demasiada agitação-excesso energia | De Mãe para Mãe

demasiada agitação-excesso energia

Responda
7 mensagens
speedymami -
Offline
Desde 07 Set 2010

tenho 2 meninos de 5anos, eles sempre foram muito mexidos, nunca de durmir muito. eu sempre falei aos médicos nas consultas de rotina da"falta de sono",nunca estarem cansados,nunca estarem sentados a brincar,sempre a correr,saltar,mandar coisas ao ar, mesmo tipo fio elétrico ligado,mesmo de noite o sono muito agitado e poucas horas. A educadora queixa se diariamente que não param quietos,que ate se conseguem concentrar se para isso pararem quietos... os médicos desvalorizam e não há dinheiro para procurar respostas no privado... ja falei em hiperactividade ou algo assim,pois não param... que faço?como conseguir que estejam 5minutos a ver tv,pintar ou fazer um puzzle??? sinto me completamente eagotada com este excesso de energia!Não resulta castigar nem em casa nem escola pq não param mesmo quietos!

XanaCD -
Offline
Desde 13 Jan 2013

Eu sei pouco sobre o assunto mas se com 5 anos não conseguem estar uns minutos quietos a fazer uma actividade mais calma parece-me q há aí qq problema.. E tb já deviam dormir bem.
Quanto tempo no máximo ficam quietos a ver tv? Dizes q não mais q 5 minutos?
A educadora está habituada como sabemos a lidar com crianças, se ela se queixa..
Tenho uma amiga q tem 2 filhos com 4 anos e um deles tb é assim, não pára na escola e em casa. Na escola queixam-se dele por perturbar e parece q já foi mesmo diagnosticado com um distúrbio desses de defice de atenção.
Que médicos são esses p desvalorizar? Médico de família do centro de saúde? Pediatra privado?

Luabranca -
Offline
Desde 09 Ago 2009

Cuidado com diagnósticos desses. Eu acho normal andarem aos saltos e a correr. São crianças e têm imenso tempo para se sentar e estarem quietos. Sinceramente? O melhor é deixarem-nos queimar energias, cansarem-se á vontade.

Sobre Luabranca

Bjs

anazxc -
Offline
Desde 19 Maio 2011

Eu acho que pode haver um problema assim como podem apenas ser crianças mais enérgicas.
Eles conseguem concentrar-se para realizar as tarefas em sala de aula?
Com 5 anos realmente já deveriam ser capazes de realizarem algumas actividades em sala de aula.
Repara que daqui a poucos meses, quando entrarem para o 1º ano, terão que estar todo o dia sentados e atentos à matéria dada.
Por outro lado, podem apenas ser crianças com muita energia mas na escola estão concentradas e apreendem o necessário.
Porque não pões novamente essas dúvidas ao médico que os segue, inclusivé mencionares a preocupação da educadora com o comportamento na sala.

sofialopes78 -
Offline
Desde 12 Jun 2012

Pah, eu acho perfeitamente normal, saudável e desejável que uma criança de 5 anos "não pare quieta"... e digo-te mais: AINDA BEM que não fica 5 minutos defronte da televisão que não lhe faz falta nenhuma (diria mesmo que aquela velocidade de cores imagens e sons é que os excita no mau sentido).
E penso que não será por acaso que a escolaridade obrigatória está instituída iniciar-se aos 6anos, se calhar só por volta dessa idade é que as crianças COMEÇAM a ter a maturidade necessária para estarem sentadas a uma secretária concentradas durante algum tempo seguido. Não sei, digo eu... :-\

Amamentar não é uma escolha da mãe, mas um direito do bebé

Arwen26 -
Offline
Desde 26 Jun 2013

olá,
A minha opinião é que hoje em dia não se chega a meio termo: Se são muito quietos é mau ou nem sequer ligam, se são muito mexidos são hiperativos...
Na nossa altura passávamos o dia a brincar na rua a correr de um lado para o outro, e ninguém se preocupava com hiperatividade, alís o conceito nem sequer existia.
Lembro-me de brincar a brincadeiras que os miúdos de hoje em dia não fazem a mínima ideia de existirem.
Nos dias de hoje é pô-los em frente ao tv, computador, tablets, telemoveis.... Isto é que eu não acho nada bem.

O meu sobrinho também era assim, não parava quieto, não tomava atenção a nada, não conseguia ver um episodio de desenhos animados até ao fim, filmes inteiros então não via quase nada, pois para ele era aborrecido.
Aos 6 anos entrou para a primária, ao principio foi complicado, pois distraía-se com qualquer coisa até que entrou nos eixos.
Dá-lhes tempo, vão ficar quietos mais para a frente.

Beyonce -
Offline
Desde 11 Dez 2008

Arwen 26, concordo com o que muitas meninas aqui disseram: cuidado com diagnosticos de Hiperactividade ou Defice de atençao.
As crianças têm a sua propria personalidade: existem as mais calmas e as que têm mais energia sem que isso seja considerado um problema.

Os medicos que te diagnosticarem isso, certamente vao aconselhar te a medicar os teus meninos, com a desculpa de que vai ser bom para eles. Nao deixes! Isso so lhes faz mal!!

No meu tempo nao havia diagnosticos de Defices de Atençao nem de hiperactividade ou coisas do gènero. E là viviamos. A diferença è que tinhamos mais liberdade para brincarmos na rua e gastarmos as nossas energias.

Começa por lhe dar um pequeno almoço mais rico em frutas, paozinho integral e outro tipo de cereais que nao os que se vendem nos supermercados ( eu sei, imagino que seja dificil os miudos desabituarem-se dessas coisas)pois contêm muitos açucares e se eles ja sao mexidos, nao precisam dessa dose extra de energia Sorriso

De resto... deixa os brincar e pular à vontade. Quando estiverem cansados param. E paciencia, claro... sem ela nada se faz.

Beijinhos e que tudo corra pelo melhor

Sobre Beyonce

Positivo a 14.09.2012
Muito feliz à espera do meu primeiro bèbecas!!!

Segunda estrelinha a caminho: Positivo a 14.09.2014