Desabafo | De Mãe para Mãe

Desabafo

Responda
18 mensagens
ALES88 -
Offline
Desde 14 Nov 2016

Olá a todos
Escrevo aqui em jeito de desabafo Triste como já escrevi noutro tópico,os meus pais ficaram sem a casa onde sempre viveram - deram como garantia para fazer um empréstimo de uma IPSS a qual o meu pai presidia e aquilo foi à falência,e o banco em vez de ficar com património da IPSS,avaliado em 500 mil euros e que cobria muito mais que a totalidade da dívida,decidiu por bem ficar com a casa dos fiadores. Claro que eles já sabiam no que se estavam a meter,e que isto podia acontecer,e aconteceu.
Eu e os meus dois irmãos tentamos de tudo,negociar um aluguer com o banco,já que a casa tem mais de 40 anos e não vale nada,nunca teve obras,a única coisa que vale é o terreno,cerca de 1ha,mas que não dá para construção sequer,por isso não será fácil para o banco vender a casa,mas mostraram-se irredutíveis e a única coisa que propunham era a compra da casa,pelos 3 filhos,por um valor altíssimo (acima de 130 mil euros). Dissemos logo que não podia ser,juntamos-nos os 3 e tivemos uma conversa com eles, em que lhes dissemos que não podíamos fazer empréstimo de um valor tão elevado,porque todos nós temos empréstimos habitação já,os meus irmãos tem filhos para criar,e daqui a anos,quando eles falecessem não podíamos ficar a pagar um empréstimo de uma casa toda velha,e que nesse caso,o banco vinha buscar as nossas próprias casas,como já tinha acontecido com eles. Além disso,eles estão insolventes,com ordenados cortados,por isso nunca conseguiriam pagar um empréstimo daqueles valores,e manter uma casa enorme (5 quartos),com uma manutenção enorme como a casa tem.
A minha mãe concordou logo connosco,ficou super triste,chorou,mas disse logo que não podiam entravar a vida dos filhos,e não iam ficar a vida toda até morrerem a contar tostões e enfiar ainda mais dinheiro naquele banco. O meu pai não aceitou muito bem primeiro,mas depois pronto,viu que não havia hipótese,ouviu os conselhos do advogado,que lhe disse que perdia a casa mas daqui a 5 anos após a insolvência tinha uma vida descansada,ouviu o meu irmão mais velho,a minha mãe etc,e pediu para ver se arranjávamos uma casa. Arranjei uma casa nova,consegui baixar a renda em 150 euros,e a casa ainda tem um terreno onde eles podem cultivar as coisinhas deles,como faziam até aqui.
Estava tudo muito bem,até o meu pai se lembrar de voltar a contactar o banco para saber o valor de venda da casa,o spread e a mensalidade,e meteu na cabeça que o valor pode ser baixo e que pode ficar lá! Agora,com o contrato de arrendamento na mão,da casa nova! Agora,depois dos filhos lhe terem dito que nem pensar em fazer empréstimo,porque não podemos,porque vamos ficar nós entravados quando eles morrerem (o meu pai tem 70 anos,quero que ele dure muitos anos,mas vamos ser honestos,o banco quer em empréstimo a 40 anos,ele não vai viver até aos 110!). Se fosse uma quantia mais pequena e por menos tempo,ainda podíamos aceitar,mas por 150 mil euros nem pensar! E ele não mete isso na cabeça! E esta-me a tirar o sono! Porque pensei que este assunto já estava arrumado,além disso tira a minha mãe do sério também,e ela já foi parar ao hospital duas vezes com o coração a mil (ela tem um problema de coração,e o meu pai também,já foi operado até), por causa de ele vir com essa conversa do empréstimo.
Já não sei o que fazer,pensei que já tínhamos passado a fase do empréstimo,já tivemos esta conversa,e ele não se convence de maneira nenhuma que não podemos fazer um empréstimo! E anda a fazer estas coisas nas nossas costas,sem nos dizer nada,não acho normal!
Enfim,peço desculpa pelo testamento Triste

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Vão vocês ao banco e digam isso mesmo, que os filhos nunca irão comprar a casa. Ao vosso pai, só mesmo muita paciência tentem perguntar se aceitaria apoio psicológico para enfrentar esta fase difícil.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Vão vocês ao banco e digam isso mesmo, que os filhos nunca irão comprar a casa. Ao vosso pai, só mesmo muita paciência e tentem perguntar se aceitaria apoio psicológico para enfrentar esta fase difícil.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

A verdade é, como diz a Guialmi, ele só pode fazer as coisas nas vossas costas até certo ponto pois não se pode comprometer nem assinar por vocês. E não querendo vocês comprar a casa, não se compra e pronto. Terão é de ajudar o vosso pai a lidar com esta perda que se nota que lhe está a custar.

ALES88 -
Offline
Desde 14 Nov 2016

O problema nem é esse, porque nós já dissemos ao banco que não fazíamos empréstimo nenhum. A coisa é que falar para ele é como falar para uma criança de 2 anos, ele não ouve nada, não percebe, voltei a explicar tudo hoje, disse-lhe que nem pensar no empréstimo, que pensei que ele já tinha aceitado que aquela casa acabou e ele disse-me que nunca se convenceu que ia sair dali! Só me apetece arrancar cabelos! Agora diz que não assina o contrato de arrendamento enquanto não receber a resposta do banco! A minha mãe já se chateou com ele por causa disso de novo, e eu já não sei que mais lhe hei-de dizer para fazê-lo perceber!
Na cabeça dele, faz um empréstimo com valores de 40 anos, durante 15 anos, e depois vende um terreno é como vai ter o ordenado reposto ao fim da insolvência, vai fazendo abates, e se morrer antes, o banco fica com a casa, a cair de velha, em vez de ficar com a nossa, dos fiadores, não cabe na cabeça de ninguém, não pensa em nada, arrastou-se para um buraco e agora está a ser egoista ao ponto de querer levar toda a gente com ele.
Amanhã o meu irmão mais velho vai falar com ele, eu já não consigo gastar mais latim. E ainda vai ficar zangado connosco e sem ter razão nenhuma, estamos a tentar chamá-lo à razão, já lhe mostramos tudo, e ele só pensa nele e na porcaria da casa. Desculpem a linguagem, mas cheguei a um ponto em que saturei, e que estou a ver que a falar calmamente não vou lá, e acho que vai acabar em chatice, e eu não queria, porque eu adoro o meu pai, sempre foi um pai excelente, sempre fez tudo pelos filhos, e eu ajudo-o em tudo o que puder, mas neste caso não dá, e ele acha que dá, e que só não o fazemos porque não queremos, como é que é possível!?

Cat Chloé -
Offline
Desde 30 Mar 2011

Desculpe mas é egoísmo puro. Então a coisa correu mal para ele e agora quer arrastar os filhos?! Não me parece. Falem com ele e expliquem que não dá de maneira alguma. Podem ajudar de todas as maneiras e feitios mas dessa forma não.

ALES88 -
Offline
Desde 14 Nov 2016

Olá!
Não tem que pedir desculpa,e tem toda a razão! E acredite que o meu pai e a minha mãe sempre foram as pessoas menos egoistas,sempre pensaram nos outros antes deles,daí estarem nessa situação. Na cabeça do meu pai vai conseguir pagar um empréstimo desse valor em 15 anos (nem sequer sabe se dura 15 anos!?),porque vai fazer abates,e vender um terreno que tem anexado à casa,e não sei que mais,e não mete na cabeça que simplesmente não podemos fazer isso,e que nunca vai conseguir vender nada,porque ninguém compra terrenos,e o banco depois não vai querer ficar com uma casa com quase 60 anos em vez de 3 que são quase novas,dos filhos. É um problema,porque já lhe fizemos ver isto tudo mas ele simplesmente não vê,não ouve,é como falar para uma parede,insiste sempre no mesmo!

Benimamy -
Offline
Desde 21 Mar 2016

ALES88 escreveu:
Olá!
Não tem que pedir desculpa,e tem toda a razão! E acredite que o meu pai e a minha mãe sempre foram as pessoas menos egoistas,sempre pensaram nos outros antes deles,daí estarem nessa situação. Na cabeça do meu pai vai conseguir pagar um empréstimo desse valor em 15 anos (nem sequer sabe se dura 15 anos!?),porque vai fazer abates,e vender um terreno que tem anexado à casa,e não sei que mais,e não mete na cabeça que simplesmente não podemos fazer isso,e que nunca vai conseguir vender nada,porque ninguém compra terrenos,e o banco depois não vai querer ficar com uma casa com quase 60 anos em vez de 3 que são quase novas,dos filhos. É um problema,porque já lhe fizemos ver isto tudo mas ele simplesmente não vê,não ouve,é como falar para uma parede,insiste sempre no mesmo!

Olá mamã
Antes de mais deixe-me dizer-lhe que a compreendo e que não está numa posição nada fácil.
Mas terá que fazer o seu pai entender que não pode arrastar os filhos para um problema que ele criou...
Nesse empréstimo que o seu pai quer fazer você e os seus irmãos seriam fiadores, certo?
Ou pelo menos é isso que o seu pai quer e ele pensa que vai pagar o empréstimo em 15 anos, mas que se isso não acontecer o banco irá ficar com a casa dele e não com as vossas. É isto que o seu pai pensa, não é?
Pois bem, se for esse caso, por muito que lhe custe digam ao vosso pai que não serão fiadores dele coisa nenhuma e que se ele fizer uma coisa dessas está a obrigar-vos a um dia mais tarde renunciarem à herança dele, pois o dia que ele morrer ainda vai ter muito empréstimo por pagar e a casa valerá certamente muito menos que a dívida e que como as dividas também se transmitem aos herdeiros, vocês para ficarem com a casa terão que continuar a pagar o empréstimo e nenhum de vocês vai poder fazer isso, por isso vão ter que renunciar à herança dele.
Explique-lhe que com a idade dele é isso que vai acontecer porque nenhuma companhia de seguros lhe vai fazer seguro de vida para o empréstimo.
Mostre-lhe que tal como o banco decidiu ficar com a casa dele enquanto fiador da IPSS em vez de ficar com a património da IPSS, tal vai acontecer neste caso é que o banco irá certamente preferir ficar com as vossas casas.
Por muito que lhes custe vão ter que ser um pouco duros, pois só assim ele vai entender.
Quanto à renúncia/repúdio da herança se ele não entender peça ao advogado que o esclareça quanto a esse assunto e aí ele vai entender.
Por muito que nos custe, por vezes também temos que ser duros com os nossos pais, tal como eles foram algumas vezes connosco durante a nossa educação.
Mostre ao seu pai que pode ter uma vida bem mais tranquila longe desse banco e de empréstimos...

Sobre Benimamy

A minha princesa chegará em breve .... Sorriso Sorriso Sorriso
Já és tão amada meu amor
Sorriso Sorriso Sorriso Sorriso

Mama_Xana -
Offline
Desde 15 Maio 2012

É uma situação muito complicada! Não é fácil para uma pessoa de 70 anos "deixar para trás" uma casa onde viveu toda vida, onde criou os filhos e onde se encontra toda a sua vivencia. Por isto não me parece que a motivação seja o egoísmo, mas sim falta de conformismo.
No entanto penso que tem total razão, fazer um empréstimo na situação em que os seus pais se encontram não é fácil conseguir, só mesmo com fiadores a garantir o pagamento do empréstimo até ao fim (mesmo assim, tenho as minhas duvidas, até porque segundo entendo o vosso património também está hipotecado).
Devem sim a Ales88 e os seus irmão recusar serem fiadores e tentar faze-lo ver que é uma situação que estariam a por em causa as vossas vidas, até porque mesmo que mais tarde repudiem a herança, sendo fiadores do empréstimo serão sempre responsáveis pelo seu pagamento.
Boa sorte!

Benimamy -
Offline
Desde 21 Mar 2016

Mama_Xana escreveu:
É uma situação muito complicada! Não é fácil para uma pessoa de 70 anos "deixar para trás" uma casa onde viveu toda vida, onde criou os filhos e onde se encontra toda a sua vivencia. Por isto não me parece que a motivação seja o egoísmo, mas sim falta de conformismo.
No entanto penso que tem total razão, fazer um empréstimo na situação em que os seus pais se encontram não é fácil conseguir, só mesmo com fiadores a garantir o pagamento do empréstimo até ao fim (mesmo assim, tenho as minhas duvidas, até porque segundo entendo o vosso património também está hipotecado).
Devem sim a Ales88 e os seus irmão recusar serem fiadores e tentar faze-lo ver que é uma situação que estariam a por em causa as vossas vidas, até porque mesmo que mais tarde repudiem a herança, sendo fiadores do empréstimo serão sempre responsáveis pelo seu pagamento.
Boa sorte!

Sim, é isto mesmo.
A questão de repudiar a herança apenas vos "salvaguarda" da dívida se não forem fiadores, porque se forem fiadores serão sempre responsáveis pelo seu pagamento e hoje em dia os bancos até colocam os fiadores como solidariamente devedores e principais pagadores do empréstimo...
Por isso vão ter que falar muito bem com o vosso pai e não aceitarem de forma nenhuma serem fiadores desse empréstimo.
De qualquer forma, sem fiadores duvido que o banco aceite fazer o empréstimo ao seu pai e em todos os casos desde que a sua mãe não aceite e não assine nada o seu pai sozinho também não conseguirá fazer o empréstimo...
Vão ter que ter paciência com ele e fazê-lo ver bem as coisas como elas são e como ainda se podem tornar piores

Sobre Benimamy

A minha princesa chegará em breve .... Sorriso Sorriso Sorriso
Já és tão amada meu amor
Sorriso Sorriso Sorriso Sorriso

underthewater -
Offline
Desde 14 Mar 2014

Juntem se os 3 e digam lhe de forma definitiva que não concordam e que não vão ser fiadores! Que, independentemente de ele até poder viver até aos 90 anos, que não vos interessa ficar com uma casa a mais. Que percebem que a mudança lhe está a custar, mas que a solução arranjada foi a mais sensata para todos dormirem descansados à noite. Sem dívidas e em chatices.
Mesmo que não aceite de ânimo leve, vai ter de perceber que a realidade mudou e que tem de se adaptar. Difícil eu sei... Muito. Mais difícil aos 70 anos. Mas tem de ser.
Imagine que, por algum motivo vai ter de optar por um lar ou cuidados alargados para os seus pais!! Depois vão ter de ser vós a acarretar com todas as despesas! Não cedam e expliquem. Se ele insistir, digam que ficará por sua conta e risco! Percebo os dois pontos de vista, mas há que preservar o resto que lhes fica, para bem deles próprios!
Calma e tudo a correr bem

VaniaRA -
Offline
Desde 01 Jul 2011

Bom dia
Depois de ler esta história fiquei bastante solidária com este caso.

E a ipss?... se tem/tinha património, se sabe que um dos directores ficou prejudicado por assumir compromissos da mesma.... porque não é solidária com esta família?. Desculpe a intromissão, mas afinal os seus pais estão nessa situação porque foram fiadores de uma ipss, se o banco não ficou com o património da mesma.... ele ainda existe....

Na pratica os seus pais estão nesta situação porque agiram em prol de valores superiores....

Beij

Asuos -
Offline
Desde 01 Out 2015

VaniaRA escreveu:

Na pratica os seus pais estão nesta situação porque agiram em prol de valores superiores....
Beij

Ou porque foram ignorantes ( e em certa medida enganados).
Havia a possibilidade de ao fazer contractos com os bancos de os fazer de forma a dar preferência ao património dos fiadores, deixando os devedores sem parte da dívida. Muitas pessoas foram enganadas desta forma e muitos até o fizeram sem querer. Só quando deixavam de pagar os empréstimos é que as coisas aconteciam.
Eu conheço um casal onde os pais ficaram primeiro sem a casa deles e só depois disso é que o banco veio penhorar o apartamento deles (devedores) porque continuaram em incumprimento. Na época o advogado explicou-lhes que no contrato tinha sido dada primazia à casa dos pais em caso de incumprimento. Estranho, não é?

Em relação ao caso eu penso que tem de lidar com o pai mas não ceder de modo algum. E por acaso acho que ele está a ser bastante egoista, sim. Fez um empréstimo onde deu a casa de familia como garantia - não sabia que podia ficar sem tudo? Incluindo o tecto onde a mulher e ele viviam? Isso para mim é egoismo puro.
E agora quer fazer um emprestimo (nunca lhe farão um emprestimo a ele, ou se fizerem vai pagar centenas de euros só no seguro de vida e se já teve problemas de coração ainda pior). E vai colocar os filhos e netos na mesma situação que ele está: falido e cheio de dívidas. Isto não é egoismo?
Deviam amar-se as pessoas e tratar as coisas como objectos. Aqui mais uma vez amam-se as coisas e trata os filhos e netos como objectos, não tendo qualquer consideração pela sua própria vida, estabilidade financeira ou bem-estar.
Só porque são nossos pais e são mais velhos não temos de dizer amém a tudo. Aliás chega a uma fase em que tendem a comportar-se como crianças (mimadas). Parece-me que é exatamente o caso. No meu entender é preciso fazê-lo ver que está a querer prejudicar a familia toda por um capricho dele e que se não fizer por mudar ficará sozinho a lidar com tudo. Está a faltar ao respeito aos filhos, ao tempo que estão a dedicar para os ajudar e ao querer passar por cima do bem-estar deles só para conseguir satisfazer a sua vontade umbiguista. Desculpem-me mas a mim também me tiraria do sério uma situação dessas. No meio disso tudo, não só já prejudicou a familia toda como continua a prejudicar, nomeadamente a mulher dele. Aliás a esposa dele deve ser uma santa porque aturar aquilo que está aqui a ser descrito não é para qualquer pessoa.

ALES88 -
Offline
Desde 14 Nov 2016

Olá meninas
Não sei que milagre se fez ontem na cabeça dele, que ele aceitou tudo. Veio com os papéis do aluguer para assinar e disse à minha mãe que dia 1 ia já pagar as duas rendas de adianto, e que tinham que começar a mudar as coisas. Ficamos parvas. A situação ainda era pior do que imaginam, porque o empréstimo seria em nome dos filhos e não no dele,porque ele não pode fazer empréstimo, tanto pela idade como pela insolvência. Eu acho que ele deve ter recebido a resposta do banco quanto à mensalidade, e assustou-se, porque de certeza que era acima dos 800 euros. Tirou-me um peso de cima, já estava a dar em doida.
A IPSS acabou por fechar por insolvência, e ele enfiou lá as poupanças de uma vida! Mais de 150 mil euros! Os lucros da venda reverteram para pagar a fornecedores, a funcionários com ordenamos em atraso, e ao banco também, mas como venderam ao desbarato não chegou para cobrir a dívida completa ao banco.Enfiou lá as poupanças e ainda deu a casa como garantia, e a minha mãe assinava de cruz, sem ler sequer, porque sempre confiou nele Triste enfim. O mais estranho é que ele já se tinha conformado e depois voltou atras. Claro que percebo que lhe custa, foi a casa que construiu, e os terrenos já era dos avós dele, mas devia te pensado nisso quando fez a penhora da casa como garantia, e não é agora que não há nada a fazer.
Finalmente vão poder ter uma reforma descansados, numa casa com outras condições e mais pertinho dos filhos e dos netos. Vai custar, mas tem que ser, por isso cabeça erguida.
Obrigada a todas pelo apoio ❤

Asuos -
Offline
Desde 01 Out 2015

Isso é excelente ALES88.
Claro que lhe custa e ele tem de fazer quase um luto à vida construída mas não se pode dar mais valor às coisas do que à familia e ao bem-estar da mesma.

Eu realmente também duvidava que fizessem um empréstimo para ele. E para vocês também era estranho que com um CH já os bancos vos emprestassem mais dinheiro para outro CH. Aliás até poderiam emprestar mas o mais certo era terem condições dificeis por causa dos riscos...enfim, uma solução que não haveria forma de vos correr bem a longo prazo e vos ia deixar com o futuro penhorado. Eu não aceitaria de forma nenhuma também e acho que vocês fizeram tudo o que estava ao vosso alcance para os ajudar.

Ainda bem que ele aceitou. Claro que lhe custa e vai ter de se habituar mas é a vida e o resultado precisamente das decisões que tomou. Não pode culpar os outros por isso, nem deixar os filhos em pior situação só para manterem uma casa que não vale o que o banco pede.

Espero que a partir de agora se torne tudo mais fácil e que ele se ajuste bem à nova realidade. E paciência e paz para a sua mãe, ela deve estar pelos cabelos com isto tudo também.

ALES88 -
Offline
Desde 14 Nov 2016

Acredite que os meus pais sempre foram as pessoas mais altruístas do mundo. Enfiou lá as poupanças deles porque não queria que aquilo fechasse e acabasse com os vinte postos de trabalho que existiam, mas acabou por se lixar a ele é à minha mãe e agora ainda nos queria arrastar com ele. Se ele tivesse fechado a IPSS é declarado logo a insolvência, não havia nada destes problemas, mas teimoso como é, achou sempre que por algum milagre, os subsídios iriam voltar e as coisas iam encarreirar. Enfim, só fez asneiras, e ainda conseguiu ficar sem nada. Mas agora também não vale a pena chorar sobre o leite derramado, bola pra frente. Haja saúde e a família unida, e o resto que se lixe.

Klaire -
Offline
Desde 06 Jul 2015

Não li os comentários todos mas passei por uma situação semelhante, não com os meus pais mas com um velho amigo de família, os filhos ja estavam cansados e saturados, foi semanas de martirio, o senhor tinha penso que 74 na altura também e queria fazer um empréstimo de 20 anos, tinha bastantes problemas de saúde e sabia se que não ia durar assim tanto tempo, eu sentei me á mesa com ele durante o jantar (e com os filhos e esposa), e a conversa veio á tona, ja vendo os filhos esgotadissimos desta situação, eu virei me para ele e disse ''Sr João, você não vai fazer este empréstimo porque a sua saúde é uma lástima e daqui a menos de 20 anos o senhor vai estar morto, e vai deixar esta batata quente na mão dos seus filhos!'' ele ficou horrorizado, tanto ele como os filhos por eu ter dito aquilo , mas a verdade é que eu também vi que havia ali um pouco e demência já na cabecinha dele, provocado pela idade, e acho que no caso do seu caso pode estar a aconteer o mesmo, talvez esta insistência e o fato de ele não ''perceber'' o que se está a passar pode ser por causa da idade já avançada que ele têm, infelizmente ninguém consegue escapar a estas coisas.... o Sr joão acabou por falecer o ano passado, aos 76 por conta de um AVC avassalador que o levou de nós, mas nunca tirou da ideia de pedir o tal emprestimo, mas claro que para isto precisava dos filhos e eles nunca se disponiblizaram para tal,foram 2 anos psicologicamente esgotantes, e espero que para si não seja como foi para eles, eu gostava de a aconselhar a levar o seu pai a uma psicologa ou psiquiatra, para ele ter uma melhor avaliação psicológica... pois acho que talvez o ''problema'' de teimosia possa vir daí.... desejo lhe muia muita sorte pelo que vem por a!!

Sobre Klaire

27/06/2014- O meu piolhito nasceu, amo-te meu docinho!
27/11/2015- Nos treinos!
22/12/2016-POSITIVO! Agarra-te bem!
01/02/2017-A nossa primeira eco ás 12s, bebé saudável e fofo
04/04/2017- Eco das 20s, É UM PILINHAS!

ALES88 -
Offline
Desde 14 Nov 2016

Olá Klaire
Obrigada pelos conselhos, mas a situação já se resolveu, e os meus pais já estão a mudar. E no caso do meu pai era apenas teimosia e negação, que ele de cabecinha está muito bom eheheh. Vai custar no dia que tiverem de sair de vez, que é daqui a 2 semanas mais ou menos, mas pelo menos agora já passou a fase de ainda achar que podíamos fazer um empréstimo. Ás vezes até eu me sinto um bocado mal, porque queria mesmo ajudá-los e não queria nada que eles saíssem de lá, vou ter imensas saudades da casa onde cresci, do campo, do espaço para os miúdos correrem e brincarem, e ainda adormeço a chorar a pensar nisso, mas não há nada a fazer e há que seguir em frente. Que tenhamos todos forças para enfrentar o que aí vem, e que tenhamos paz quando mudarem de vez. Neste momento a minha cabeça não pensa em mais nada, e sei que devia, porque também eu e o marido vamos mudar de casa até ao fim do mês, mas custa-me imenso esta mudança dos meus pais, imagino o que lhes deve custar a eles.
Mas haja saúde e o resto vem por acréscimo. Obrigada e beijinho