Deficiente Grávida querem tirar-lhe o bebé ajuda | De Mãe para Mãe

Deficiente Grávida querem tirar-lhe o bebé ajuda

Responda
38 mensagens
hel890 -
Offline
Desde 24 Ago 2010

Olá mamãs,
Hoje veio uma avó muito aflita, pedir-me ajuda e eu não sei como a posso ajudar, nem sei por onde começar. A situação é a seguinte:
Esta senhora que mora na minha rua, tem uma nora que é deficiente motora ( anda em cadeira de rodas ), a nora desta senhora está grávida e quando foi à consulta com a médica de família, esta disse-lhe que quando a criança nasce-se que seria entregue a um casal para adoção, porque a rapariga é deficiente e segundo a médica não tem condições para criar uma criança. Esta rapariga faz tudo em casa sozinha, e o marido trabalha tem o seu ordenado e a sogra ajuda em tudo o que pode, embora eles vivam sozinhos a sogra vai muitas vezes auxiliar no que precisam. Qual não foi o espanto desta senhora quando lhe disseram que lhe querem tirar a neta que ainda nem nasceu, apenas porque a rapariga é deficiente!!!
Embora viva sozinha com o marido tem o apoio da família da parte do marido, não é uma casa rica, mas é limpinha e acolhedora.
O que precisava saber, é o que esta avó precisa de fazer para evitar que tirem a neta ao filho, ou onde pode pedir auxilio.
Será que não existe leis neste país que proteja os deficientes nestas situações?
Gostava mesmo de conseguir ajudar, são pessoas humildes, mas muito respeitadoras e trabalhadoras.
Corta-me o coração ver esta senhora, desesperada a chorar a pedir auxilio.
Quem souber como posso ajudar esta senhora que me diga.
Obrigado.

Sapgs -
Offline
Desde 09 Jan 2016

Peço desculpa mas em Portugal as coisas nao funcionam assim é completamente descabido.

ClaudiaFVentura -
Offline
Desde 21 Out 2012

Eu adorava ajudar não percebo muito das leis nessa questão mas acho tudo isso uma idiotice...acho que não podem fazer isso dessa forma anda tudo louco...força para essa família lutem ate ao fim

Ana Tatana -
Offline
Desde 23 Out 2014

Boa tarde.
Por norma um filho só pode ser retirado aos pais caso se verifique um perigo concreto para a criança. Essas situações são objecto de avaliação e acompanhamento através da segurança social e comissão de protecção de menores. Se a situação é tal qual descreve não haverá razões para que tal aconteça.

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

Isto é impossível de acontecer da forma como está relatado. Não é uma médica que decide ou deixa de decidir se a criança é retirada aos pais.
As crianças que são retiradas aos pais, geralmente são retiradas por abusos, maus tratos ou negligência, algo que não se comprova apenas porque a mãe é deficiente motora. E quem decide é o Ministério Público, depois de "n" relatórios de assistentes sociais, médicos, etc...
Algo está muito mal contado nesta história.

Sheepelgirl -
Offline
Desde 01 Mar 2016

Por vezes as pessoas interpretam mal o que ouvem. A ser verdade o que foi dito duas hipóteses:

Ou a nora entendeu mal o que foi dito
Ou fazem queixa da médica

Na verdade duvido da veracidade disto, as coisas não funcionam de todo como foi falado, mas pronto...

2016 - AMH 0,7/2018 - AMH 0,45
2016/ICSI (-): 1 embrião 3D/4 células
2017/02 - GN - GQ (a esperança deste positivo!)/2017/ICSI – 2ª GQ: 1 embrião 3D/5 células
2019/01 - lista de espera OVODOAÇÃO
2019/03 - GN - 1º BETA 716 - 2º BETA 774 - não evoluiu Triste
A luta pelo nosso sonho continua! <3

Desde 13 Set 2012

Olá...

Vivemos num país democrático e cada um tem direito a ter a sua opinião sobre tudo. A médica de família o que fez foi emitir a sua opinião, uma opinião que carece de fundamento, e que, caso esse fundamento n exista, a opinião dessa médica fica como tantas outras, apenas no role de opiniões.

quer saber, deficiente eu também sou; no caso sou cega total mas podia ser qualquer outra coisa. Nunca ninguém sequer colocou a hipótese de me considerar inapta para a maternidade, até porque isso levantaria uma série de outras questões. se sou inapta para ser mãe, também o deveria ser para trabalhar e cuidar de mim e da minha família. tenho 2 filhos, uma já com 13 anos e o menino com 4.

As pessoas com diferenças não são consideradas incapazes nem lhes é roubado o direito à sua autodeterminação; tão pouco são destituídas dos seus direitos de cidadania.

A menos que se trate de alguém mentalmente diminuído e a quem, reconhecidamente e conprovadamente, não tenha capacidade para cuidar de si próprio, não há nada na Lei que possa retirar um filho a uma mulher que apenas tem uma deficiência física. Além do mais, essa mulher é casada, o marido parece usufruir de perfeita saúde e, para além de tudo, têm apoio familiar. Olhe, se fosse assim, havia muitas crianças para serem retiradas às famíliaa.

No meu caso, somos ambos cegos. O médico de família ficou bem feliz com a minha gravidez e o médico particular também. Nenhum deles alguma vez questionou a minha capacidade para cuidar dos meus filhos, nem é isso que se pretende de um médico.

Entretanto, vou enviar-lhe msg privada porque há uma questão que talvez possa contribuir para ajudar essa sua amiga.

Tudo de bom

SMSantos

hel890 -
Offline
Desde 24 Ago 2010

Obrigada pelos v/ comentários.
Eu amanhã vou com a senhora ao Centro de Saúde falar com a médica para saber ao certo o que se está a passar.
É que não consegui ficar indiferente ao desespero desta senhora.
Se isto for realmente verdade tenho de pedir apoio junto da linha de apoio ao deficiente.
É que neste país há tantas situações caricatas que eu já duvido de tudo e de todos.
Vou tentar de alguma forma ajudar esta senhora.
Não é justo tal coisa, já não chega as pessoas deficientes não terem apoio quase nenhum e ainda por cima tentarem fazer uma coisa destas.

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Tal como foi dito isso não pode ser assim
Ainda no ano passado, nasceu uma bébé, de uma rapariga que eu conheço que nem o pescoço mexe, não há pai da criança ( não assumiu e fugiu) e a menina está ótima a viver com a mãe e a avó

flor_de_rosa -
Offline
Desde 18 Mar 2010

Tenho uma amiga em cadeira de rodas com deformação ossea. Foi mãe, nunca ninguem lhe retirou a filha nem tão pouco foi feita qualquer avaliação da capacidade dela. Essa medica precisa de uma queixa apresentada no livros do de reclamações do centro de saude e na ordem dos medicos.

25 de Outubro de 2005 nasceu o joao pedro começa o encanto e a felicidade bateu a porta outra vez a 5 de outobro 2010 quando nasceu a rozinha....
sou a afilhada mais babada do mundo, Celokinha é uma madrinha linda
tenho as afilhadas mais fofa do mundo... sofia.miguel e a marisa1989

Marlene Pires A... -
Offline
Desde 23 Set 2016

Penso que a médica não deveria andar com esse tipo de discurso, até porque não é assistente social... Depois diz o que vos disse a médica!

Ariel Ab

Ana Ruca -
Offline
Desde 28 Ago 2017

É um equívoco concerteza ,tive uns vizinhos que eram invisuais,ela de cadeira de rodas,e tiveram vários filhos..

hel890 -
Offline
Desde 24 Ago 2010

Olá a todas de novo,
Efetivamente já consegui chegar à fala com a médica, o que acontece é que a maternidade em Coimbra que a anda a acompanhar, recebeu um pedido de desconhecidos para adotar esta criança. Isto é incrível... a criança ainda nem nasceu e já a querem tirar!!!
Como tal as senhoras da segurança social andam a " rondar ", para saber se de algum modo conseguem levar avante esta adoção.
Só neste país!!! no entanto, como esta rapariga tem apoio comprovado da família e do marido, se a avó ficar responsável, pode ser que o pedido de adoção seja recusado.
Fico indignada com estas situações que nem adjectivos têm...
Tantas crianças nas instituições a precisarem de uma família, é preciso um casal querer tirar um filho a uma deficiente que tem família e que foi vitima de um acidente de viação e que já sofreu bastante por ter ficado nesta situação... É coisa que se tente fazer a uma pessoa?!!!
Todos nós somos seres humanos, temos de ter mais respeito pelos deficientes deste país.
Desculpem o desabafo, mas isto revolta-me.
Se querem adotar adotem crianças que estão em instituições, estes meninos e meninas apenas querem uma família que não têm, deixem em paz as crianças que têm família.

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Realmente, se a história for assim, a médica está a abusar e muito. Além de não ter poder nenhum para retirar seja quem for a ninguém, também não tem nada que dizer que vai ser entregue a um casal e não sei quê. Uma rapariga estar em cadeira de rodas não é motivo nenhum para lhe retirarem um bebé. E além da mãe ter direitos, o pai também tem. Isso seria um caso grave de discriminação e iria contra a constituição portuguesa.
O que é que a médica poderia fazer? Sinalizar o caso na segurança social. E que motivo iria dar? Deficiência motora? Ia fazer figura triste, essa médica.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Essa história não tem pés nem cabeça. A adoção direta é proibida por lei, nenhum casal pode dizer "eu quero adotar aquele bebé específico". Nem a maternidade recebe pedidos de adoção, nem as técnicas da seg. social podem fazer seja o que for se o casal não for sinalizado. Ou a médica não disse nada disso ou está com delírios e tem de ser denunciada.

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Mas estão malucos? Escolhem uma grávida e começam a rondar para lhe tirar o bebé?! De uma família que quer o filho e tem condições para o ter? Isto agora roubam-se bebés?!
Mas porque é que a avó tem de ficar responsável? E o pai não tem direitos? E a mãe não tem direitos? Mesmo que estivesse sozinha, sem marido nem família, estar numa cadeira de rodas não dava direito a ninguém de lhe tirarem um filho! Se consegue tratar de si própria (mesmo que tenha algumas limitações), também consegue tratar de um bebé.
É discriminação e anti-constitucional. E ainda acham que podem passar por cima do pai - ou por ser homem também não pode cuidar de uma criança (nova discriminação)?

mamagemelar -
Offline
Desde 29 Ago 2011

isto nao pode ser verdade.... no maximo o que pode estar a acontecer é ter sido referenciada para ser acompanhada por assistentes sociais para garantirem que a familia consegue tratar da crianca. ninguem pode escolher uma crianca ao acaso quanto mais desconhecidos....????? isto é historia....

Fez se luz no meu coracao a 22\11\2010... Rafaela as 00h10m e Fábio as 00h13m..Minhas vidas!!! Amo vos mto mto Afilhada e Madrinha babada da mnh kerida TWINMUMMY!!!mais uma madrinha e afilhada 5* SUSANA CORVOS mais uma afilhada linda. Sara78_98 . madrinha e afilhada da APIPAS querida!!!

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Se fizerem isso chamar-se-á rapto

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

Continuo a dizer que a história está mal contada. A adopção em Portugal não se processa assim. Mesmo as crianças retiradas aos pais não são dadas para adopção se existirem visitas por parte dos pais nas instituições onde ficam. Muito menos um casal pode escolher uma mulher grávida para decidir que lhe vai ficar com o filho, é que nem que a grávida concordasse... isso funciona assim na América, cá não.

RH -
Offline
Desde 29 Abr 2013

Esta história não tem pés nem cabeça.
Em Portugal as adopções não funcionam assim e duvido muito que alguma assistente social se comportasse dessa forma, até porque existe um núcleo de adopções nos respectivos centros da Segurança Social para tratar dos processos e nao acredito que uma situação dessas fosse sequer permitida pelos diretores competentes.
Isto está mais para novela mexicana do que para realidade.

Sobre RH

Treinos desde 2014
14 de abril de 2015 encaminhamento para consultas de infertilidade CHMA
1ª consulta 18 de Agosto -2ª 28 de Janeiro
Outubro 2018 cirurgia endometriose profunda hospital da Luz e desobstrução das trompas- fev 2023 aborto espontâneo

micaela lourenco -
Offline
Desde 31 Dez 2015

hel890 escreveu:
Olá a todas de novo,
Efetivamente já consegui chegar à fala com a médica, o que acontece é que a maternidade em Coimbra que a anda a acompanhar, recebeu um pedido de desconhecidos para adotar esta criança. Isto é incrível... a criança ainda nem nasceu e já a querem tirar!!!
Como tal as senhoras da segurança social andam a " rondar ", para saber se de algum modo conseguem levar avante esta adoção.
Só neste país!!! no entanto, como esta rapariga tem apoio comprovado da família e do marido, se a avó ficar responsável, pode ser que o pedido de adoção seja recusado.
Fico indignada com estas situações que nem adjectivos têm...
Tantas crianças nas instituições a precisarem de uma família, é preciso um casal querer tirar um filho a uma deficiente que tem família e que foi vitima de um acidente de viação e que já sofreu bastante por ter ficado nesta situação... É coisa que se tente fazer a uma pessoa?!!!
Todos nós somos seres humanos, temos de ter mais respeito pelos deficientes deste país.
Desculpem o desabafo, mas isto revolta-me.
Se querem adotar adotem crianças que estão em instituições, estes meninos e meninas apenas querem uma família que não têm, deixem em paz as crianças que têm família.

Muito estranho a sua história,para não dizer ridicula! Pois iam mesmo dizer-lhe a si (que nem é familiar) que a criança ainda não nasceu e já vai ser adotada deve ser!
Não acredito que seja assim e que não ..
Muito mau a senhora tar a criar este tipo de tópico porque como você fala não é verdade ..

sinceramente!

1°iiu 8/3/2017
20/3/2017 POSITIVO
1º eco+consulta 13 Abril
próxima eco 19/8/2017

Sapgs -
Offline
Desde 09 Jan 2016

Se as listas de espera em Portugal para adoção de bebes têm 6 anos de espera se nao estou em erro como é que um casal vai a uma maternidade escolher uma criança para adotar? Alguém anda a ver telenovelas ou filmes a mais.

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Sim, não me parece de todo verdade
Até porque as 17h ia falar com a médica amanhã e as 18h já tinha falado?!?!?!
Se for realmente mentira é mais uma que se diverte a vir para aqui inventar

mamagemelar -
Offline
Desde 29 Ago 2011

é... isto anda mortinho.... ja se percebeu! :-C

Fez se luz no meu coracao a 22\11\2010... Rafaela as 00h10m e Fábio as 00h13m..Minhas vidas!!! Amo vos mto mto Afilhada e Madrinha babada da mnh kerida TWINMUMMY!!!mais uma madrinha e afilhada 5* SUSANA CORVOS mais uma afilhada linda. Sara78_98 . madrinha e afilhada da APIPAS querida!!!

mama4ever -
Offline
Desde 29 Jul 2013

Lool há cada maluco

Desde 13 Set 2012

Bom dia....

Bom, realmente isto parece um bocado rebuscado...

realmente, antes cega do que doidinha de todo. Pelo menos eu não me lembro de fazer figuras destas nem sequer virtualmente!

se n servir para mais nada, então divirtam-se com isto! E eu que nunca mais aprendo ainda fui mandar msg privada com umas informações muito muito relevantes para alguém com diferenças e na posse de documento comprovativo, no caso atestado de incapacidade multiusos.

beijinhos e tudo de bom para todas

SMSantos

Soph_713 -
Offline
Desde 25 Mar 2015

Deixa-me adivinhar: daqui a nada faz um peditório para a sr.a deficiente ficar com o bebé A pensar

Temos que ter espírito crítico e não "emprenhar pelos ouvidos".

A médica diz que a criança vai ser retirada logo que nasça?
A maternidade recebe candidatura para adpção?
As assistentes sociais andam a rondar?

WTF?

Nada aqui faz sentido.

Sheepelgirl -
Offline
Desde 01 Mar 2016

micaela lourenco escreveu:

hel890 escreveu:Olá a todas de novo,
Efetivamente já consegui chegar à fala com a médica, o que acontece é que a maternidade em Coimbra que a anda a acompanhar, recebeu um pedido de desconhecidos para adotar esta criança. Isto é incrível... a criança ainda nem nasceu e já a querem tirar!!!
Como tal as senhoras da segurança social andam a " rondar ", para saber se de algum modo conseguem levar avante esta adoção.
Só neste país!!! no entanto, como esta rapariga tem apoio comprovado da família e do marido, se a avó ficar responsável, pode ser que o pedido de adoção seja recusado.
Fico indignada com estas situações que nem adjectivos têm...
Tantas crianças nas instituições a precisarem de uma família, é preciso um casal querer tirar um filho a uma deficiente que tem família e que foi vitima de um acidente de viação e que já sofreu bastante por ter ficado nesta situação... É coisa que se tente fazer a uma pessoa?!!!
Todos nós somos seres humanos, temos de ter mais respeito pelos deficientes deste país.
Desculpem o desabafo, mas isto revolta-me.
Se querem adotar adotem crianças que estão em instituições, estes meninos e meninas apenas querem uma família que não têm, deixem em paz as crianças que têm família.

Muito estranho a sua história,para não dizer ridicula! Pois iam mesmo dizer-lhe a si (que nem é familiar) que a criança ainda não nasceu e já vai ser adotada deve ser!
Não acredito que seja assim e que não ..
Muito mau a senhora tar a criar este tipo de tópico porque como você fala não é verdade ..
sinceramente!

Concordo plenamente!

2016 - AMH 0,7/2018 - AMH 0,45
2016/ICSI (-): 1 embrião 3D/4 células
2017/02 - GN - GQ (a esperança deste positivo!)/2017/ICSI – 2ª GQ: 1 embrião 3D/5 células
2019/01 - lista de espera OVODOAÇÃO
2019/03 - GN - 1º BETA 716 - 2º BETA 774 - não evoluiu Triste
A luta pelo nosso sonho continua! <3

rosafrmar -
Offline
Desde 19 Jul 2012

Sónia Maria Santos escreveu:
Bom dia....
Bom, realmente isto parece um bocado rebuscado...
realmente, antes cega do que doidinha de todo. Pelo menos eu não me lembro de fazer figuras destas nem sequer virtualmente!
se n servir para mais nada, então divirtam-se com isto! E eu que nunca mais aprendo ainda fui mandar msg privada com umas informações muito muito relevantes para alguém com diferenças e na posse de documento comprovativo, no caso atestado de incapacidade multiusos.
beijinhos e tudo de bom para todas

Mamã Sónia, mas você é uma pessoa saudável, sempre com bons conselhos e ponderada, das pessoas que eu mais admiro aqui no fórum e na sua boa fé só queria ajudar, isto é mesmo gente doida.
O problema disto é que podem acontecer casos reais e as forenses pensam logo que poderá ser mais uma doida.
Enfim, temos que acreditar nas pessoas do costume e tentar fazer um filtro.

Sobre rosafrmar

Rosamar

Mais uma mamã babada...

LSL -
Offline
Desde 28 Out 2010

Esta história é rocambolesca, não tem pés nem cabeça e a pessoa em questão nem se deu ao trabalho de encobrir bem a coisa.

Ha muita coisa de errado no mundo da adopção, assistentes sociais, relatórios manhosos, instituições e tudo o que diz respeito a tirar bebés a famílias mas, nunca na vida uma família poderia ir fazer uma pedido de adopção de uma criança em específico a uma maternidade e as técnicas da segurança social diziam sim sra!! Mas está doida? Logo mais, ninguém podia ficar grávida não vá alguém resolver escolher o meus filho por nascer.

Mas pronto! O que mais me chateia é que vêm aqui pessoas reais, com histórias reais e problemas reais e que vão ser recebidos com sete pedras na mão e desconfiança por causa de novelas destas.

Este fórum que pode ser muito interessante corre o risco de daqui a pouco ter apenas tópicos do género “será que estou grávida”! Tristeza!

hel890 -
Offline
Desde 24 Ago 2010

Agradeço todos os comentários,
Acredito que há certas coisas que não dá para acreditar, mas toda esta situação é a mais pura verdade, a senhora em causa mesmo com grandes dificuldades económicas teve de contratar uma advogada para impedir que levem a neta para uma instituição, eu que também não vivo muito desafogada, estou a custear parte da despesa com a advogada, porque isto deixa-me revoltada, uma vez que as assistentes sociais alegam que a casa onde vive a mãe da criança é pequena e não reúne condições para ter uma criança, mas tem condições para ter uma deficiente motora. Ser casa pobre na minha opinião não é impeditivo de se criar uma criança, a segurança social que paga casas a muita gente que não quer trabalhar, podia perfeitamente ajudar esta família encontrando uma casa adequada para esta família. Mas a melhor solução encontrada é colocar a criança numa instituição. A pergunta fica é melhor colocar esta criança numa instituição ou ajudar esta família a criar condições para ter esta criança, eles não pedem dinheiro, apenas uma casa adequada para esta rapariga poder circular na cadeira de rodas a uma renda que possam pagar. Aqui deixo um pedido se alguém conhecer uma casa ou apartamento que seja adequado para uma cadeira de rodas com uma renda máxima de 300 €, na zona de Oiã Oliveira do Bairro ( Aveiro ), agradecia me informassem.
Eu peço desculpa se esta história incomoda algumas pessoas, mas não estou a inventar esta é a realidade... Se alguém acompanhou a história das adoções ilegais da ceita religiosa, sabe que os relatórios são muitas vezes manipulados por algumas pessoas que estão dentro do sistema. Isto não quer dizer que todos os profissionais sejam iguais, como em todos os sítios há bons e maus profissionais. E sem ofender ninguém, gostaria de saber porque carga de água aparece uma assistente social a querer levar uma criança para uma instituição baseada no facto de a mãe ser deficiente e ser pobre. Por incrível que pareça a esta deficiente foi-lhe retirado a pensão, apenas porque o marido trabalha e ganha 700 €.
Mesmo incomodando muita gente, vou continuar a tudo fazer para que esta família possa ser uma família feliz, pobre ou rica pouco importa, o que importa é que sei que a esta criança não lhe vai faltar amor, isso é garantido. E estou tão envolvida nesta história que se faltar pão nesta família estarei eu lá repartindo o pouco que tenho com eles. são pessoas muito trabalhadoras que merecem ser ajudadas e não muitos que são malandros e dão-lhes tudo porque sabem manipular o sistema.
Desculpem o desabafo, e peço desculpa a todos os profissionais desta área que são bons profissionais, outros nem por isso.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?