Criopreservação das células estaminais | De Mãe para Mãe

Criopreservação das células estaminais

Responda
9 mensagens
bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Olá Sorriso Digam me as vossas opiniões e experiências (quem já fez ou decidiu) sobre a criopreservação de células estaminais! Vão fazer? Qual a empresa? Já ouvi falar na crioestaminal, na bébé vida... mas fui ao site deles em tem vários pacotes e vários preços carissimos. Que vão fazer? Que empresa vão escolher e que pacote?

catiamar -
Offline
Desde 06 Mar 2012

Olá!
tb estava a pensar nisso, mas os valores são realmente altos e com tanta coisa a preparar para a chegada do bébé, tenho que criar prioridades.
confesso que adicionalmente tenho algumas duvidas, porque estive a ler alguns artigos e os casos em que se pode utilizar o material são tão poucos e limitados á idade do nosso filho que me fazem duvidar em relação a esta opção.
No entanto se pudesse gostava de considerar o banco público, em que pode ser utilizado pro outras pessoas.
infelizmente parece que o banco público só recebe material das mamãs que são seguidas no Hospital de São João.
Sou da Madeira e por isso já nem essa possibilidade posso considerar.
como ainda tenho algum tempo, vou estar atenta a possíveis alterações.

Apipa -
Offline
Desde 23 Dez 2014

Olá mommy

Eu decidi fazer a recolha.
Acho que se um dia acontece alguma coisa e algum médico me pergunta se por acaso não guardei as células e eu tenho que dizer que não... Não me iria perdoar.

Perguntei à minha GO e ela fez na BebéVida pelo que é o que vou fazer também!

Beijinhos.

rita_duende -
Offline
Desde 19 Jan 2012

Podes inscrever-te nos workshops das várias empresas e tiras as tuas dúvidas.

Hator -
Offline
Desde 09 Jul 2014

Eu fiz da minha primeira filha e vou fazer agora também.
Sinceramente, tal como agora foi mais por descargo de consciência. Mas a medicina está sempre a evoluir, e o que não é possível agora, pode sê-lo daqui a 10 ou 20 anos. Não quero um dia vir a arrepender-me de não o ter feito, mas tomara que não precise usá-las. Mas se forem necessárias, estão lá, nunca se sabe.
Tal como anteriormente vou fazer na Crioestaminal, parece-me a mais credível.

Andreiapa -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Olá a todas, também estou na duvida de comprar ou não, mas existe uma GRANDE informação que nos workshops não dão porque não lhes convém...As células estaminais recolhidas não dão para o bebé da qual se recolhe mas sim para um irmão...porque as células que compõem o bebé são as mesmas que estão no cordão logo se o bebe desenvolver células malignas as células que estão no cordão mais tarde ou mais cedo vão desenvolver células malignas.
Daí a minha duvida...

MyVy -
Offline
Desde 17 Mar 2015

Talvez este artigo, com fonte que considero fiável e sem pretensões possa esclarecer algumas duvidas e tomarem uma decisão.

http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/ministe...

vera e jasmin -
Offline
Desde 25 Mar 2014

ola a todas. como algumas mamas ja falaram as celulas nao dao para o bebe mas para um irmao. e um caso a pensar muito bem. falo por experiencia propria o meu menino e seguido em onco-hematologia, ainda nao tem leucemia nem nada parecido, mas tem uma celula que pode vir a desenvolver entao e seguido de perto faz analises ao sangue todos os meses e a medula de 2 em 2 meses. na consulta da semana passada a medica explicou me td o q pode acontecer e se acontecer quais os procedimentos. nas explicacoes tal como uma mama ja referiu as celulas do cordao dele nao servem para ele. aqui onde moro as recolhas sao feitas gratuitamente mas vao para um banco publico e nao ficam para nos. no meu caso q vou ter outro bebe e tenho um filho q tem muitas probabilidades de vir a desenvolver alguma coisa, as celulas deste bebe ja sao guardas para o mano se forem compativeis, se nao vao para o banco publico. entao mamas tem q pensar muito bem e muito dinheiro e nem explicam q nao podem ser usadas no proprio bebe se algo acontecer. beijinhos a todas

pedrocouto -
Offline
Desde 22 Mar 2016

De facto a grande maioria das aplicações de células estaminais de sangue de cordão é em contexto alogénico (células estaminais do sangue de cordão de um dador). Uma tabela com as doenças que podem ser tratadas pode encontrar-se abaixo:

http://parentsguidecordblood.org/pt/doencas-tratadas

No entanto existe também já um caso publicado onde foram transplantadas as células do sangue de cordão em contexto autólogo para leucemia:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17200253

Relativamente ao banco público, está a realizar colheitas nos seguintes hospitais:

• Centro Hospitalar de São João (Porto)
• Hospital Pedro Hispano - Unidade Local de Saúde de Matosinhos (Porto)
• Maternidade Júlio Dinis - Centro Hospitalar do Porto (Porto)
• Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca (Lisboa)

Existe também uma diversidade de oferta no que toca ao sector privado de armazenamento, que pode também ser consultado no link abaixo:

http://parentsguidecordblood.org/pt/family-banking