Cuecas/cintas de gravida | De Mãe para Mãe

Cuecas/cintas de gravida

Responda
18 mensagens
Rosa Branca -
Offline
Desde 08 Ago 2007

Meninas quando devemos comprar as cuequinhas /cintas de gravida? Para que servem concretamente?

A minha familia é a minha razao de viver!

Allegro Nuptiae -
Offline
Desde 23 Abr 2007

Obrigada pelo teu esclarecimento...estava aqui confusa sem saber o que fazer se bem que já desconfiava que não seria boa ideia usar, ou então usar de vez enquando. Como vou ter cesariana, acho que vou usar no início a faixa para me sentir aconchegada mas depois vou deixar de usar. Realmente a minha mãe ainda hoje em dia usa cinta mas eu acho horrível...não me vou sentir bem pois não gosto de me sentir apertada.
Uso a cinta agora que estou de bebé mas é uma maravilha!!! Não sei o que são dores de costas e estou com mais de 36 semanas.

Beijos

Sarita

princesa_ -
Offline
Desde 13 Abr 2008

Hummm, eu diria que servem para gastarmos dinheiro! lol

Há que distinguir entre as do parto e as pós parto, acho!

Quanto às do parto: A determinada altura da gravidez descobri que não aguentava mais as dores do peso da barriga (em baixo) e pensei em comprar essas coisas para ver se melhorava, mas eram caríssimas e mete pena só utilizarmos durante uns mesitos... Tentei uma coisa que se revelou fantástica, os boxers do meu homem! Aqueles de licra que esticam e não magoam nem vincam, mas dão algum suporte adicional. Tenho usado desde o 5.º mês e acho optimassss.

Quanto às do pós parto: As cintas e cuecas que se usam no pós parto, aquelas que apertam e que antigamente se dizia que faziam a barriga "voltar ao normal", diz-se hoje em dia que não se deve usar.

Foi-me dito na preparação para o parto que devemos dar espaço e tempo para o útero ir ao normal, que ele irá por si (principalmente se amamentarmos), sem "apertar" a gordura que ali se alojou durante a gravidez porque ela sairá naturalmente (tem origem hormonal).

Se a comprimirmos com cintas e cuecas apertadas, poderá ser que não saia mesmo e que de certa forma "condense" sem desaparecer! Ou seja, com a cinta ficamos elegantes mas sem ela flácidas. (Essa é a razão para as nossas avósinhas e até algumas mães as terem usado até ao final da vida).

Por isso queridas, não caiam na tentação de apertar a gordurinha para a silhueta ficar melhor!!! É pior a emenda que o soneto... O ideal é amamentar, deixar ir ao lugar e quando se puder, fazer exercício...

NSilva -
Offline
Desde 08 Ago 2007

Tive dores de rins logo desde cedo, com 8 semanas ja usava uma cinta ( mais justa claro) para ajudar a minimizar a dor de costa, e depois com o barrigao que fiz deu-me muito jeito a cinta de gravida, mas nao podia ser daquelas com faixa no fim da barriga pois a ines nao queria sentir isso, e mexia demais, era das completas... com o passar do tempo vais sentir necessidade se for o caso... deixa o tempo passar e depois ves e ai tb verás qual te sentes melhor Sorriso
eu só com cuecas altas consegui me sentir bem depois no final

Natacha e Ines ( nascida a 10 de Maio )...FELICIDADES A TODAS AS MAMAS RECENTES .... ANAPAULA, NUSRAT :)))) e DIANA ... os vossos bebes esao lindossss ... desejo tudo de bom para eles como para a Ines Sorriso

Sobre NSilva

Natacha e Ines ( nascida a 10 de Maio )...

_Mia_ -
Offline
Desde 15 Nov 2007

No meu curso ppp aconselham o uso de cintas ou faixas pós-parto e a minha médica disse me que para partos normais o melhor é a faixa portanto comprei a faixa agora no ultimo mes de gravidez. As outras nunca senti necessidade de usar.

Bjoka

princesa_ -
Offline
Desde 13 Abr 2008

Aconselharam as faixas e cintas PÓS PARTO?

Cada um diz a sua portanto! A mim na MAC e a uma amiga minha aqui no Barreiro dizem que é proibidérrimo!

E esta heim!?

princesa_ -
Offline
Desde 13 Abr 2008

Realmente, cada um diz a sua. Eu acho que faz sentido não usar! Os musculos não fazem o que é suposto que é fortalecer, e o que se faz é "apertar" a flacidez... Também pode não deixar o útero ir ao normal e até criar problemas de incontinência.

É simples, pensem nas avós e mães que nunca mais, desde o parto as largaram! Estavam com tudo no lugar? Ou foi por isso que não ficaram bem?

Enfim... mas acredito que dê bem estar e que seja necessário por exemplo no caso de se fazer cesariana.

http://forum.apfertilidade.org/phpBB2/viewtopic.php?t=19475&sid=aa6115cb...

_Mia_ -
Offline
Desde 15 Nov 2007

Sim. Isso é como em tudo na vida, vai depender de pessoa para pessoa, de certeza que há imensas pessoas que usaram e não tiveram problema nenhum e também há pessoas que não usaram por vários motivos e vieram na mesma a ter problemas de incontinencia e afins. Para alem de que em cursos pós parto te ensinam a fazer exercicios que evitam ou minimizam esse tipo de consequencia. Quase todas as minhas amigas usaram ou uma coisa ou outra e estão óptimas, sem qualquer problema...Se calhar não se limitaram a pensar que a cinta ou faixa fazia o trabalho todo por elas Sorriso

Bjoka

anamacas -
Offline
Desde 23 Set 2007

Eu usei uma cinta pos-parto e adorei! Não apertava aquilo ao máximo, ajustava só ate me sentir confortável e foi das melhores compras que fiz, é verdade que usei apenas 1 mês e meio mas valeu bem o dinheiro. Eu comprei uma da chicco que dá para ajustar conforme desejamos. Inicialmente usei uma faixa que me emprestaram mas fazia-me impressão na costura...
No meu caso não se foi por ser cesariana mas desde o 2º dia que usei e tinha muito menos dores porque ficava "aconchegada". Uma amiga minha que teve no mesmo dia que eu por parto normal começou logo a usar essa da chicco e também adorou.
Ambas estamos quase como eramos antes, agora se há pessoas a quem não fez nada isso não sei dizer, no nosso caso resultou e bem. No meu caso então que tenho um mioma de quase 10cm digo-vos que ajudou bastante pois no inicio tinha imensa barriga devido ao mioma e hoje já nem se nota!

Beijinhos
Ana e Gabriel (amanhã já com 2 mesinhos!!)

princesa_ -
Offline
Desde 13 Abr 2008

http://www.mac.min-saude.pt/clinica/cuidadosposparto.html

"O exercício físico pode ajudar os músculos a recuperarem a sua forma e tonicidade. Esteja atenta aos exercícios de reeducação perineal. As cintas de contenção abdominal, se lhe derem conforto não têm nenhum interesse para a recuperação muscular, que só os exercícios conseguem fazer.
Nas primeiras 24 horas após o parto pode começar com os exercícios fáceis (contrair o períneo e meter a barriga para dentro, que deve repetir 3 vezes por dia), podendo depois deste período iniciar os exercícios específicos para determinados grupos musculares. No caso de uma cesariana discuta com o seu médico obstetra ou com uma enfermeira antes de iniciar qualquer tipo de exercício. Como em qualquer situação, o exercício físico deve ser iniciado lentamente e aumentado gradualmente. O exercício é importante para melhorar o bem-estar físico e psíquico!"

Tens razão que existem exercícios que nos são ensinados, a mim também o foram, se bem que são tão chatoooossss de fazer Confuso mas a questão é a de saber se realmente a cinta prejudica que os músculos por si treinem com os nossos movimentos, ou seja, se os atrofia e por isso sabe bem estar "aconchegadinha". Também não tenho dúvidas que para algumas pessoas seja mais fácil voltar ao normal (com ou sem cinta). Não se pode é atribuir o facto de terem recuperado à cinta, sem qualquer dúvida... acho eu, pois não sabemos se não teria sido ainda melhor, sem ela...

A questão é que o útero por si só está preparado para ir ao lugar, é hormonal. Quando temos o bebé, ele leva o seu tempo a ir ao lugar, com a amamentação até se sente isso mais depressa ou umas dorezitas normais dele a ir ao lugar. a questão é só a de saber se a cinta ajuda a este processo ou dificulta... Porque o facto de aconchegar não significa muito...

Estou muito desconfiada com isto das cintas, confesso... Quem me disse isto é fisioterapeuta na MAC (foi no curso de preparação) e ajuda na recuperação das pessoas que ficam com problemas (alguns graves) nos músculos do períneo depois do parto. Pelo que sei no Hospital do Barreiro (curso de preparação) a teoria é a mesma, não aconselham a utilização pois dizem que dificulta o processo...

anamacas -
Offline
Desde 23 Set 2007

Na minha preparação elas aconselharam!
Tal como diz o ditado, cada cabeça sua sentença!
Eu por exemplo poucos exercícios fiz, fui a uma aula de pós parto e só agora comecei a fazer alguns abdominais, logo a minha recuperação não se deve de certeza aos exercícios porque não os fiz.
Em relação à cinta atrofiar os músculos não concordo nada com isso!!
Existem pessoas que utilizam cintas/faixas durante os exercícios físicos em ginásios e não têm os músculos atrofiados!!!
Essa teoria ainda não está muito bem explicada...

princesa_ -
Offline
Desde 13 Abr 2008

Mas são aconselhadas nos ginásios!? Para exercitar os músculos? Acho que não são. Olhem, acho que a Organização Mundial de Saúde desaconselha as cintas pós parto ao que me disseram mas ainda não achei o link para meter aqui Sorriso Mas é verdade, cada cabeça sua sentença!

Sorriso

martassm -
Offline
Desde 25 Abr 2007

Eu estou interessadissima a ler os vossos argumentos, pois já conhecia as duas posições, conheço que usou e quem não usou, e recuperaram quem num caso quer noutro, por isso não consigo formar opinião! Por acaso era bom que a Classe médica, fisioterapeutas, se entendessem de uma vez por todas! Afinal, deve-se ou não usar cinta pós-parto????
_____________
Marta & Pedro * 3 Maio 2008
Madrinha de treinos da Martita e OlgaMourato
Conseguimos a nossa estrelinha: DPP 31 Maio 2009 0:-)
Madrinhas: OlgaMourato e Martita Sorriso

Sobre martassm

Marta & Pedro * 3 Maio 2008 Apaixonado

Ana Sampaio -
Offline
Desde 09 Jun 2009

Boa tarde, tive oportunidade de ler algumas das dúvidas e comentários sobre este tema, e resolvi esclarecer, provavelmente já não irei a tempo para algumas, mas ainda assim...
Sou enfermeira, e faço preparação para o parto.
Em relação às cintas de grávida, são aconselhadas a partir das 18/20 semanas de gestação, servem para suportar o aumento do volume da barriga, obrigam a grávida a ter uma postura correcta, tendo em conta que o centro de gravidade se altera na gravidez e prevenir as lombalgias sentidas mais no final da gravidez.
Em relação às famosas cintas para "apertar a barriga" após o parto, já há uns anos que estão completamente desanconselhadas. Dificultam a involução uterina, ou seja, que o útero tome o seu tamanho normal, e ao estarem a apertar os músculos abdominais, não os deixam trabalhar, pelo que o músculo fica flácido.A puérpera, nas suas actividades normais diárias desempenha todo o tipo de movimentação que vai exercendo os referidos músculos, ao apertarem-nos, deixam de o fazer. Óbviamente que existirá sempre mulheres que recuperaram muito bem com o uso da cinta, porque tinham um abdómen elástico, e um belo dum metabolismo.E ainda mais óbvio é de que se sentem bem mais confortáveis com o uso da mesma após o parto, porque não se sentem tão gordas.Sim, porque há muitas mulheres que acham que depois de parirem ficam logo com a silhueta pré-gravidez, e não é bem assim. A sugestão que dou às minhas grávidas é que não as devem usar, mas caso saiam para algum lado por pouco tempo, e necessitem de se sentir mais bonitas (porque também é importante), podem usa-las um pouco.

Ana Sampaio

Allegro Nuptiae -
Offline
Desde 23 Abr 2007

Obrigada pelo teu esclarecimento...estava aqui confusa sem saber o que fazer se bem que já desconfiava que não seria boa ideia usar, ou então usar de vez enquando. Como vou ter cesariana, acho que vou usar no início a faixa para me sentir aconchegada mas depois vou deixar de usar. Realmente a minha mãe ainda hoje em dia usa cinta mas eu acho horrível...não me vou sentir bem pois não gosto de me sentir apertada.
Uso a cinta agora que estou de bebé mas é uma maravilha!!! Não sei o que são dores de costas e estou com mais de 36 semanas.

Beijos

Sarita

anamacas -
Offline
Desde 23 Set 2007

Eu usei e adorei e tenho a barriga lisinha como tinha antes de engravidar!!
Na maternidade então foi a melhor coisa que fiz, tive muito menos dores quando comecei a usar pois sentia-me "aconchegada". Depois comprei uma cueca da chicco que se ajusta conforme queremos e usei mais de dois meses.

Llocas -
Offline
Desde 13 Abr 2009

Não concordo nada com a opinião que diz que são uma forma de desperdício de dinheiro, acredito sim que há quem não se adapta e quem pura e simplesmente não as pode comprar e tenta de alguma forma encontrar uma solução mais em conta para procurar o apoio que necessita.

Infelizmente acho até que deviam ser dadas a quem é seguida no público, porque são de facto muito caras. Eu pessoalmente uso cinta desde as 15s, daquelas com faixa em baixo, e ainda bem que o faço, porque tenho crises de asma constantes (com tosse) que incomodam imenso o bebé e daí ter-me sido recomendado. A marca fui eu que escolhi, tendo em conta o apoio e conforto que procurava.

As cuecas, é que sinceramente não me parecem fundamentais porque a única diferença das "normais" é que são mais subidas. Eu pessoalmente comprei um pack de 3 cuecas de mamã na Pré-Natal mas porque gostámos muito delas, e até as achei sexys, tem uma rendinha em cima e ficam amorosas, mas não me dão nenhum conforto em particular, até porque continuo a usar as minhas cuecas normais.

Em relação á cinta, se optares por usar, podes sempre pedir uma prescrição médica para que possa ser dedutível em sede de IRS. Eu comprei a minha também na Pré-natal, experimentei as da Chicco mas não gostei nada, e os seus tamanhos não dão para mim.

O meu conselho é que experimentes algumas e percebas se realmente te sentes confortável. Claro que em relação ás pós parto, não posso falar, só tenho a certeza que vou usar.

Sobre Llocas

Madrinha da ALICE da minha querida amiga Bituxa, que é a princesinha mais linda do Norte e arredores!!! Piscar o olho

http://tim-pam-pum.blogspot.com

jackie rodrigues -
Offline
Desde 07 Abr 2011

Fiquei esclarecida com os vossos comentários nomeadamente da Sra Enf. Ana Sampaio pois tb n sabia ao certo apartir de q altura deveria usar cinta pré-mamã e agora a minha barriguinha já se nota, tou com 22 semanas.
Achei super interessante a ideia da princesa_ sobre o uso de uns boxers de licra. Até já exprimentei uns e senti-me bem. Realmente as cintas são bastante caras, não é que eu não possa comprar, mas não são mais que umas cuecas grandes, subidas de licra com um certo apoio a mais.
Quanto às cintas pós-parto, ja ouvi pessoas a favor e contra o uso destas. Realmente, o não uso faz todo o sentido pois assim o corpo volta ao seu normal, naturalmente. Sempre ouvi dizer que são 9 meses para inchar e 9 meses para desinchar.
Felicidades a todas Piscar o olho

o dia mais feliz da minha vida 15 de agosto 2011 Espertalhão amo-te filhinha!

http://demaeparamae.pt/forum/dicas-uteis