Culpa, culpa, culpa | De Mãe para Mãe

Culpa, culpa, culpa

Responda
11 mensagens
maedamadu -
Offline
Desde 25 Mar 2015

Olá mamãs!!
A minha gravidez foi planeada e demorei cerca de 10 meses a engravidar. Mas quando finalmente toda a gente ficou feliz, menos eu!!! Achei que ainda não estava preparada, que era muito nova (tinha 25 anos quando engravidei e 26 quando nasceu) e que ainda tinha muito para fazer antes de ser mãe. Tive dias e dias na cama a chorar.
A minha gravidez correu super bem. Quando a minha filha nasceu fiquei muito feliz: era linda, perfeitinha enfim era tudo de bom. E ai comecei a ficar cheia de remorsos por não ter desfrutado melhor esta gravidez. Não era que não quisesse ser mãe, só não era o momento certo...
Quando estava grávida de 7 meses acabei o meu contrato de trabalho e até agora não encontrei trabalho. A minha filha tem quase 9 meses e eu estou o dia todo sozinha com ela, pois o pai trabalha. Mas já começo a andar em parafuso, outra vez. Amo-a mais que tudo mas estou farta de me levantar de manhã e ficar em casa sem trabalho. Eu sempre trabalhei... Mas logo a seguir sinto-me culpada por ter estes sentimentos controversos. Alguém me ajuda??? Desculpem o desabafo...

Sobre maedamadu

Faço sabonetes de glicerina, leite de cabra ou burra, para todos os tipos de pele. Sabonetes com 100 gr aprox. ou miniaturas ideais para lembranças como casamentos ou batizados. Todas as cores, aromas e formas.

z0ra -
Offline
Desde 11 Jul 2011

Se há coisa que ninguém controla são os pensamentos... São automáticos e ninguém consegue evitá-los. Portanto , por aqui não se sinta culpada. Quanto a querer arranjar trabalho porque já entra em parafuso. Sinta-se compreendida! muitas e muitas mamãs se sentem assim! Eu própria acho que dava o tilt se estivesse 24/24h com ela ! Adoro-a e faço tudo por ela mas para bem da minha sanidade mental e bem estar, preciso também de trabalhar. Sorriso Tudo o que está a sentir é normal Piscar o olho

Sobre z0ra

Nutricionista
- Especialização em Nutrição e Fertilidade e Saúde da Mulher
- Pós Graduada em Nutrição e Metabolismo em Pediatria

www.tanialopes.com

Celicris -
Offline
Desde 08 Ago 2014

Ola mama como a compreendo estou em casa com o meu filhote e adoro-o faço alguns trabalhos de estética quando tenho clientes mas estou em casa a 100% com ele, mas tb existem altura em k sinto mta falta de ter um trab pra arejar a cabeça, logo d seguida penso e cm vou estar tanto tempo longe do meu rebento e uma situação complicada estou mta apegada a ele mas tb queria ter um trabalho ate pk o dinheiro faz falta embora ainda va trablhando sinto-me cansada e sem objectivos lol um dilema.
Chego ao fim do dia cansada com tudo por faxer com a sensaçao que n fix nada lol.
Tenho a certexa que foi a decisao certa ficar em casa mas ja começo a sentir falta de trabalhar.
Bjs mama

lune et étoile -
Offline
Desde 30 Jul 2008
I Love DMPM

Se eu estivesse sozinha o dia todo com a minha filha ( tem 4 anos) já a muito que tinha me tinha saltado um parafuso, amo a minha filha mais que tudo mas é bom também ter mos outra actividade, eu trabalho as 8h até a 17H18h ( estamos em Angola) e ela esta na escola e faz nos bem estar mos o dia todo cada uma do seu lado, ela na brincadeira e eu a ganhar dinheiro para comprar prendas diz ela, ela tem muita vida e nunca esta quieta, por mais cuidado que tenho ja me partiu a cabeça duas vezes, nunca esta calada, tem sempre alguma coisa a dizer e verdade seja dita ela tem um feitio que me põe os cabelos em pé, ela anda na escolinha, faz ballet, hip hop, chega a casa calminha de tão cansada e ai brinco com ela, leio historias, faz me penteados, pede me para lhe por um DVD no quarto dela e fica la a brincar, e digo que para mim é melhor assim, pois estive com ela até fazer 1 ano de depois voltei a trabalhar e faz nos bem esta rotina!!!

maedamadu -
Offline
Desde 25 Mar 2015

Obrigada por todas as palavras de apoio. Nem sabem o bem que me fazem!!!

Sobre maedamadu

Faço sabonetes de glicerina, leite de cabra ou burra, para todos os tipos de pele. Sabonetes com 100 gr aprox. ou miniaturas ideais para lembranças como casamentos ou batizados. Todas as cores, aromas e formas.

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

Mama diz que a gravidez foi planeada, mas pelo que descreve não me parece... Dá a ideia que foi mais por parte dos outros e do marido que decidiu engravidar... Diz que foi planeada mas depois ao mesmo tempo diz que por vezes achou que era demasiado cedo e que ainda tinha tanta coisa que gostava de fazer antes de ser mãe... Acho que a decisão de ser mãe deve ser bem pensada no seio de casal e não se sentir forçada senão acha que é o momento... Quanto ao facto de querer trabalhar compreendo-a perfeitamente... Eu amo a minha filha, também foi gravidez planeada e em momento algum achei que não seria a altura certa, mas é realmente estafante estar 24h por dia com a sua menina, nós mães precisamos de um tempinho só para nós... Adoro o tempo que estou com a minha filha mas também gosto de vir trabalhar... não digo que não sinto falta dela quando estou a trabalhar porque morro de saudades mas acho que este pequeno distanciamento faz bem a ambas a mim que sempre espaireço um pouco e a ela que fica um pouco menos dependente de mim...Não há a possibilidade de deixá-la com alguém 1 horinha por dia pelo menos?? Para sair um pouco, talvez até seja mais fácil arranjar trabalho se todos os dias der uma voltinha pela sua área de residência... Digo eu, há locais que colocam as ofertas nos próprios estabelecimentos e não os colocam na net...

maedamadu -
Offline
Desde 25 Mar 2015

Mamã Andrucas, no meu circulo de amigos fui e continua a ser a única a ter filhos. Quando digo que tinha muita coisa para fazer é no sentido de ficar um pouco mais presa do que elas... saidas á noite, jantaradas e afins ficaram para trás!!! Até porque morava sozinha e tinha todo o tempo do mundo para mim. Não me arrependo de ter sido mãe mas invejoas nesse sentido!!! Eu sei que pode parecer parvo mas eu estava habituada assim... Quanto a ficar com ela, os meus pais e o meu irmão são emigrantes na Alemanha. Do lado do meu marido tenho um sobrinho com 4 meses que está com a minha sogra porque a mãe já foi trabalhar. Sem esquecer que moro numa vilazita alentejana.... mas obrigada pelo apoio e pela compreensão!!!!

Sobre maedamadu

Faço sabonetes de glicerina, leite de cabra ou burra, para todos os tipos de pele. Sabonetes com 100 gr aprox. ou miniaturas ideais para lembranças como casamentos ou batizados. Todas as cores, aromas e formas.

dona_amora -
Offline
Desde 20 Maio 2012

Na vida tudo passa, tudo é passageiro, acredite, um dia irá voltar a trabalhar e ela irá para a escola, apreveite estes tempo dos quais irá certamente ter saudades e recordar com carinho.

A vida dá muitas voltas, tem muitas fases, eu houve uma altura na minha vida que trabalhava 13h/dia e parecia que iria sempre ser assim e afinal hoje estou em casa com a filha. Sei que irei certamente regressar ao trabalho quando tiver de ser.
Há dias em que ficamos saturadas (tanto da casa como do trab) mas é normal.
Agora recordo com nostalgia dos meus tempos de trabalho (todos os que tive) mas não trocava.
Sei que quando for trabalhar novamente irei recordar estes maravilhosos tempos da infância dela com um carinho especial Sorriso

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mama é fácil olhar para os "solteiros" ou "sem filhos" como sendo uma vida fácil e maravilhosa! E também tem as suas coisas boas, claro está! Mas se já tem a sua menina, já n pode andar para trás! E estar desse lado, com uma menina tb tem muitas coisas boas! Só que n tem muita gente para partilhar consigo esse momento! O bom de termos amigas com filhos é que elas "nos compreendem". As minhas amigas sem filhos n compreendem que eu estou cansada, ou que n sou exactamente igual a antes. No entanto, de vez em quando há que arranjar alguém para ficar com a cria e também aproveitarmos um bocadinho, irmos sair um pouco! Mas sem nostalgias! As épocas da vida vao mudando, uns mais cedo, uns mais tarde, e é melhor sermos bem resolvidos com a nossa fase do que querermos ter "18 anos" eternamente!
Quanto a estar sempre sempre com a criança.....enlouquece qualquer um!! Amo a minha filha, dou tudo por ela, mas estar 24 sobre 24horas, n ficava bem da cabeça! É importante manter as várias esferas da vida: família, relação, amigos e família! Cada coisa com o seu tempinho!

lune et étoile -
Offline
Desde 30 Jul 2008
I Love DMPM

E neste momento estou a viver em Angola ou seja não tenho mesmo ninguém com quem a deixar, não sei o que é ir jantar fora, almoçar fora, namorar um bocado pois tenho sempre a minha princesa comigo, não sei o que é ter um tempo para mim, para nós, mas tudo se resolve quando vamos a PT de ferias tentamos ter os nossos momentos apenas a dois ou com amigo ( que são muito raros desde que viemos para Angola) , mas a nossa filha apesar de ter sido um "Feliz Acidente" é a melhor coisa que nos podia ter acontecido, uma menina cheia de vida, feliz, linda como uma boneca, mas acredita que por vezes choro quando ela me faz chegar ao limite, pois nós também precisamos de descansar....

pitalina -
Offline
Desde 08 Set 2011

Eu engravidei aos 24 anos e 25 quando nasceu Sorriso

Também sou mãe a tempo inteiro. Se é fácil, não não é. Mas se compensa, sim compensa ... e muito!! Pois na minha opinião é uma experiência única, após uns aninhos quando os nossos filhos começam no infantário já é uma vida diferente. Já não dão tanto valor aos papás como quando eram pequeninos, mas sim dão mais valor aos amiguinhos e ao mundo á sua volta que andam a aprender e a descobrir.

Não digo isto que devem ficar em casa até aos 3 aninhos (que é a minha decisão) mas ao menos no primeiro aninho. Se tem essa oportunidade porque não? Não é por decidir em ficar em casa durante um ano que decidimos ficar de braços cruzados e não fazer nada. Mas muito pelo contrário: estamos a trabalhar o duplo: somos educadores, psicologos, enfermeiros, cozinheiras, fazemos limpezas, etc.

É uma pena que em Portugal não existe tanto apoio para as mães a tempo inteiro. Cá onde eu moro na Alemanha ha grupos de encontros para mamãs e bebés. Eu vou 3x por semana e adoramos. Converso com outras mamãs enquanto que os bébés/crianças brincam. Brincamos e cantamos juntos. É giro Sorriso Talvez se isso existisse aí não sentias tão sozinha ...

Este é o meu ponto de vista Piscar o olho