Cuidados femininos | De Mãe para Mãe

Cuidados femininos

Responda
15 mensagens
Sandra_MM -
Offline
Desde 01 Fev 2017

Mamas e futuras mamas, alguém me ajude...

Sou gravida de 1ª viagem por isso as duvidas vão surgindo e são imensas…
Tenho consulta apenas no dia 30 e há questões que gostava me pudessem ajudar a esclarecer, estou neste momento (pela DUM) com 7 semanas e 1 dia.

Cremes, o que utilizar?
Nunca tive grandes cuidados com o corpo: cremes, hidratantes nada… por culpa disso talvez tenho algumas estrias, devido à variação de peso, nas cochas e peito.
Uma vez que sei que a tendência para aparecimento de estrias aumenta a cada dia que passa, e não quero piorar o que já tenho pois ainda é relativamente discreto, o que sugerem que comece a utilizar? Que cremes? Algum cuidado extra?

Cuidados com o cabelo?
Ultimamente o cabelo tem caído de forma atípica. Poderá estar relacionado com a gravidez? Ou apenas com a mudança da estação que também é propicio a este tipo de coisas?
E pintar? Não sou de exageros mas já ouvi tantas opiniões… Eu pinto desde os 20 anos porque os cabelos brancos apareceram cedo (genética)! Atualmente utilizo um tom loiro bastante claro que faz com que o cabelo fique cor de mel (penso que é +- isso), o meu cabelo é muito escuro (quase preto) mas nunca decolorei. Neste momento estou com uma raiz grande, devia pintar dentro de 1 semana +-.
Acham que posso pintar com o mesmo tom bastando mudar o tipo de tinta? Não devo pintar totalmente? Escureço? Qual a vossa opinião?
A questão do cabelo deixa-me bastante insegura pois as pessoas vão começar a notar o meu “desleixo” e questionar o motivo. Uma vez que ainda não contei que estou grávida vai ser difícil esconder… O que sugerem?

Barriga e peito, como disfarçar?
Embora ainda não tenha ganho peso parece-me que a barriga está mais saliente. O facto de andar a esconder (dos amigos ainda e no trabalho) também me torna mais culpada e parece que ela cresce a olhos vistos, quem sabe (família mais próxima) diz estar exatamente igual. Já usava blusas sob o comprido e até largas mas parece que ela já está saliente ao ponto de se notar com algumas blusas… O que posso fazer?
Em relação ao peito é inegável, ele não era pequeno mas agora está enorme!!! Já comprei soutiens maiores mas acho que também já dá para notar!! Alguém na mesma situação? Como fazem??

Desculpem o testamento mas são tantas as dúvidas e inseguranças. Talvez com a vossa ajuda consiga relaxar mais um pouco…

Sobre Sandra_MM

Ultima pílula agosto 2016
Ácido fólico e yodo desde setembro 2016

<3 Positivo a 03-03-2017 <3
Vou ser mama!! Vamos ser papás!! Sorriso

Gigi_porto -
Offline
Desde 21 Fev 2017

Olá!
Quanto aos cremes, pode usar um que seja bastante hidratante e com pouco cheiro (conselho da minha obstetra). Eu comecei por usar um da Barral, que comprei num supermercado e óleo de amêndoas doces.
Quanto ao cabelo, pode pintar, desde que seja tinta sem amoníaco. Eu deixei de pintar na cabeleireira para garantir que não tinha mesmo amoníaco e pinto em casa com a tinta Olia da Garnier, que também compro no super.
Em relação às roupas, aposte em roupas mais largas, foi o que eu fiz; comprei uns vestidinhos mais soltos, umas calças mais elásticas com um camisolão por cima, etc. De Inverno acho que dá para disfarçar mais, porque vestimos mais roupa.

Se tiver mais dúvidas, é só dizer!!

PaulaANP -
Offline
Desde 08 Jul 2016

Sobre cremes recomenda o creme gordo barral com óleo amêndoas doces para grávidas. Nos primeiros meses usava só ao deitar mas depois comecei a usar também de manhã, no peito, barriga e coxas/pernas. tenho algumas estrias da adolescência, da gravidez não apareceu nenhuma, mas depende de pessoa para pessoa, muitas vezes nem tem haver com cremes.
http://www.barral.pt/barral/creme-gordo-oleo-de-amendoas/

Atenção a outros tipos de cremes que utilize como hidratantes de rosto, existem substâncias não recomendadas como por exemplo os creme anti rugas...eu passei a usar um hidratante rosto da A-derma.

Sobre cabelo, o meu começou a cair menos na gravidez e durante a amamentação...quando parei a amamentação voltou a cair...na ultimas semanas pior o que poderá ter a ver com altura do ano...não sei.
Sobre pintar não a posso ajudar porque não o preciso de fazer...mas acho que não é recomendado...pode ser que aqui alguma menina seja da área e lhe aconselhe alguma coisa adequada.

Sobre esconder a barriga...no meu caso não tive necessidade de ocultar...o peito só aumentou mais para o fim e apenas engordei na barriga e só próximo dos 3 meses se começou a notar se usasse roupa mais justa à barriga...se utilizar camisas fluídas por fora das calças/saias certamente vai conseguir ocultar durante algum tempo.

Sandra_MM -
Offline
Desde 01 Fev 2017

Obrigada Gigi_porto e PaulaANP
Vou ter em atenção as dicas...

Vou procurar a tinta que a Gigi_porto falou e ver a composição. Talvez aguente mais uma semana e até leve para a medica ver e dar opinião.
Sei que parte da barriga faz parte apenas da minha cabeça (hihihi) mas é complicado lidar. Não pela estética mas porque estou sempre com receio de ser denunciada!!

Nesta fase ainda é tudo muito stressante pois há poucas certezas e ando a esquivar as saídas com amigos para não ter de me justificar, ainda só contamos aos pais e irmãos.

Sobre Sandra_MM

Ultima pílula agosto 2016
Ácido fólico e yodo desde setembro 2016

<3 Positivo a 03-03-2017 <3
Vou ser mama!! Vamos ser papás!! Sorriso

Carmo1234 -
Offline
Desde 12 Nov 2016

Olá ! Antes de mais muitos parabéns pela gravidez. Quanto a cremes as outras mamãs já responderam. Queria apenas deixar a minha experiência quanto a queda de cabelo. No primeiro trimestre tive uma queda de cabelo assustadora. Nunca me tinha caído assim tanto cabelo na vida. Está associado a gravidez (na maioria das vezes o cabelo fica mais bonito e forte mas não foi o meu caso). Infelizmente não havia muito a fazer porque não podemos usar ampolas etc. comia bastante gelatina apenas. A boa notícia é que neste momento, com 24 semanas estou com o cabelo como nunca tive. Muita quantidade, muito forte e zero queda. Por isso não desesperes. É só uma fase Sorriso

Sandra_MM -
Offline
Desde 01 Fev 2017

Obrigada Carmo1234 e parabéns também para ti Sorriso
Eu sempre tive muito cabelo e forte, embora o pinte desde os 20 anos.
Tive em tempos uma queda muito grande mas recuperei quase totalmente. Mas agora com o início da gravidez começou novamente a cair, bastante!
Espero que seja apenas uma fase...
Também me têm aparecido bastantes borbulhas, quase me sinto uma adolescente!! Espertalhão

Sobre Sandra_MM

Ultima pílula agosto 2016
Ácido fólico e yodo desde setembro 2016

<3 Positivo a 03-03-2017 <3
Vou ser mama!! Vamos ser papás!! Sorriso

micaela lourenco -
Offline
Desde 31 Dez 2015

Olá sandra mm
Olha acho que não tens de preocupar muito pk uma mulher grávida é tão linda ,acho todas giras ..

Beijinhos e tudo a correr bem

1°iiu 8/3/2017
20/3/2017 POSITIVO
1º eco+consulta 13 Abril
próxima eco 19/8/2017

sararpsilva -
Offline
Desde 02 Mar 2017

Olá querida.
Bem, acho que já te responderam a tudo, em relação aos cuidados a ter com o cabelo (sou cabeleireira) eu não recomendo pintar até aos 3 meses de gestação porque mesmo que a tinta não contenha amoníaco contém outro tipo de produtos porque a tinta tem que atuar né?... Mas muitas mamãs pintam e sem qualquer tipo de problemas, eu própria aplicava bastantes colorações por dia, mas sempre com uma máscara no rosto até aos 3 meses. Mas fala com a tua cabeleireira sobre isso.
Queda tive imensa, é super normal. Aconselho shampoo anti-queda da farmácia ou da marca luc (pessoalmente adoro), porque podem ser utilizados por grávidas e foi a minha salvação. Lavei sempre, duas vezes por semana! Mas cada caso é um caso, claro Beijinho

Ana_Neves -
Offline
Desde 25 Mar 2017

Olá Sorriso
Também estou grávida pela primeira vez e realmente, houve mudanças em mim. Desde cabelo, unhas, e como é evidente, corpo. Sorriso
Quanto aos cremes, aconselharam-me o Barral de óleo de amêndoas doces, próprio para mamãs. O creme é realmente muito bom, em contrapartida muito oleoso e espesso o que faz com que ao vestir a roupa não seja muito "confortável" e prático. Como na primeira aplicação vi que o creme era realmente bom, intercalo com nivea de lata azul, a qual ponho sempre que vou vestir roupa para sair.
Mas independentemente da marca os médicos aconselham sim, um creme bastante gorduroso.
No que diz respeito ao cabelo, dizem que não há qualquer problema se a tinta não tiver amoníaco.

Ainda por falar em cremes, há mamãs que ganham muitas espinhas na gravidez, foi o meu caso. Não ganhei uma coisa abismal mas para quem nunca teve, não achei piada... A minha solução!?? Halibut com Bepanthene, misturo os dois e aplico, é ótimo! Sorriso

Cuide-se mamã é uma fase linda em que temos de estar lindas também. Piscar o olho

Beijinho

Sobre Ana_Neves

Ana

Ana_Neves -
Offline
Desde 25 Mar 2017

Outra coisa que aconselho muitoooo! Lavem-se com um gel intimo apropriado a esta nossa fase linda. Principalmente quem faz infecções com facilidade, como é o meu caso...aconselho!

Beijooo

Sobre Ana_Neves

Ana

Inni -
Offline
Desde 11 Abr 2011

Olá Ana_Neves,

Qual é o gel intimo que usas (e que Ph tem)?
Tenho tido bastante comichão, principalmente nos lábios da vagina e não interiormente, por isso penso que não seja infecção propriamente dita mas penso que um gel intimo também ajudará nestes casos...

Bjs e obrigada!

Ana_Neves -
Offline
Desde 25 Mar 2017

Olá mamã,
Quando fui a maternidade o médico receitou-me um antibiótico para fazer durante 8 dias e disse que era imprescindível o uso de um gel intimo.
Receitou-me um que se chama Saforelle. Já o tinha usado antes mas agora que estou grávida, noto imensa diferença. Sinto-me bastante confortável.
Beijinhos

Sobre Ana_Neves

Ana

Dracaena -
Offline
Desde 26 Out 2016

Gel intimo uso desde há anos pois dantes fazia muitas vezes candidíase (micose q dá comichão nos lábios vaginais e vermelhidão). A médica aconselhava a não usar pensos diários,preferir cuequinhas de algodão e beber mais água.
Como gel já experimentei vários, mas o meu preferido é da Carefree aloe vera. Desde que tenha o ph apropriado qq um serve.
Para o corpo, desde que fiquei com mais barriguinha uso o Cien creme do Lidl q contém oleo de amendoas.Adoro cremes, nao tanto oleos, mas intercalo com um oleo prpio para gravids da Welleda q é bem mais caro e tem um cheiro q nao aprecio muito...

Claudia Correia1 -
Offline
Desde 06 Mar 2017

Só é recomendado pintar o cabelo a partir das 16 semana!
Beijinhos

Claudiaflorlotus

26/04/2012 Nasceu a minha princesa
09/01/17 Positivo 10/02/17 Aborto Retido 9s
06/09/17 Positivo

Sandra_MM -
Offline
Desde 01 Fev 2017

Obrigada pela ajuda mamas. Eu continuo adiar, não quero, de todo, prejudicar o meu feijãozinho!

Sobre Sandra_MM

Ultima pílula agosto 2016
Ácido fólico e yodo desde setembro 2016

<3 Positivo a 03-03-2017 <3
Vou ser mama!! Vamos ser papás!! Sorriso