A Crise dos 3 Meses | De Mãe para Mãe

A Crise dos 3 Meses

Responda
19 mensagens
Desde 02 Jul 2009

"Por volta de 2-3 meses de idade, alguns bebês tornam-se tão eficientes na mamada que são capazes de mamar tudo o que precisam em 5 ou 7 minutos, algumas vezes em 3 minutos. Se ninguém disso isso para a mãe e ela espera que a criança fique no seio por “pelo menos 10 minutos”, ela vai achar que seu filho não está mamando o suficiente, como esta mãe aqui:

Eu tenho uma filha de 4 meses. Meu problema é que não sei se ela está mamando o suficiente. Ela passa somente 3-4 minutos no peito e eu fico com receio de que ela não está mamando leite suficiente. Quando ela tinha 2 meses, ela mamava por 10 minutos de um lado e 5 do outro e ganhava peso rapidamente; agora ela está caindo na curva de crescimento.

Eu também notei que meus seios não enchem mais como antes, eles chegavam até a vazar!

O que mais me intriga é que nos primeiros 2 minutos ela engole muito leite, bem rápido e e depois começa a tirar a boca do peito e a colocar novamente, sem ficar quieta. Eu tenho que alternar os lados e tentar posições diferentes para ela mamar ao menos 10 minutos. Eu me pergunto se ela faz isso porque ainda está com fome.

Outra coisa que me preocupa é que ela está mamando mais vezes, especialmente de noite. Ela dormia 5-6 horas seguidas de noite, agora dorme no máximo 3-4 horas, até menos.

O pediatra me disse que eu posso começar a dar leite artificial na mamadeira. Já tentei, mas ela não aceita, mesmo que outra pessoa ofereça a mamadeira.
O caso desta mãe ilustra bem a crise dos 3 meses de idade:

1. O bebê que mamava 10 minutos agora termina em 5 minutos ou menos.
2. Os seios, antes cheios e pesados, agora estão macios e “vazios”.
3. O leite não vaza mais.
4. O ganho de peso do bebê diminui.

Tudo isso é absolutamente normal. O engurgitamento das mamas nas primeiras semanas pós-parto não tem nada a ver com a quantidade de leite produzida e sim com uma inflamação temporária que acontece no início da lactação. Mamas cheias e vazamento são problemas iniciais, que desaparecem assim que a amamentação está estabelecida.

E a diminuição no ganho de peso, claro, é esperada. Os bebês ganham menos e menos peso a cada mês que passa. É por isso que as curvas de crescimento são curvas e não retas. Entre 1 e 2 meses, uma menina amamentada ao seio ganha tipicamenate 400g a 1,3 kg, com a média sendo um pouco acima de 800g. Eliminamos o primeiro mês, porque sempre há perda de peso e depois ganho, o que faz a conta final muito variável. SE o bebê fosse continuar ganhando peso neste padrão, em 1 ano ganharia 5 a 15 kg, com média de 10 kg. Na realidade, durante o primeiro ano de vida, meninas ganham entre 4,5 a 6,5 kg, com a média sendo 5,5kg. Em outras palavras, uma menina que ganhou 500g no primeiro mês de vida (alguns podem achar muito pouco, mas na realidade é normal) ganhará menos peso eventualmente. Todos os pesos são medidas aproximadas. Meninos geralmente ganham um pouco mais que meninas.
Claro que o bebê da mãe do exemplo não aceitou a mamadeira com complemento; ela não estava com fome. Infelizmente nem todos os bebês mostram tal controle e, algumas vezes, especialmente se a mãe insiste muito, eles tomam a mamadeira msmo sem estarem com fome.

Se alguém tivesse explicado a esta mãe o que estaria para acontecer no terceiro mês, ela não teria se preocupado. Mas a mudança inesperada deixou-a insegura. Mesmo assim, se ela estivesse confiante na própria habilidade para amamentar, ela não teria se estressado. A explicação mais lógica para todas as mudanças é “eu tenho tanto leite que minha filha fica cheia em 3 minutos”. Mas o medo do fracasso na amamentação é tão incutido em nossa sociedade, que não importa o que acontece, a mãe sempre pensa (ou é convencida a pensar) que ela não tem leite suficiente.

A mãe também se preocupa com outro mito moderno: que as crianças, à medida em que o tempo passa, aprender a dormir mais. Na realidade, as crianças passam mais tempo acordadas quando vão crescendo. É verdade que um dia elas dormirão mais horas seguidas e vão começar a dormir a noite inteira, mas dificilmente isso acontece aos 4 meses de idade. Entre o nascimento e 4 meses de vida, é mais provável que você observe seu bebê dormindo menos. Muitos bebês mamam várias vezes por noite durante os primeiros anos de vida (o que é muito mais fácil que preparar mamadeiras de madrugada, especialmente se o bebê dorme na mesma cama que a mãe).

A mãe do exemplo já começou a forçar a filha a comer. É um beco sem saída. É fácil deduzir que, a menos que a mãe decida mudar radicalmente seus hábitos, a introdução de sólidos será uma luta."

Retirado, na íntegra, de My Child Won't Eat, do pediatra Carlos González, recomendado pela La Leche League.

elly81 -
Offline
Desde 26 Abr 2009

nao seria mais simples colocares o endereço do site onde retiraste essa informação toda? É que o fórum de repente ficou cheio de msgs tuas...por mim n ha problema, mas td o que é demais enjoa...n leves a mal, é a minha opinião.
jinhos

Sobre elly81

Sou madrinha da kiduxa Susily ...e a Susily é a madrinha do meu menino Sorriso
Tenho mais uma afilhada que é a eunice88 Sorriso

Filho lindo tas um "homenzinho"...meu orgulho e paixão!:)

Desde 02 Jul 2009

ja li as regras n diz la nada....

KrixGustavinho -
Offline
Desde 10 Fev 2010

oix ana, desculpa ser tao frontal...mas tas a ser maçuda com tanto "blá blá"..com cenas escritas por outros.
Quem quiser ler "esses artigos" vai pesquisar na net
Tou me a referir aos "15" topicos, seguidos, que postas te
haja bom senso Cromo
beijocas tudo de bom

Madrinha da PRINCESA*_Leonor* da tixa_m*
Madrinha da PRINCESA*_Yasmin* da mamãe da Yasmin
08-10-09_ Gustavo Duarte_*meu tesouro* afilhado da tixa_m/ afilhado da Mamãe da yasmin

piress -
Offline
Desde 08 Ago 2009

Boa!!!!

Já várias meninas te avisaram. Parece que não queres saber.
Continua que vais ver o que te acontece!!!
Às vezes vale a pena ouvir os outros.

Sobre piress

Mãe da Bicoia (Victória)2/2/2007, da Rita 5/5/2010 e da Luisa 21/8/2011.

www.lojadalaranjinha.blogspot.com
[email protected]

M@ggie -
Offline
Desde 03 Nov 2009

ela é teimosa
eu avisei as 9.30 da manha mal começou com isto tudo, mas mesmo assim continuou
simplesmente se apoderou do forum durante a manha de hoje

titaf -
Offline
Desde 06 Ago 2009

Fazes bem Ana as pessoas só querem criar conflitos, não respondas aos postes mal intencionados com o objectivo de te ofender. Eu também já me enervei com os coméntários que te fizeram agora fui...Não me vou chatear mais.

Beijinhos e não ligues.

tininhamae -
Offline
Desde 29 Jan 2009

adorei este topico!!!obrigada por compartilhares e pela ajuda!!!
e quanto ás respostas anteriores mal educadas,nao ligues é so inveja!!!
enfim o que se pode fazer nao é!!!
fica tranquila e continua a escrever o que te apetece!!!

beijinhosssss

Desde 02 Jul 2009

olha a tinocaaaaaa por akiiiiiii n sabia k tavas aki inscrita mulherrrr kkkkk k surpresaaaaa obg amoreeeeeee...eu ja parti pra ignorancia e a melhor coisa ignorar heheh la no family n ha nada disto ne miga...enfim...e pena pk isto podia tornar-se um family portugues ne ...sniff

criz -
Offline
Desde 17 Jan 2010

Eu estive a ler os teus tópicos e gostei deles tem tudo a ver com o forum. Não percebi o porquê de tanta polémica se não estás a infringir as regras. Pois o que te estão a acusar é de fazeres vários tópicos por dia, mas nas regras não proibi a não ser no forum comercial e também não vejo aonde estás a fazer publicidade se só estás a dar informação.
Agora se colocasses aqui um tópico a desabafar sobre a tua vida ia ser um sucesso, todas as pessoas adoram "cusquices", mas o que é que esses tópicos tem a ver com o forum,né?

Catarina Neves -
Offline
Desde 06 Maio 2008

... não percebo tanta irritação e má vontade!

Parece-me que a Ana Estevão está a tentar colaborar. MAIS... escreve sobre temas que se inserem neste fórum, não insulta ninguém, e... tem o cuidado de referir a fonte de onde retira os textos.

Escreve muito e então??? Só lê quem quer, só comenta quem quer. Pelo menos não escreveu pela milionésima vez: "urgente... preciso de saber que horas são" llollol... ou então: infecção urinária, enjoos, etc etc.

Enfim...

Espertalhão Babão SantosPecados - Gula&Vaidade Espertalhão Babão
Espertalhão Espertalhão Madrinha Orgulhosa da divertida SofiaCosta & da Serena MariaDeSena Espertalhão Espertalhão

carinalaino -
Offline
Desde 16 Mar 2007

para mim, pelo menos foi muito util... nao passe cartao a certas pessoas... como a catarina disse, só le quem quer... e por mais q eu ja tenha 3 filhos, com os 2 primeiros, passei por essa crise dos 3 meses... e nunca entendia o q se passava, e acabava por deixar de dar a mama... mas agora com o 3º, ele ainda tem 45 dias... vou ser mais persistente...

muito obrigada pelas informações.

Beijinhos
carina

★ (¯`'•.¸(¯`'•. ¸*♥♥*¸. •'´¯)¸.•' ´¯) ★★** Beijinhos grandes.
Carina Laino - ADONAI FESTAS E ARTESANATO
Aguardamos a vossa visita **O nosso cantinho https://m.facebook.com/adonaiartesanato?ref=bookmark
★★ ´(_¸.•'´(_¸.•'´ *♥♥* `'•.¸_) `'•. ¸_) ★(_¸.•'´ (_¸.•'´* ★★*`'•.¸_)`'•.¸ _)★

serdovento -
Offline
Desde 30 Ago 2009

Eu acho que a Ana tem boa intençao e que os artigos que coloca são de interesse geral e de utilidade (embora se dirijam claramente mais para as mães que estão a amamentar, o que infelizmente não é o meu caso, mas isso tb n interessa nada).

No entanto, concordo que apesar das regras não o proibirem, este poderá não ser o local mais adequado para as mães interessadas terem acesso à informação,e até há uma secção no fórum destinada a artigos...É uma questão da ana tentar expôr à administração o interesse em colaborar... Não sei, isto é o que eu penso, fica aqui a sugestão.

E nao deixa de ser louvável o interesse em ajudar e informar as outras mamãs, penso que poderá ser um contributo interessante.

Beijinhos.

DPP: 25/12/2009 Sorriso
D.N. 15/12/2009

pequenaluz -
Offline
Desde 12 Abr 2010

aiai a crise... mas vamos ultrapassa-la não é filha?

obrigada ana e em relação as bocas...esquece-la isso!

Esta luz pequenina vou deixa-la brilhar!

MichaS -
Offline
Desde 16 Fev 2010

Obrigado pelo texto... Revi-me completamente neste tópico!

Sara Prata -
Offline
Desde 10 Jul 2010

Muito Obrigada!

Tenho lido tudo o que publicaste e foi uma grande ajuda!

Há que louvar a boa vontade das pessoas ...

CatiACC -
Offline
Desde 20 Abr 2011

Informação muito importante. Estive quase a entrar em paranoia com isto. Se não fosse a informação na net acho que tinha cometido o mesmo erro que essa mãe. A minha menina mama uns 3 minutos e fica satisfeita Espertalhão As pessoas ficam admiradas e saiem-se com comentarios do tipo: "já mamou??!! Na minha altura mandavam dar 15 min em cada mama!!"
Enfim... Haja Saude Espertalhão

Anita R -
Offline
Desde 29 Set 2010

A minha Carolina tb tá uma "mamadora profissional", em 5 min tem o assunto arrumado!

Obrigada Ana, não entendo a "arrogancia" de alguns dos comentários ao tópico. Só lê quem quer...