Desabafo | De Mãe para Mãe

Desabafo

Responda
42 mensagens
FlaviaFernandes20 -
Offline
Desde 24 Ago 2013

Boa noite mamas,
Nao sou muitas de abrir topicos mas hoje la vai..
Fui mae a 9 meses com 21 anos, gravidez muito desejada e entao os nossos planos eram alugar casa antes do bebes nascer e essas coisas comum que um casal deseja. Mas comecamos a fazer contas a vida e acabei por ficar na casa dos pais.
Ate a bem pouco tempo estavamos aqui em casa todos felizes, boas condicoes etc, so que ultimante nao me tenho sentido nada bem aqui: a minha mae sempre mal disposta, e isso deixa me triste porque vejo que ela faz isto para eu me fazer à vida (arranjar casa ). Chego do trabalho e so de olhar para a cara dela venho logo para o meu quarto com o meu bebe.
Ja para nao falar que ela se mete em tudo do neto, deixei de ter privacisade com o meu namorido ca em casa..
Resumindo estou desesperada por sair daqui mas nao e so com um ordenado de 700€ que me vou safar.. pago de bercario 200€
Alguma mama que tenha passado pelo mesmo?

MarySanti -
Offline
Desde 04 Jan 2013

Ola mama:-) ainda nao tenho filhos (sou treinante) mas bem sei qur a vida está diicil. Penso que a mama tem que delinear um plano: para comecar aproveite estar em casa dos pais (nao pagar renda) e ir pondo algum dinheiro de parte. Entretanto pode ir sondando o mercado imobiliario.... no inicio pod nao arranjar uma casa grande mas mesmo pequena passava a ter a sua privacidade. Se o seu namorado auferir vencimento juntando com o seu com maior ou menor ginastica vai ver que consegue Piscar o olho que corra tudo bem Sorriso

FlaviaFernandes20 -
Offline
Desde 24 Ago 2013

Eu nem saiu do olx a ver se encontro algum achado nos imoveis, mas e tudo para mais de 250€ =(
Ja tenho umas poupancas (poucas) mas o meu namorado da aulas extras curriculares (350€) e no verao nao da aulas.

MarySanti -
Offline
Desde 04 Jan 2013

Eu percebo, a vida está mt instável. É mesmo uma questao de alguma paciencia e persistencia. Procure fora da internet tb... às vezes aparecem achados mas por 250€ nao é mt fácil :s mas nao perca esperanca Sorriso

FlaviaFernandes20 -
Offline
Desde 24 Ago 2013

Obrigada mamas, ando mesmo tristes.. parece que ja nao somos bem vindos aqui =(

RininhArantes -
Offline
Desde 10 Maio 2013

FlaviaFernandes20 es de onde?

Positivo: 5/5/2013
DPP: 21/1/2014
Gravidez não evolutiva com aborto retido :10/6/2013

FlaviaFernandes20 -
Offline
Desde 24 Ago 2013

Sou do pinhal novo, setubal..

Angela_Oliveira -
Offline
Desde 29 Mar 2014

-

TaniaFer -
Offline
Desde 25 Jan 2013

Olá também sou do pinhal novo.

As vezes vejo nas imobiliarias casas mais antigas por 200 e pouco, qual e o bercario do bebe? a minha ta no COI, Pago 68€. Eu moro na Salgueirinha, ás vezes ao pé dos bombeiros aparecem boas oportunidades. se precisares de alguma coisa apita.

FlaviaFernandes20 -
Offline
Desde 24 Ago 2013

Ele anda No cantinho dos sonhos, na Lagoa da palha..
Gostava de o inscrever num mais perto e mais em conta..

Eu moro na zona dos bombeiros e através da net e tudo caro..

dme -
Offline
Desde 07 Jul 2012

Eu acho que 1º tens que começar por por num berçário mais barato para conseguires fazer alguma poupança. Acho o teu berçário muito caro.
Procura por uma IPSS que a mensalidade é conforme os rendimentos do IRS. Se vocês não casaram apresenta a documentação como mãe solteira.
Eu pago pela minha 75€. Só tenho que levar fralda e toalhetes a comida é deles.

NinaLab -
Offline
Desde 23 Maio 2013

Realmente estás numa situação complicada...estabilidade emocional é meio caminho andado para as coisas correrem bem!

acho que devias ter uma conversa com a tua mãe. dizer-lhe que sabes que tens de ir para um lugar teu mas para ela ter um pouco mais de paciência e que estás a tratar disso...

Muito boa sorte!

FlaviaFernandes20 -
Offline
Desde 24 Ago 2013

Mas se conseguir arranjar vaga para o meu bebe ainda tenho que estar aqui nesta casa ate setembro.. credo "(
Fazendo bem as contas e com um infantario baratinho + casa barata ate acho que conseguia..

TaniaFer -
Offline
Desde 25 Jan 2013

Vai ao COI ou ao Centro Paroquial e inscreve já o teu bebé, eu inscrevi a minha em Março e tive a sorte de estarem a abrir uma sala em Abril e ela entrou nessa altura, pode ser que tenhas sorte, tenta... Marcas uma reuniao e explica a situação, lá no COI só levamos fraldas, toalhitas e pomadinha, as condições são excelentes eu adoro aquilo e a pequenita também. Ah eles têm também assistente social que está directamente ligada á segurança social, podes pedir apoio se precisares, dando uma volta pelas imobiliárias da zona lá se vão encontrando oportunidades, há uma ao pé da estação, imobiliária papagaio ou algo assim que costuma ter arrendamentos acessíveis, fica ao pé do ginásio e da florista maisa. É uma questão de ir dar uma voltinha... Podes também pedir o apoio ao arrendamento da porta 65.

Boa sorte.

FlaviaFernandes20 -
Offline
Desde 24 Ago 2013

muito obrigada pelo essentivo..
Vou o mais rapido inscreve lo no COI e no padre..
Era tao bom que conseguisse la mete lo..

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Se calhar não vou dizer o que queres ouvir, mas parece-me normal que quem decide ter um filho (dizes que o teu foi desejado) se preocupe primeiro em arranjar condições para isso. Para mim - e para muita gente - a primeira e mais essencial dessas condições é conseguir sustentar uma casa.

Parece-me normalíssimo que a tua mãe queira que te "faças à vida". Acho que todos os bons pais o fariam, começando pelos meus. Estás em casa deles, com um namorado e um filho. Já pensaste que também estás a meter-te na intimidade deles? Se tens maturidade para ter uma família tua, também devias ter para a sustentar. Percebo que os tempos estão muito difíceis, mas só tens 21 anos. Tinhas muito tempo e fizeste as tuas escolhas. Mas elas implicam que cresças e saias debaixo da saia dos pais.

Boa sorte!

TaniaFer -
Offline
Desde 25 Jan 2013

Acho que esta mãe não pediu moralismos nem juízos de valor, as circunstancias mudam na vida e não sabemos em que circunstancias estava a vida desta mãe quando engravidou. Estamos a falar de um casal que trabalha no entanto apenas não se encontra a ganhar o suficiente. Ter uma casa não implica somente pagar uma renda implica recheá-la. Eu não conheço a vida desta familia, e penso que com algum esforço e sacrifício esta familia até conseguiria o seu espaço. No entanto, por vezes as pessoas acomodam-se precisando depois de um clique ou um empurraozinho. Eu sou filha de uma mãe não muito calorosa e sei o que custa precisarmos de um carinho de mãe de um conselho e não o ter.

FlaviaFernandes20 -
Offline
Desde 24 Ago 2013

Antes de engravidar andavamos a comprar ja pouco a pouco as coisas para a nossa casa, entretanto engravidei e vimos que o dinheiro não ia chegar para tudo entao decidimos ficar aqui em casa por uns meses até voltar ao trabalho.
Ja voltei ao trabalho ha 4 meses e gostava de sair da casa dos meus pais para termos privacidade e descanso psicologico pois a minha mae nao e nada facil, efria..
Eu percebo que estou no lugar dela mas também nao penso estar aqui muito tempo.
So ainda nao sai porque o meu namorado recebe pouco por ser a recibos verdes.

FlaviaFernandes20 -
Offline
Desde 24 Ago 2013

Mamas a creche do COI ainda tem vagas, vou tentar la passar ainda esta semana.
Boas notícias estao a aparecer =)

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

FlaviaFernandes20 escreveu:
Antes de engravidar andavamos a comprar ja pouco a pouco as coisas para a nossa casa, entretanto engravidei e vimos que o dinheiro não ia chegar para tudo entao decidimos ficar aqui em casa por uns meses até voltar ao trabalho.
Ja voltei ao trabalho ha 4 meses e gostava de sair da casa dos meus pais para termos privacidade e descanso psicologico pois a minha mae nao e nada facil, efria..
Eu percebo que estou no lugar dela mas também nao penso estar aqui muito tempo.
So ainda nao sai porque o meu namorado recebe pouco por ser a recibos verdes.

Eu percebo-te e não foi minha intenção ser moralista nem fazer juízos de valor. Percebo que as coisas estão difíceis e que estar em casa dos pais resolve muita coisa. Só escrevi o que escrevi para compreenderes também o lado da tua mãe. Fazer os filhos voar para fora do ninho também é ser mãe. Boa sorte!

Desde 24 Out 2013

Mamã percebo bem o que estas a passar.
Eu estou a morar em casa da minha sogra e aqui ninguém se dá bem, isto é sempre fogo aberto....
Quando tive a Letícia ela tinha 9 meses e ainda não tinha eu trabalho só mesmo o marido. Arranjei finalmente trabalho e agora vamos ter um menino e é claro que não quero estar aqui.
Nós não ganhamos 700 euros ganhamos ainda menos que tu e vamos pagar 250 euros para a ama fora mais 100 só nas coisinhas para os dois para a ama....
Mas não desisti, tal como já disse ao meu marido "nem que tenha que trabalhar de manhã a noite mas irei sair desta masmorra" e isso ira acontecer ou a bem ou a mal.
Trabalho das 15h a 00h00 tal como ele e se for preciso irei para um part-time por exemplo das 8h as 14h00.
É Cansativo e desgastante mas tudo se resolve e organiza-se com um pouco de sacrifício.
E tu também vais conseguir. Vê o que podes cortar esse for preciso uns meses num part time para ganhares uns trocos extra arrisca Sorriso
Boa sorte e tem fé tudo se resolve Sorriso

O meu coração tranborda amor ♥
03/05/2013 ♥
05/05/2015 ♥

FlaviaFernandes20 -
Offline
Desde 24 Ago 2013

KellyPT escreveu:

FlaviaFernandes20 escreveu:Antes de engravidar andavamos a comprar ja pouco a pouco as coisas para a nossa casa, entretanto engravidei e vimos que o dinheiro não ia chegar para tudo entao decidimos ficar aqui em casa por uns meses até voltar ao trabalho.
Ja voltei ao trabalho ha 4 meses e gostava de sair da casa dos meus pais para termos privacidade e descanso psicologico pois a minha mae nao e nada facil, efria..
Eu percebo que estou no lugar dela mas também nao penso estar aqui muito tempo.
So ainda nao sai porque o meu namorado recebe pouco por ser a recibos verdes.

Eu percebo-te e não foi minha intenção ser moralista nem fazer juízos de valor. Percebo que as coisas estão difíceis e que estar em casa dos pais resolve muita coisa. Só escrevi o que escrevi para compreenderes também o lado da tua mãe. Fazer os filhos voar para fora do ninho também é ser mãe. Boa sorte!

Nao faz mal, normalmente pessoas da minha idade nao querem outra coisa a nao ser viver as custas dos pais mas eu abri este topico porque trabalho e o meu namorado so recebe 300€ por mes e precisava de um incentivo. Saber por onde começar a cortar para o dinheiro esticar um pouco. Ate que percebi que tenho de cortar no infantário. .
Ha que ser pressistente que irei conseguir

FlaviaFernandes20 -
Offline
Desde 24 Ago 2013

SóniaTeixeiraMeireles escreveu:
Mamã percebo bem o que estas a passar.
Eu estou a morar em casa da minha sogra e aqui ninguém se dá bem, isto é sempre fogo aberto....
Quando tive a Letícia ela tinha 9 meses e ainda não tinha eu trabalho só mesmo o marido. Arranjei finalmente trabalho e agora vamos ter um menino e é claro que não quero estar aqui.
Nós não ganhamos 700 euros ganhamos ainda menos que tu e vamos pagar 250 euros para a ama fora mais 100 só nas coisinhas para os dois para a ama....
Mas não desisti, tal como já disse ao meu marido "nem que tenha que trabalhar de manhã a noite mas irei sair desta masmorra" e isso ira acontecer ou a bem ou a mal.
Trabalho das 15h a 00h00 tal como ele e se for preciso irei para um part-time por exemplo das 8h as 14h00.
É Cansativo e desgastante mas tudo se resolve e organiza-se com um pouco de sacrifício.
E tu também vais conseguir. Vê o que podes cortar esse for preciso uns meses num part time para ganhares uns trocos extra arrisca Sorriso
Boa sorte e tem fé tudo se resolve

ola mama =)
Agora com mais um bebe vai ser mais complicado para ti "(
Espero que consigamos..
Hoje tive a notícia que o meu Alexandre tem vaga numa IPSS, ja estou mais animada, vou so juntar mais um pouco e Abril acho qe vou dar o grande passo..
vamos conseguir

TaniaFer -
Offline
Desde 25 Jan 2013

Fico feliz por haver vagas no COI, no outro dia passei por aquela imobiliária em frente ao chinês junto do montepio e estava lá um T2 no centro por 260€. vai passando pelas imobiliarias, nunca se sabe...

NinaLab -
Offline
Desde 23 Maio 2013

Espero que realmente consigas mas não te esqueças de uma coisa: para além da renda, tens de pensar na água, luz, gás, condomínio e alimentação...

Faz as contas todas!

Desde 24 Out 2013

Mamã a falar e ontem a noite quando o meu marido chegou a casa e me trouxe o correio vinha uma carta a dar-me a noticia que tinha sido despedida, agora falta saber do meu marido que o contracto acaba este mês mas mesmo assim não desisto. Já vi casas a 200 euros obviamente que não são todas xpto mas eu alguma coisa tenho que conseguir, tenho medo que me tirem os meus bebes que a minha sogra já ameaçou chamar a segurança social.
Vamos dar um jeito mamã Sorriso

O meu coração tranborda amor ♥
03/05/2013 ♥
05/05/2015 ♥

NinaLab -
Offline
Desde 23 Maio 2013

SóniaTeixeiraMeireles escreveu:
Mamã a falar e ontem a noite quando o meu marido chegou a casa e me trouxe o correio vinha uma carta a dar-me a noticia que tinha sido despedida, agora falta saber do meu marido que o contracto acaba este mês mas mesmo assim não desisto. Já vi casas a 200 euros obviamente que não são todas xpto mas eu alguma coisa tenho que conseguir, tenho medo que me tirem os meus bebes que a minha sogra já ameaçou chamar a segurança social.
Vamos dar um jeito mamã

a sogra ameaçou chamar a segurança social??para quê???

bem, que situação! não percebo estes patrões que enviam cartas! não falam com os colaboradores? foi inesperado? meu Deus, que falta de sentimentos...

FlaviaFernandes20 -
Offline
Desde 24 Ago 2013

Ora bolas.. que noticia pessima Choque!
Nao desistas, a casa ate pode ter so um quarto mas o que interessa e o amor que tens pela tua familia.. tens direito ao menos ao subsídio de desemprego mama?

FlaviaFernandes20 -
Offline
Desde 24 Ago 2013

Quanto dinheiro voces gastam com as despesas mensais (agua, luz, gas)?
o condomínio normalmente ja vem incluido na renda..

TaniaFer -
Offline
Desde 25 Jan 2013

O meu gasto médio de Inverno quando eramos 3, eu, marido e filhota era: gás 1 botija mes (28€), luz entre os 40 e 45€, água entre os 10 e 15€, Verao: água (mesmo valor do inverno), luz entre os 30 e os 35€, gas 1 botija dá para 1 mes e meio a 2 meses e também há que calcular TV, NET e telemoveis.

TaniaFer -
Offline
Desde 25 Jan 2013

Neste momento vivo sozinha com a minha filhota, com cerca de 500€ de rendimento onde a minha avó me ajuda com agua, luz e gás ate eu começar a trabalhar a sério. Pago 68€ de infantário, 240 (prestação banco), condomínio 20€, nao tenho serviço tv e net, a net que tenho é móvel e emprestada. Não tenho mais nenhuma ajuda. Lá vou conseguindo que nada me falte nem a minha filhota. É difícil? Muito mesmo. Mas eu consigo, com muita ginástica e imaginação, vou buscar muitos truques do tempos das avós e consigo grandes ideias para poupança.