Decidir ter só um filho: ato de egoísmo?... | De Mãe para Mãe

Decidir ter só um filho: ato de egoísmo?...

Responda
34 mensagens
Miann -
Offline
Desde 03 Ago 2012

Boa noite.
Temos uma filha de 2 anos e sentimo-nos muito bem assim, completos e plenamente realizados. Mas sentimos muito que ao conversarmos com outras pessoas, a decisão de ter só um filho parece incomodar muitos: ou porque é um ato de egoísmo e de hoje a amanhã a pequena vai sofrer porque não tem ninguém com quem brincar, ou porque se acontece alguma desgraça não há mais filhos. Resumidamente esta opção é mesmo encarada por grande parte da sociedade como um ato de egoísmo para com o filho que já temos. Nós nunca andámos por vermos os outros andar, simplesmente fazemos o que achamos que devemos fazer e não para agradar ninguém. Costuma-se dizer que "tudo se cria", mas cada um sabe de si e o tempo de qualidade que cada filho merece de um pai para mim vale ouro. Respeito todas as opções, mas acho que a nossa sociedade ainda tem um pouco de crescer no que diz respeito à aceitação de modos de vida que fujam um pouco à regra. Aparte ter um ou mais filhos, porque cada um sabe o que é melhor para si, o que pensam sobre este tema? Quais as vossas experiências?

P.S: Fala uma filha única perfeitamente normal, sem quaisquer traumas relacionados com isto Careta

s.ninoca -
Offline
Desde 25 Mar 2013

Olá! Sorriso Eu também sou filha única e não tenho traumas. Para além de ser uma pessoa generosa e que sempre gostou de ajudar os outros.
Actualmente, estou gravidissima e em conversa com o namorido achamos por bem só ficar por aqui. As pessoas dizem "quem cria um, cria dois" mas na realidade não é bem assim...Também me falaram em desastres, no meu bebé ficar sozinho e em todos os dramas que se pode ouvir. Eu ignorei, pois cada pessoa é que sabe de si. Felizmente, a minha familia é muito grande, tenho primos cujo mais novinho tem 3meses e somos muito unidos. E o meu bebé vai ter menos de um ano de diferença do meu priminho mais pequenino. Estamos bem e isso é o que nos importa!

Sobre s.ninoca

04/01/2017 - Positivo!♥
29/03/2017 - É um menino!♥
https://rumodoamor.blogspot.pt/

Catinha Correia -
Offline
Desde 23 Jul 2013

Eu ainda nao tenho filhos.. estou quase a ter.. mas posso nao vir a ter mais nenhum porque sofremos de infertilidade... no entanto a minha experiência neste caso é como filha unica! Estou aqui viva, nao fui uma criança triste nem depressiva por nao ter tido irmãos. Não fui mimada em demasia e ca estou... So me fizeram falta irmãos quando os meus pais se separaram ha uns 4 anos a atras, para repartir problemas Espertalhão teria sido mais fácil ter tido um irmão para me ajudar a aturar os meus pais no divorcio (pois como ja tinha idade nao me pouparam a nada e tinha que os ouvir a falar mal um do outro etc..os stresses normais de um divorcio tardio e complicado). De resto numa me fizeram falta irmãos... brincava com outras crianças... em casa brincava sozinha e nao fui infeliz por isso... eu era infertilidade e levei com anos de pessoas a perguntar-me quando e que eu tinha filhos, e eu a sofrer com tratamentos. as pessoas tem sempre tendência para se tentar meter na vida dos outros, se nao tens, tens que ter, se tens um, tens que ter dois, se tens dois ta ok, mas se vem o terceiro ja é demais... se estas bem assim deixa-te estar... nao podemos pensar em desgraças, se elas tiverem que acontecer acontecem, e tenho familiares a quem aconteceu, mas todos estamos sujeitos a isso de qualquer das formas... acho que nao devemos ter filhos a pensar em pseudo desgraças...

A tentar desde 2013...
- 18 Janeiro 2016 - ICSI (Hiperestimulaçao) sem transferência
- TEC 16 Maio 2016 - 1 embrião (negativo)
- TEC 12 Julho 2016 - 2 embriões (à espera do beta... vai ser desta!) E foi desta! Beta-290
- Restam 4 congelados
19 MARÇO 2017 NASCEU O AMOR DA MINHA VIDA

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Olá
Pois... Tb sinto um pouco isso
Ainda não decidimos se vamos querer ter mais filhos,
ate pq este ainda é muito recente, mas dou comigo a pensar várias vezes os prós e contra
Costumam dizer que Portugal é o país dos filhos únicos, mas a verdade é que a maior parte dos casais que vejo e que conheço têm dois filhos.
Se por um lado penso que queria que o bébé tivesse uma companhia para a vida, e que queria arriscar e tentar ter uma menina, por outro lado penso que odiei o último trimestre da gravidez, o parto e o pos parto foram muito difíceis, o bébé não é de todo fácil , dorme super mal.....e penso também que será mais fácil para nós casal voltar à "vida normal", viajar, jantar fora, sem precisarmos fazer grandes sacrifícios, sem mudar de casa nem carro por exemplo...
enfim... dilemas Sorriso
Mas não entendi se vcs ainda estão na dúvida ou se já decidiram mesmo
Beijinhos mamã

Liliana-mary -
Offline
Desde 30 Jun 2014

Sou da opinião que cada um sabe de si... Mas, falando da minha experiência e dando a minha opinião ter apenas um único filho nunca esteve nos meus planos, nem mesmo quando era uma miúda. Fui filha única até quase aos meus 10 anos e posso dizer que fiquei radiante quando finalmente tive um irmão. Aliás lembro-me como se fosse hoje o que eu pedia a minha mãe para me dar um mano (meu pai também queria) e quando ele nasceu foi a melhor coisa que me podia ter acontecido.
Tenciono começar os treinos em Maio para dar um mano/a ao meu filho, mas sobretudo porque NÓS CASAL queremos outro filho.

sarinha94 -
Offline
Desde 05 Mar 2016

bem, eu vou a caminho do 3º, mas concordo com tudo o que disse! Esse ditado do "tudo se cria" justifica muitas das atitudes deploráveis dos jovens que se vêem hoje em dia. Eu decidi ter o 3º filho porque ponderamos tudo e mais alguma coisa, e acabamos por perceber que sim, que com 3 filhos tudo continuava a ser como até então.
Filhos únicos não são nada traumatizados, isso são coisas que as pessoas inventam eheh.
Se se sente feliz e realizada, isso é que importa!
beijinhos!

MiniMe84 -
Offline
Desde 18 Out 2016

Nós começamos agora a tentar e também pensamos ficar por um unico filho. Não concordo nem um bocadinho com o "tudo se cria". Quero poder dar uma vida de qualidade ao meu filho, e com isso não falo de roupas de marca e smartphones XPTO. Falo em poder ter tempo para lhe dar atenção, sem ter pilhas de roupa para engomar e meia-duzia de jantares para fazer todos os dias. Tempo e disponibilidade para o poder levar a ver o mundo, fazer programas no teatro, dar-lhe oportunidade de ir a concertos em todas idades. Que ele possa estudar musica ou linguas, se achar que isso lhe fará bem. Isto para mim faz parte de dar amor. Não seriamos felizes em abdicar de tudo isto para ele e para nós, para passar os dias fechados em casa porque termos mais filhos implicaria um esforço económico muito maior que provavelmente não nos permitiria fazê-lo.

Quanto a sentir-se só sem irmãos, o que não faltam por aí são famílias com vários irmãos que mal se falam ou quando se falam é para discutir. Portanto, é falacioso garantir que ter mais irmãos signifique nunca vir a ficar sozinho.
É viver segundo a nossa cabeça e aos outros sorrir e acenar. Ou então, de cada vez que fizerem comentários desse género, perguntar de quanto vai ser a contribuição deles para esses filhos que, Na opinião deles, deveriamos ter.

Miann -
Offline
Desde 03 Ago 2012

Pois Sorriso Haja quem me entenda Sorriso
Ansha nós já nós decidimos, queremos só a nossa M., estamos plenamente realizados assim enquanto casal e enquanto família Sorriso
Pois, é que não é suposto quem está de fora incutir culpa a quem tomou uma decisão, apenas porque é diferente da sua. Mas enfim... Foi só um desabafo Sorriso Obrigada.

Miann -
Offline
Desde 03 Ago 2012

Minime84
Faço minhas todas todas as tuas palavras Sorriso
Penso exatamente assim Sorriso
Um abraço *

Mama do Martim -
Offline
Desde 29 Mar 2010

Eu sou filha única e sempre adorei (tenho 2 meios irmãos mais novos por parte da minha mãe mas nunca vivi com eles ) e durante imensos anos não quis ter filhos, depois quis ter 1 e só queria mesmo 1 e agora tenho 3 lol

Não acho egoísmo nem nada do género, cada um sabe de si. O meu mais velho com a idade do do meio era filho único e era extremamente mais generoso e responsável que o pequeno. Mas uma coisa tenho que assumir e o meu mais velho já mo disse imensas vezes, para uma criança não há "presente" melhor que um irmão, os meus filhos são loucos uns pelos outros têm um amor tão lindo entre eles que até eu tenho pena de não ter tido isso.

Não concordo com afirmações do "tudo se cria", tenho 3 filhos porque tenho condições financeiras para os ter e dar igual a todos pois se não tivesse não os teria (tirando se fosse por acidente)

Cathara -
Offline
Desde 13 Set 2016

Estou a ter uma gravidez com alguns problemas e a idade já não ajuda. O mais certo é ficar só por esta e acho que ela vai ficar muito bem. Eu fui filha única 9 anos e só depois nasceu o meu irmão. Ainda esta não está cá fora e já me falam noutro bebé. Eu faço ouvidos moucos e pronto. beijinhos

Sobre Cathara

CJ

Miann -
Offline
Desde 03 Ago 2012

Obrigada a todas pelas vossas partilhas. Um beijinho *

milene gomes -
Offline
Desde 12 Jun 2014

Olá mamã,

Eu só desde que engravidei do segundo filho é que senti a "pressão" da sociedade:
- "Ai que bonito ficas com um casalinho";
- " Fazes bem, ficas servida com 2 e depois fechas a loja";
Ou seja, como uma mamã acima disse 1 é pouco, 3 é demais, e de preferência que seja casalinho! Enfim...

Por cá, costumo dizer que sou egoísta por querer 3!exactamente o contrário... no meu caso preferia não ter nenhum a ter só um. Organizavamos a nossa vida de forma diferente, ia viajar muito, dedicava-me ao voluntariado. ..
Ainda só vou no segundo mas acredito que não seja fácil, principalmente a nível fisico e psicológico (a nível financeiro eu sou muito prática, o meu príncipe teve hj, por exemplo, todo o dia vestido de rosa)
Só há 2 coisas que não prescindimos: seguro de saúde para todos e momentos a dois.

No entanto, há que respeitar opções diferentes. Até porque quem manda bitytes não paga contas por isso... Força mamã, se querem só um não ligue a comentários! Arranje uma resposta curta e grossa q já não voltam a perguntar Piscar o olho

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

Na minha opinião, egoísmo é não ter condições e querer muito ter filhos. Há pessoas que só contam com os seus "quereres" e não pensam nas reais necessidades de mais uma criança (e como já disseram, essa do "onde come um, comem dois" é uma visão demasiado romântica da realidade).
Se fosse trauma ser filho único andava meio mundo a pedir o reembolso das consultas de psicologia aos pais Piscar o olho
Fiquem em paz com seja qual for a vossa decisão.

Catarina C. -
Offline
Desde 04 Maio 2014

Olha se temos so um filho é pq so temos, se temos dois é pq temos dois, se vamos para o terceiro ja somos malucos. As pessoas vao sempre ter algo para dizer. O que importa é como nos sentimos melhor.
Eu adoro e sempre adorei ser filha unica. E tinha com quem brincar se quisesse, fosse familia ou nao.
Depois de ter perdido o meu primeiro filho, fiquei com a ideia que se calhar era melhor ter mais dois filhos caso a vida tb ajudasse. Fico sp c receio que possa acontecer alguma coisa ou que um dos dois fique "sozinho", porque a verdade é que agora a familia nao é tao unida como dantes, os amigos c filhos têm a sua vida e nao se juntam tantas vezes.
Mas pronto este pensamento entretanto tb pode mudar.

O meu Miguel, nasceu a 13 de Dezembro de 2014 e tornou-se um anjinho dia 03 de Janeiro de 2015. Nunca te esquecerei, o meu coração e alma ficaram mais vazios sem ti....

Saki -
Offline
Desde 07 Set 2016

Não acho egoista ter só 1 filho, da mesma forma que não acho egoismo não ter nenhum ou ter 2 ou 3 ou até mais.
Para mim egoismo é apenas quando se tem filhos sem contar com as necessidades deles ou mesmo sabendo que não se tem condições para os criar.

Também não concordo que onde se cria 1 se criam 2, por outro lado eu adoro ter um irmão, não me imaginava a ter só 1 filho e sempre sonhei em ter 3 filhos.
Mas precisamente por aquilo que já foi dito: tempo de qualidade, proporcionar experiências, viagens, educação, actividades, etc que para nós são muito importantes optámos por ter 2 filhos.
No entanto, ao contrário do que aqui já foi referido o que eu ouço de muitas pessoas é que 2 filhos é um exagero e que não estamos no tempo para isso. O "isso" é ter filhos e viver a nossa vida à nossa maneira.

O que eu acho é que cada pessoa tem as suas motivações, vontades e condições e cada um age de acordo com as mesmas. Ninguém é egoista ou pior pessoa porque opta por uma coisa ao invés de outra.
A única coisa que eu considero egoismo é quando se planeiam crianças em situações nas quais não há forma de garantir o mínimo e depois são elas que sofrem as consequências.

G.F.L.M -
Offline
Desde 26 Out 2016

Eu também sou filha única.. Não sou traumatizada por isso mas admito que sempre pensei como seria ter um irmão ou irmã.. E cheguei a pedir à minha mas ela dizia que a fabrica já tinha fechado xD
Mas não acho que seja egoísmo não ter mais que um filho.. Eu pessoalmente sempre desejei ter uma grande familia (tipo uns 4 filhos..) mas acho que isso vai de cada un e não se trata de egoismo.. É una opção de vida.. Uma escolha, ou não... Baseada em oportunidades, facilidades e vontades de cada um.. Não ligues ao que os outros pensam.. Cada um sabe o que é melhor para si..

Soph_713 -
Offline
Desde 25 Mar 2015

Olá Sorriso

Eu acho que as pessoas têm lata a mais e vergonha a menos.

É impressionante como têm opinião sobre todos os aspectos da vida alheia, nomeadamente escolhas pessoais do casal.

Posto isto, acho que não deves dar azo a esse tipo de intromissões naquilo que são as VOSSAS escolhas.

* * * *

Mas, agora a minha opção pessoal:

Como se pode ver pela minha assinatura, só agora estou a tentar ser mãe, mas há muito que escolhi não ter só um filho.

Como filha única, devo dizer que a minha infância foi muito feliz, recheada de brincadeiras com primos, agitação e muito companheirismo com eles.

Mas sabem, crescemos e cada um seguiu rumos diferentes. Não tenho contacto com eles para além dos encontros em festas familiares.

Sinto que se fossemos irmãos, por muito diferentes que fossem os rumos traçados, diferenças de personalidade, gostos pessoais etc... O afastamento não ter-se-ia desenrolado.

Bem sei que há irmãos que não se dão, mas quero acreditar que no fundo todos os irmãos sabem que têm a quem recorrer.

Sinto falta de uma relação de irmandade que não consigo atingir com as minhas amigas. Aquela relação que tenho com a minha mãe, p. ex., mas em versão "compincha".. Ou seja, sinto falta de uma irmã!

Os natais são tristes e a três, agora a quatro com o meu marido.

Poderão dizer: "se mantivesses as relações da infância, não pensavas assim".

Talvez.

Mas, pessoalmente, quero dar a oportunidade aos meus filhos de experienciarem a relação única e inquebrável que se estabelece entre irmãos.

Porque a vida pode dar todas as voltas possíveis, mas eles nunca deixaram de ser irmãos.

* * * *

Quanto ao que te dizem, não passam de postas de pescada sem qualquer sentido.

A escolha de ter ou não filhos e do número de filhos a ter não deve basear-se em critérios meramente económicos e muito menos em eventuais acontecimentos trágicos (!).

Deve sim, ser uma escolha pessoal de cada um, em sintonia com o que o casal perspectiva para a sua ideia de família.

Piscar o olho

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Também não acho que seja um acto de egoísmo. Pode é ser uma decisão que algumas pessoas não se sentiriam confortáveis em tomar pois elas mesmas se sentirem egoístas ao fazê-lo, o que é diferente.

Eu não me sentiria bem em ter um filho sem decidir ter também um segundo (claro, se a vida mo permitir). Porque acho que é bom ter alguém a crescer connosco, porque a vida dá voltas, podemos mudar de cidade, de país e aquela pessoa que nos compreende vai connosco, mesmo que todos os amigos fiquem para trás. E porque se algo acontecer aos pais, não quero a minha filha sozinha. E porque na nossa velhice não quero que ela seja a única responsável por nós, a ter de tomar decisões, a ter de tratar de assuntos. Tenho um irmão com quem me dou sem grandes demonstrações de amor, só contactamos um com o outro quando nos encontramos em casa dos nossos pais, discordamos um do outro a maior parte das vezes (ou seja, nem é aquele irmão-amigo), mas já percebemos que em caso de dificuldade (quando por exemplo os nossos pais precisaram de um forte apoio emocional) juntámo-nos os dois com um plano de ataque para os ajudar. Ajudou-me tê-lo a ali para não ter de ser eu a cuidar de tudo sozinha e sei que ele sente o mesmo.
É por isso que para mim não me faz sentido ter só um filho.
Mas isto sou eu, com a minha vivência, as minhas experiências, a minha forma de viver, as minhas ideias. E da mesma forma que para mim não faz sentido ter só um filho, para alguém que queira apenas um, as minhas razões não fazem qualquer sentido. E nenhum de nós é egoísta ou tem mais razão que o outro.

Carolina Marques16 -
Offline
Desde 23 Mar 2014

Bem, eu penso que não é egoísmo querer ter só um filho. É a escolha de cada casal e absolutamente ninguém tem nada a ver com isso!!
Pessoalmente, fui filha única até aos 11 anos e cresci rodeada de primos para brincar, mas ficava sempre muito triste por ver que todos os meus primos tinham irmãos e eu não... recebi a notícia com a maior alegria do mundo!! A minha mãe ficou chocada, não queria mais filhos, lá está, a ideia era eu ser filha única loool
Por causa disso sempre pensei que quando fosse crescida havia de ter muitos filhos, e a verdade é que o meu sonho era ter 5 filhotes, ADORAVA! Se a vida mo vai permitir?! Não sei, passamos por uma situação de doença oncológica e não sabemos sequer se vamos ter mais filhos naturalmente, ou se teremos de recorrer a tratamento de fertilidade! Uma coisa é certa, que vamos ter mais isso vamos, queremos muito... Um casal amigo tinha 2 filhotes, o mais novo da idade da minha Carlota, uma família muito feliz e realizada, e em 2015 durante as férias o mais velho com apenas 4 anos foi atropelado mortalmente. Isso faz-nos rever todas as nossas dúvidas,e tudo o que para nós era um problema, naquele momento deixa de o ser!! A verdade é que, dito por eles, pais em luto, se não tivessem o pequenino não tinham sobrevivido à perda de um filho. Isso ficará para sempre na minha memória, pois um filho jamais substitui outro, mas pode ser a tua tábua de salvação perante a maior dor que um pai e uma mãe podem viver, que é ter de enterrar um filho! Uma amiga, mãe de uma menina apenas disse-me, se que se algo assim acontecesse a sua filha que se matava de seguida, perderia ali a razão do seu viver. Apesar da minha ideia já ser ter mais do que um filho, assistir a esta tragedia só veio trazer mais força ao meu desejo.
Mas quando as pessoas se sentem realizadas com a sua realidade, não devem de todo mudar pelos outros... Somos seres em constante metamorfose, o que é uma certeza absoluta hoje, amanhã pode já não o ser Piscar o olho no fundo devemos é viver a nossa vida e não olhar a opiniões alheias

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Apenas o casal decide o que lhes faz mais feliz. Ninguém mais tem a ver com isso, e por que raios é que ter apenas um é egoismo? Nem todos os filhos se dão bem com irmãos, e também não é que os filhos únicos cresçam mal ou deprimidos só por não terem irmãos... Se realmente crescerem mal ou deprimidos, então o problema é outro e não pela falta de irmãos. Careta

E não percebo como é que as pessoas acham que os irmãos irão dar-se bem automaticamente. Cada um tem a sua personalidade, o irmão mais novo não é nascido e moldado para o mais velho e vice versa. Podem dar-se mal e não gostarem um do outro. Olha no meu caso eu teria preferido ser a filha única, a minha personalidade e a do meu irmão nunca encaixaram, eu queria o meu espaço e sentia que ele invadia e desrespeitava isso constantemente. E isso de dividir é muito bonito, até que ele cresceu sem aprender a respeitar o que é dos outros e eu odiava isso.

Pelo que o importante é o casal estar feliz com a sua decisão e prontos. Aliás, se estão bem porquê mais um? Bem podem concentrar os seus recursos no filho único e até aproveitarem melhor a vida por terem mais dinheiro livre.

E não é egoismo ter mais só por ter? Ou ter mais um esperando que ele se encaixe às necessidades do primeiro? Isso é tudo uma questão de perspetivas.

Olha, quem andar a dizer o que os outros devem ou não fazer, eles que o façam. Acham que as pessoas devem ter mais filhos? Tenham eles. Careta

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Tb tenho essa duvida. Porque por aqui se tiver só um filho é para evita voltar a passar por situacoes que me magoaram no pos parto... Tipo... A familoa paterna e a pressao qie fizeram e o que me magoaram. Alem disso a minha idade (35) nao permite esperar mt e nao quero idades mt proximas...
Por isso tenho medo que no meu caso seja egoismo nao ter o segundo.

chiclete -
Offline
Desde 23 Jan 2016

Eu não sei se vou ter um segundo. Eu sou filha única e nunca me fez diferença. O marido é o mais novo de 3 filhos (não particularmente próximos) e se tivesse acontecido alguma desgraça o mais provável seria terem sido separados e criados por familiares diferentes.
Acho que o casal (e só o casal) devem decidir quantos filhos gostariam de ter, egoismo é terem filhos que não podem (ou querem) criar.

soniasimoes -
Offline
Desde 16 Maio 2008

Não sei o que é melhor... Cada um sabe da sua vida... Mas ter dois filhos está a deixar me completamente realizada e feliz... Vê los no dia a dia a interagir um com o outro é muito bom... Dá trabalho mas muita mas muita felicidade... Se tivesse só um filho ficava muita coisa por viver e Aprender...

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

Acto de egoísmo para mim, é ter filhos só porque sim, sem ter meios para os criar convenientemente.

Ter 1, 2, 3, 10, é uma opção do casal, e ninguém tem nadinha a ver com isso. Desde que os criem e os cuidem de forma adequada. Mas a sociedade impõe o "casalinho" como se isso fosse obrigatório... e se só temos 1, criticam; se temos 3, criticam; se "saem" 2 rapazes ou duas raparigas, falam como se fosse uma doença; se temos filhos de pais diferentes, é uma vergonha; se têm idade próximas coitadinhos que são tão pequeninos; se têm uma grande diferença de idades, coitadinhos que não vão ser amigos... enfim, arranjam sempre maneira de criticar, portanto não vale a pena pensar muito nisso.

Continuo é a estranhar a forma como as pessoas acham que a relação de irmãos é inquebrável e magnífica, à minha volta vejo mais irmãos a não se darem nada bem, do que o oposto. Eu própria não tenho grande relação com o meu irmão, não nos damos mal, somos "indiferentes" um ao outro. Temos 10 anos de diferença, e isso deve ter ajudado, enquanto fui miúda ele sempre me manteve longe, e agora, somos praticamente 2 estranhos. Portanto não acho que seja assim tão linear. Nem que se deva ter filhos, no plural, a contar com a boa relação que eles podem (ou não) ter.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Eu também não acho que seja linear que os irmãos se dêem sempre bem. Sorriso Bem vejo o caso do meu irmão, 4 anos de diferença, sempre à batatada em pequenos, sempre com grupos de amigos distintos, nunca fomos ao cinema os dois sozinhos ou fizemos qualquer plano juntos. Não ligamos um ao outro, não mandamos mails nem mensagens, basicamente cada um tem a sua vida e encontramo-nos em casa dos meus pais. Não há mau ambiente entre nós, de todo, mas não somos amigos.
Ainda assim, e como contei acima, em situações mais complicadas pelas quais os meus pais passaram e nas quais precisavam do apoio dos filhos, foi bom ter-mo-nos um ao outro e a responsabilidade ter sido repartida. Apoiámo-nos um ao outro e é isso que eu quero dar à minha filha: um outro apoio para quando os pais não puderem apoiar.

Lucicris -
Offline
Desde 12 Jul 2016

Isso do casalinho tira-me mesmo do sério.
Antes de saber o sexo tda a gente dizia que tinha de ser uma menina, como se fosse crime ter outro menino. Aliás eu até gostava de ter outro terror, mas criticavam logo, até pessoas novas. Como vem uma menina acalmaram os ânimos.

Outra questão é "já ficas com um casal, estás despachada". Eu adorava ter um 3, mas não o digo porque se ter 2 meninos é um crime, ter 3 filhos e o fim do mundo.
Há gente que não sabe estar calada. Temos de respirar fundo e ignorar

deah -
Offline
Desde 12 Jan 2013

Tal e qual..
Tenho um casal e as pessoas estão-me sempre a dizer o mesmo, que já estou despachada, como se elas tivessem alguma coisa a ver com isso Que raivaaa!!!

Sobre deah

♥AMO-VOS MAIS QUE TUDO MEUS FILHOTES♥

analimam -
Offline
Desde 12 Set 2010
I Love DMPM

A única coisa que posso acrescentar:
O trabalho de 2 irmãos é maior que 1+1 ou seja, pensando que tem Saude, dinheiro e 3* a paciência
Se são de idades aproximadas dão consigo em louca em bebes se são de idades afastadas gostam de filmes e actividades diferentes e é mais difícil de conciliar
No entanto tenho 2 e adoro e espero que quando eu faltar possam ser o apoio 1 da outra

Sobre analimam

Ana
Entrego em mãos na área de Amadora; CTT se pagamento prévio artigos + portes por transferência

Ju15220 -
Offline
Desde 05 Ago 2015

Ehehe este mundo e assim toda a gente gosta de se meter, olha eu tenho um bebe e vem ai agora a menina. Como tenho duas irmas sempre pensei em ter 3 filhos, agora n sei se vou ou não ao 3 de qualquer forma eu quis assim porque fui feliz assim, nao temos todos de ser iguais. Enfim, a mim agora dizem-me ah agora já estás despachada com um casalinho e eu -.- yap porque a nossa função e darmos ao mundo um casalinho e pronto POR FAVOOOR! eheh não ligues

Patita_1986 -
Offline
Desde 04 Fev 2015

Olá eu acho que cada 1 deve saber d si e o que os outros dizer devem entrar a 10km/h e sair a 100km/h Humph...

Mas eu penso como a Carolina Marques16 e porque também conheço casos trágicos e para mim além d sempre querer ter 2 depois d algumas historias próximas tenho mais a certeza que é isso que quero mesmo...e no fundo sonho que s viessem 2 agora era fantástico/louco Cair ao chão de tanto rir

Mas s conseguir ficamo-nos pelos 2...financeiramente dá não dará para grandes luxos/extravagancias mas dá para não lhes faltar nada...e na minha ideia na minha cabeça além das historias más que conheci por aqui ainda sempre pensei que nós somos 2(eu e o marido) e infelizmente não vamos durar eternamente por isso queremos 2 herdeiros para ficarem cá "nos nossos lugares(por nós)" é assim que eu penso mas cada 1 sabe d si...e eu também tenho 1a irmã e nem nos damos assim tão bem mas com a idade/maturidade e a distancia actualmente falamos mais mas o essencial...e não sei s na ideia dela pensa em ter filhos sequer e nunca falamos sobre isso...mas cada cabeça sua sentença e cada 1 sabe d si Sedutor

Tudo isto para dizer à mamã que escreveu o post que s vocês s sentem bem com a vossa menina e não pensam mais em filhos façam o que vocês querem/pensam e sejam felizes Grande abraço

Maio/2013 - AR
Abril/2014 - AR
Meu anjinho nasceu Junho/2015 😍
Fevereiro/2017 - AR
Meu anjinho(2) nasceu Maio/2018 😍