Desabafo - atitude da madrinha de batismo! | De Mãe para Mãe

Desabafo - atitude da madrinha de batismo!

Responda
83 mensagens
jakina -
Offline
Desde 02 Mar 2011

Olá mamãs,

preciso mesmo de desabafar e pedir a vosso opinião sobre o que me traz cá. Não sei até que ponto estou a ser teimosa e picuinhas.
Os padrinhos que escolhemos são ambos da família do marido, são pessoas super simpáticas, dou-me muito bem com eles, e adoram a nossa menina. Sempre que vamos aos meus sogros, moramos longe, fazem um esforço para estarem com a nossa lindinha.
Agora que o batizado está próxima, eles falaram connosco sobre o que queríamos, então ele decidiram que nos iam oferecer tudo (roupa, acessórios, vela, etc)que eu podia escolher como queria e eles pagavam. Ainda perguntei se queriam ver alguma roupa comigo, disseram que como morávamos longe não dava jeito e que com o trabalho era complicado. Pronto, fiquei contente por ser eu a decidir tudo sozinha Espertalhão
Antes de ver os vertidos decidi com o marido que iriamos comprar um vestido curto, branco com um pormenor ou outro de rosa, que fosse confortável e que desse para usar posteriormente. Isto porque vamos ter um casamento na semana seguinte, e assim juntávamos o útil ao agradável :P. Passamos na Mayoral e vimos um vestido que adoramos, apesar de não ter visto mais nada trouxemos porque até o pudíamos devolver caso encontrássemos algo depois. Ainda fomos a lojas e à feira, mas os vestidos fazem muito balão e os tecidos são muito brilhantes e não gosto.
.
Esta semana fomos aos sogros e levei o vestido para mostrar. O padrinho gostou, masa madrinha... fez uma cara de esquisita. Mas pensei, ok gostos não se discutem, não temos que gostar todos do mesmo. A minha sogra quis ir à feira e pediu pra ir com ela, lá fomos nós e a madrinha também veio. Já na feira decidiram ir ver vestidos de batismo Que raivaaa!!! Viram um vestido que TODOS adoraram à excepção da minha pessoa. O marido apesar de dizer que gostava, acho que só queria dar "o gosto" à madrinha de escolher o vestido. Insistiram para eu levar o vestido, que até pagava os 2 vestidos, bla, bla, bla. Eu ouvi, ouvi, até que disse. NÃO, a filha é minha, ela vai vestida com o que eu e o pai decidir. Olhem mamãs, ela levou a mal as minha palavras Triste Disse-me que como madrinha tinha todo o gosto de escolher a roupa da afilhada e ficava muito triste com a minha atitude. Ainda disse, que se eu queria que a minha filha fosse feita pobrezinha era comigo. Virou costa e foi embora...
O meu marido ficou super chateado, porque segundo ele, ela tem toda a razão. Mas não me cabe na cabeça no dia do batizado olhar pra minha menina e não gostar da roupa. A roupa que ela escolheu não é feia, mas não era o que eu queria, de todo. Mas tb não me quero chatear com ela por causa de roupa, é ridículo! Cara séria
Vou deixar as fotos dos vestidos, o 1ro é o meu. A última foto é de um vestido parecido ao que a madrinha queria, mas tinha uma fita rosa clarinha ao invés da fita prateada. Acham que com o meu vai "pobrezinha"? Eu tenho uns gostos muito simples, o típico vestido de batismo não faz parte das minha preferências, mas tb não quero que a menina vá mal vestida. Triste Até me criticaram que só escolhi este vestido para não gastar dinheiro, que estava a ser forreta numa data tão importante Preocupado
.
Ando stressada com isto tudo, nem dormi direito. Mamãs, o que fariam?

Sobre jakina

DPP: 27/02/2014- A nossa bonequinha pregou partida de Carnaval aos papás, e nasceu a 3 de Março com 3.260kg e 49 cm

Pipinha89 -
Offline
Desde 17 Out 2011

Olá mama se te servir de consolo não tenho uma família muito fácil também, agora sinceramente e não para te dar razão, adorei o vestidinho q compras te , e lindíssimo mesmo e simples acho q a menina ora ficar linda, e na minha opinião o outro e um pouco vulgar, não achei o 2o nada de especial. Fala com o marido e faz lhe ver o q sentes calmamente eu adorei o vestido vai ficar uma verdadeira princesa.

Sobre Pipinha89

03/Abril/2010 às 18h27: Nasceu o meu Martim: 3.540kg e 49,9cm**38sem e 6 dias**
08/Abril/2015 à 01h05: Nasceu a Princesa Alice: 4.145kg e 51cm**40 semanas**
Amo-vos <3

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Adoro o vestido que escolheste, vê-se que é de qualidade e bom gosto, eu apenas não iria muito para o detalhe cor-de-rosa, mas isso é um detalhe.

O vestido que a tua madrinha quer é vulgar e um bocado espalhafatoso de mais, eu não o vestiria a uma filha minha...

À parte de tudo isso a atitude da tua madrinha, para mim, seria inaceitável, pois se ela te deixou escolher sozinha, só tinha de aceitar o teu gosto. Se queria dar a sua opinião, então dizia, de início, que queria participar da escolha.

Sabes que te digo? Confiança a mais...

Edelweiss -
Offline
Desde 10 Mar 2009

O vestido que compraste é lindo. E a tua menina certamente ficará linda com ele. O outro vestido não é feio, mas honestamente, prefiro o teu. Se preferes o teu, deves manter o teu.
A madrinha e a avó têm de entender que elas podem dar a opinião delas mas a decisão é tua e do pai.
Eu também comprei um fato muito simples para o meu filho, nem eu nem o pai gostamos de fatos com gravata ou laço para um bebe tão pequeno, nem das cores que normalmente se vêem nos fatos de baptismo, o azul celestial ou o bordeaux que estão na moda. Parece um fato de baptismo? Se calhar não, mas nós gostamos, e sabemos que ele vai estar confortável. Escolhi-o na verbaudet e até foi a madrinha que o encomendou.
A tua filha vai linda não te preocupes.

Xana_magueti -
Offline
Desde 02 Set 2011

Minha querida eu ADORO o que tu escolheste a minha filhota tambem levou um simples comprado na altura no Corte Inglês.
Vou te mostrar.

Não ligues a carinha dela mas a miúda no dia do baptismo estava ranhosa e arrancou a tiara que levava na cabeça de rosinhas.

06.07.2000 João
10.09.2005 Mariana
18.09.2014 Afonso
O meu mundo a três ♡♡♡

CelticMoon -
Offline
Desde 17 Out 2012

Os dois são bonitos. Claro que o 2º é que é mesmo de baptizado, mas, lá está, depois não volta a ser usado. O que compraste é um vestido de festa mais normal, que podes usar depois. Quando for a minha filha também ainda não decidi que tipo de vestido será (até porque o dinheiro não abunda e certamente terei de pagar tudo).

Claro que a filha é tua e que deves gostar da roupa, mas afinal até te propuseram pagar ambos os vestidos... Se o outro vestido fosse muito feio ok, mas até é bonito (não acho que seja espalhafatoso, nem perto disso comparado com muitos que tenho visto para baptizado). Eu acho que não vale a pena chatearem-se por causa disto, ainda mais uma madrinha tão solícita. Claro que a tua opinião deve ser respeitada, mas acho que deviam escolher as duas, pois é ela quem vai pagar. Podem sempre comprar os dois vestidos e ela usar o de baptismo na igreja e depois vestir o outro. Tenta não ser muito intransigente e cheguem a um consenso.

rafaelafilipa -
Offline
Desde 05 Jul 2011

Amei amei e amei o vestido que compraste é lindo o outro não é adequado pra tua menina, é muito espalhafatoso para uma criança, e afinal ela disse que tu é que escolhias, agora não devia de reclamar. Eu acho que tens razão faz ver isso ao teu marido. Tens muito bom gosto

margarid.a -
Offline
Desde 22 Jan 2012

Olá
Bem, se tinham dito que vocês é que escolhiam, porque é que agora mudaram de pensamento?
Por acaso gosto mais do primeiro também. Acho-o muito mimoso. O segundo nem por isso. Como disse a mamã pipinha89, também o acho vulgar e um pouco "pimba", para ser totalmente sincera! Tanto rendilhado, tanto enfeite... :s

Além disso, como pode a tua filha ir pobrezinha se leva um vestido de marca em vez de um vestido da feira?! (que me perdoe quem costuma vestir da feira...)

Vê se a qualidade dos tecidos é a mesma e se o toque é bom. É obvio que é parvo discutir por causa de um vestido, mas a verdade é que eles é que fizeram as regras e agora estão a mudar, e isso não se faz...

❤ 10.04.14 - o início da aventura | 15.12.14 - nasceu o nosso tesouro! ❤

DaniM -
Offline
Desde 03 Out 2013

desculpe que lhe diga mas se a sua filha vai pobrezinha com o vestido que escolheu então a minha tambem foi...
pessoalmente gosto muito do vestido que escolheu, ja o da madrinha nao gosto...
mas sao opinioes

sofialopes78 -
Offline
Desde 12 Jun 2012

adoro o teu, odeio o último :D
e não digo isto para te fazer o gosto ;)
e tens TODA a razão do mundo!

Amamentar não é uma escolha da mãe, mas um direito do bebé

An_A -
Offline
Desde 04 Mar 2009

As vezes não tem a ver com o que se diz, mas sobre a forma como se diz... Acho que podes talvez ter pecado um bocadinho por ai, apesar de agora estarmos aqui todos a fazer avaliações daquilo que não vimos nem assistimos, né?

A minha opinião é mesmo essa: tens TODO o direito de vestir a tua filha como queres, mas talvez devesses falar com a madrinha, pois a forma como o demonstraste por ter empolado alguns ânimos mais negativos...

Fala com ela, pede-lhe desculpa pela forma como o disseste, mas deixa bem claro que apesar de puderes não te teres expressado da forma mais correta, tens razão na tua imposição.

Sobre os vestidos... pois que eu adoro vestidos assim como o que tu escolheste: simples, sem folhos, nem muitos adornos! Não adoro ver meninas bebes vestidas de nmini-noivas, mas, enfim, isso já são gostos...

Bjs,

Sobre An_A

An_A

Lenshka -
Offline
Desde 26 Abr 2009

Olà mama,
nao vale a pena chatearem-se, muito menos por causa da roupinha.
Eu também sou mais simples, tal como tu, e para mim o vestido que escolheste era otimo para a ocasiao, até porque a criança também tem que se sentir confortavél.

Mas olha, e isto é apenas um conselho que vale o que vale, visto que tens o casamento na semana seguinte ao batizado, porque nao optas por levar antes o vestido que tu escolheste ao casamento, e là fazes o gosto à madrinha e no dia do batismo vestes a tua menina com o que ela gostou?

Felicidades.

Sobre Lenshka

✿ Mae da L✿ que nasceu a 6 de maio 2011 às 22.02 horas, com 2870gr e 49cm ✿ ☆

✿ Positivo 20.02.2014 para a mana da L✿ que nasceu a 1 de novembro 2014 às 16.10 horas, com 3775gr e 52cm✿

cris diogo -
Offline
Desde 16 Fev 2013

[quote=jakina]Olá mamãs,

preciso mesmo de desabafar e pedir a vosso opinião sobre o que me traz cá. Não sei até que ponto estou a ser teimosa e picuinhas.
Os padrinhos que escolhemos são ambos da família do marido, são pessoas super simpáticas, dou-me muito bem com eles, e adoram a nossa menina. Sempre que vamos aos meus sogros, moramos longe, fazem um esforço para estarem com a nossa lindinha.
Agora que o batizado está próxima, eles falaram connosco sobre o que queríamos, então ele decidiram que nos iam oferecer tudo (roupa, acessórios, vela, etc)que eu podia escolher como queria e eles pagavam. Ainda perguntei se queriam ver alguma roupa comigo, disseram que como morávamos longe não dava jeito e que com o trabalho era complicado. Pronto, fiquei contente por ser eu a decidir tudo sozinha :D
Antes de ver os vertidos decidi com o marido que iriamos comprar um vestido curto, branco com um pormenor ou outro de rosa, que fosse confortável e que desse para usar posteriormente. Isto porque vamos ter um casamento na semana seguinte, e assim juntávamos o útil ao agradável :P. Passamos na Mayoral e vimos um vestido que adoramos, apesar de não ter visto mais nada trouxemos porque até o pudíamos devolver caso encontrássemos algo depois. Ainda fomos a lojas e à feira, mas os vestidos fazem muito balão e os tecidos são muito brilhantes e não gosto.
.
Esta semana fomos aos sogros e levei o vestido para mostrar. O padrinho gostou, masa madrinha... fez uma cara de esquisita. Mas pensei, ok gostos não se discutem, não temos que gostar todos do mesmo. A minha sogra quis ir à feira e pediu pra ir com ela, lá fomos nós e a madrinha também veio. Já na feira decidiram ir ver vestidos de batismo ~X( Viram um vestido que TODOS adoraram à excepção da minha pessoa. O marido apesar de dizer que gostava, acho que só queria dar "o gosto" à madrinha de escolher o vestido. Insistiram para eu levar o vestido, que até pagava os 2 vestidos, bla, bla, bla. Eu ouvi, ouvi, até que disse. NÃO, a filha é minha, ela vai vestida com o que eu e o pai decidir. Olhem mamãs, ela levou a mal as minha palavras :( Disse-me que como madrinha tinha todo o gosto de escolher a roupa da afilhada e ficava muito triste com a minha atitude. Ainda disse, que se eu queria que a minha filha fosse feita pobrezinha era comigo. Virou costa e foi embora...
O meu marido ficou super chateado, porque segundo ele, ela tem toda a razão. Mas não me cabe na cabeça no dia do batizado olhar pra minha menina e não gostar da roupa. A roupa que ela escolheu não é feia, mas não era o que eu queria, de todo. Mas tb não me quero chatear com ela por causa de roupa, é ridículo! :|
Vou deixar as fotos dos vestidos, o 1ro é o meu. A última foto é de um vestido parecido ao que a madrinha queria, mas tinha uma fita rosa clarinha ao invés da fita prateada. Acham que com o meu vai "pobrezinha"? Eu tenho uns gostos muito simples, o típico vestido de batismo não faz parte das minha preferências, mas tb não quero que a menina vá mal vestida. :( Até me criticaram que só escolhi este vestido para não gastar dinheiro, que estava a ser forreta numa data tão importante :S
.
Ando stressada com isto tudo, nem dormi direito. Mamãs, o que fariam?[/quote]
olá mama, porque não usa os 2? os bebes sujam-se sempre, esses vestidos de batizado são muito quentes tambem, porque não usa o de batizado na missa e depois para o almoço veste o seu? foi assim que fizeram com a minha prima e foi uma boa decisão a menina ter uma segunda roupa, pois bolsou muito o vestido.
tanto um como outro estão muitos giros

a espera do meu afilhado Guilherme, te amo bebecas

mariaber -
Offline
Desde 27 Jan 2013

ADOROOOOOOO O VESTIDO QUE COMPRASTE !!! Vê SE QUE ÉS UMA PESSOA COM BOM GOSTO !!!É SIMPLES , É FOFINHO , E DÁ PARA DEPOIS USAR NOUTRAS OCASIOES!!! É QUE É MESMO GIROOOO !!

mybabies -
Offline
Desde 15 Nov 2011

O teu vestido é muiiiiiiiiiito mais bonito que o que a madrinha escolheu (que para mim é um bocadãoooooo espalhafatoso).

anne heart -
Offline
Desde 14 Abr 2008

O vestidinho que compras-te foi uma opção que tive em conta para a minha filhota que vão ser batizados em setembro :)

No meu caso foi a madrinha do meu filho...disse para eu escolher à vontade já que ela tem uns horários complicados e depois quando lhe mostrei o que comprei fez assim cara de "coisa" e disse "é simplezinho...pronto...se gostas..."

Ela só gosta de coisas brilhantes e acetinadas mini noivas/noivos nada ao meu estilo e do marido.

Comprei um vestido e um fofo de um tecido muito delicado e com bordado inglês e ela acha simplezinho!!

Vocês é que têm de gostar, é pena n chegarem a um consenso, mas a filha é vossa e ela tem que ir vestida como vocês preferem.

Deixo a fotos dos meus fatinhos simples simples!

cris09 -
Offline
Desde 22 Nov 2007

tambem gosto muito mais do que escolheste.e mais digo sabes como e que acabas com isso?dizes que nao queres que ela pague.pagas tu e eles que deem o que quiserem.assim ja nao tens que levar com opinioes alheias,era o que mais faltava era ser ela a escolher o vestido do batizado dat tua filha.quer dizer se ela quisesse que a miuda de roupa interior tinhas que engolir pk ela e que paga?ja agora!eu ja fui madrinha e ja batizei um filho.com a minha afilhada fui com a minha irma escolher,ela escolheu eu dei opiniao e paguei.dei opiniao!!!e com o meu filho eu comprei e os padrinhos pk assim o quiseram pagaram a meias.beijinhos!

Sandra e Ulisses -
Offline
Desde 18 Set 2011

Olá mamã..tb tenho uma menina e pensamos batizar p o próximo ano. Olha acho o vestido q escolheste mil xs mais giro q o q a madrinha escolheu, acho q ficará lindíssimo em menina bebé..e independetemente d achar isso, penso q a filha sendo tua, a escolha é mesmo tua. Isso d os padrinhos pagarem e quererem escolher já era, assim como antigamente escolhiam ou dva-s o nome do bebe q era do padrinho ou madrinha tb já era, olha os meus sogros já queriam tb escolher o nome dela e teimavam chama-la Vitória qd eu tava grávida...p mim n importa o q, a escolha é será dos PAIS, doa a quem doer!!os padrinhos qd tiverem filhos compram p eles, o facto d quererem pagar n lhes dá o direito d meter o nariz, s é p isso nem vale a pena, e não vai nada feita pobrezinha a tua bebe, vai lindissima mesma c o vestido q tu escolheste.

Náná_27 -
Offline
Desde 24 Mar 2014

Olá mamã Jakina,

Só para dizer que amei a tua escolha, certamente ficará uma bonequinha!!!
Já o último... não gostei mesmo nada, acho demasiado vulgar :(

Sara Lança -
Offline
Desde 04 Nov 2011

O Baptizado da minha filha é só para o ano , e também já tive chatices que chegue ! LOL

È por isso que optei por ser eu a gastar o € , tudo bem que é a tradição os padrinhos darem a roupa e acessórios mas eu não estou para isso . Ela vai vestida consoante o meu gosto e do papá , vamos os 3 a "combinar" portanto os padrinhos depois se quiserem podem dar o que lhes apetecer .

Amigos á mesma a zero confusões :)

 Tudo aquilo que és , transformou-se em tudo aquilo que sou 
http://saraveronicateixei.wix.com/saramarinho - Visitem!! Também nos podem serguir no : Facebook, Pinterest e Google+ Espertalhão

IIsabelSantos -
Offline
Desde 28 Out 2013

Então um vestido da mayoral é de pobrezinha e um vestido da feira não é????? LOLOL só porque brilha e tem folhos é fino???

elizamor -
Offline
Desde 09 Ago 2010

gosto mais do 1.º vestido: simples mas vê-se que tem qualidade e se pretendes que ela volte a usar, parece-me ideal.

Celitass -
Offline
Desde 06 Fev 2013

Olá,

Eu gosto dos dois. Tb vou batizar a minha em Setembro, e ainda tou a decidir se quero que vá com vestido mais à batismo ou simples.
Uma mãe aqui do forum na semana passada tb pôs uma foto igual ao teu e tb foi o que teve mais votos. :)

Tb gostei muito dos da mama anne heart.

Podes durante a cerimónia vestir o que a madrinha escolheu e dps vestes o teu pra bebé estar mais à vontade.

Princesade2 -
Offline
Desde 10 Maio 2014

Olha...simplesmente....ADORO o vestido k compraste...é simples, de muito bom gosto, vê-se k é de qualidade....uma verdadeira fofura!!!
Agora o outro vestido...é super PIROSO!!! k bimbalhice.....
Não te irrites com isto...apesar de a madrinha ter algo a dizer, a mamã é k escolhe....
e como disse uma mamã, podes usar os 2...sendo k o segundo vestido (o piroso) só usas no FIMMMMM do dia ;)
Boa sorte

Princesa de 2...mãe babada e feliz!!!!

mamacoelha -
Offline
Desde 26 Maio 2012

olá

desculpem mas vou ser do contra. Acho os dois vestidos bonitos e eu no teu lugar usava o da madrinha, tirava-lhe o cinto, punha-lhe uma fita de cetim.
A criança só é batizada uma vez, tem direito a uns extras, as noivas quando se casam , não vão com vestidos apropriados?

A madrinha só estava a ser simpática e a querer o melhor, dentro dos seus gostos e possibilidades.

O vestido que tu compraste é tb mt giro e podes vesti-lo no casamento.

Qd o meu filho foi batizado, optei por tudo a que tinha direito e sim fui comprar com a madrinha.

Bjs

mamacoelha -
Offline
Desde 26 Maio 2012

olá

desculpem mas vou ser do contra. Acho os dois vestidos bonitos e eu no teu lugar usava o da madrinha, tirava-lhe o cinto, punha-lhe uma fita de cetim.
A criança só é batizada uma vez, tem direito a uns extras, as noivas quando se casam , não vão com vestidos apropriados?

A madrinha só estava a ser simpática e a querer o melhor, dentro dos seus gostos e possibilidades.

O vestido que tu compraste é tb mt giro e podes vesti-lo no casamento.

Qd o meu filho foi batizado, optei por tudo a que tinha direito e sim fui comprar com a madrinha.

Bjs

mamacoelha -
Offline
Desde 26 Maio 2012

olá

desculpem mas vou ser do contra. Acho os dois vestidos bonitos e eu no teu lugar usava o da madrinha, tirava-lhe o cinto, punha-lhe uma fita de cetim.
A criança só é batizada uma vez, tem direito a uns extras, as noivas quando se casam , não vão com vestidos apropriados?

A madrinha só estava a ser simpática e a querer o melhor, dentro dos seus gostos e possibilidades.

O vestido que tu compraste é tb mt giro e podes vesti-lo no casamento.

Qd o meu filho foi batizado, optei por tudo a que tinha direito e sim fui comprar com a madrinha.

Bjs

mamacoelha -
Offline
Desde 26 Maio 2012

olá

desculpem mas vou ser do contra. Acho os dois vestidos bonitos e eu no teu lugar usava o da madrinha, tirava-lhe o cinto, punha-lhe uma fita de cetim.
A criança só é batizada uma vez, tem direito a uns extras, as noivas quando se casam , não vão com vestidos apropriados?

A madrinha só estava a ser simpática e a querer o melhor, dentro dos seus gostos e possibilidades.

O vestido que tu compraste é tb mt giro e podes vesti-lo no casamento.

Qd o meu filho foi batizado, optei por tudo a que tinha direito e sim fui comprar com a madrinha.

Bjs

mamacoelha -
Offline
Desde 26 Maio 2012

olá

desculpem mas vou ser do contra. Acho os dois vestidos bonitos e eu no teu lugar usava o da madrinha, tirava-lhe o cinto, punha-lhe uma fita de cetim.
A criança só é batizada uma vez, tem direito a uns extras, as noivas quando se casam , não vão com vestidos apropriados?

A madrinha só estava a ser simpática e a querer o melhor, dentro dos seus gostos e possibilidades.

O vestido que tu compraste é tb mt giro e podes vesti-lo no casamento.

Qd o meu filho foi batizado, optei por tudo a que tinha direito e sim fui comprar com a madrinha.

Bjs

sofialopes78 -
Offline
Desde 12 Jun 2012

[quote=Princesade2]Olha...simplesmente....ADORO o vestido k compraste...é simples, de muito bom gosto, vê-se k é de qualidade....uma verdadeira fofura!!!
Agora o outro vestido...é super PIROSO!!! k bimbalhice.....
Não te irrites com isto...apesar de a madrinha ter algo a dizer, a mamã é k escolhe....
e como disse uma mamã, podes usar os 2...sendo k o segundo vestido (o piroso) só usas no FIMMMMM do dia ;)
Boa sorte[/quote]

tipo... pijama? :D

Amamentar não é uma escolha da mãe, mas um direito do bebé

lisacarina -
Offline
Desde 04 Abr 2012

Gostei muito do vestidinho que escolheste é muito mimoso :)

Aqui com os padrinhos da minha filha foi tudo em conjunto mas como achei que a despesa para o lado deles ia ser muito grande, nos pagamos os vestidinho e eles o resto das coisas, mas fui eu que escolhi tudo. Veste o que escolheste para a cerimória e depois na festinha vestes o outro. Fica fodo da minha pipoca nessa altura :)

Beijinhos

Mariana a 3/05/2011 com 3.380, 50 cm as 38 semanas Sorriso És a minha razão de viver...amo-te bebé Sorriso