Crianças portuguesas ingerem quatro vezes mais sal do que o recomendado | De Mãe para Mãe

Crianças portuguesas ingerem quatro vezes mais sal do que o recomendado

Responda
2 mensagens
ryssie -
Offline
Desde 27 Jan 2010

Crianças portuguesas ingerem quatro vezes mais sal do que o recomendado

O consumo de sal pela população infantil portuguesa é quatro vezes mais elevado do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, Alberto Silva, refere à agência Lusa que caso a sociedade não tome medidas para controlar esta situação, as “crianças não vão viver os 10 anos que actualmente se ganhou em relação às gerações anteriores”.

Assim, o médico aconselha os pais a diminuírem a quantidade de sal na alimentação dos seus filhos para os proteger da hipertensão. “Em casa todos comem do mesmo tacho, e se nós comemos com 12 gramas e as crianças só precisam de três gramas, elas estão a comer quatro vezes mais e isto no futuro vai aumentar a probabilidade de serem hipertensas”, alertou Alberto Silva.

A hipertensão afecta 12 % das crianças e jovens portugueses que têm entre cinco e 18 anos de idade. Mas, Portugal continua a ter muitos doentes que não sabem que são hipertensos e que ainda não estão a fazer tratamento. Dos que estão a fazer tratamento, só uma pequena percentagem dos doentes é que está controlada, o que se traduz no grande número de acidentes vasculares cerebrais e doença coronária.

Na verdade, quase metade da população sofre de hipertensão, mas apenas 11 % dos portugueses é que estão controlados com medicação.

Sobre ryssie

Ryssie

IN_AND_OUT -
Offline
Desde 29 Abr 2008

Se o problema estivesse só na alimentação que se dá em casa estávamos nós bem!
O pão em Portugal tem mais sal do que em qualquer outro país na Europa. Até o nosso pão "sem sal" tem mais que o pão com sal em França por exemplo...