Depressão profunda | De Mãe para Mãe

Depressão profunda

Responda
16 mensagens
Tricotininha -
Offline
Desde 29 Ago 2014

Olá a todas
Estou grávida de quase 9 semanas, uma gravidez desejada, mas inesperada. Tenho 41 anos.
A minha relação com o pai (não vivemos juntos) tinha alguns problemas, mas caminhávamos com o olhar no futuro, com planos pessoais e profissionais em conjunto. A partir da gravidez, tudo desmoronou. Revelou-se uma pessoa totalmente diferente, capaz de frases demolidoras, que me fizeram ter até o desejo de interromper.
Dentro de poucos meses, vou ficar desempregada e não tenho perspectivas do que é que vou fazer a seguir. Como posso ter um trabalho, se sou mãe solteira e tenho um filho bebé? Como posso não ter trabalho, como me sustento a mim e ao bebé, pago casa, despesas, etc...?
Perdi o apetite, perdi peso, tenho insónias, uma grande ansiedade que já me levou às urgências do hospital. Iniciei a sertralina 50 mg, mas senti muito mal, reduzi para metade... mas agora que já passaram uns dias, vejo que a metade não me está a fazer o efeito que devia.
Esta semana tive também consulta com endocrinologista, estou diabética e não estou a conseguir controlar a glicémia. A sertralina seca-me a boca, não consigo comer, não tenho apetite, nada me faz sentido.
A minha mãe, que seria o meu suporte, está com problemas de saúde.... nódulo na tiróide, que só espero que seja benigno.
Negligenciei a minha casa, não sinto forças. Em muitas alturas, para mim estar de pé já é um esforço enorme, devia estar feliz e sentir ligação emocional com o bebé, mas tal não acontece e sinto-me mal por isso. Que mãe serei eu? O que terei para dar?
Nunca pensei estar envolvida num quadro destes, em que tudo descamba ao mesmo tempo. Nunca pretendi ser mãe solteira, para mim a maternidade só faria sentido num contexto de casal.
Onde é que vou buscar força para lidar com tudo isto?
Onde vou buscar energia para levar isto para a frente?
Como é que aceito tudo o que me aconteceu, relativamente ao pai do bebé? Como aceito este desamparo?

...

FranciscaS -
Offline
Desde 13 Jan 2008

Tricotininha, antes de mais nada, dou-lhe os parabéns pela gravidez e lamento imenso que esteja a viver esta situação numa fase em que devia ser uma das melhores da sua vida.

Infelizmente há homens que não nasceram para serem pais e que em vez de ajudar atrapalham e acabam por diminuir a mulher que carrega o filho de ambos.
Nunca passei por uma situação parecida e pouco lhe posso dizer sobre o que fazer, mas desejo que tenha muita força e consiga ultrapassar este momento.

Acredito que quando vir o seu filhote tudo fará sentido e vai encontrar uma alternativa.

Na questão do trabalho e como será daqui para a frente no caso de desemprego, presumo que vai ter direito aos subsídio de desemprego e, mais tarde, o de maternidade que ajudarão com algumas despesas. Posteriormente ao nascimento do bebé, poderá começar a procurar emprego. Não é impossível encontrar um emprego e balancear com o papel de mãe e com certeza vai fazer ambos os papéis muito bem.
Para além disso, e apesar do pai do bebé não estar receptivo, terá de a ajudar pagando uma pensão ao filho, pelo que não ficará totalmente desamparada a nível económico.

Em relação à doença da sua mãe, desejo as melhoras e que tudo se componha.

Beijinho

14/07/2016: POSITIVO!!! Sorriso DPP: 19/03/2017
29/07/2016: Vi o teu coração pela primeira vez.<3
02/11/2016: 20+1s - Vem aí um menino! Espertalhão
29/03/2017: o Duarte nasceu às 09:06 e o meu coração quase explodiu de felicidade! 💙
***
16/03/2019: Supresa! Vem aí mais um bebé! DPP 19/11/2019

Galadriel -
Offline
Desde 25 Ago 2016

Tricotininha
Desejo que tudo de bom lhe aconteça e às vezes quando estamos em situações desesperantes nao conseguimos ver soluções mas tudo tem uma solução positiva... E se foi uma gravidez desejada, que melhor dádiva do que essa para ter amor e felicidade? Não há felicidade maior. Tenha calma que tudo se há-de compor... muitas felicidades e mil beijinhos

Sobre Galadriel

+junho16 -- AE julho16
++agosto16 -- AE setembro 16
+++ março 17 -- AR abril 17

juzita86 -
Offline
Desde 13 Jan 2016

Olá! Antes de mais muitos parabéns pelo bebé que ai vem. Acho que também seria útil no seu caso fazer psicoterapia! Se pudesse ficar longe desses medicamentos seria óptimo para si e para o bebé porque depois de começar a tomar é difícil de largar e têm uma série de efeitos secundários. Tente pensar na vida de uma forma mais positiva, imagine que amanhã ganha o euromilhões que resolve logo metade dos problemas e depois vai pensar que se andou a chatear à toa! Ninguém sabe o que o futuro nos reserva. Não vale a pena uma pessoa sofrer por antecipação. Muitas felicidades!

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Antes de mais, parabéns pela gravidez!
É realmente uma situação difícil e compreendo a sua angústia, mas procure racionalizar os seus medos e analisar as circunstâncias, que lhe parecem neste momento mais negras do que realmente são: se vai ficar desempregada, vai ter direito a subsídio de desemprego, apoios sociais e à pensão de alimentos do pai do bebé, o que dará para se equilibrar durante alguns meses. Ainda durante a licença de maternidade, pode começar a procurar emprego. O facto de ser mãe solteira pode condicionar-lhe um pouco os horários, mas nessa situação encontram-se muitas mães, incluindo casadas. Se a sua mãe vive perto, até poderá ajudar, ou pode contratar uma baby-sitter, uma ama com horários flexíveis...existem tantas soluções...existem aqui mães que trabalham por turnos e lá dão um jeito.
A minha opinião é de que, mais que medicação, precisa nesta fase de apoio psicológico, que a ajude a ver mais claro e a reestruturar a sua vida do ponto de vista emocional. Se não pode pagar, peça no centro de saúde para ter consultas de psicologia, e sublinhe que estando grávida estas são mesmo imprescindíveis.
Procure também, dentro do possível, lutar contra esse desespero e manter uma vida saudável. Alimente.-se bem, como tem diabetes gestacionais deve ter recebido um plano alimentar - procure segui-lo à risca. Faça caminhadas ao ar livre, vá nadar, enfim, alguma atividade física que lhe dê prazer. E sobretudo não se isole, recorra aos amigos e pense nas coisas bonitas que a maternidade lhe vai trazer - 41 anos é uma idade tão bonita para ser mãe!

SaraS. -
Offline
Desde 13 Out 2015

Parabéns pela gravidez que é uma benção...nada acontece por acaso e acredite mamã que tudo se recompõe. Pense sempre positivo e lembre se quando menos esperamos as coisas boas acontecem e não há mal que dure para sempre. Tente fazer coisas que a façam feliz e vai ver que aos poucos tudo fará sentido...como outras mamãs disseram marque uma consulta com um psicólogo pois desabafar faz bem! Quanto ao pai do seu filho acredito que quando vir o filho irá ajudar a torná lo uma pessoa melhor e quem sabe tudo se recompõe. Os homens às vezes conseguem ser insensíveis, mas acredito que o filho o fará ser melhor pessoa. Qualquer coisa diga, estamos aqui para apoiar. Beijinho Sorriso

Alnp -
Offline
Desde 02 Set 2015

Ola Sorriso
Antes de tudo parabens pela sua gravidez!
Depois queria-lhe dizer que nao está sozinha nesse tipo de situaçoes. E no fim tudo se compoe, mesmo que no inicio pareça que as coisas nunca vao melhorar. Acredite, sei do que falo. A minha gravidez nao foi planeada. So queria engravidar para o ano, pois este ano eu estava a trabalhar com apenas um part time e o meu namorido num trabalho que lhe prejudica imenso a saude, nao é estavel e estavamos a peocurar outra coisa. Tinhamos os meus pais que nos podiam ir ajudando com as despesas da casa mas coincidencia do destino quando engravidei o meu pai foi despedido e os meus pais neste momento estao a separar.se com varios dramas pelo meio. O meu avô que era um pai para mim faleceu 2 meses antes de engravidar e eu passei por um luto muito dificil, guardei tudo para mim para dar apoio a familia e fiquei com tudo de negativo ca dentro. Para completar, quando engravidei passei 4meses a vomitar tudo o que vinha a boca o que me atirou para uma cama e a minha casa ficou virada de pernas para o are o meu namorido que é todo picuinhas com a casa virou.se contra mim e so discutiamos. O medico do centro de saude nao me quis passar baixa e com tantas faltas tive sorte de nao ser despedida. Ja nao sabia que fazer e vi-me obrigada a pedir uma licença sem vencimento para nao perder o emprego de vez. Com tudo isto desenvolvi ataques de panico que me levaram ao hospital 2vezes e inclusive estive medicada.
Isto tudo para lhe dizer o que...
Apesar do quadro parecer tao negro para nós, as coisas melhoram com o tempo. Está tudo na nossa cabeça. Analise uma coisa de cada vez. Hoje estou bem bem bem melhor. Estou super feliz com a minha Alice ainda na barriga, o dinheiro é curtinho mas recebi muita roupa para ela que eram de primas e amigas, aproveito as promos para fazer stock de fraldas. Assim que os enjoos passaram comecei a sentir-me outra pessoa. Arranjei a minha casinha. Comecei a comer melhor. Em relaçao aos meus pais, tento abster-me das confusoes deles para isso nao me entrar na cabeça. E ja nem tomo medicaçao para a ansiedade. A serio, vem tudo da nossa cabeça.
Aguente.se firme, eu garanto-lhe que essa fase vai passar. Analise uma situaçao de cada vez.
Desejo as melhoras para a sua mae, vai ver que é benigno sim! Trate do subsidio de emprego. Ah e eu so me senti "ligada" a minha filha quando a senti mexer a 1x. Por isso nao se recrimine. Isso vem com o tempo. Tem tambem a parte das hormonas que nos primeiros meses pioram tudo. Mas esta quase com 12 meses e a partir daí melhora. Procure juntar.se a grupos de mamas com o mesmo tempo que voce.
Desejo tudo tudo de bom. Qualquer coisa pode falar comigo inbox.
Um abracinho (dclpe o testamento :D)

mary vie -
Offline
Desde 16 Jan 2014

Tricotininha em primeiro lugar parabéns!
Na minha opinião que estive/estou com uma depressão na gravidez e vi as coisas muito mal paradas, deve ir de imediato pedir ajuda ao seu médico assistente.

Cada caso é um caso e ignorei tentei dar a volta até que tudo ruiu. Por isso fala o favor de não ter medos nem receios.

Hoje em dia podemos ser medicadas e os OB vigiam nos mais.

Em segundo lugar vá tratar do fundo de desemprego . E para ter tudo pronto com antecedência imprima já os doc do pre natal que só pode entregar depois da 13 semana., atenção tem que ter uma carta do médico assistente.

Depois sim pensa no resto mas resolva uma coisa de cada vez.
E se não resolver, pense que não a tricotininha que está mal mas sim os outros.

Se precisar de alguma coisa disponha.
Que corra tudo muito bem.
Ser mãe é maravilhoso e aos 40 deve ser super hiper mega fantástico, mágico e lindo. Pense assim.

Bjs enormes

Betamox -
Offline
Desde 03 Maio 2016

Bonito de se ver a onda de apoio a esta mãe que se encontra perdida.
Estes grupos são extremamente importantes.
Quero apenas deixar um grande beijinho a esta senhora que se encontra num momento frágil da sua vida e a todas vós que não ficaram indiferentes e vieram deixar uma palavra amiga.
Bem hajam.

SF2107 -
Offline
Desde 01 Fev 2012

Venho deixar um beijinho a esta menina/ senhora. É de facto preciso uma força superior para aguentar com certas situações na vida que teimam em surgir aos pares!!! Por algum motivo conseguiu tornar-se mãe agora, tudo se vai recompôr, confie, porque tem momentos em que nada faz sentido, e logo de seguida há sempre algo que nos mostra o sentido da vida Sorriso tudo de bom, dê notícias Beijinho

Sobre SF2107

Mamã de Princesa

danielabarao18 -
Offline
Desde 24 Ago 2013

Olá Tricotininha , antes de mais muitos parabéns.
Eu fiquei grávida pela 1º vez quando tinha 21 anos, não foi uma gravidez planeada , os meus pais são pessoas muito rígidas e foi uma fase muito mas muita má da minha vida. O pai do meu filho enganou-me e deixou-me grávida quando estava de 4 meses, mas quando soube da gravidez eu tentei logo abortar mas não consegui( passou do tempo) e ele mudou imenso, enfim , era preciso contar tudo , pois como digo a minha vida dava uma novela.
Eu tive uma gravidez de risco pois quando engravidei eu tomava a pilula e tomava anti depressivos, e de certeza que foi o que cortou o efeito da pilula.
Como eu te entendo apesar de termos idades diferentes ( tenho 29) , o pai do meu filho fugiu para o norte , eu fiquei desempregada , a minha relação com os meus pais foi horrível, tentei suicidar-me varias vezes com comprimidos ( e o meu anjo resistiu a tudo) , emagreci muito na gravidez, perdi todos os meus amigos , fiquei fechada em casa dos meus pais pois tinha vergonha , tinha nojo de mim por ter acreditado num monstro , colocava lençóis nas janelas para os vizinhos não me verem em casa , enfim mil e uma coisas horríveis.
Quando o Gabriel nasceu, "tudo mudou" , os meus pais aceitaram o meu filho e apoiaram-me em tudo, começaram a falar comigo e deixar a tristeza e a vergonha de parte , olharam para o neto como um filho e hoje em dia é a melhor coisa da vida deles. Eu aos poucos fui recompondo a minha vida, foi difícil , muito difícil , mas decidi fazer tudo pelo meu filho , viver para aquela coisa gordinha e linda que só apetecia estar o dia todo agarrada a ele. A vida dos meus pais foi muito complicada e quase que chegamos a perder a nossa casa. Durante 6 anos eu fui mãe solteira e durante os primeiros 4 anos eu estive sempre muito mal,sofri muito, chorava muito e a melhor maneira para acabar com a dor era mutilar-me , mas depois passou quando começei a namorar com o meu marido.
Quando o Gabi tinha um ano de idade ( agora tem 7) eu coloquei o pai dele em tribunal e até hoje eu ando ás voltas com o tribunal , só há 3 anos é que recebo pensão de alimentos e as coisas ainda não terminaram .
Bem , é muita coisa , mas o que quero dizer com isto tudo é que deves ter essa criança, deves viver só para ela , tens pais , tens família, agarra-te a eles , a vida por vezes trás coisas horríveis , mas depois tens sempre a recompensa , um dia tudo vai passar , um dia vais ver que tens uma criança linda , que consegues um emprego estável e uma pessoa que te ame a ti e ao teu filho/a e tudo volta a brilhar.
Eu tive 6 anos solteira, encontrei um rapaz que me ama e que ama muito o meu filho e acabamos por casar . Só posso dizer que é o homem mais maravilhoso do mundo , um grande pai para o Gabriel ,como costumo dizer ,não é pai de sangue mas sim pai de coração o melhor pai que ele podia ter Sorriso , tenho o meu emprego desde 1 ano de idade do meu filho, depois fiz um curso á noite relacionado com a minha profissão, consegui entrar agora na faculdade e soube á poucas semanas que vou voltar a ser mãe Sorriso , a minha vida está totalmente diferente e a tua vai acontecer o mesmo , é só uma fase muito má , mas tu consegues ( mãe solteira consegue tudo).
Em relação á outra parte, ele nunca veio ver o filho e a família dele também nunca se preocupou , aliás, só os pais e a irmã dele é que sabem que o Gabriel existe, o resto da familia dele não deve saber , nem os amigos sabem .... Mas não faz mal , o meu filho não precisa deles , só precisa de mim Sorriso
Tens 41 anos, encara a gravidez como uma bênção , vai ser o melhor da tua vida e não te vais arrepender , força, muita força , quando o bébe nascer vai ver que a vida deu o melhor que podias ter.
Um beijinho grande e qualquer coisa manda msg p.

AnaIndia -
Offline
Desde 10 Nov 2015

Olá querida, antes de mais parabéns pelo bebé e também pela iniciativa de vires aqui contar a tua história.
Actualmente também estou com uma depressão e estou a ser medicada com sertralina 50mg. Nos primeiros dias, senti de facto dores de cabeça, vomitos e pouco apetite. Hoje estou no 6º dia e deixei de ter sintomas. Espero não ter mais! Há quantos dias estás com a medicação? Podem ser só efeitos secundários iniciais...
Acho que deves começar a fazer psicoterapia. Eu estou a fazer e considero muito, muito importante!!!!
Vais ter direito ao subsídio de desemprego, certo?
Deseo-te tudo de bom, vais ver que esse bebé vai ser uma benção!

Sobre AnaIndia

www.omundodaindia.blogspot.com

A minha filha é a minha vida.

Yara FS -
Offline
Desde 09 Maio 2016

Ola querida, venho tambem prestar o meu apoio e mandar as minhas energias positivas... ja esta a ser acompanhada pelo psiquiatra? 9 semanas ainda está no começo, pelo menos eu demorei muitas semanas a encaixar tudo na cabeça e a começar a ficar realmente feliz... Tambem tenho um historico de medicação, procure falar com o medico para mudar se nao esta a se sentir bem com esta medicação, ou até mude de médico... Eu ja li muito a respeito dos casos em que é necessário tomar remedios controlados na gravidez e nao encontrei nenhuma verdadeira prova de que fazem mal nesses casos verdadeiros de depressão/ansiedade, desde que é claro seja sempre acompanhado pelo psiquiatra e pelo obstetra. FORÇA!

FranciscaS -
Offline
Desde 13 Jan 2008

danielabarao18 escreveu:
Olá Tricotininha , antes de mais muitos parabéns.
Eu fiquei grávida pela 1º vez quando tinha 21 anos, não foi uma gravidez planeada , os meus pais são pessoas muito rígidas e foi uma fase muito mas muita má da minha vida. O pai do meu filho enganou-me e deixou-me grávida quando estava de 4 meses, mas quando soube da gravidez eu tentei logo abortar mas não consegui( passou do tempo) e ele mudou imenso, enfim , era preciso contar tudo , pois como digo a minha vida dava uma novela.
Eu tive uma gravidez de risco pois quando engravidei eu tomava a pilula e tomava anti depressivos, e de certeza que foi o que cortou o efeito da pilula.
Como eu te entendo apesar de termos idades diferentes ( tenho 29) , o pai do meu filho fugiu para o norte , eu fiquei desempregada , a minha relação com os meus pais foi horrível, tentei suicidar-me varias vezes com comprimidos ( e o meu anjo resistiu a tudo) , emagreci muito na gravidez, perdi todos os meus amigos , fiquei fechada em casa dos meus pais pois tinha vergonha , tinha nojo de mim por ter acreditado num monstro , colocava lençóis nas janelas para os vizinhos não me verem em casa , enfim mil e uma coisas horríveis.
Quando o Gabriel nasceu, "tudo mudou" , os meus pais aceitaram o meu filho e apoiaram-me em tudo, começaram a falar comigo e deixar a tristeza e a vergonha de parte , olharam para o neto como um filho e hoje em dia é a melhor coisa da vida deles. Eu aos poucos fui recompondo a minha vida, foi difícil , muito difícil , mas decidi fazer tudo pelo meu filho , viver para aquela coisa gordinha e linda que só apetecia estar o dia todo agarrada a ele. A vida dos meus pais foi muito complicada e quase que chegamos a perder a nossa casa. Durante 6 anos eu fui mãe solteira e durante os primeiros 4 anos eu estive sempre muito mal,sofri muito, chorava muito e a melhor maneira para acabar com a dor era mutilar-me , mas depois passou quando começei a namorar com o meu marido.
Quando o Gabi tinha um ano de idade ( agora tem 7) eu coloquei o pai dele em tribunal e até hoje eu ando ás voltas com o tribunal , só há 3 anos é que recebo pensão de alimentos e as coisas ainda não terminaram .
Bem , é muita coisa , mas o que quero dizer com isto tudo é que deves ter essa criança, deves viver só para ela , tens pais , tens família, agarra-te a eles , a vida por vezes trás coisas horríveis , mas depois tens sempre a recompensa , um dia tudo vai passar , um dia vais ver que tens uma criança linda , que consegues um emprego estável e uma pessoa que te ame a ti e ao teu filho/a e tudo volta a brilhar.
Eu tive 6 anos solteira, encontrei um rapaz que me ama e que ama muito o meu filho e acabamos por casar . Só posso dizer que é o homem mais maravilhoso do mundo , um grande pai para o Gabriel ,como costumo dizer ,não é pai de sangue mas sim pai de coração o melhor pai que ele podia ter , tenho o meu emprego desde 1 ano de idade do meu filho, depois fiz um curso á noite relacionado com a minha profissão, consegui entrar agora na faculdade e soube á poucas semanas que vou voltar a ser mãe , a minha vida está totalmente diferente e a tua vai acontecer o mesmo , é só uma fase muito má , mas tu consegues ( mãe solteira consegue tudo).
Em relação á outra parte, ele nunca veio ver o filho e a família dele também nunca se preocupou , aliás, só os pais e a irmã dele é que sabem que o Gabriel existe, o resto da familia dele não deve saber , nem os amigos sabem .... Mas não faz mal , o meu filho não precisa deles , só precisa de mim Sorriso
Tens 41 anos, encara a gravidez como uma bênção , vai ser o melhor da tua vida e não te vais arrepender , força, muita força , quando o bébe nascer vai ver que a vida deu o melhor que podias ter.
Um beijinho grande e qualquer coisa manda msg p.

Caramba! Acabei de ler o seu testemunho e estou aqui com os olhos cheios de lágrimas! Que mulher coragem! A vida encarregou-se de lhe trazer um HOMEM (sim, porque homens com H grande há poucos) que gosta do seu filhote e a Daniela parece ter encontrado um novo rumo que parece promissor.
Tudo a correr bem e fico mt feliz que assim seja.

Beijinho

14/07/2016: POSITIVO!!! Sorriso DPP: 19/03/2017
29/07/2016: Vi o teu coração pela primeira vez.<3
02/11/2016: 20+1s - Vem aí um menino! Espertalhão
29/03/2017: o Duarte nasceu às 09:06 e o meu coração quase explodiu de felicidade! 💙
***
16/03/2019: Supresa! Vem aí mais um bebé! DPP 19/11/2019

Nádia18 -
Offline
Desde 01 Jan 2010

Mama deixo aqui o link do que se passou comigo:

http://demaeparamae.pt/forum/minha-historia-35

Tambem tive uma depressao durante e depois da gravidez. Foi uma fase muito negra onde não sentia qualquer tipo de ligação com a minha filha!
Felizmente, mais de 1 ano depois, consegui sair da depressão sozinha. Tive sorte pois na altura nao falei com ninguem. Aprendi a viver um dia de cada vez e nao deixar que os problemas me afectem tanto.
Na minha opiniao, mais importante do que tomar medicamentos, é falar com alguem! Quando estamos a ser consumidos pelos nossos problemas nao conseguimos ver as coisas com a clareza que alguem de fora consegue.

Pense que tudo se vai resolver! Tudo vai ficar bem!

Hoje estou gravida novamente e é a melhor sensação do mundo! Estou feliz!

Acredite que tudo ira correr bem! Pense positivo! Agarre-se as coisas boas!

Um beijinho grande Piscar o olho Sorriso

Tricotininha -
Offline
Desde 29 Ago 2014

Olá a todas, obrigada pelas vossas palavras e pelos vossos testemunhos.
A sertralina já está a ajudar bastante, sinto-me muito mais estabilizada, os efeitos secundários já não se fazem sentir e já consigo comer.
É uma nova fase.
obrigada e felicidades a todas.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?