As crianças de hoje em dia | De Mãe para Mãe

As crianças de hoje em dia

Responda
9 mensagens
Menina ho menino -
Offline
Desde 09 Set 2016

Boa tarde meninas!
Hoje trago mais um tema pra debatermos

Tema:

O que acham das redes sociais serem usadas por crianças?
Devemos dar espaço ha criança para usar redes sociais ho devemos controlar?

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Eu acho que devemos controlar. Na verdade, sou um pouco rígida neste ponto e eu acho mesmo que se deve evitar o acesso à internet por crianças. A internet é um mundo, cheio de coisas giras e cheio de coisas muito más, para as quais as crianças não estão de todo preparadas. E se não abrimos a porta de casa aos nossos filhos e não lhes dizemos "Vai explorar a cidade e volta à hora do jantar" então não me faz muito sentido dar-lhes acesso ao mundo virtual sem qualquer controlo.

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Ainda não sou mãe mas trabalhando na área de informática, tenho consciência de que a internet pode ser perigosa para crianças demasiado jovens, quando não supervisionadas ou controladas.

As redes sociais permitem-nos não só estabelecer contacto com conhecidos como também com desconhecidos. É muito fácil um completo estranho potencialmente predador estabelecer contacto com uma criança quando o seu uso não é controlado. E as crianças podem não ter a noção do perigo e do risco dos dados e informação que dispoem.

Na minha opinião as crianças devem ter alguma educação quanto aos riscos e aos perigos do uso da internet e das redes sociais. Não precisam de ter um curso de seguranca completo, mas sim algo básico e adequado às suas idades, preferencialmente dados pelas escolas.

E é importante perceber também que existem riscos em expor informação pessoal online, e quais as responsabilidades legais para tal.
Por último, o bullying online também é um potencial perigo.

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Por exemplo as fotografias partilhadas nas redes sociais - muitas pessoas podem pensar que não há perigo, no entanto o próprio ficheiro de uma imagem pode trazer informação sobre a localização geográfica onde foi tirada e qualquer pessoa com algum conhecimento informático pode extrair esta informação.

Outras coisas como por exemplo o uniforme escolar, nomes de estabelecimentos que aparecem na fotografia, e outra informação que aparece no background pode ser utilizado para identificar os locais que a criança costuma frequentar. Para os mais atentos, até conseguem perceber o padrão e a rotina da criança e também dos pais. É assim que alguns predadores fazem antes de planearem raptar uma criança.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Conheço um caso de uma miúda que aos 10 anos já tinha facebook, rede social que os pais conheciam apenas de nome. Adicionava "amigos" constantemente e um dia, já com 12 anos, decidiu fugir para ir viver com uma amiga. Foi apanhada pela polícia entretanto, a mais de 500 km de casa. E continua a usar a internet todos os dias, sem limites, aprendendo coisas que não devia, tendo conversas que não devia, fugindo para se encontrar com "amigos" porque os pais não entendem o perigo da mesma uma vez que pouco a usam. E para mim, ela é o exemplo claro de alguém que não está preparada para o mundo que é a internet. E se não deixamos os nossos filhos ver programas de televisão que passam às 3h da manhã, vamos deixá-los ter acesso a tudo na intenet?
Noutro caso, a adolescente coloca na net sempre que vai de férias com os pais. Havendo fotografias da casa e a cidade escrita no facebook, qq ladrão agradece a informação.

Elas não fazem por mal. Simplesmente não entendem o perigo. Eu costumo dizer ao meu marido: se com a idade delas, em que achas que eras mais ajuizado, te tivessem dado a internet sem limites, tu terias feito bom uso dela? Estarias preparado para todos os perigos? Ele próprio admite que não, que não teria consciência.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

As minhas filhas têm 13 anos e só agora é que pediram para ter FB. São super cautelosas e têm todas as regras de segurança adquiridas (todos os anos a escola faz ações de formação). Claro que estou atenta, mas sinceramente sei que são muito responsáveis. A educação é um todo e os pais precisam de dar verdadeira atenção aos filhos - se eles próprios são alienados pela internet e redes sociais, o que se pode esperar dos filhos?

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

o meu tem 8 e nesta fase ainda é fácil de controlar. Por exemplo, para caçar pokemons, ele usa o meu telemóvel portanto só quando lhe empresto.
E quanto à internet, deixo o ver vídeos de you tube mas vou ouvindo .

é importante ensiná-los a usar as redes sociais senão sim pode tornar-se perigoso pois ao serem abordados / abordadas têm de saber recusar, têm de saber que não devem enviar fotos, e têm de saber que não devem escrever coisas confidenciais porque se podem tornar públicas. Isto penso ser importante a partir dos 10 anos

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Acho que proibir nunca é uma boa solução, e quer queiramos ou não vivemos na era digital. Agora acho que o acesso à internet por parte de crianças deve ser altamente controlado. Redes sociais só já quando tem uma certa idade, e forem merecedores de uma certa confiança, que permitam aos pais lhes cederem alguma liberdade sem nunca descurarem de vigilância, claro.

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

Proibir é impossível, mas controlar o acesso é necessário, O meu filho usa a net mais para ver videos e documentários sobre aviões (a sua grande paixão), mas não usa as redes sociais. Não tem interesse. De vez em quando contacta com estranhos através de um site de jogos, Steam penso eu, onde joga com pessoas de varias nacionalidades. Eu tive uma conversa com ele quando começou a usar o site, expliquei os perigos e ele entendeu que não pode fornecer os seus dados a ninguém. Nem o nome verdadeiro usa. Mas já tinha uns 11 anos quando começou a usar o site de jogos. Ate aí ficava-se pelos vídeos e não falava com ninguém.

É preciso entender que eles estão a crescer nesta era, onde os computadores, a net, os telemóveis fazem parte deles, não adianta querer evitar, eles vão usar. E chega a uma idade que não os vão usar só ao nosso lado. O importante é falar e explicar sem tabus. Porque. sinceramente, para correr mal não é preciso haver net. Quantas de nós não tinham amigas e conhecidas na adolescência que fizeram asneiras semelhantes, que fugiam para ir ter com amigos pouco recomendáveis, que conheciam por vezes à porta da escola ou mesmo dentro desta?

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?