Desabafo | De Mãe para Mãe

Desabafo

Responda
12 mensagens
Ana Cacela -
Offline
Desde 10 Jun 2011

Olá mamas infelismente estes ultios 2 anos não tem sido nada facil com o meu menino mais novo ao contrario da maioria das crianças so a pouco mais de um mes disse a primeira palavra, apenas sabemos o que quer por ele apontar. tem muita energia e muitas crises em que se atira para o chão grita atira tudo. recentemente começou a cerrar os punhos e a tentar bater. numa destas crises que ja tinha referenciado a medica, ela simplesmente disse que era uma fase. optei por ir as urgencias depois de uma crise severa o medico que o atendeu nem se podia aproximar sem que ele não chorasse ou tentasse bater, este medico concordou que algo não esta bem com ele e referenciou-o logo para consultas de desenvolvimento. eu é que estou esgotada fisicamente e mentalmente. não posso trabalhar pois ninguem consegue ficar com ele devido as crises que tem. neste momento o meu marido e o unico a trabalhar e nunca tem hora de chegar a casa por muito que ele tente. quando ele chega a casa tenho tudo pronto jantar banhos etc, mas estou completamente esgotada e vou me deitar mesmo sem jantar. sinto me desmotivada e exausta

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Olá Ana Cacela, Há de facto crianças que não sendo Hiperativas nem nada do género, são crianças dificéis, tenho um primo, que era inesgotável. A mãe tinha de amarrar as portas de todos os armários, amarrar cadeiras, tudo!. Ela "soltava-o" no terreiro da casa e ele passava o tempo todo a correr a volta da casa, 4/5 voltas sempre de seguida, com uns 2/3 anos e também não falava. Depois engravidou uns 4 anos depois dele nascer e a miúda ainda era pior, teimava, não ouvia nada, não parava, pedia 500 vezes a mesma coisa, sabendo que não a podia ter. Depois a minha tia por acidente engravidou de novo e a 3º filha, é um anjinho, nem precisam levantar a voz que ela já sabe e é um amorzinho. Até lhe perguntamos: A Natacha é um passarinho e ela: Sou um passarinho bebe.

Mas olhe, eles agora (os dois mais velhos tem 10 anos e 6 ano) e são muito, mas muito mais calmos, resposáveis, crianças normais para a idade deles. Por isso o que lhe posso dizer é que, bom ou mau, tudo são fases e tudo passa.
Tenha paciência que vai passar e poderá ter uma vida mais descansada e calma Sorriso Tudo de bom, muita paciência, e coma um chocolate que goste para a reconfortar Espertalhão

Ana Cacela -
Offline
Desde 10 Jun 2011

obrigado por responderes, eu deixo-o correr a vontade o problemas sao mesmo as crises que tem. eu inicialmente pensei que fosse mesmo so uma fase mas ele mal se relaciona nem com os irmaos. é possessivo com a roupa, brinquedos e tudo o que é dele.

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Pode ser que nessas consultas de desenvolvimento deêm-lhe alguma luz. E se o coloca-se numa creche nem que seja uns dias por semana algumas horas? No caso que contei foi depois de irem para a escola que começaram a melhorar..

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Olá! Parece que as estou a ouvir falar do meu filho, o meu pequeno corredor de maratonas, super curioso, incansável e de personalidade vincada. Percebo o que estás a dizer e que te sintas cansada, preocupada e, eventualmente, assustada, mas posso dar-te a minha opinião sincera, baseada apenas no que estás a contar agora? O teu filho tem um comportamento perfeitamente normal. Não acho que o problema esteja nele. Penso que o problema está no facto de tu te sentires cansada, sem apoio e aprecisar de uma pausa. Já é difícil com alguém a ajudar, quanto mais fazer tudo sozinha. Não tens como desligar nem descansar a cabeça.

Tu precisas de apoiar o teu filho e para tal precisas de ser apoiada também. Se a nossa cabeça está cheia e saturada a paciência é curta e começa a faltar-nos também a capacidade de conseguir sentir empatia e pormo-nos no lugar dos mais pequeninos. O teu filho está num mundo completamente novo para ele, tem tanta coisa para aprender e, não conseguindo comunicar com os adultos da maneira como nós o conseguimos, é normal que tenha tendência para bater ou ter comportamentos mais difíceis. Imagina: tu sentes-te frustrada mas consegues vir aqui desabafar com a gente e ouvir conselhos e palavras de alento. Ele, coitadinho, nem sequer sabe bem o que está a sentir, só sabe que há algo dentro dele que o incomoda e expressa-se dessa maneira. O teu filho não é esse miúdo que faz birras e te deixa de cabelos em pé e nervos em franja - isso é só apenas um momento na vida dele. Tal como tu não és a mãe cansada, desmotivada, frustrada que aqui veio desabafar, isto é apenas um momento - esperamos que passageiro - da tua vida. O que tu és é uma mãe carinhosa, que se preocupa com o filho ao ponto de pedir ajuda, que sofre quando ele está doente e que só o queres ver feliz. Que sofre porque ele sofre. O teu filho não é uma criança difícil, o teu fihlo está a passar por uma fase complicada. É diferente e acredita que custa de certeza mais a ele do que a ti - e que de certeza tu preferias sentir o sofrimento dele em vez dele, mesmo que isso fosse uma sobrecarga para ti, porque é isso que nós queremos e desejamos como mães - sofrer nós para que eles estejam bem. Mas, de preferência, nenhum de nós sofrer Piscar o olho

Pela minha experiência com um miúdo de vontade firme de "quero posso e mando" posso dizer-te que as coisas só começaram realmente a funcionar bem lá em casa quando eu aprendi a calçar os sapatos dele. Precisei de desligar o botão "adulto" para ligar o botão "criança" e começar a ver as coisas pela perspectiva dele - só assim comecei a conseguir contornar crises e a evitá-las antes de acontecer. Consegui chegar a compromissos com ele em que ambos ganhamos e o comportamento dele começou a mudar imenso - mas foi preciso eu mudar primeiro. Sei que deve ser muito difícil encontrares tempo e força para leres mas, se achas que te poderia ajudar, há um livro duma psicóloga espanhola, a Dra. Rosa Jové, que se chama Ni Rabietas Ni Conflitos que tem imesas estratégias para lidar com os miúdos. Dá-nos a nós como pais um entendimento muito bom de como funciona a cabecita deles e isso é meio caminho andado para nos ajudar a todos - se nós soubermos os porquês, mais facilmente conseguimos resolver os problemas. Se estiveres interessada, manda-me a tua morada de mail por mp que eu envio-te o pdf.

E entretanto, tenta arranjar nem que seja 1 horita por dia que seja só tua. Nada de vergonhas de pedir ajuda a família, mãe, pai, sogros, irmãos, primos, tios, amigos, alguém de confiança. Nem que seja irem lá para casa uma hora enquanto tu dormes, lês um livro, tomas um duche, pintas as unhas ou não fazes nada. Criar uma família não deveria nunca ser um processo solitário e as famílias não são só para dar chatices, são apoio.

Beijinhos, respira fundo e pensa que, por muito lugar comum que possa parecer, a verdade é que tudo passa. Felicidades!

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Bem, por acaso eu não concordo que não haja crianças difíceis, eu tive (tenho) uma bem complicada e que tem sido um grande desafio, desde que nasceu até hoje, e´já é pré-adolescente...
Primeiro, penso que faz bem em pedir ajuda, eu iria sugerir um psicólogo infantil mas se foi referenciado para consultas de desenvolvimento aproveite essa oportunidade para lhes colocar as suas dúvidas e aprender estratégias para lidar com o seu filho.
Quanto às birras e às "crises", são-me familiares...enquanto a minha filha era pequena (até aos 2 anos), quando começava a querer atirar com tudo e bater, segurava-a firmemente no meu colo, agarrava-lhe os braços e só a soltava quando se acalmasse. Não foi preciso repetir isto muitas vezes...(mais tarde vi que o Brazelton aconselha precisamente esta técnica de contenção).
Se a birra fosse "só" de gritos e choros ou atirar-se para o chão...pois deixava que o acesso terminasse, dando o mínimo de atenção.
Agora uma criança assim torna-se esgotante...em setembro o seu filho irá para o infantário, não? Até lá, tente encontrar algums momentos só para si...confie o seu filho ao pai, aos avós se os houver ou mesmo uma baby-sitter e tire algum tempo para si.

Ana Cacela -
Offline
Desde 10 Jun 2011

esta inscrito espero que entre em setembro senão entro em parafuso de vez, infelizmente os meus filhos ja nao tem avos. sou eu e o meu marido. o menino mais velho tem hiperatividade e defice de atencão bem como disortografia. é quase impossivel conseguir desligar-me. nao é nada facil.

Ana Cacela -
Offline
Desde 10 Jun 2011

desculpa que discorde da tua opiniao eu tenho mais dois filhos de personalidades bem vincadas e sei bem o que é. já me pus mil vezes ao nivel dele ser criança com ele, a reaçao e isolar-se.concordo é uma criança dificil mas tem de haver algo por tras a desencadear todas estas situaçoes. qual e a criança que se isola com 2 anos e pouco e começa a bater com a cabeça com força no chão/ paredes? daria a vida por qualquer um dos meus filhos e faço qualquer coisa para que o meu filho ultrapasse este obstaculo. felizmente consigo dedicar-me a ele a 1000%. não tolera que nos aproximemos sequer do mundinho dele

Flor 1 -
Offline
Desde 14 Mar 2012

Mamã compreendo-a muitíssimo bem e também sou da opinião que deve aproveitar as consultas do Centro de Desenvolvimento para o seu filho e ajudá-lo no que for possível
É também uma excelente ideia ter inscrito o seu menino no infantário, pois acaba, para além de lhe fazer bem a ele, aliviá-la também um pouco a si.
Se vir que o "barco" está a ficar pesado, peça ajuda para que não afunde!
Força!!!
Um grande beijinho

Sobre Flor 1

POSITIVO: 17/11/12 (a dois dias da falta e descobri por acaso! Sorriso )
Agarra-te bem nesta maravilhosa viagem e cresce com toda a calma, meu Amor!!! ♥
♡♡♡♡(5)♡♡♡♡(10)♡♡♡♡(15)♡♡♡♡(20)♡♡♡♡(25)♡♡♡♡(30)♡
♡♡♡(35)♡♡♡+5

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Bem... vou se calhar um pouco contra a maré mas talvez seja mal da minha área.
Em primeiro nao compreendo como e que a medica desvaloriza o facto de a primeira palavra da crianca ser aos dois anos e meio. Nao é de todo a média. Aos dois anos ja devem ter varias palavras. Claro que ha meninos que aos dois anos ja falam lindamente e outros meia duzia de palavras. Mas n dizer nenhuma palavra ate aos 2 anos e meio n é de desvalorizar.E isso pode originar acessos de raiva dado que a crianca ja tem a maturidade para perceber o que se passa, o que quer, mas nao tem vocabulario para se exprimir. Algumas criancas mudas antigamente que n aprendiam a linguagem gestual tinham esses acessos de raiva exactamente pelo mesmo motivo.
Agora porque nao fala? Pode haver varios motivos! Primeira coisa a ser feita é um despiste auditivo e definitavmente ser avaliado por um pediatra de desenvolvimento. Nao nos podemos esquecer que o comportamento normalmente nao é doenca, mas sim um sintoma.
E dado que existe hiperactividade na família e defice de atencao isso tb n pode ser descartado embora possa ser cedo para ser avaliado.digo isto pk a hiperactividade tem uma componente genetica.
Trabalho com irmaos em que um ja foi diagnosticado com hiperactividade e outro tem 4anos e parece me que ira pelo mesmo caminho. Aquilo que a mae notava alem do comportamento era um vocabulário pobre. A crianca de 4 por exemplo n sabe o nome de uma cor, tinha dificuldade em dizer quantos anos tonha etc. Nao é que ele n seja inteligente mas a falta de atencao faz com que ele n retenha a atencao tempo suficiente para que consiga memorizar os conceitos.
Ha sempre que ter muita atencao nos diagnosticos pois uma crianca hiperactiva nao é, ao contrario do que as pessoas pensam, uma crianca que anda aos saltos apenas. Ja tive pais que me perguntaram o que achava e eu lhes respondi que era um sindrome muito conhecido...chamado bichos carpinteiros no rabo!!!
Hiperactividade verdadeira é bastante mais complexo.
De qualquer forma n desvalorize, faca uma avaliacao séria, e procure ajuda entretanto para aguentar a pressao

Flor 1 -
Offline
Desde 14 Mar 2012

Olá mamã Dfol, a sua intervenção pareceu-me muito pertinente. Parabéns!!!

Sobre Flor 1

POSITIVO: 17/11/12 (a dois dias da falta e descobri por acaso! Sorriso )
Agarra-te bem nesta maravilhosa viagem e cresce com toda a calma, meu Amor!!! ♥
♡♡♡♡(5)♡♡♡♡(10)♡♡♡♡(15)♡♡♡♡(20)♡♡♡♡(25)♡♡♡♡(30)♡
♡♡♡(35)♡♡♡+5

Diana Mar -
Offline
Desde 16 Abr 2011

Ana Cacela escreveu:
desculpa que discorde da tua opiniao eu tenho mais dois filhos de personalidades bem vincadas e sei bem o que é. já me pus mil vezes ao nivel dele ser criança com ele, a reaçao e isolar-se.concordo é uma criança dificil mas tem de haver algo por tras a desencadear todas estas situaçoes. qual e a criança que se isola com 2 anos e pouco e começa a bater com a cabeça com força no chão/ paredes? daria a vida por qualquer um dos meus filhos e faço qualquer coisa para que o meu filho ultrapasse este obstaculo. felizmente consigo dedicar-me a ele a 1000%. não tolera que nos aproximemos sequer do mundinho dele

desculpa dizer-te assim de chofre e, provavelmente, tu já pensáste nisso e ainda bem que já vai ter consultas de desenvolvimento mas... o teu filho não estará no espectro do Autismo?
A mim, pelo que descreves, parece me muito...

Sobre Diana Mar

David: Amor da mãe, Adoro-te!!!