Depressão na gravidez | De Mãe para Mãe

Depressão na gravidez

Responda
6 mensagens
bel_mendes -
Offline
Desde 12 Out 2007

Olá a todas

Criei este tópico para saber se alguma de vocês está a passar a mesma situação que eu.
Estou grávida de 26 semanas e desde à uns dias para cá entrei em crise depressiva. Já tive várias crises depressivas ao longo da vida mas tenho andado controlada. Agora ando muito em baixo outra vez e quem sofre deste distúrbio como eu sabe a angústia que se sofre quando estamos no pico das crises. Será as hormonas alteram de tal forma que nos vamos emocionalmente abaixo? É já reforcei a medicação e continuo com as crises de pânico e desespero... alguma das futuras mamãs passou ou está a passar o mesmo que eu durante a gravidez?
O que têm feito para melhorar?

Beijinhos

VitaminaABC -
Offline
Desde 29 Out 2016

Ola Bel-Mendes...no outro dia sentia me tao em baixo, sem que nada de especial ou de verdadeiramente importante tivesse acontecido...andava de tal forma desanimada que nem apetite tinha, claro alimentei me normalmente a empurrar mas foi um dia para esquecer. Fiquei preocupada a pensar se nao tivesse na iminência de uma depressão e sentia me tao mal por isso, sentia me culpada por estar a magoar meu bebe e pior fiquei. Na verdade, no final nao lhe chamaria depressao, graças a Deus nao passou de um dia mau e no dia seguinte ja estava mais animada...normal. Se sentes isso todos os dias, entendo o teu sufoco e desespero e queria te deixar um abraço apertadinho porque e uma sensaçao de nos tirar o ar. Fala com teu médico, talvez precises de um ajuste na medicação e fica resolvido. Tudo a correr bem mama e muita força

bel_mendes -
Offline
Desde 12 Out 2007

Olá
Obrigada pela força...
Já ajustei a medicação mas está difícil de passar. E não posso tomar mais do que já estou a tomar... Estou tão desesperada à espera que tudo se componha mas não está fácil..

VitaminaABC -
Offline
Desde 29 Out 2016

Talvez a medicação nao seja a mais indicada, dado que nao esta a suscitar efeito...nao deixe de falar com o seu médico. Poderia dizer para tentar abstrair a mente e pensar positivo mas isso é um clichê...as melhoras!

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Tem apoio psicológico? Penso que seria uma grande ajuda (parto do princípio que é medicada por um psiquiatra) . O exercício também é fundamental na depressão, vá nadar ou caminhar num parque. Sobretudo não se isole e procure atividades que a distraiam.

Ceridwen -
Offline
Desde 14 Set 2009

Olá,

Eu estou grávida e vivo com depressão já há uns anos. Estava a ser acompanhada há um ano e meio quando tive que parar porque o meu marido arranjou trabalho noutra cidade e tivemos que mudar. Mudei-me em Fevereiro e a mudança está a ser muito difícil, fui outra vez abaixo, fiquei pior do que alguma vez estive. A minha médica não conseguiu pedir transferência para a cidade onde estamos agora a viver, é assim que o sistema nacional de saúde funciona. Para além disso desde as seis semanas que estou a tentar conseguir uma consulta materna sem êxito. Por insistência minha consegui que uma médica me passasse as credenciais para fazer a eco de primeiro trimestre e as análises, mas disse-me que não faria a consulta. Aqui quem não tem médico de família tem direito a consulta de saúde materna um único dia do mês marcado pela médica, ora num mês porque já foi ontem, no mês seguinte porque a médica está de greve e por ai fora... Ah e ainda me foi dito pela administrativa que se não houvesse vaga iria ter que fazer a eco no privado e pagar, enquanto que as grávidas que têm médico de família são encaminhadas para o hospital. Enfim, as dificuldades têm sido muitas, de todos os lados, estou sozinha, não conheço aqui nada nem ninguém e cada vez me sinto a afundar mais. Peço desculpa pelo desabafo e espero que esteja a correr tudo bem e que tenha melhorado.