Desabafo... A dor é maior quando quem gostamos nos faz "mal " - Sogros... | De Mãe para Mãe

Desabafo... A dor é maior quando quem gostamos nos faz "mal " - Sogros...

Responda
21 mensagens
anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Olá a todas! Tenho andado um pouco ausente devido ao nascimento da minha menina... E, ontem já fez 15 semanas Apaixonado Apaixonado Apaixonado
Bem, já há algum tempo que queria desabafar mas, hoje atingi o "limite". Pode não parecer nada demais mas, para mim é difícil, daí desabafar convosco.
Bom, eu já namoro há muitos anos com o meu marido mas, só agora estamos a fazer 4 anos de casados e, não vivemos juntos antes de casar.
Entretanto, eu nunca tive muita família, pelo menos família com quem me dava - tirando os pais e a irmã, nunca conheci nem o meu avô materno (a minha mãe tinha 5 anos quando faleceu), nem o paterno (faleceu 2 anos antes de eu nascer). A minha avó paterna faleceu tinha eu 3 anos e, a minha avó materna faleceu quando em tinha 17 anos mas, desde os meus 9/10 anos que quase não tinha ligação com ela.
Sendo assim, sempre tentei dar-me bem com a família do meu marido, especialmente a mais próxima. Nunca os tratei como "sogros" na conotação negativa da palavra mas, como uns segundos pais, muito diferentes dos meus mas, como felizmente também tenho os meus, sempre quis que o meu marido se desse bem com os dele também e, também eles são avós.
Especialmente desde que nós casamos ou estávamos para casar, os meus sogros foram-me fazendo algumas coisas que acho que eu não merecia mas, fui deixando passar, de uma forma ou de outra para não criar conflitos.
Aliás, nós moramos ao lado dos meus pais mas, antes da menina nascer, ao sábado ou ao domingo íamos lá jantar ou almoçar pois, não queria que sentissem que não estávamos com eles. Apesar disso, passávamos mais tempo com eles do que com os meus pais.
Só que, no dia antes da menina nascer, nós manifestamos vontade de só irem ao hospital os nossos pais e os nossos irmãos (e família) e, as outras pessoas tinham muito tempo de ir a nossa casa depois. No dia a seguir à menina nascer (já nasceu depois das 21 horas) enquanto eles não levaram ao hospital outras pessoas - pessoas com quem me custa conviver pois, em vez de se meterem na vida delas querem meter-se na dos outros e, como eu não faço assim, não gosto que tentem fazer assim comigo - não ficaram descansados. A culpa de eles terem ido foi deles porque, apesar de saberem da nossa vontade foram deixar o carro ao pé de casa deles de propósito para eles irem ao hospital com eles também e, do meu marido pois, tinha-lhe pedido para se impor e, ele disse que sim mas, quando chegou à hora da verdade, pedi-lhe que o fizesse já que estava debilitada demais para isso e, ele não o fez.
Desde esse dia que fiquei muito triste, tanto com o meu marido (mas com ele resolvi as coisas, embora ainda esteja à espera que ele fale com eles), como com eles pois, eles faltaram-me ao respeito - parece que estavam numa feira, ainda foram para lá mais pessoas do que podiam e, do meu lado só foram os meus pais (os nossos irmãos nem apareceram pois, sabiam que depois tinham mais tempo e era melhor).
Como se não bastasse, ao princípio ligavam para vir a nossa casa e depois apareciam; depois começaram a aparecer sem sequer avisar - não gosto nada disso, até porque podemos ter muita gente em casa e, a menina fica muito agitada com muita gente lá; e, agora, até temos de ligar nós para eles aparecerem lá.
Nós só fomos lá uma vez depois da menina nascer pois, não tenho muita hipótese de ir dar uma volta com a menina durante a semana e, ao fim de semana não posso estar a sair de uma casa para ir para a outra.
Claro que há outras coisas como ir a minha casa e "desautorizar-me" em relação à minha filha mas, aí atribuo as culpas ao meu marido pois, sabe que se ele falar é uma coisa e, se for eu a falar eles de certo que levam a mal.
No meio de tudo isto, ainda na véspera da menina fazer 3 meses liguei com eles para eles virem tomar café e, acho que eles não mereciam por causa das atitudes que tomam.
E, ainda quando ela fez anos, eu mandei-lhe uma mensagem e, o meu marido foi lá levar-lhe uma prenda - ela não estava em casa durante o dia e, eu não tinha hipótese de lá ir nesse dia à noite com a menina.
No meio de tudo isto, gostava que entendem-se que estou triste com eles por gostar deles e, não por os odiar. Para além disso, não quero que a minha menina não esteja com eles porque eles também são seus avós, já me chegou a mim eu ter pouca família. Gosto deles e, estou a tentar resolver os problemas mas, sinto-me triste.
Agora não sei o que fazer, até porque o baptismo da menina está aí à porta mas, nem sei como os encarar, entendem? Porque doí tanto queremos conviver com a nossa família? Viver é com o meu marido e com a minha filha mas, preciso de conviver com esta família mais próxima...
O que faço? Chego ao ponto de dizer-lhes alguma coisa e passar por ser a má da fita? Ou espero (deitada mas pronto) que o filho lhes diga algo e eles entendam que não estamos contra eles mas, que queremos viver a nossa vida?
Amo os meus pais de coração; gosto muito dos meus sogros; espero que o meu cunhado e a esposa venham cá no seu 1º Natal como marido e esposa; e, apesar de haver "divergências" entre o marido da minha irmã e os meus pais este ano vamos convidá-los para virem ao 1º Natal da Mariana... Isto porque estamos a fazer tudo em prol da convivência da família.
Só não sei é se é o mais correcto... Estou num dilema pois, apesar de tudo, fiquei muito magoada com estas e outras coisas que me fizeram.
Num mundo em que as famílias estão cada vez a ser mais destruídas, em que pais estão contra filhos, filhos contra pais, irmãos contra irmãos... Acho mesmo que só fazendo um esforço conseguimos a união familiar mas, estou num dilema mental.
Beijinhos e tudo de muito bom para todos Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Grande abraço Grande abraço Grande abraço Grande abraço Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho

Ah, agradeço a quem leu este testamento e, a quem fizer o favor de me acalentar a alma. Obrigada.

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

smateus -
Offline
Desde 14 Ago 2008

nem sei o que te dizer, realmente nao é facil conseguir um equilibrio e eu propria nao tenho o melhor exemplo a dar, mas ao ler o teu desabafo senti que és boa pessoa, e apesar de tudo fazes um esforço para manter a familia unida, tens a minha dmiração Sorriso

força! muita força! e acima de tudo muitas felicidades para a tua bebé!

Sobre smateus

A minha Inês nasceu dia 08/11/2011, é o meu mundo, o meu amor, a minha razão de viver, a Minha Paixão!! Espertalhão

Outra paixão: www.maquilhagemdesonho.blogspot.com

catirute -
Offline
Desde 03 Jan 2012

li o que escreveste e vou-te dar a minha opinião: é perfeitamente compreensível a dor que sentes em relação aos teus sogros. No entanto, não deves deixar-te levar atrás desse tipo de situações porque começas a magicar isto e aquilo. Podes ver coisas onde elas não existem. Porque para ti fazeres as coisas de uma maneira não quer dizer que para os outros assim seja.
Vou-te contar um pouco da minha história, e espero que percebas a minha mensagem:
fiz no dia 13 de Nov 6 anos de vida conjunta com o meu marido. Posso dizer que praticamente não namorámos, passámos a viver juntos. Estudávamos e há um ano que ele arrastava a asa. Quando me decidi que era com ele que queria viver o resto dos meus dias, coméçámos a namorar mas como vivamos deslocados de casa, de vez em quando ficávamos juntos. A minha mãe e irmã nunca foram com ele, até hoje. Não nos entendemos. Já tentámos resolver as coisas mas em vão. O meu pai também vive longe logo pouca convivencia tem com ele. Isto porque a minha família e eu somos de Lisboa e o meu marido e respectiva família do Porto.
Quando terminámos o curso, acabei por vir viver para o Porto com o meu namorado, na altura, e fui para casa dos pais dele.
Sempre me trataram bem. Não fazer diferenças entre os filhos deles e eu (nora). Posso me dar por feliz.
Mas houve momentos que as coisas não foram assim tão fáceis. Pelo meio fui mãe e tive várias chatices com os meus sogros, pois não me davam o meu espaço. Acabámos por ir viver sozinhos e as coisas melhoraram.
Sempre que houve chatices acabei sempre por falar com eles. Cheguei a pedir-lhes desculpa por determinadas coisas que disse. No entanto sempre passámos para trás das costas todos estes problemas.
Neste verão, os meus sogros foram viver para outro local que fica a 30 kms de nossa casa. Posso dizer te que nos afastámos um pouco porque a vida dá muitas voltas mas sempre que podemos lá vamos nós passar o domingo com eles.
Há um ano mudámos e a minha sogra ainda não aprendeu o caminho para vir a minha casa.
No início incomodáva me mas digo te, às vezes mais vale não ligar. Se ela não vier cá vou lá eu. E acabamos por falar de tudo. Até dos problemas de casa.
Por isso, não deixes esse tipo de situações atrapalhar a tua felicidade em familia. Lembra-te que os teus filhos precisam dos avós. E quando menos esperares eles vão entender-te.
Não entres em depressões por causa disso.
Faz a tua vida e quando sentires que queres estar com eles, mesmo que eles não apareçam na tua casa, vai lá tu. E diz-lhes que querias estar com eles um pouco. Ás vezes sabe bem. Eles vão estar desprevenidos e vai-lhes cair muito bem. E talvez mudem de atitude.
Espero que te tenha ajudado
Um beijinho e força.

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Obrigada pelo teu miminho e pelo teu comentário...
Tenho pena que também tu tenhas este tipo de problemas.
Eu só quero manter a minha família unida, por mais "torta" que seja. Não sabia era ser assim tão difícil "dar a outra face".
Agradeço todos os dias o tesouro que Deus me deu mas, tenho muito medo de não conseguir que os avós paternos nos respeitem enquanto casal, pais e, até a ela.
Espero conseguir que ela passe com os avós o máximo possível de tempo, algo que eu não tive. Acho mesmo que tive algumas coisas mais "dispensáveis", por exemplo, certos brinquedos em exagero e etc e, não sei o que vou puder dar à minha filha - embora não queira cometer exageros - mas, para brincar com as pessoas não é preciso brinquedos: boa vontade, a voz, os braços, a atenção, o carinho, um papel e uma caneta, um jardim... Prefiro mil vezes que a minha filha passe momentos de qualidade com os avós e afins do que darem-lhe coisas materiais.
Só peço a Deus ajuda para continuar pois, é como digo, eu gosto deles, daí ter este dilema.
Beijinhos querida, tudo de bom para a Inês e, que consigas equilibrar também os teus problemas Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Grande abraço Grande abraço Grande abraço Grande abraço Grande abraço Grande abraço Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Obrigada pelo teu comentário...
Agora caiu-me tudo: deste-me uma lição de humildade. É que depois de tudo, está a custar-me ir a casa deles sem resolver o assunto. Por muito que esteja a ser egoísta, não sei se estarei ou não, custa-me dar de novo a outra face.
Bem, vou tentar gerir todas estas emoções pois, nada disto tem sido fácil.
Obrigada pela ajuda e tudo de bom para vocês Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Grande abraço Grande abraço Grande abraço Grande abraço Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

smateus -
Offline
Desde 14 Ago 2008

anitas.paula escreveu:
Obrigada pelo teu miminho e pelo teu comentário...
Tenho pena que também tu tenhas este tipo de problemas.
Eu só quero manter a minha família unida, por mais "torta" que seja. Não sabia era ser assim tão difícil "dar a outra face".
Agradeço todos os dias o tesouro que Deus me deu mas, tenho muito medo de não conseguir que os avós paternos nos respeitem enquanto casal, pais e, até a ela.
Espero conseguir que ela passe com os avós o máximo possível de tempo, algo que eu não tive. Acho mesmo que tive algumas coisas mais "dispensáveis", por exemplo, certos brinquedos em exagero e etc e, não sei o que vou puder dar à minha filha - embora não queira cometer exageros - mas, para brincar com as pessoas não é preciso brinquedos: boa vontade, a voz, os braços, a atenção, o carinho, um papel e uma caneta, um jardim... Prefiro mil vezes que a minha filha passe momentos de qualidade com os avós e afins do que darem-lhe coisas materiais.
Só peço a Deus ajuda para continuar pois, é como digo, eu gosto deles, daí ter este dilema.
Beijinhos querida, tudo de bom para a Inês e, que consigas equilibrar também os teus problemas Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Grande abraço Grande abraço Grande abraço Grande abraço Grande abraço Grande abraço Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho

comigo será mais dificil, pois houve muitas ofensas verbais que nao consigo ultrapassar pois teria de ir contra os principios e valores que os meus pais me ensinaram!

mas o que faço é levar a vida para a frente com o marido e a nossa filha!

Sobre smateus

A minha Inês nasceu dia 08/11/2011, é o meu mundo, o meu amor, a minha razão de viver, a Minha Paixão!! Espertalhão

Outra paixão: www.maquilhagemdesonho.blogspot.com

PatríciaCláudia -
Offline
Desde 06 Maio 2012

querida estou na mesma situação que tu.ao inicio a minha sogra ligava pra vir qui, depois lembrousse e trouxe uma pessoa que trabalha com ela mas que pra mim é desconhecida. pra trazer ca essa pessoa ja nao me ligou, simplesmente apareceu. entao depois eu disselhe que ela nao tinha sido correta em trazer uma desconhecida pra uma casa que nao é dela. ela levou a mal e foi dizer ao meu sogro que eu sou uma filha da p***,que nao gostava dela e que nem a deixava ver a neta e entao desde ai nunca mais vieram ca a casa e nem me falam. Mas já me disseram que ela anda a falar mal de mim a tudo que conhece. enfim ja virou a familia deles contra mim com as mentiras dela.

o batizado ia ser agora em Dezembro mas com isto tudo provavelmente o batizado já nao vai acontecer porque sei perfeitamente que vão fazer de tudo pra estragar a festa.

Ariana Letícia 1 de Agosto de 2012 nascida com 40 semanas e 6 dias.
amo-te filha

Desde 11 Jun 2009

Por vezes temos que ser um bocado "Cabras" pois os sogros tem que entender,que temos a nossa vida e que não queremos interferençias.
E se lhes fizesse ver se eles tb gostariam que lhes fizessem o mesmo a eles.

Madrinha da Litazinha♥Ana Sophie♥Pulginha♥Sofia João♥Mariza27♥ da SaxContra♥Joana♥ mamã da Inês♥nands88♥Sonia Marlene♥ Beijinho Madrinha e afilhada Mar@Bia♥Almaroxa♥ Beijinho Madrinha ♥Matilde da Sofia_Estrelinha♥.:*Afilhada da yoko♥ Beijinho Nasceu o bébé da minha madrinha 05-06-2010♥ Beijinho
10-01-2011 Nasçeu a biscoitinho mais fofa e doce do mundo inteiro a minha ♥Inês Beatriz♥ <:p <:-p sou a mamã mais feliz do mundo inteiro.És a minha vida princesa linda do meu coração :x.01-06-2012 nasceu a minha sobrinha ♥Carolinka Emilia♥ e recebi mais um positivo mais um amor na minha vida.22-01-2013 nasceu o raio de sol da minha vida a minha ♥Letícia Mariana♥ <:p És linda meu amor o meu jardim está completo :x.
♥♥♥♥(❀)♥♥♥♥(❀)♥♥♥♥(❀)♥♥♥♥(❀)♥♥♥♥(❀)♥♥♥♥(❀)♥♥♥♥(❀)♥♥❀♥40

Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

... muitos parabéns pelo teu sentido apurado de "Família".

SE me permites agora uam opinião sincera: precisas de relativizar as atitudes dos teus sogros.

Acho que eles fazem certas coisas que são apenas resultado de uma educação diferente: têm dificuldades em perceber certos limites (como o das visitas à Maternidade). Não entendem que na tua "leitura", certas coisas são até "faltas de respeito".

De tudo o que descreves, parece-me que eles não fazem as coisas por mal, nemnpara te desrespeitar, muitomenos para ofender: apenas têm uma educaçaõ diferente, valores diferentes...

Outra coisa seria terem atitudes conscientes e deliberadas de "agressão" para contigo. Aí sim, terias razão para te sentires magoada.

Assim, o teu papel torna-se até mais difícil - porque tens de fazer valer os teus pontos de vista sem por tua vez os magoares...

Para começar, talvez fosse bom se conseguisses afastar do pensamento a ideia de que "estás a dar a outra face". Foca-te só no aspecto positivo da coisa: estás a contruir uma FAMÌLIA! Sorriso

E depois... bem... tentar com pequenas conversas (uma agora, outra daquie a uns tempos) explicar algumas regras. Usa e abusa dos argumentos de que é "para bem da menina".

Para bem da menina:

1. - ... é preciso ter horários de sono, para não ficar rabugenta, excitada e incapaz de sossegar. Por isso agradeces MUITO que só vão lá a casa das X ás Y horas;

2. ... é preciso ter regras, para mais tarde não sofrer com as imposições na escolinha, e por isso é MUITO IMPORTANTE que "eles te ajudem" a fazer cumprir certas coisas (horários; alimentos; tipo de brincadeisras...)

3. ... para nbem da menina, porque está frio e coisa e tal, precisas de evitar sair de casa muitas vezes, pelo que "PEDES DESCULPA" por não ir lá tantas vezes...

Aos poucos, com um pedido de cada vez, tentando reforçar sempre o papel deles como importante, vais EDUCANDO os AVÒS! Sorriso

SE é fácil? NÃO! Devo dizer-te que é difícil "p'ra caramba"!!! Gargalhadas

Mas é uma atitude inteligente, se a conseguires manter. A longo prazo, pode ser que os consigas "domar" - e prporcionar á tua filha a riqueza de um círculo familiar alargado!

ESpero ter ajudado - beijinhos!

Maria do Porto

Tania S. -
Offline
Desde 11 Ago 2012

Acho que tudo não passa de uma diferença de educação, pois o que te incomoda a ti demais, para outras pessoas com outros costumes, pode ser difícil de entender pois para eles é normal...
Espera mais um tempo, ou fala com calma, não precisam de se chatear, podem precisamente falar... apenas...
Da mesma maneira que estas a aprender a lidar com eles, eles tambem estão a aprender a lidar contigo Sorriso

Relativamente ás visitas em casa, e no hospital, eu não gostei de 1 pessoa que me foi ver, porque ela roubou a vez ás pessoas de quem gosto e eu praticamente não a conheço de lado nenhum. Mas no entanto não me chateei com isso.
Visitas a casa sem avisarem, e intermináveis, aborrecem a algumas pessoas e não a todas, tens de pensar que possivelmente os teus sogros tambem se estão custar a adaptar á tua tradição...
Na minha familia é tudo assim meio invasivo, se o meu marido não estivesse habituado, muito possivelmente ele é que teria de mudar, por que é ele contra a minha família inteira... mas no caso ele está habituado, mas é um exemplo.

Isto para te dizer que acho que os teus sogros não fazem por mal, tu estás numa fase frágil da tua vida, é bem compreensível que não lides bem com o stress, mas possivelmente eles fazem isso porque gostam de voces, porque pessoas com esse tipo de hábitos quando não visitam, é mau sinal... Sorriso

Tanto a família do meu marido como a minha são unidissimas, são natais de 20 pessoas Sorriso precisamente porque a regra é aceitar-mos uns aos outros e sobretudo ter muita paciência uns para os outros, pois tu achas isso dos teus sogros mas não és perfeita, e os teus sogros devem ter uma opinião sobre ti, se saíssem por ai a confrontar-te com a verdade toda acerca do que tu és? Se for em conversa é bem aceite, mas não como conflito ou discussão.
Tudo se fala, e em família TUDO tem de se resolver...

Beijinho!! Muita paciência porque família apesar de chata é o melhor que nós temos! Espertalhão

Sobre Tania S.

01-01-2007 Positivo
27-08-2007 Nasceu a minha princesa <3 <3 <3
13-08-2012 Positivo 25-08-2012 Aborto espontâneo
22-10-2012 Positivo
06-07-2013 Nasceu o meu príncipe <3 <3 <3

Tania S. -
Offline
Desde 11 Ago 2012

Acho que a Maria do porto disse tudo de uma forma explicita Sorriso
Não te esqueças que tu tens de os ensinar, mas tu tens também de aprender...
Se fores bem a ver a visita fora de horas deles, apenas é chata Confuso não te apetecia... Ou seja precisas de paciência.
O teu marido não ir falar com os pais quer dizer que possivelmente compreende ambas as partes e não vê mal nenhum no comportamento dos pais, ou quem sabe que até já o tenha feito mas sem grande sucesso...

Sobre Tania S.

01-01-2007 Positivo
27-08-2007 Nasceu a minha princesa <3 <3 <3
13-08-2012 Positivo 25-08-2012 Aborto espontâneo
22-10-2012 Positivo
06-07-2013 Nasceu o meu príncipe <3 <3 <3

martinha_trad -
Offline
Desde 07 Ago 2007

Eu também concordo com a Maria do Porto... Não levas a mal por dizer que acho que estás a fazer uma tempestade num copo de água... Realmente as pessoas são sempre diferentes umas das outras, em termos de personalidade, cultura, formação, etc... E nós temos que aprender a viver com essas diferenças.
A minha sogra é MUITO, mas MUITO diferente de mim. Já tentou desautorizar-me, ignorar-me naquilo que peço para não dar ao meu filho ou assim... Mas ela faz-lo porque quer ver o menino alegre e feliz, toca a mimá-lo. Mas se a minha sogra ama o meu marido e o meu filho, ou seja, as duas pessoas que eu mais amo no mundo também, de que me vale dar-me mal com ela?
E mais, eu tento preocupar-me com ela como eu gostaria que se preocupassem cmgo. Passamos sempre todos jantares de natal com os meus sogros, porque os meus pais têm mais filhos e o meu marido é filho único. Nunca os deixaria aos 2 sozinhos numa noite de Natal...
Mais... o meu marido não é mto afectuoso, não demonstra mto os sentimentos. Sabes quem dá abraços e beijinhos à minha sogra? Sou eu! Sorriso E como ela sabe que eu a adoro, com os seus defeitos e qualidades (pq ninguém é perfeito), ela adora-me a mim também!

Espero, do fundo do coração, que consigas ultrapassar os problemas que tens com eles, pq vale bem a pena darmo-nos todos bem.

Beijinhos e felicidades pela tua princesa Piscar o olho

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Olá!
Antes de mais, desculpem ter vindo desabafar e, depois desaparecer mas, com os preparativos do baptismo da minha filha não tinha muito tempo para vir cá.
Querida smateus, tenho pena que as coisas tenham mesmo atingido um limite mas, eu também me sinto num limite. O meu marido só não fala mais com os pais pois, é muito mole. Ele não gosta do que fazem e, está todo revoltado mas, não tem coragem de dizer que não aos pais.
Querida PatríciaCláudia, no teu caso ainda foi pior: ao menos eu não gosto das pessoas que foram mas, eu conheço-as mas, uma desconhecida? Pois, é nestas alturas que vamos buscar forças não sei onde.
Querida Cris e Zé for ever, eu também acho que o meu marido tem de os fazer ver que eles não gostavam que lhes fizessem o mesmo mas, ele acomodou-se – sabe que eles estão a proceder mal e, não concorda nada mas, parece que tem medo de lhes dizer alguma coisa.
Querida Maria do Porto, eu continuo a pensar que é falta de respeito. Imagina que a minha sogra teve a lata de me dizer aos 6 meses de gravidez que, para ela, eu não ia aguentar até ao fim do tempo e, sabia que estava com gravidez de risco – isso não se diz a nenhuma grávida, quanto mais a uma nora - a minha ob disse mesmo que isso podia fazer com que me afligi-se. Ah, e começou logo com ciúmes: “a tua mãe que não pense que é tudo para ela que eu vou lá buscar a menina” como se ela tivesse um direito de fazer isso sem autorização.
A ideia de os educar é óptima mas, eles não querem entender. Quando eu lhes digo para eles não pegarem nela eles insistem mil vezes, quando está aborrecida e quer dormir eles querem mantê-la acordada, quando está a dormir fazem tudo para a acordar, quando lhes peço para falar baixo que ela se sente incomodada falam ainda mais alto. E, sim, acho que eles me estão a faltar ao respeito mesmo.
Queria Tânia S., eu entendo o teu ponto de vista mas, eles querem fazer o que lhes apetece da nossa vida e, se nós lhe dizemos que não é assim ficam chateados. É que andam por aí a dizer que eu não lhes deixo ver a neta e, ainda na semana passada queriam vir aqui e, o meu marido disse que íamos sair e, lá pelas 18 horas estavam em casa mas, não quiseram vir porque dava o FCP. Quer dizer, nós é que temos de deixar de fazer as nossas coisas para eles virem a nossa casa quando bem quiserem e lhes apetecer. Eu não gosto de ver a minha vida evadida – não sou de falar dos outros, muito menos da sua vida – sempre me meti na minha e, nunca sei de besundas que se passam. Olha que já chegou a haver problemas com vizinhos e, só passadas algumas semanas é que soube e, por mero acaso. Não quero privá-los da neta mas, não quero que me privem da minha vida.
Querida Martinha_trad, eu também não ia deixar sozinhos os meus sogros no Natal (eles têm outro filho que casou este ano) e, já deixei os meus pais sozinhos um ano – tenho uma irmã mas, ela não vem cá a casa nessas festas e, olha que me custou horrores.
Eu gostava que alguém me entende-se que eu não me quero chatear com eles, que não quero que eles não estejam com a neta, que não quero interagir com eles mas, será pedir muito que me respeitem???
Sempre que a menina está a dormir, eu peço-lhes para eles falarem baixo e não mexerem nela e, enquanto não a acordam não descansam. E, estão sempre a dizer que ela está sempre a dormir – nas palavras do meu marido “até parece que eles pensem que nós a adormecemos de propósito”.
Entretanto, se ela está acordada e tem de mamar (peito), querem ficar o tempo todo com ela no colo, mesmo que esteja a berrar e, para além de ouvir os seus berros, tenho de esperar que lhes apeteça dar-me a menina e, mesmo pedindo eles ficam todos aborrecidos.
Noutro dia estava aborrecida e, da maneira que estava só a conseguia adormecer “amarrada” no meu colo mas, eles querem estar com ela no colo e, ficaram chateados por eu estar com ela em vez deles.
Eu não a quero habituar a adormecer ao colo – só esporadicamente como quando ela está mais chata – e eles querem sempre adormece-la ao colo.
E quando lhes explico, fazem sempre má cara, ficam chateados e, já andaram a fazer queixinhas de nós, a modos que dizem que a “desculpa da menina” já é demais.
Estou a tentar sobreviver mas, assim, começa a ser difícil. Ainda ontem no baptismo tentaram desautorizar-me: a menina estava sossegada e, o meu sogro queria pegar nela – disse-lhe a verdade: ela dormiu pouco e, era melhor a deixar estar assim enquanto ela estava sossegada; passado um pouco veio a minha sogra e, queria pegar nela – disse-lhe o mesmo e, por ela estar a falar para ela, ela começou a berrar e, ela ia a correr pagar nela – quando lhe disse para não pegar nela pois, era preferível adormece-la no carrinho, ela ficou toda chateada.
Bolas, será que ninguém entende que eu estou a tentar educar a minha filha da melhor forma possível? Sou eu que sei as “manias” dela pois, eu passo quase 100% de tempo com ela.
Parece que neste momento fui promovida a “escrava mãe” e, o resto é como eles quiserem
Como já teve a lata de me dizer que lhe roubei o filho – foi quando anunciamos que íamos casar – “tu estás feliz porque vais ganhar um marido, eu vou perder um filho” – agora parece que quer substituir a mãe da minha filha por ela. E, eles queriam era um neto e, quando às 12 semanas lhes disse que suspeitavam que era uma menina eles disseram “nós é que sabemos: é um menino”. Quando lhes dissemos às 18 semanas que ia mesmo ser uma menina disseram como ar de desiludidos (ao telefone depois de breves instantes): Ah, também é bom…
Eu sei que estou numa situação de enorme fragilidade, até por causa de outro assunto mas, por causa deles estou a ver a minha vida mal parada. É que depois ficam chateados, com cara de amuados e, andam a falar mal de mim.
Deus me perdoe mas, agora entendo porque é que as pessoas têm tantos problemas com os sogros. Se todos fossem como os meus pais que nos tentam facilitar a vida e, nunca se metem… E vivem ao lado.
Só espero que o meu marido ganhe capacidade para falar com eles pois, eu estou cansada desta situação.
Eu quero é paz.
Beijinhos e, obrigada pelas vossas opiniões e ideias.

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

smateus -
Offline
Desde 14 Ago 2008

leva a tua vida para a frente, faz as coisas à tua maneira, edica a tua filha como achas que deves educar e impõe a tua vontade mesmo que por vezes aches que não vão encarar da melhor forma!

eu faço assim, por vezes até tenho de ser rispida com a minha mãe porque ela fica de tal forma babada com a neta que até se esquece que quem manda sou eu Careta

eu ja disse à minha mãe que quando ela estiver sozinha com a neta faz as coisas à maneira dela, quando eu estou presente quem decide sou eu como quero que as coisas sejam feitas!

quanto à minha sogra ela nem se atreve a tomar iniciativa para o que quer que seja, pois ja sabe que se eu nao gostar lhe digo na cara! não me importo se ficam ofendidas ou não, a filha é minha e eu é que a educo! eu é que estou com ela, trato dela, a levo à creche, a vou buscar, lavo a roupa, faço a comida, falto ao trabalho se ela fica doente, acordo de noite quando ela chora, por isso nao admito que ninguem se imponha as minhas vontades e maneiras de educar a minha filha!

por isso na minha opinião é nao dares importancia se ficam chateados, se amuam, fazes as coisas como achas que devem ser feitas e com o tempo eles vão-se habituando Piscar o olho

não deixes de ser feliz com o teu marido e a tua filha! não te consumas a pensar que os teus sogros nao respeitam as tuas vontades, pois nao vale a pena!

beijinhos e muitas felicidades!!!!

Sobre smateus

A minha Inês nasceu dia 08/11/2011, é o meu mundo, o meu amor, a minha razão de viver, a Minha Paixão!! Espertalhão

Outra paixão: www.maquilhagemdesonho.blogspot.com

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Obrigada pela ajuda...
Sei que por vezes não dizemos nada às pessoas que amamos para as proteger mas, essa não deve ser a melhor forma de lidar com as coisas.
Tentar ignorar o que se passa e o que se passou é difícil mas, vamos lá ver o que consigo fazer.
Desabafei com uma amiga e, a 1ª coisa que me disse: deixa-te dessas m*****. Depois, disse logo que me entende pois, a sogra dela é bem pior e, o marido dela é filho único.
Não sei como vou conseguir sobreviver a isto mas, vou ter de arranjar um jeito pela minha menina.
Beijinhos e, tudo de bom. Obrigada.

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

Licas00 -
Offline
Desde 29 Nov 2012

anitas.paula escreveu:
Obrigada pela ajuda...
Sei que por vezes não dizemos nada às pessoas que amamos para as proteger mas, essa não deve ser a melhor forma de lidar com as coisas.
Tentar ignorar o que se passa e o que se passou é difícil mas, vamos lá ver o que consigo fazer.
Desabafei com uma amiga e, a 1ª coisa que me disse: deixa-te dessas m*****. Depois, disse logo que me entende pois, a sogra dela é bem pior e, o marido dela é filho único.
Não sei como vou conseguir sobreviver a isto mas, vou ter de arranjar um jeito pela minha menina.

Olá,

Tu queres ultrapassar isto e "adotar" esta família, e isso não é muito comum, infelizmente. És uma grande mulher, com um grande apreço pelo valor "Família". Tens apenas que perceber/aceitar que nós, mulheres dos meninos lindos da mamã, fomos algures no tempo "aquela intrusa" que veio tirar o menino da casa da mamã. Acho que elas não fazem de propósito, é um pouco o "luto" de ver que o filho voou do ninho e não voltará nunca mais a ser como dantes. Cabe-nos a nós mostrar/ensinar que o filho voou, mas que isso tem que ser fator de alegria e não de ódio. Tens que perceber também que cada mãe (seja a nossa mãe, irmã, ou melhor amiga) acha sempre que foi, é e será a melhor mãe do mundo. E que nós que ainda agora começámos a aprender o que é ser mãe não sabemos nada de criar filhos. Aí tens que a por no lugar dela, nem que tenhas de dizer-lhe "obrigada pela dica, mas o bebé é meu". Já tive que dizer isto algumas vezes ao meu pai. E ele diz-me "já te criei a ti". E eu remato "exatamente, criaste os teus como entendeste. Agora deixa-me criar os meus como eu entendo". Custa, mas por vezes tem que ser.

E para concluir, tudo o que consigas, desvaloriza. Eu acho que ninguém faz as coisas com intenção de magoar outrém. Muitas vezes são pessoas de alguma forma "magoadas". A mágoa dela é que o filho já não é só dela. É que o filho agora também tem um filho, e afinal há opiniões que são as tuas e não vão de encontro às dela. Tens que entender que são conflitos difíceis de digerir!

Muitas felicidades

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Obrigada pelo carinho e pelo comentário.
Acredita que reflecti muito nele mas, há coisas que me custam muito. É que sempre fiz de tudo para ele estar com os pais. Houve muitos fins-de-semana que se não fosse eu nem lá íamos. Podem até pensar que não mas, eu até gosto deles e, quero mesmo que a minha filha tenha a sorte de conviver com eles. Mas, deixar que eles se metam na minha vida, isso deixa-me fora dos limites.
Detesto estar nesta situação pois, sei que as pessoas que mais amo sofrem com isto e, são a minha filha e o meu marido.
Não sei como mas, vou tentar levar as coisas da melhor maneira. Tenho uma amiga que me aconselhou a lidar com eles como se estivesse sempre tudo bem e, que fosse lhes dizendo algumas coisas sem se aperceberem e, que ficassem com a ideia de que "afinal mandam alguma coisa". Só que não me parece que vá conseguir fazer isto pois, se existe algo que eu não consigo fazer é ser hipócrita e, acho que isso seria hipocrisia, ou então por causa desta situação este termo passa a ter outro relevo e, neste caso passa apenas a ser "saber viver"?
Bem, de todas as maneiras e mais alguma não quero deixar que isto nos tire a paz que tanto quero e tento preservar. Sei que se falar sou sempre a má mas, sei que se não falar estou a dar cabo de mim: é falar, não é discutir.
Beijinhos e, muito obrigada :********

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

Tânia_s -
Offline
Desde 30 Jan 2012

Só vi agora o teu tópico mas queria saber se já conseguiste resolver as coisas Sorriso vendo bem temos situações parecidas e sei como te sentes. No meu caso a mãe do meu namorado quis que a minha filha não viesse ao mundo e agora pensa que está tudo bem, o pai dele, quando recebeu a notícia virou as costas e nunca mais me falou da neta e agora que nasceu é o ''ai jesus''. isso irrita me e revolta me mas também nem sei o que fazer, até acho que a mulher nem gosta de mim. é como se tivesse roubado o filho é que passa a vida a ligar, como se ele fosse criança. Até me passo mas depois nem tenho coragem de responder as bocas ou piadas, é que não fui educada assim.
Enfim, acabei também por desabafar lol beijinhos

Sobre Tânia_s

Positivo: Setembro de 2011 (aos 3 meses é que a mamã soube, desnaturada <3)

Com muito gosto: Madrinha do joãozinho da anokas25 Espertalhão E a bebecas afilhada de AndreaSun :D, Kristal24 Espertalhão e anokas25 Espertalhão

CrisGrávida -
Offline
Desde 12 Dez 2012

PatríciaCláudia,

Por muito triste que te sintas, não permitas que isso estrague um dos momentos da tua filhota: o baptizado!
Eu não iria compreender que alguém, fosse quem fosse, chegasse a minha casa sem avisar. Muito menos acompanhadas por pessoas que não conheço. É a base da educação!
Tem paciência e não deixes de viver a tua vida! Melhor, não te martirizes e muito menos, prejudiques a tua relação com marido e filha por causa disso.
Tudo se resolve e, se não se resolver, é porque as pessoas não quiseram. A razão está do teu lado!

Beijinhos e força!

Desde 11 Jun 2009

Sabes eles ás vezes mordem a lingua e é bem feito.
A minha sogra andava toda eufórica porque o meu cunhado vinha passar o natal cá e iamos conheçer a minha sobrinha.
Só que o pai dela que tem quase 82 anos não dá descanso a ninguém exige a comida as 12h e ás 19h não se importando se ela está ocupada ou não.
Resultado a minha cunhada é checca e não mexe uma palha mete-se no quarto com a menina reclama de tudo ao meu cunhado quando ele chega "eles moram na Républica Checca mas a firma dele é portuguesa e quando cá está tem que lá ir" que não gosta da comida que o velhote anda todo o dia para a frente e para trás.
A minha sogra anda arrasada e agora vê as coisas porque se calhar de lá jantar eu ajudo-a,se ela tomar conta da minha Inês eu levo-a ao cabeleireiro uma tarde inteira.
Ela tem que os chamar para a mesa e mesmo assim primeiro que venham é um ano de juízo,isto quando ela não inventa de dar o banho á menina e o jantar está na mesa.
Segunda é o Natal e aquela desgraçada é que vai ter que fazer tudo que a minha cunhada já sei que nem uma batata vai descascar nem a mesa vai por e eu estou de repouso absoluto.
Agora imagina cozinhar para 7 pessoas sozinha e ainda fazer os doçes.
Ele foi sempre o filhinho querido e olha agora é incapaz de dizer á mulher para ajudar a mãe.
Eu disse ao meu para ajudar a mãe a descascar as batatas e por a mesa porque ninguém faz nada naquela casa ao menos ele eu sei que ajuda.

Madrinha da Litazinha♥Ana Sophie♥Pulginha♥Sofia João♥Mariza27♥ da SaxContra♥Joana♥ mamã da Inês♥nands88♥Sonia Marlene♥ Beijinho Madrinha e afilhada Mar@Bia♥Almaroxa♥ Beijinho Madrinha ♥Matilde da Sofia_Estrelinha♥.:*Afilhada da yoko♥ Beijinho Nasceu o bébé da minha madrinha 05-06-2010♥ Beijinho
10-01-2011 Nasçeu a biscoitinho mais fofa e doce do mundo inteiro a minha ♥Inês Beatriz♥ <:p <:-p sou a mamã mais feliz do mundo inteiro.És a minha vida princesa linda do meu coração :x.01-06-2012 nasceu a minha sobrinha ♥Carolinka Emilia♥ e recebi mais um positivo mais um amor na minha vida.22-01-2013 nasceu o raio de sol da minha vida a minha ♥Letícia Mariana♥ <:p És linda meu amor o meu jardim está completo :x.
♥♥♥♥(❀)♥♥♥♥(❀)♥♥♥♥(❀)♥♥♥♥(❀)♥♥♥♥(❀)♥♥♥♥(❀)♥♥♥♥(❀)♥♥❀♥40

sofiajorge -
Offline
Desde 17 Jun 2011

querida acho que estás a fazer uma tempestade num copo de água, não querem ver a neta? óptimo não aparecema, não querem ver-vos, perfeito não o façam!!!

Querida só faz falta quem está e andares a tentar compor o que não quer ser composto não faz sentido nenhum. Tens o batizado da menina só faz falta quem for, se não quiserem ir não vão. Se parares de lhes dar a importância que eles não têm talvez eles abram os olhos e se comecem a chegar. E se isso não acontecer paciência, afinal já fizeste mais do que devias.

E quanto ao hospital esquece isso, andas aí a remoer coisas que não interessam nada, em todas as familias isso existe, por mais que a gente não queira pessoas no hospital as pessoas vão a correr e muitas vezes somos só nós que não gostamos desas pessoas essas pessoas até gostam de nós (à sua maneira) e estão felizes com o nascimento dos nossos filhos.

Mãe orgulhosa da Ema e do Martim

Visitem a minha lojinha, tudo em óptimo estado
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/104748

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?