Desabafo sobre Processo Adoção e Tempos de Espera | De Mãe para Mãe

Está aqui

Desabafo sobre Processo Adoção e Tempos de Espera

Responda
9 mensagens
Diri_1979 -
Offline
Desde 18 Set 2016

Boa Noite,
Infelizmente ao contrário do que podemos supôr, a nova legislação (Lei n.º 143/2015) só trouxe maior complexidade aos processos de adoção e basicamente existe 1 criança disponível para 5 candidatos, mesmo contando com aquelas crianças que pelo seu historial de vida e/ou problemas físicos/idade, nenhum candidato se mostra disponível. Resumindo, existe um número elevado de candidatos e os tempos de espera só tendem a aumentar especialmente para crianças até 6/7 anos.

A segurança social tenta "incentivar" os candidatos, nas reavaliações obrigatórias de 3 em 3 ano (no novo decreto o certificado caduca após 3 anos e se aptos é emitido novo), a alargar os seus critérios inicialmente pretendidos, (crianças com problemas de saúde, idade, ou mesmo fratrias), como forma de reduzir o tempo de espera, que pode situar-se muito acima dos 5 anos.

No caso de casais inférteis, poderá existir nalgumas situações uma certa "pressão" para saberem se já desistiram desse projecto (o chamado "luto do filho biológico").

A nova legislação não veio agilizar os processos e os tempos de espera irão concerteza aumentar, uma vez que tudo se gere centralmente, pelo que infelizmente nos resta uma longa e penosa espera!

A nossa reavaliação deixou-nos desconfortáveis, tristes e descrentes neste processo, apesar de termos consciência da morosidade deste processo desde o início, pois não trouxe qualquer esperança, só mais espera!

O tempo é demasiado desgastante para os candidatos e aquilo que era o seu projeto de vida no início da candidatura, poderá deixar de ter sentido com o avolumar dos anos, quando não há qualquer perspectiva do tempo de concretização. A nossa espera já se aproxima dos 4 anos e sem fim à vista! E na cabeça surge a pergunta: Há candidatos que nunca chegam a receber uma criança... Seremos nós? Se for assim até quando continuar pendente neste sonho? Um desabafo de esperançosos/ ansiosos pais do coração.

marialves_88 -
Offline
Desde 22 Abr 2016

Olá Diri_1979,

sinto muito por esta situação. A espera é uma grande luta. Nós iniciámos o processo em Outubro de 2016 e vamos agora à sessão B. Tivemos uma entrevista em janeiro. Não temos nada a apontar, mas o processo está ainda muito no início. Estamos em Lisboa. Espero que tudo se resolva.
Força.

Submetido por marialves_88 em Qua, 15/03/2017 - 21:58
Barbara Lameirao -
Offline
Desde 08 Nov 2016

É tão triste isto! Com tantas crianças a precisarem de famílias e de amor, e tantas famílias a querem crianças ter que perder 4 anos em espera é ridículo! Muita força e tenho fé que o seu anjo chegará a si . Beijinhos

Submetido por Barbara Lameirao em Qui, 16/03/2017 - 08:39
bolinha_75 -
Offline
Desde 31 Out 2014

Como te compreendo! Fomos em set à sessão de esclarecimentos e viemos muito desiludidos.
Decidimos tentar uma última vez um tratamento icsi. Fizemos com ovodoacao e até ver está a correr bem.
Caso assim não fosse iríamos ficar nessa espera .
Não se consegue perceber o porquê. Afinal uma criança precisa apenas de amor, colinho e um lar onde se sinta amada
Coragem na tua espera e desejo que consigas o teu amor brevemente

Submetido por bolinha_75 em Qui, 16/03/2017 - 09:14

NOV14 - AE de gravidez natural
JUN15 - ICSI MAC (-)
OUT15 - AE de gravidez natural
MAI16 - TEC MAC (-)
SET16 - TEC MAC (-) a pensar no dia de amanhã!
JAN17 - TEC GINEMED. 30jan _849 , é o meu nr da sorte. Obrigada Deus! São 2!!! Felicidade a dobrar!

fadosca -
Offline
Desde 17 Abr 2011

Olá Diri_1979!

Hoje recebemos carta da segurança social para reapreciação de candidatura à adoção e respetivo agendamento.
Somos candidatos desde agosto de 2012, já lá vão 4 anos e meio.
Pensávamos que poderia estar para breve a chegada de uma criança, mas esta carta, que no fundo vem dar cumprimento à nova lei, deixa-nos um pouco descrentes relativamente a todo este processo e tempos de espera.
Passado quanto tempo depois de receberes a carta tiveste essa reunião? Nessa reunião que informação vos foi passada? Tiveram de pedir novas certidões de nascimento e pagar 10 euros por cada uma? Obrigada.

Submetido por fadosca em Qua, 22/03/2017 - 21:10
Diri_1979 -
Offline
Desde 18 Set 2016

Bom dia Fadosca!

Pelo que vou entendendo cada Centro de Segurança Social funciona de forma diferente. No nosso caso, fomos nós que os tínhamos contactado, e no agendamento da reunião indicaram para levarmos alguns formulários actualizados, tais como:
- certidão de nascimento;
- atestado médico, num novo modelo;
- registo criminal (o único que se paga - 5 euros cada) ;
- recibos de vencimentos e despesas do agregado;

Na prática nesta reunião, além de verificarem os formulários, foram revistas as nossa opções relativamente adopção, no sentido de abrirmos o "leque de opções", mas não nos foi dada qualquer perspectiva para o futuro.

O teu processo já tem algum tempo, pelo que mais tarde ou mais cedo penso que terás alguma novidade, no entanto a nova legislação trouxe uma enorme complexidade a todo este processo, o que torna imprevisível o tempo de espera!

Só resta esperar...!!

Submetido por Diri_1979 em Sex, 24/03/2017 - 09:40
Lolita 1 -
Offline
Desde 08 Jan 2014

Boa noite! Eu e o meu marido demos entrada com os papéis para adoção em outubro 2016! Hoje recebemos um telefonema para marcar a avaliação psicológica, a reunião social e a visita à casa, isto tudo já para o mês de Abril!! Achei tudo muito rápido!! Com vocês também foi assim? O que se segue depois disto tudo? Obrigada

Submetido por Lolita 1 em Ter, 28/03/2017 - 21:31
Sobre Lolita 1

Esperança

Diri_1979 -
Offline
Desde 18 Set 2016

Olá Lolita, sim supostamente têm 6 meses para concluir a avaliação do processo de candidatura para emitir o certificado. Nalgumas zonas há atrasos mas de outubro a Abril são 6 meses.
Se as formações A e B estão feitas penso que não falta mais nada a não ser aguardar. Espero ter ajudado.

Submetido por Diri_1979 em Qui, 30/03/2017 - 20:35
Lolita 1 -
Offline
Desde 08 Jan 2014

Obrigada e beijinhos

Submetido por Lolita 1 em Qui, 30/03/2017 - 21:48
Sobre Lolita 1

Esperança

Votação

Quanto gastou ou pretende gastar no carrinho de bebé?