Desabafo =( ajuda | De Mãe para Mãe

Desabafo =( ajuda

Responda
19 mensagens
sofia g. mendes -
Offline
Desde 17 Ago 2015

Olá a todas. Venho aqui desabafar sobre algo que me tem incomodado ultimamente. O meu namorido quer ser pai e desde há uns 2/3 meses pra cá que só fala nisso, todos, todos os dias. Ontem fui sincera com ele e disse que não quero ser mãe, ou pelo menos, não para já. Tenho 27 anos e ele 28. Ele ficou muito desiludido e senti que ao dizer aquilo lhe “tirei o chão”. Acabámos até por discutir e ficou um mau ambiente entre nós naquele momento. A verdade é que nunca senti um grande desejo de ser mãe e sinto-me feliz assim e mesmo como casal somos felizes. Gosto de crianças, adoro o meu sobrinho mas não tenho tanta vontade de ser mãe como ele tem de ser pai. Sou muito medricas, não suporto fazer análises e até para medir a tensão têm que me medir 2 vezes porque na primeira vez estou tão nervosa que me dá valores absurdos. Tenho pavor do parto, de ter dores, disso tudo. Acho que ele não compreende. Normalmente são as mulheres que querem ser mães e no meu caso é ao contrário. Acho que nunca vou estar preparada psicologicamente para ser mãe e passar por uma gravidez. Tenho lido vários tópicos aqui no forúm, tentado informar-me ao máximo, até já procurei GO na minha zona para marcar uma consulta e tirar as minhas dúvidas mas continuo cheia de medos. Isto também aconteceu convosco? Preciso mesmo de ajuda

Liliwoman -
Offline
Desde 04 Set 2015

Olá Sofia,

Parece-me bem ter procurado ajuda para tirar todas as dúvidas e medos.
Julgo que na maioria das mulheres esses receio passa na nossa cabeça mas também acho que o desejo de ser mãe ultrapassa tudo isso.
No seu caso, talvez não seja o momento para dar esse passo e devia falar abertamente com o seu companheiro.
Boa sorte!

Sobre Liliwoman

Liliwoman

ClaraMiguel -
Online
Desde 03 Nov 2013

Sem dúvida. Pelo meu marido, tínhamos engravidado há 3 anos atrás e não agora. Eu não estava preparada para isso: até queria ser mãe mas não naquele momento, com tantos medos e receios. Tinha (e tenho) medo do parto, não suporto agulhas, tirar sangue só com um semana prévia de preparação mental, medir a tensão também é um filme, tinha medo dos enjoos, dos vómitos, das dores de costas, de ouvir más notícias, das pernas inchadas, de não conseguir dormir, enfim, uma série de coisas.

Ao longo destes 3 anos fomos falando no assunto, com ele sempre disposto a começar os treinos e eu sempre a recusar. Mas falar ajudava muito porque punha os receios em voz alta, nalgumas coisas ele descansava-me ("sim, prometo que vou contigo a todas as consultas para nunca estares sozinha") e ia pesquisando...
Quando finalmente decidi, ainda com muitos receios, engravidar fiquei grávida logo no primeiro mês de tentativas. E pronto, estava feito e agora era lidar com isso. Olha, e nunca vomitei, ainda não me doem as costas, os pés só começaram a inchar agora, durmo que nem uma pedra desde o início da gravidez. Medir a tensão continua a ser um filme (com valores máximos de 16 quando o normal para mim é 10), tiro sangue todos os meses (e continuo a odiar), fiz o temido teste da glicose com uma directa em cima tais eram os nervos (e não foi tão mau como pensei que ia ser), vou às consultas sozinha porque acabei por achar um disparate o meu marido faltar ao emprego para me acompanhar (mas vai a todas as ecografias e foi comigo ao teste da glicose), e continuo com um medo de morte do parto mas ler sobre o assunto e ler e ouvir testemunhos de quem tudo correu bem ajuda muito. Acreditar que vou levar epidural, que isso vai ajudar muito, aprender as técnicas de respiração certas, aprender as diferentes fases do trabalho de parto para assim sentir que estou no comando, que sei o que está a acontecer, torna tudo menos assustador.

Não digo isto para te lançares já em treinos. Acho que só o deves fazer quando te sentires preparada mas vai pensando no assunto, falando no assunto e lendo sobre o assunto. Explica ao teu namorado que não é "não quereres ser mãe", só "não queres agora". Sorriso

cmts -
Offline
Desde 07 Abr 2012

Olá Sofia!

Antes de mais diz-me uma coisa, não queres ser mãe porque simplesmente não queres ter filhos ou não queres ser mãe porque tens medo do parto e não gostas de fazer análises?

Para mim são 2 coisas diferentes. Eu por exemplo detesto fazer analises, posso dizer que tenho pavor de agulhas e quando fiquei grávida (que era algo que queria muito, apesar de na altura não ter sido planeado) superei essa fobia porque sabia que era para meu bem e para bem da minha filha. Por incrível que pareça quanto ao parto nunca tive medo e dizia sempre que não queria epidural (mesmo por causa da agulha) e acabei por levar e não senti nada, nada mesmo.

Possivelmente dizes que não queres ser mãe porque o teu relógio biológico ainda não despertou. Ou podes ter mesmo a ideia fixa que não queres. Tenho uma amiga minha que diz que não quer filhos, ela gosta de crianças mas diz que não quer porque não tem vocação para ser mãe e que ia ser uma péssima mãe. E como tal decidiu que não ia ter filhos. Um dia pode arrepender-se mas é um risco que corre.

Agora te digo uma coisa, se não queres ser mãe só porque és "medricas" um dia vai arrepender-te mesmo. Ainda és nova, ainda tens tempo mas pensa nas alegrias que vais ter se um dia fores mãe!
Senti-lo a crescer dentro de ti, senti-lo a mexer simplesmente porque sim ou porque comes qualquer coisa que ele "gostou". Olhar para ele mal acabe de nascer, o primeiro sorriso, a primeira palavra, o primeiro passo... enfim podia estar aqui a enumerar montes de coisas.

Pensa bem se for só por medo arrisca vais ver que compensa...

sofia g. mendes -
Offline
Desde 17 Ago 2015

Obrigada a todas, acho que é mais o medo das dores, desconforto e agulhas que me impede de dar esse passo mas vou ter calma e não me sentir pressionada. Vou deixar a natureza fazer o seu trabalho. Quando tiver que ser será

cmts -
Offline
Desde 07 Abr 2012

As dores que possas sentir (apenas no parto) desaparecem por completo com a epidural. Eu estive o dia todo do parto com contracções e sem dores tinha 6 dedos de dilatação e sem uma única dor. Só quando a enfermeira me rebentou a bolsa tive um pouco de dor, mas depois da epidural até adormeci Piscar o olho

vais ver que compensa Piscar o olho

Mariposa90 -
Offline
Desde 06 Ago 2015

Olá Sofia...

Nós somos todos diferentes uns dos outros, mas vou dizer-te o que me parece...
Acho que estás a permitir que os teus "medos" comandem a tua vida...

Doer, doi a todas... a umas mais, a outras menos... o desconhecido, assusta (falo também por mim)...

Podes também optar por não ser mãe, por outros motivos, mas sem ser o medo...

Tenta analisar a situação noutra persectiva, por exemplo:
Imagina que não doia nada, que não havia nenhum sacrificio... Pondera as seguintes questões: gostavas de ter um bébé teu nos braços, que podesses cuidar e proteger e pelo qual irias descobrir um amor incondicional, gostavas de formar familia com o teu namorido, uma criança iria trazer felicidade e iria ser feliz...?

Até podes dizer que não queres, por exemplo, por teres outros objectivos para a tua vida e que não irias conseguir se tiveres uma criança, etc... mas aí já não seria o meu medo "a comandar" a tua vida...

percebes a ideia...?

sofia g. mendes -
Offline
Desde 17 Ago 2015

Mariposa90 talvez tenhas razão, não posso deixar que o medo me controle. Obrigada

sofia g. mendes -
Offline
Desde 17 Ago 2015

Cmts obrigada, mas já me falaram que em certas situações também fazem tipo um corte na vagina para o bebé sair... nesse momento ainda está anestesiada?

ClaraMiguel -
Online
Desde 03 Nov 2013

Sofia

A episotomia (o tal corte) nem sempre é feito pois nem sempre há necessidade. E se optar por levar epidural, a ideia é que realmente não sinta dores da cintura para baixo (ou seja, contracções, cortes, etc, etc....:) ).

sofia g. mendes -
Offline
Desde 17 Ago 2015

Obrigada, assim anestesiada até parece fácil, mas vamos ver, pode ser que entretanto tenha o desejo de ser mãe e deixe de ter estes medos todos

DMRS -
Offline
Desde 24 Ago 2009

Sofia G. Mendes, para além dos bons conselhos que já te foram dando em relação ao assunto acho que também é importante perceberem em casal se querem ter filhos, quantos e quando.
É um daqueles temas que são muito importantes na vida de um casal e que convém encontrarem sintonia ou um compromisso de forma a estarem ambos de acordo.

Não é justo para nenhum dos membros do casal esperar certas coisas para depois verem que afinal não são bem assim. algumas coisas podem fazer com que se sintam traídos, podem minar a vossa vida e a vossa conjugalidade. Acho que é mesmo muito importante conversarem sobre esses assuntos e decidirem o que querem na vossa vida e o que não querem, assim como o que é indispensável para vocês. Conversem sobre as coisas e decidam em conjunto.

Em relação à vontade de ser mãe ou não só a Sofia pode saber se quer ou não e até pode mudar de opinião no futuro. No entanto, se efectivamente só quer adiar derivado a medos, talvez fosse boa ideia procurar ajuda para ultrapassar esse medo, para poder viver a sua vida plenamente.

GabrielaMenezes. -
Offline
Desde 19 Jan 2015

Olá Sofia.

Eu passei pelo mesmo, mas ao contrário.
O meu relógio biológico despertou com toda a força e o dele ainda não tinha dado sinal.
Falei com ele sobre o assunto mais ou menos em fevereiro deste ano. Ele disse que talvez em junho, julho começássemos a tentar, mas que nessa altura voltávamos a falar sobre o assunto.
Entretanto, de vez em quando o assunto vinha à baila. A certa altura ele "desistiu", disse que era muito novo, que não se sentia preparado e que por ele não queria já filhos, no entanto, se eu quisesse mesmo que avançávamos, mas que não era esse o seu desejo.
Custou-me tanto esta fase. Ter que adiar algo que queria tanto sei lá por quanto tempo... Mas a verdade é que ter um filho tem de ser o projeto sonhado a dois, desejado pelos dois. Não podia ser eu a querer mais que ele. Foi isso que lhe disse e pedi para me dizer quando se sentisse preparado.
Nunca o pressionei por estar sempre a falar no assunto, nunca o massacrei. No entanto, quando surgia a oportunidade falava de levezinho. Foi o melhor que fiz.
Ele queria, mas não naquele momento. Penso que se passa o mesmo contigo. Pede-lhe para não te pressionar porque se não vais acabar por fazer uma coisa que não é bem aquilo que queres. Pede-lhe tempo para pensares no assunto. No entanto, se queres ser mãe um dia, vai fazendo desde já a tua parte também.
Vai pensando no assunto. Fala com a tua médica, lê sobre o assunto, desmitifica muita coisa e vais ver que muitos medos vão desaparecer.
O que te está a acontecer é normal, mas também não deve ser fácil para o teu marido. Pede-lhe para ter paciência contigo que é o melhor que pode fazer. Foi o que fiz com o meu marido.
Neste momento já temos consultas pré concepcionais marcadas e se estiver tudo bem começamos os treinos assim que podermos.
Espero ter ajudado alguma coisa.

Bjinhos.

Positivo 18/12/2015; 11/01/2016 - AE 8 semanas;
Positivo 01/04/2016; DUM 05/03/2016 - DPP 10/12/2016

sofia g. mendes -
Offline
Desde 17 Ago 2015

GabrielaMenezes obrigada pelo conselho =)

GabrielaMenezes. -
Offline
Desde 19 Jan 2015

De nada. É para isso que todas ca estamos, para nos ajudarmos umas as outras.

Bjinhos, Tudo de bom.

Positivo 18/12/2015; 11/01/2016 - AE 8 semanas;
Positivo 01/04/2016; DUM 05/03/2016 - DPP 10/12/2016

sofia g. mendes -
Offline
Desde 17 Ago 2015

Olá a todas. Resolvi atualizar o tópico pois há novidades. Depois de pensar, de me aconselhar não só com vocês mas também com a minha médica e depois de tirar "macaquinhos da cabeça" decidi então engravidar. Tomei esta decisão há poucos dias mas já comecei a tomar o ácido fólico e deixei a pilula. Confesso que me sinto um pouco ansiosa com tudo isto mas acho que é normal. Espero em breve ter o meu positivo =)

GabrielaMenezes. -
Offline
Desde 19 Jan 2015

Olá Sofia.
Claro que é normal.
Também já deixei d pilula e ja comecei o folicil. Estou a espera da 1 M depois da pilula que devia ter vindo ontem.
Se engravidarmos rápido ainda vamos ser companheiras de barriga.
Estou contente por vocês.
Bjinhos

Positivo 18/12/2015; 11/01/2016 - AE 8 semanas;
Positivo 01/04/2016; DUM 05/03/2016 - DPP 10/12/2016

Tania S. -
Offline
Desde 11 Ago 2012

Fico feliz por ti Sorriso Vai com calma e fala com o teu OB acerca de todos os teus medos, para masi de metade deles há solução vais ver Sorriso
Boa sorte Beijinho

Sobre Tania S.

01-01-2007 Positivo
27-08-2007 Nasceu a minha princesa <3 <3 <3
13-08-2012 Positivo 25-08-2012 Aborto espontâneo
22-10-2012 Positivo
06-07-2013 Nasceu o meu príncipe <3 <3 <3

sofia g. mendes -
Offline
Desde 17 Ago 2015

Obrigada GabrielaMenezes e Tania S. =)