Desabafo | De Mãe para Mãe

Desabafo

Responda
14 mensagens
lia@lmeida -
Offline
Desde 13 Fev 2014

Ola mamãs,
Quase toda a gente se queixa das sogras. Eu queixo-me da minha mãe.
Amo muito a minha mãe, fomos a única família (+avos maternos) que tivemos durante muito tempo. Mas não consigo me dar bem com ela. Não consigo gostar do feitio dela, e as vezes so me apetece gritar-lhe.
Os meus pais estão divorciados ha 14 anos. Foi uma relação muito má, com muitas agressoes (físicas e psicologicas) que basicamente lhe retiraram toda a confiança e auto-estima. Quando o meu pai finalmente saiu de casa ela afundou. E sinceramente nunca mais recuperou. Vive em depressoes e medicamentos e esta completamente adormecida para o mundo. A mim enervae tanta passividade e que não faça nada por ela a não ser queixar-se. Este é um dos Pontos.
Outro ponto é a forma como lida comigo. Passou toda a minha gravidez a criticar-me, porque eu era muito queixinhas, porque não sabia como ia aguentar o parto. Que ela é que foi que aguentou nove meses a trabalhar e não levou epidural...etc. Não me ajudou a comprar nada para a minha filha e tudo o que eu queria comprar não valia a pena. Senti-me desamparada. Aqui confesso que o fórum foi omeu melhor amigo. E tudo o que eu dizia que ia comprar para ela era um exagero.
Desde que a neta nasceu estou sempre a chama-la atenção porque nunca acata ao que lhe peço.
O pior disto é que sistematico e hoje passei -me e a discussão foi feia. Porque em vez de ouvir o que lhe digo ignora completamente.
Já lhe pedi desculpa porque acabei por ser ma e mal educada com ela, mas já não sei como faze-la ver as coisas.
O pior disto é que se já me sentia afastada dela neste momento ainda mais.
Não consigo tolera-la sequer.
Ela diz que sou exagerada e que descarrego nela as minhas frustraçoes.
Mas digam-me la se ficavam descansadas em deixar os vossos filhos a uma avo que senta a neta no sofá sozinha enquanto lhe tira fotos com o telemóvel? E quando a chamo a atenção responde: Ah eu estou aqui!
Hoje pedi-lhe duas vezes para não deixar a menina gatinhar na tijoleira. Resultado estou na cozinha e ouço a minha filha duas vezes a gatinhar na minha direção. E ainda ficou ofendida de a chamar a atenção!
Oh pah, estou a ser parva? O mal é meu?
Sei que não devia ter discutido com ela, ate porque a discussão acaba sempre por trazer coisas antigas e desnecessarias. Mas conversar a bdm não da, ela começa logo a dizer que eu sou uma exagerada.
Dedculpem o desabafo, mas já não sei o que fala Triste

Nessa Santos -
Offline
Desde 30 Set 2014

Não deve ser fácil... eu também não gosto quando não cumprem o que peço... embora ache que ainda não houve nada de significativo e que me fizesse perder a razão...
A minha relação com a minha mãe, graças a Deus, é do melhor, nem consigo imaginar a tua situação, deves sentir-te um tanto ao quanto triste...
Tenta manter a calma e não discutas, quando vires alguma coisa que não gostas agarras na menina e afastas-te, pode ser que a tua mãe comece a perceber...
Um beijinho

lia@lmeida -
Offline
Desde 13 Fev 2014

Obrigada Nessa. É triste ate porque a minha relaçao com o meu pai é quase inexistente por motivos obvios.
Eu hoje prometi a mim mesma que não discuto mais. Quanto mais discutimos mais raiva eu tenho e vem sempre a baila assuntos que ja deviam estar resolvidos.
Sinceramente ja pondero consultar um psicologo.

lotus2015 -
Offline
Desde 04 Jun 2015

Ola Li@lmeida. Fiquei sensibilizada com o teu desabafo. Acredito que não deva ser nada fácil lidar com essa situação! Concordo com a Nessa, no sentido de que evitar as discussões será o melhor para ambas. Pela tua descrição, a tua mãe provavelmente não se recuperou emocionalmente da separação e sente-se muito carente. Contudo, o comportamento dela acaba por não contribuir para que tenha o afeto de que precisa! Tenta ter paciência (desde que nao esteja em causa a segurança da tua menina, claro!). Um grande beijinho

pipinha79 -
Offline
Desde 13 Out 2014

Olá querida,não e fácil,eu sei mas tenta manter a calma,como tu dizes,só se teem uma a outra....faz lhe ver que a amas muito mas no que toca a tua filha vocês e que sabem e ela tem que saber respeitar...
Comigo não,mas por vezes,o meu marido e a minha mãe também andam as turras....mas nada de especial...tem calma querida,fala com ela abertamente e tenta resolver os pendentes...
Qualquer coisa sabes como falar comigo...estou SEMPRE aqui.....

Beijinhos

Sobre pipinha79

casada com o meu moranguinho desde 05/12/2009,juntos desde 28/05/2007
"maedrasta"de Fabio,17/04/1990,filho do coracao
"maedrasta"de Vanessa ,15/01/1993,filha do coracao
madrinha de Luciano,Natacha e Rui
Tia de Nelson e Didi....
A minha familia e tudo para mim....

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Querida não te sintas culpada. O facto de discutires com ela significa que te preocupas, senão o que farias era simplesmente afastar-te e afastar dela a tua filha! Discutir não é algo propriamente mau... Engolir sapos é beeeeeeeeeeeeem pior a longo prazo!!!

Eu tenho boas relações tanto com pais como com sogros, mas mesmo assim tenho muita dificuldade em deixar a minha filha sozinha com alguém (sem ser o pai, claro) e o motivo é exactamente esse: se não respeitam o que lhes peço, como posso ter confiança??
Nas minhas costas já lhe deram a provar laranja (não fiz grande filme por saber que há muitos médicos que permitem mais cedo) e croissant!!!! Claro que com o croissant houve discussão valente.

Como dizes, toda a gente se queixa das sogras e não das mães, mas eu acho que a única diferença é que com as sogras temos tendência a ficar caladas e descontar nos maridos, enquanto que com as mães respondemos à letra Piscar o olho

Xana_magueti -
Offline
Desde 02 Set 2011

Lia pior que isso é quando uma mãe te exclui completamente da tua vida,não vou explicar muita coisa pois cansa-me falar disto e corroi-me toda mas a minha mãe desistiu de mim de nós (tenho mais 2 irmãos) quando se divorciou do meu pai simplesmente "matou-se" como ser humano deixou de ser mãe ela nunca foi de mimos nem afável mas cuidava de nós depois do meu pai se libertar daquela vida e se separar as coisas pioraram.
Tenho 3 filhos mas ela só vê o mais velho de tempos em tempos a Mariana já não a vê á 2 anos o Afonso tem 10 meses viu apenas o menino na maternidade de relanço,não os procura não telefona para saber deles enfim, somos invisíveis.
Criticas? Nunca me apoiou em nada foi sempre de grandes moralismos e nunca me deu um elogio ou parabéns por algum feito.
Fez-me tanto mal Triste que sou uma filha vazia mas uma MÃE cheia de amor. Desculpa-me este desabafo no meio do teu mas ao ler-te a minha memória levou-me para onde já fui muito infeliz.
Beijinhos querida e outro especial á Maria :).

06.07.2000 João
10.09.2005 Mariana
18.09.2014 Afonso
O meu mundo a três ♡♡♡

underthewater -
Offline
Desde 14 Mar 2014

Lia, talvez o que a tua mae precise e de recorrer a um psicologo. Eu sei que ja passaram anos e que esta forma de ser esta ja enraizada nela, mas, ajuda profissional pode ajudar, e muito, a melhorar os padroes de comportamento. Nao basta dizer-mos a uma pessoa que so sabe viver assim, que essa forma de viver nao e correcta...a nossa mente as vezes esta tao enredada que nao consegue libertar-se e a nossa vida passa a ser um ciclo de pensamentos negativos e destrutivos.
Se nao sentes confianca em deixar a tua filha com a tua mae, nao deixes. Esta sempre presente quando ela estiver! E sim, continua a dizer-lhe o que nao queres que seja feito a tua menina! Nao tens porque meter a tua filha em risco so para nao entrar em problemas!
Eu tenho vindo a aprender que as maes fazem o melhor que podem pelos filhos, e este melhor que podem esta condicionado por tantos factores! A maioria das nossas maes sofreu em silencio, antigamente a mulher era tida em tao pouca consideracao!
Continua a visitar a tua mae e a falar com ela, quando ela comecar com as "parvoices" dela, tenta em vez de criticar, levar para a brincadeira, dizendo o que tens a dizer, mas de forma a brincar com a situacao. O clima fica mais leve, a tua mae e capaz de rir um pouco!
Mas no final, tu es a mae e tu estas a dar o teu melhor para ser a melhor mae do mundo pa tua filha!

lia@lmeida -
Offline
Desde 13 Fev 2014

Obrigada a todas pelo carinho e pelas palavras. Ontem fui-me deitar com a cabeça em agua mas com a certeza que tenho que arranjar forma de lidar com ela, sem dramas. Não quero que a minha filha cresça a assistir a mãe e a avo a discutir. Vou procurar ajuda ate porque ha coisa do passado que não ficou resolvida e tenho que arrumar de uma vez por todas.
A minha mãe precisa de um psicologo, sim. Mas recusa. Esta a ser acompanhada por um psiquiatra que desde o início lhe disse que não tinha tempo para conversar com ela porque tem muitos pacientes. Basicamente encheu-a de medicação. Claro que é uma falsa cura. Eu sei isso por experiencia própria.
Sempre a alertei para isso e sempre lhe disse para procurar ajuda. A resposta é que não precisa. Mas depois faz-se de vítima para tudo.
Conversar com ela a bem é difícil porque mal lhe digo alguma coisa começa logo a fazer-se de coitadinha e fazer de mim a pessoa com mau feitio que esta sempre a chama-la a atenção.
É complicado, mas uma vez que ela não esta bem cabe-me a mim arranjar solução.
Obrigada a todas escrever ajudou-me a clarificar e ler-vos tranquilizou-me.
Beijinhos*
P.S. Xana eu vivo o que vives com o meu pai. Sei bem o sentimento que tens. Mas olha, sabes o que fiz em relação a ele? Passei a ve-lo com um familiar apenas e não como pai. E mentalizei-me que quem perde é ele que nunca tera o privilégio de conhecer a neta e nunca fara parte da minha vida. Ele assim o escolheu. E a consciencia dele que trate do resto. Bjo*

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

Engraçado que acabei que comentar um tópico sobre sogras, mas falando da minha mãe. Eu também não me dou bem com ela (eles, a família inteira neste momento) porque eles também passam a vida a criticar-me, a apontar o dedo, a tentar mandar em mim, no meu filho, na minha casa, enfm.
Tudo começou com a mãe, sempre a desautorizar-me, a tentar mandar na minha vida, e eu, como não faço o que ela quer, ainda era insultada, de "burrinha" e "parvinha" porque se não fosse fazia o que ela manda. Ora isto alastrou-se, até a cunhada começou a ter as mesmas atitudes, e ao fim destes anos todos cansei-me de vez. Apareço lá apenas quando calha passar à porta e fico pouco tempo.

Não tenho conselhos válidos, se tivesse tinha-os aplicado na minha situação... Eu tentei conversar com eles, mas os meus pais são completamente tóxicos, só estão bem a falar mal dos outros, e eu sou o alvo preferido. A nossa relação está minada e já não há volta. Quanto a ti, eu tentava conversar, sem gritos nem discussões, explica como te sentes e mostra que quem vai sair a perder é ela, caso te canses como eu me cansei. Se ela não te quiser perder, vai tentar melhorar.

Desde 24 Out 2013

Lia a forma de agir da tua mae decerto estara relacionada com a depressao dela, até mesmo o criticar-te. Ela no seu intimo ama-te como amas a tua filha simplesmente a situação dela faz com que não tenha as melhores atitudes e muito provalmente sofre com isso.
Podes não reparar mas o fazer-se de vitima como dizes pode ser apenas uma forma camufulada de pedir um pouco de mimo.
Tenta nesses momentos em vez de partir para discusões ou levar a peito o que ela te diz opta por a abraçar e dizer o quanto ela é importante para ti, assim pode ser que algo mude. Em relação ao psicolgo ela obviamente que nunca vai dizer que precisa. Podes sempre dizer que queres ir a um psicolgo para ti e que gostavas que ela te acompanhasse para nao te sentires mal e ser para ela a consulta. Procura ajuda para ela Lia e cada vez que fores a levar a mal algo lembra-te que ela não faz por mal e que te ama.

O meu coração tranborda amor ♥
03/05/2013 ♥
05/05/2015 ♥

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

http://activa.sapo.pt/vida/sociedade/2015-08-02-Maes-dificeis--ou-toxica...

Sei que nada disto importa agora, mas deixo aqui para leres quando esse susto com a Maria estiver totalmente resolvido! Beijinhos*

lia@lmeida -
Offline
Desde 13 Fev 2014

Sandra, obrigada pelo artigo. Acabei por o ler ainda no hospital, numa das noites sem dormir.
Identifiquei-me em muita coisa.
Ja marquei consulta com a medica de família para me orientar para um psicologo. Entretanto sebnao houver no público vou ter que recorrer ao privado.
A minha mãe continua com a mesma atitude de sempre. Segundo ela a minha filha teve uma colica (como se a internassem por isso) e desvalorizou completamente a situação. Pedi-lhe para não contar a ninguém e não respeitou. Eu ignorei porque estou cansada de me chatear.
Enfim...
Obrigada queridas, pela ajuda e por me "ouvirem".
Beijinho

mamy ly -
Offline
Desde 24 Jul 2012

Olá lia estamos iguais nesse ramo! A minha mãe consegue ser pior! Trata mal os meus filhos quer que eles estejam o dia inteiro sentado à ver TV. Não suporta ver a minha filha a brincar com os bebe dela pk diz que brincar é em silêncio,nao deixa o meu mais velho ver os desenhos animados Ok gasta na luz ter 2 TVs ligadas...cenas que metem nojo mesmo! Espero que consigas resolver essa situação força ;-);-);-);-);-)

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?