ainda somos um casal infertil pois nao receita milagrosa) mas ao fim do primeiro ano fui encaminhada para o serviço de infertilidade na zona norte. Era eu que falava ao marido de adoção. contrariamente a ti que tens todos os exames ok, no nosso caso só mesmo por icsi é que conseguíamos uma gravidez. é um processo longo, caro, emocionalmente doloroso. iniciei toda a minha caminhada em 2011. o marido foi sincero ao dizer-me que ou nos via sozinhos como casal, ou com filhos nossos ou então nao se sentia preparado para ter um filho que nao fosse dele. Compreendi e aceitei. iniciamos em janeiro do ano passado o processo de consultas, exames etc... esperanças? estatisticamente falando 35% de sucesso. Em setembro comecei toda a medicação, injeções, controlo hormonal, ecografias, punção... conseguimos 8 embriões de excelente qualidade. transferimos 2 e criopreservamos outros 6. tenho comigo o meu maior amor!

Não acho egoismo, de maneira nenhuma. quando iniciamos o processo sentamos e conversamos, estavamos preparados para as 3 tentativas do serviço nacional de saúde com a espera que isso acarreta, no mínimo 3 anos. Se no fim das 3 tentativas desse, perfeito, senao logo de veria o que fariamos mas deixaríamos de parte o sonho de engravidar. portanto, arrisca! Não temas, se correr bem perfeito, se correr mal poderás olhar para trás e pensar: fiz tudo ao meu alcance. se desejas gerar um filho no ventre luta, sofre, cais e levantaste.

espero que te corra tao bem como correu comigo.

no entanto deixo-te um aviso. com exames normais os médicos gostam de tentar as IIU. é o processo "natural" controlado. Eu não confio muito nesse método mas eles preferem tentar métods menos invasivos primeiros. Nesses não te enchas de esperanças. Mas, no público podes fazer 3 IIU e dps passas à artilharia pesada, FIV ou ICSI e nesses sim a taxa de sucesso é maior!

Muita fé em todo o processo!

beijinhos

xandinha11 -
Offline
Desde 01 Set 2010

Olá Carlota123,

Vou ser franca e o mais informada possível.
A Associação Portuguesa de Infertilidade define que cerca de 20% dos casais têm problemas em gerar, e que se define por infértil o casal que após um ano de tentativas, não é capaz de ter uma gravidez com sucesso.
Para além disso, a taxa média de sucesso da fecundação ronda os 30%. Portanto, a natureza nunca parece jogar a nossa favor e mesmo assim engravidamos! Sorriso

Um dos principais motivos para as denominadas infertilidades inexplicáveis (que parece ser o teu caso) é a ansiedade e o stress. Muitos casais reportam que, quando desistiram, foi quando aconteceu! Tenho dois exemplos disso à minha volta.

Quanto aos 29 anos, na verdade, já não vais para nova. Os médicos alimentam a ideia de que a mulher reprodutiva tem hipóteses de gerar até muito tarde... E em parte é verdade, porque somos apoiados por uma parafernália de medicamentos indutores de ovulação, reguladores de ciclos, hormonas e mais hormonas. Mas a verdade é que a menarca se dá por volta dos 13 anos, altura em que a maturidade sexual é atingida. Desde essa idade passaram-se 16 anos férteis que já "desperdiçaste". Se deves entrar em desespero, claro que não, ainda és nova, efectivamente, mas do ponto de vista da reprodução, estás a meio da tua "carreira"!

Acho que deverias procurar uma consulta de infertilidade antes de pensares em adoptar. Acho a adopção totalmente válida, mas e parece-me que há que ter em conta que as crianças que adoptamos têm um background pesado e complexo. Conheço dois casais que adoptaram e apesar de estarem felicíssimos com essa decisão, referem as inúmeras dificuldades do processo de adopção como sendo ainda mais desgastantes que a gestação e a infertilidade, e os problemas com a integração da criança na família e sociedade como sendo um processo de elevado consumo energético familiar. Um dos casais esteve à beira do divórcio, mas conseguiu resolver a situação.

Se queres ter um filho biológico, recorre primeiro aos tratamentos de fertilidade. Tenho um casal muito próximo que tinham péssimo prognóstico e foi à primeira! Têm cá a sua filhota e já pensam no segundo!

Podes fazê-lo no privado ou no público. Tenho ideia (aqui sou desinformada, confesso) que mesmo pelo público podes marcar consulta, sem referenciação do teu médico. Se não estás contente, pede uma segunda opinião a outro. Pode ser que um outro médico tenha uma sensibilidade diferente no tratamento da tua situação.

Espero ter ajudado. Um beijinho

A tentar equilibrar-me no arame da vida, a caminho da felicidade!
UPM: 29.10.2011 / Positivo: 2.12.2011 / DPP: 04.08.2012
Dia 1 de Agosto de 2012 chegou a nossa princesa!

tysh -
Offline
Desde 28 Jul 2012

Olá,

Na minha opinião, devem ir já para a infertilidade de QQ hospital, pode estar tudo norma e com uma ajudinha simples vão lá...ou não.

29 anos são 29 anos, é um tic tac que temos dentro de nós, temos tempo limitado, e não sou apologista de percas de tempo.

Digo lhe isso porque comecei com 23 nas consultas, fui Mae com 35 Piscar o olho o relógio nao para Sorriso

Depois do diagnostico, do HSM ou outro, repensem a adopção, que por norma para bebés demora em media 6 anos.

Ainda vão a tempo de tudo,mas não se percam .... E não acabem sem nada , não sei se me estou a fazer explicar Sorriso

Querem um filhote vosso, essa é a vossa prioridade certo ? Então maõs à obra....se não tiver de ser, logo sabem e começam a tratar do plano B.

Espero não ter sido demasiado frontal, tentei ser direta conforme pediu.

Beijokas e boa sorte .....e olhe Sorriso os milagres acontecem Sorriso

Sobre tysh

Visitem a minha loja mamãs é só fofuras baratinhas !!
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/155198
https://www.facebook.com/isabel.carvalho.169405

carlota123 -
Offline
Desde 23 Jul 2013

Nem sei como agradecer todos os vossos comentarios...é por isto que somos mulheres...fortes e determinadas..bolas ser mãe é o que nos deve enriquecer em todos os aspectos , completa.nos enquanto mulheres...nao vou desistir do meu sonho..custe o que custar...so irei parar quando me disserem que não vou conseguir, ate la faco o que tiver de ser para o conseguir..quanto ao marido..sei que me ama e tenho a certeza de que vai estar a meu lado durante todo o processo..em maio dou notícias depois da consulta..OBRIGADA MENINAS

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Já fui "assombrada" pelo fantasma da infertilidade e nunca pus sequer a hipóetese de adoptar. A maternidade, para mim, sempre passou pela experiência física de gerar um filho e nunca poderia ser substituída por uma adopção (aliás eu dizia que, se não conseguisse engravidar, também não quereria os constrangimentos inerentes à maternidade e preferiria aproveitar a liberdade de uma vida sem essas preocupações).

Claro que há muitos casais que escolhem adoptar - e ainda bem, porque infelizmente há imensas crianças necessitadas de apoio. Mas essa escolha não é para todos nem para todas as etapas da vida. Se não te apetece ou não te apetece agora, é uma opção totalmente válida e não tens que te sentir minimamente culpada por ela nem, sobretudo, deves forçar-te a passar por uma coisa dessas se não for o que absolutamente desejas. Por ti e pelo teu marido, mas também (e acima de tudo) pela criança.

Quanto à pergunta do teu marido sobre se estás preparada para passar pelo (complicado e difícil) processo de luta contra a infertilidade, eu - que não te conheço - posso responder: se queres mesmo, mesmo ter um filho, estás com certeza. Farás o que for preciso e nada te parecerá demasiado difícil de suportar. E, quando tiveres o teu filho nos braços, saberás que tudo valeu a pena.

LibiAngel@8 -
Offline
Desde 19 Set 2010

Mamã, se eu estivesse no teu lugar, a primeira coisa que faria era mudar de GO...
Depois, se sempre estivesse estado nos meu planos adoptar uma criança, fa-lo-ia! Dizes que querias fazê-lo depois de ter um filho biológico, mas será que a ordem é assim tão importante? Se calhar não consegues engravidar porque estás muito ansiosa, e se já tivesses um filho, essa ansiedade talvez diminuísse e conseguisses, já pensaste nisso? Tens é que saber se REALMENTE o queres!
A mulher tem 9 meses para se adaptar a ser mãe, mas as que adoptam não passam por essa preparação. Procura um fórum de adopção para te aconselhar!

Pat SG -
Offline
Desde 04 Jan 2013

querida pelo que me lembro da minha mãe me contar ela também levou 2 anos a tentar engravidar de mim e não recorreu a ajudas .. foi ao natural .. pode eventualmente estar tudo bem convosco e ter sido só azar o não terem conseguido .. mas se achas que não estás a ser bem seguida muda de GO , alguém que se empenhe a sério em vos ajudar e não a menosprezar os vossos medos e ansiedades .. há médicos pouco humanos e solidários com a dor e angustia dos outros Confuso e o assunto "infertilidade" pra quem está na situação é muito delicado Confuso
experimenta ficar deitada de lado depois de terminarem o amor xD ajuda aos bichinhos subirem ..
quanto ao restante assunto , adopta uma criança sim .. adoptares não vejo que seja um entrave a engravidares querida Sorriso e ajudas uma criança sem amor e sem familia Confuso

Sobre Pat SG

ser mãe : um trabalho extremamente dificil mas que vale a pena <3

A MINHA LOJA , preços pequeninos : http://demaeparamae.pt/vendo/loja/171684

Vanessamf -
Offline
Desde 24 Set 2013

Querida primeiro digo te para mudares de médico. Se ele não vai a encontro das tuas necessidades tens que mudar.

Deves sim ir a uma consulta de infertilidade, ver qual o diagnóstico e tudo o mais. E depois decides o que queres fazer, o que o teu coração te diz.
Uma criança adoptada, na minha opinião, não pode nem deve preencher o vazio de não ter um filho biologico. Mas sim ocupar o espaço dele no teu coração como uma criança que mesmo nao sendo biologica estava destinada a partilhar a vida contigo. Um filho de coraçao, com tanto ou mais amor para dar e receber.

Eu e o meu marido sempre falamos se a nossa vida fosse outra que adoptariamos , nunca passei por problemas de fertilidade mas gostava de dar uma familia a crianças que tanto necessitam de uma.

É um assunto muito delicado, cada pessoa tem a sua forma de lidar com as coisas.

Sobre Vanessamf

*** Afilhada da Katyegonçalo ***

pipoquinha2006 -
Offline
Desde 26 Fev 2008

OLá Carlota123,
Não imagino o que está a passar, nem imagino o sofrimento de todos os casais que tentam engravidar e não conseguem, pois felizmente não passei por isso. Só quero dizer-lhe para nunca desistir... Tenho uma cunhada, irmã do meu marido que andou muitos anos a tentar engravidar, fez muitos tratamentos e nada! O "problema" tinha haver com a quantidade de espermatozoides do marido que era quase 0.
Em Janeiro deste ano, decidiu que ía desistir, porque já não aguentava mais tanto sofrimento e tantas desilusões mês após mês...Surpresa!!!!!
Nesse mesmo mês descobriu que estava grávida de 7 semanas e vai ter duas meninas :-))))
E sabe a idade dela? Fez no dia 12 deste mês 45 anos Sorriso
Por isso, este é mais um testemunho positivo e nada é impossivel!
Um grande beijinho e vá dando noticias Apaixonado Apaixonado Apaixonado

Desde 13 Set 2012

Olá mamã Carlota...

Mamã sim, porque o primeiro passo para sermos mães é desejar sê-lo.

Antes de mais, quero dar-lhe os parabéns pela coragem de se expor e aconselho-a a mimar muito o seu marido porque falar em adoção sem sequer questionar mais nada é uma prova imensa de que você é a mulher da vida dele, quer possa ou não dar-lhe filhos.

A infertilidade é um flagelo dos nossos dias e do pior tipo porque para a generalidade das pessoas é algo que nem sequer consideram como um problema de saúde que merece ser tratado como qualquer outro.

Tenho uma irmã com menos 2 anos do que eu. Durante 10 anos tentou de tudo para engravidar; tratamentos no privado, depois no público e novamente no privado. Ela tem endometriose e a probabilidade de engravidar naturalmente é praticamente nula. quando também já se preparava para desistir dos tratamentos, eis que o milagre aconteceu como resultado daquele que, para ela, seria o último tratamento a que se submetia. Hoje temos um Vasco de 4 anos que é um lindo piratinha. Tudo isto para lhe dizer que para si é muito cedo para desistir.

Não concordo nada com a opinião da sua ginecologista. 29 anos é mais do que adequado para se pensar em alternativas ao método natural, ainda por cima após 2 anos de tentativas frustradas. Vai esperar o quê? que os anos passem e a fertilidade se reduza ainda mais? Antes dos tratamentos de engenharia genética, existe uma série de opções à base de medicação que poderiam testar antes de pensarem em alternativas mais invasivas como a inceminação artificial. Uma amiga minha engravidou após 3 meses a tomar dufin. Não percebo porque a sua ginecologista está a adiar tanto essa questão. Mas olhe, se não está de a cordo com ela, mude!

Quanto ao facto de desejar ser mãe, de querer gerar uma vida dentro de si, de querer sentir cada sensação mês após mês, de ver a sua barriga crescer e todo o seu corpo a transformar-se é algo para o qual nós estamos geneticamente programadas para desejar. Portanto, não vejo qualquer razão para pensar que pode estar a ser egoísta.

A adoção é um conceito diferente da maternidade biológica. Não pode, pelo menos na minha opinião, substituir-se à maternidade e muito menos devemos optar pela adoção para resolver o sentimento de frustração que a infertilidade nos possa causar. a adoção pode e deve co-habitar nos nossos corações com a maternidade biológica (quando possível). Quando se decide adotar, decide-se praticar o maior ato de amor de que um ser humano pode ser capaz: acolher outro ser humano sem contudo lhe cobrar nada em troca. Quando se decide adotar a pensar em nós próprios, a decisão pode revelar-se uma desilusão. Quando se adota ganha-se um filho, mas um filho que já tem alguma história por trás, muitas vezes já tem expetativas relativamente aos pais que o vão acolher; quem adota deve estar disponível para corresponder a tais expetativas, em vez de querer resolver os seus próprios conflitos emocionais causados pela frustração de não poder gerar um filho.

Portanto, você tem duas questões na sua vida: ser mãe de duas formas diferentes: Porque não ir tratando da adoção sem no entanto deixar de lado a maternidade biológica? Olhe que, em média, um processo de adoção demora cerca de 4 anos.

Claro que aqui também ninguém lhe vai dizer o que fazer, obviamente que todas aqui lhe poderíamos dizer o mesmo que lhe dizem os seus amigos e familiares: tu é que sabes. De facto, a decisão é vossa enquanto casal, mas, entretanto, se conseguirmos anular ou pelo menos reduzir a sensação de culpa que parece estar a sentir por pensar que pode estar a ser egoísta, parece-me que já contribuiremos bastante para a sua paz de espírito.

Eu pessoalmente adoraria adotar. O meu marido não é contra mas também não mostra o entusiasmo bastante para que possamos avançar. Já temos 2 filhos biológicos e financeiramente seria dispendioso porque, para começar, teríamos de trocar de casa; mas é um sonho meu. Com muita pena minha, o meu marido não embarca nele com facilidade. Por outro lado, creio que em Portugal seria muito difícil que passássemos sequer o período de avaliação, pois somos invisuais e os critérios parecem muito restritivos relativamente aos casais considerados adotantes.

Vá em frente nos seus projetos, nada de se sentir culpada ou egoísta porque não tem qualquer razão para isso. Mude de ginecologista e não desista!

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

carlota123 -
Offline
Desde 23 Jul 2013

Meninas so quero acrescentar uma coisa....chamem.me de mariquinhas, chorona, o que quiserem e se lembrarem...mas uma coisa é certa e NINGUEM PODERÁ DIZER ALGO EM CONTRARIO...acusem, nos de sermos mesquinhas, complicadas, conflituosas o pá o que vos apetecer....a verdade é que somos sem duvida o ser humano mais sensivel mais compreensível e sabemos o que cada uma de nos sente e estamos sempre prontas a levantar o ego, a confianca e dar esperanca.nunca imaginei que o meu desabafo me fizesse sentir assim tao esperancada e confiante..que me sentisse a ganhar forca e coragem a cada comentario vosso .pode parecer exagerado ..eu estou com o meu marido há 14 anos..desde o liceu...casados há 3 e compramos a nossz humilde casa há 6..temos uma vida normalissima..trabalho..casa...familia..amigos...cafes. jantares..beber uns copitos com eles...so nos falta um filho para nos sentirmos em pleno...MAIS UMA VEZ UM GRANDE GRANDE OBRIGADA

carlota123 -
Offline
Desde 23 Jul 2013

Meninas so quero acrescentar uma coisa....chamem.me de mariquinhas, chorona, o que quiserem e se lembrarem...mas uma coisa é certa e NINGUEM PODERÁ DIZER ALGO EM CONTRARIO...acusem, nos de sermos mesquinhas, complicadas, conflituosas o pá o que vos apetecer....a verdade é que somos sem duvida o ser humano mais sensivel mais compreensível e sabemos o que cada uma de nos sente e estamos sempre prontas a levantar o ego, a confianca e dar esperanca.nunca imaginei que o meu desabafo me fizesse sentir assim tao esperancada e confiante..que me sentisse a ganhar forca e coragem a cada comentario vosso .pode parecer exagerado ..eu estou com o meu marido há 14 anos..desde o liceu...casados há 3 e compramos a nossz humilde casa há 6..temos uma vida normalissima..trabalho..casa...familia..amigos...cafes. jantares..beber uns copitos com eles...so nos falta um filho para nos sentirmos em pleno...MAIS UMA VEZ UM GRANDE GRANDE OBRIGADA

mamã preocupada -
Offline
Desde 22 Abr 2014

Ola. Nunca passei por esses processos, eu sou novinhae tenho duas filhas. E também quero adotar um dia mais tarde. Na minha opinião deves seguir com o tratamento e na minha opinião ponderar em trocar de médico!!! VOCÊS VÃO CONSEGUIR TER UM NENEM... E TU DAKI A UNS MESES ESTARÁS AQUI A ESCREVER: "O MEU BEBÉ ESTÁ PRESTES A NASCER"! força!

Mamã ♡