Criopreservação das celulas estaminais | De Mãe para Mãe

Está aqui

Criopreservação das celulas estaminais

Responda
10 mensagens
agpereira -
Offline
Desde 16 Jan 2014

Olá,

Sou um bocado leiga nesta materia, por isso peço a ajuda de quem perceba que me elucide. Justifica-se de facto fazer ou é como já li algures um negócio e na pratica não vale a pena. Pesquisando na net encontro varias empresas que o fazem e claro, visto por elas é algo muito importante... mas queria a opiniao das outras mamas para saber, ja que o valor não é assim tão baixo.... Se houver por ai mamas da area de saude que possam dar opiniao melhor... Obrigada a todas!!

maria_mãe -
Offline
Desde 27 Jun 2017

Olá Agpereira.

Na verdade é uma decisão bastante difícil de tomar.

Neste momento existem muito poucas aplicações realmente provadas. E é por isso que muitos pais e até muitos profissionais de saúde consideram que não se justifica o investimento.

Agora vou dar-te a minha opinião pessoal: nunca sabemos o que o futuro nos reserva e não sabemos como irá evoluir a medicina. A verdade é que a ciência dá saltos evolutivos absolutamente incríveis e se calhar daqui a 10 ou 15 anos há técnicas extraordinárias para tratamentos recorrendo ao sangue ou células.

Claro que aqui entram dois factores importantes: um deles é o sentimento de "culpa" dos pais com que estas empresas contam. Claro que todos queremos estar tranquilos de que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para assegurar o melhor futuro possível para os nossos filhos. O segundo factor é financeiro. Se de facto é um investimento que não se pode fazer, esse argumento sobrepõe-se aos outros...

Posto isto, resta-me dizer-lhe que nós optámos por fazer conservação de sangue e células.

Beijinhos e boa sorte!

Submetido por maria_mãe em Sex, 13/10/2017 - 09:05
ALES88 -
Offline
Desde 14 Nov 2016

Ainda agora estava a falar disso com o marido,e não vamos fazer. Primeiro porque a aplicação prática da coisa é diminuta,não serve em casos de leucemias nem nada do género,por isso as doenças em que pode ser utilizado passam a ser poucas. Depois porque temos cunhados médicos hematololgistas,e ambos são da opinião que é mais um negócio do que outra coisa,e que a aplicação prática é como já disse,reduzida. Claro que cada um sabe da sua consciência,e depois pode ficar a pensar nos “e se”,mas por aqui não o faremos.

Submetido por ALES88 em Sex, 13/10/2017 - 10:32
LSL -
Offline
Desde 28 Out 2010

O melhor é fazer como nós fizemos e falar com o seu médico sobre isso. Ele conseguirá explicar-lhe bem se acha uma boa ideia ou não é porquê.

No nosso caso foi o que fizemos e o que o nosso médico nos explicou foi que na prática o uso das células é diminuto. São muito poucas as doenças em que realmente se podem utilizar e na maioria dos casos não podem ser usadas na própria pessoa porque o “erro” que levou à doença é genético e está no sangue/células recolhidas. Pelo menos em termos leigos foi mais coisa menos coisa aquilo que nos explicou.

Depois, efectivamente, fui a uma palestra de uma estas empresas e uma coisa me ficou... eles mostraram uma timeline sobre eles. Estavam no mercado quase à uma data de anos (mais de 12 mas não me lembro ao certo quantos) e a quantidade de vezes que tinham ao sido utilizadas células foram 8!!! E apenas uma realizada em Portugal porque nas outras os tratamentos tiveram de ser feitos nos EUA. Para mim, mais que tudo foi uma informação decisiva. O que eles queriam publicitar como maravilhoso a mim mostrou sem sombras de duvidas que não é assim tão maravilhoso! Então com as milhares de crianças doentes e com as milhares de células guardadas só 8 foram usadas?? Algo não me soou bem.

Mas, esta, como outras é uma decisão muito pessoal. Faça uma pesquisa, fale com o seu médico, informe-se e tome uma decisão consciente.

Independentemente do que aconteça no futuro sei e estou de consciência tanquila que mediante a informação que tinha na altura tomei a decisão certa para a nossa família. E isso não me irá doer na consciência e é está calma que tem de procurar.

Submetido por LSL em Sex, 13/10/2017 - 13:10
agpereira -
Offline
Desde 16 Jan 2014

Obrigada pelas vossas opiniões, vão muito de encontro ao que tinha ideia... é um esforço a nivel financeiro que pessoalmente não consigo agora, mas os avós estariam dispostos a fazer se se justificasse. No entanto também o fariam com esforço e pelo que vejo talvez seja um esforço um pouco inglório.. apesar dos "e se..."

Vou seguir o conselho da LSL e perguntar a opiniao à minha medica na proxima consulta pra ver o que ela diz..

Obrigada! Sorriso

Submetido por agpereira em Sex, 13/10/2017 - 17:27
sfrf -
Offline
Desde 28 Mar 2017

Também tenho a mesma dúvida, até porque ainda é um investimento elevado, mas se houvesse casos concretos de sucesso. Mas o investimento não está acessível a todos, e como tal os números estatísticos também ficam influenciados. Fico com dúvidas mas é uma boa questão para colocar também a minha médica.

Submetido por sfrf em Sex, 20/10/2017 - 18:31
Sobre sfrf

Agosto 2017 - Positivo!!!

agpereira -
Offline
Desde 16 Jan 2014

sfrf escreveu:
Também tenho a mesma dúvida, até porque ainda é um investimento elevado, mas se houvesse casos concretos de sucesso. Mas o investimento não está acessível a todos, e como tal os números estatísticos também ficam influenciados. Fico com dúvidas mas é uma boa questão para colocar também a minha médica.

Olá, eu tenho consulta dia 25 e vou perguntar. Já agora depois diga também o que disse a sua. Sorriso

Submetido por agpereira em Sáb, 21/10/2017 - 04:21
sfrf -
Offline
Desde 28 Mar 2017

Combinado! Eu apenas tenho consulta dia 14nov, depois partilho a opinião dela.
Boa sorte!

Submetido por sfrf em Sáb, 21/10/2017 - 21:37
Sobre sfrf

Agosto 2017 - Positivo!!!

Vania_Sousa -
Offline
Desde 08 Fev 2012

Olá mamãs, esse é um assunto que também me estava a dar a volta à cabeça.
Na passada 5f fui à primeira consulta de termo no hospital e a enfermeira fez me imensas perguntas, a última foi sobre a criopreservação e falou me que existe um banco público caso estivesse interessada fazer a doação para eles, trouxe um inquérito para casa e tenho que levar na próxima consulta.

Submetido por Vania_Sousa em Dom, 22/10/2017 - 13:06

Início dos treinos: Agosto 2016
Folicil: Agosto 2016
Positivo: 26 Março 2017

agpereira -
Offline
Desde 16 Jan 2014

Olá novamente! Como combinado perguntei a opinião à minha médica e o que ela me disse foi que a probabilidade de as celulas serem utilizadas pelo bebe é infima. Existe um banco publico no porto e internacionais, onde a probabilidade de se um dia precisar entrar será muito maior q as do proprio...
Na verdade, n disse com as letras todas mas disse-me entrelinhas que respeitava quem faz mas que acha melhor gastar o dinheiro em outra coisa..

Submetido por agpereira em Sex, 27/10/2017 - 15:39

Votação

Quanto gastou ou pretende gastar no carrinho de bebé?