Desabafo - inseguranças aos 3 anos | De Mãe para Mãe

Desabafo - inseguranças aos 3 anos

Responda
7 mensagens
BBBB -
Offline
Desde 24 Out 2012

Olá mamãs,

Venho pedir opiniões...e desabafar..
A minha filhota está quase a fazer 3 anos. É, e sempre foi, muito bem disposta, muito doce, em bebé quase não chorava, muito feliz e muito brincalhona.
Por outro lado, é um bocado medrosa, não se aventura muito em actividades físicas. Porta-se bem, tem as suas birras da idade, mas é muito respeitadora e compreende o que lhe pedimos. É uma boa menina. Na família todos gostam dela. Não dá trabalho e é muito meiguinha e autónoma.
Anda na escola, onde segundo a educadora é sociável e feliz, e nós vamos sempre buscar cedinho, pelas 16 ou 16.30. Felizmente temos um horário que nos permite estar com ela desde essa hora até à hora de ir para a cama.
Acho mesmo que ela é uma sortuda, porque temos tempo para ir ao parque, ir ao café ou ir dar uma volta, às compras...
Ela diz muitas vezes que gosta de nós...o que é muito bom!! Sorriso
Mas ultimamente acontece uma coisa que me deixa de coração apertado.
Quando nos desafia ou tem uma birra daquelas so porque sim, nós ralhamos...não ha castigos nem palmdas, mas não sou contra..isso já aconteceu, so que felizmente nunca chega a essa ponto.
A questão é que quando ralhamos, ela começa a choramingar e tal, o normal, e depois diz 'eu goto de ti mamã'...'deculpa mamã'...
Parece que fica insegura, como se tivesse medo que não gostassemos dela...isto parte-me o coração...
Sou uma pessoa calma por natureza, é raro passar-me, não bato, tenho muuita paciencia mesmo... adoro a minha filha e sinto-a sempre confiante...passo tempo com ela, brinco com ela...explico as coisas com calma, tento que ela se desenrasque, tento fazer sempre as coisas de forma construtiva..evito criticar e essas coisas...
Mas sei lá...não entendo muito bem este comportamento.
Hoje ao deitar dei-lhe muito miminho e tentei explicar que mesmo quando o pai e a mãe ralham gostamos sempre muito dela...
Não sei...sinto-lhe alguma insegurança quando ralhamos.. será que estou a fazer alguma coisa mal?
Obrigada por me ouvirem...

Sara Carvalhal -
Offline
Desde 17 Ago 2015

Olá mamã,
Isso faz mesmo parte da personalidade dela, ser assim uma bebé mais medrosa.
Talvez por um lado tema que possa não gostar dela, mas não é por culpa sua, muitos bebés interagem dessa maneira, faz parte da mentalidade deles. Por outro lado, pode ser o contrário, se ela já tiver uma mente mais madura, e tiver medo que seja para você não pensar que é ela que não de si. As crianças até uma certa idade, têm essa mentalidade de achar que os pais não gostam dela, mas a verdade é que ao ralhar-lhe tá a dar-lhe amor, não insegurança. É necessário dar educação, faze-los compreender o que é a vida, o que é mau e o que é bom, é isso que lhes dá o amor, é através desses atos que eles recebem amor.
Ela ainda é muito pequenina para compreender as coisas por este lado, mas daqui a um tempo vai agradecer-lhe por toda a educação que lhe deu.
Não fique preocupada, os nossos filhos amam-nos da mesma maneira que os amamos.

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mamã cada um tem a sua personalidade e devemos aceitar que ha meninos que sao mais extrovertidos e outros nao. Mas ha coisas que podemos fazer para ajudar nessas coisas. A minha filha tem um feitio vincado mas as vezes n se sabe defender. Eu ensino a sempre a partilhar mas tb a saber defender se. Por exemplo no outro dia estava no parque e uma menina titou lhe um brinquedo e nao lho dava e era uma menina mais velha. Ela veio a chorar para mim e eu disse lhe:filha, se é teu vais buscar. Ela fazia varias tentativad e cinha a chorar para mim. Partiu me o coracao. Apetecia me ir la buscar o brinquedo. Mas enchi me de coragem e disse lhe: filha tens de te desenrascar. Depois de muitas tentativad e choro e depois de eu pensar se estaria a fazer a coisa certa.... ela conseguiu! A cara de feliz por ter conseguido foi impagavel. Mas tb a ensino a partilhar quando e necessario.
Quanto ao pedir desculpa a minha tb passou uma fase assim inclusive com coisas em que n estava a fazer mal. Eu dizia: põe antes aqui o boneco. E ela automaticamente dizia "desculpa mama". E eu dizia, filha fizeste asneira? Nao. Entao n tens de pedir desculpa. Mas quando faz alguma coisa mal e eu ralho e ela diz desculpa, ja n vejo como uma fraqueza da parte dela. Respondo, estás desculpada meu amor. No seu caso eu diria exactamente uma resposta completa ao qje ela diz: estas desculpada querida, a mama tb gosta muito de ti!!mas ela faz bem em pedir desculpa, mas percebo o seu ponto de vista r espero ter ajudado

Marpin -
Offline
Desde 05 Fev 2016

O adulto é o modelo para a criança pequena. A criança não quer desagradar o adulto e, em alguns momentos, pode fazer algo apenas para o agradar, sentindo-se feliz quando o adulto de referência mostra que está feliz com a sua atitude/ação. A criança está muito centrada no "Eu" e na sua construção.
Se essa é a sua verdade e sente-se confiante em transmitir isso à sua filha, não deixe de acreditar nos seus valores. A educação é feita com amor. De-lhe esse amor, para que cresça confiante e segura.

Desde 13 Set 2012

Olá mamã BBBB!

Sabe, o mais difícil de se ser mãe/pai é ter que impor limites, dizer "não", orientar num sentido oposto ao que, naquele momento, a criança pretende... faz parte do trabalho maravilhoso de educar um filho. Se não agir desta forma, não estará a educar a sua filha para que se torne cada vez mais feliz. Ninguém se torna um adulto feliz e confiante se crescer sem limites.

A nossa perceção do mundo é feita com base em duas premissas: o que pensamos de nós e o que os outros pensam de nós. Formamos a nossa opinião sobre nós próprios com base no que nos é permitido e transmitido ao longo da vida. Mais tarde, seremos capazes de estabelecer um equilíbrio saudável entre o que pensamos de nós e o que os outros pensam de nós. É esse o trabalho dos pais: transmitir aos pequenos a noção de certo e de errado.

Aos 3 anos as birras são normais. Uns fazem-nas mais do que outros e isso depende também da personalidade da criança. A reação da sua filha aos ralhetes não demonstra insegurança como pensa; é antes a forma que ela tem de se mostrar arrependida. Simplesmente ela ainda não sabe demonstrar isso de outra forma. Ela confia na mãe e no pai e sabe que, se estão a ralhar é porque não estão satisfeitos; ela quer sempre que o pai e a mãe fiquem contentes com ela. Quando isso não acontece, ela tenta compensá-los dizendo coisas que sabe que a mãe ou o pai gostam de ouvir.

O meu filho tem a idade da sua pequena. Tal como a sua menina, o meu pequeno Duarte faz birras das boas; é para sair dos parquinhos e, para sair dos transportes públicos... minha nossa senhora! A ideia é: o que não pode ser não pode ser nunca... nem hoje nem amanhã, é nunca mesmo. Se faz birra de 10 minutos hoje, amanhã fará de 8. Mas fará de 12 se a reação dos pais não for constante. Ação gera reação e, em termos de educação e da facilidade de compreensão das crianças, a reação dos pais tem que ser sempre a mesma perante o mesmo comportamento. Se ralha à sua filha por uma razão que entende merecer ralhete, então faça-o sempre, mesmo que ela depois se comporte de forma a cortar-lhe o coração. Acredite que as suas lágrimas hoje, pelo menos esse tipo de lágrimas, evitarão muitos dissabores no futuro. ao contrário do que muita gente pensa e do que muitas vezes tenho lido, as crianças não gostam assim tanto da educação on the mande.; pelo contrário, sentem-se mais amadas e importantes se forem contrariadas e com limites impostos claramente. este comportamento dos pais fazem-nos sentir importantes.

Se as birras são tentativas de negociação, então eu tenho negociado muito com o meu filhote; ele faz a birra e eu ignoro-a durante o auge da mesma. Na saída de um autocarro em birra descontrolada, não há remédio, temos mesmo que sair. Saímos e a birraria vai continuar até casa, com ele a fazer escândalo e eu em silêncio. Chegados a casa, deixo que se acalme e depois conversamos, mais uma vez e para aí pela enésima vez, sobre a birra. Mais uma vez, ele diz que gosta de mim e promete que não vai fazer mais... no outro dia não fez e eu fiz uma grande festa, tão grande que fomos a cantar pela rua até casa. Ele gostou da reação e lá ia todo contente a dizer "O Uate não fez biga!".

Fique tranquila, tudo isso é normal e essa cosia de fazer beicinho também é normal! Mantenha a firmeza nas hora certa e a sua filha será uma menina muito feliz e equilibrada, sabendo bem que o mundo não gira em torno dela e que há coisas que não são bonitas de fazer.

eijinhos e tudo de bom

SMSantos

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Concordando com o que já foi dito, acho que não se deve sentir culpada por impôr regras quando a menina tem essa reacção. As regras impostas com compaixão são uma forma de amor e são essenciais até para minimizar as inseguranças deles.

Vou só acrescentar uma coisa: uma sugestão de leitura, se a sua menina gostar de livros e histórias.
http://www.fnac.pt/Meu-Amor-Astrid-Desbordes/a963047
É um livro simples e bonito exactamente sobre isso, o amor incondicional e como nós os vamos amar em todas as situações, quando se portam bem, quando se portam mal e até quando estamos tão absorvidas noutra coisa que nem nos lembramos deles (ou quando eles estão tão concentrados noutras coisas que nem se lembram de nós).

BBBB -
Offline
Desde 24 Out 2012

Mamãs,
obrigada pelas respostas e pelas partilhas!
Quando há ralhetes e quando impomos limites não cedemos. Nisso, eu e o pai, temos sido firmes. Não é esse o meu problema, educar é assim e tudo isso faz parte..até porque quando acho que uma coisa está errada e não se faz, não há negociações...

A mamã que disse que dizerem que gostam de nós é uma forma de arrependimento deu-me uma luz...acho que é isso mesmo...eles não sabem demonstrar de outra maneira...
Mas de facto às vezes fico com o coração pequenino...