Crédito Habitação | De Mãe para Mãe

Crédito Habitação

Responda
9 mensagens
maemara -
Offline
Desde 02 Jul 2012

Olá mamãs!

Vivo num apartamento T2 mas algum tempo que começou a tornar-se pequeno, na altura comprei-o porque não imaginava que com a chegada do meu filho e as tralhas dele se torna-se pequeno. Queria adquirir uma casa com algum terreno ou comprar um terreno e fazer uma casa, alguma de vocês que tenha 2 créditos habitação?
É fácil conseguir um 2º crédito? Posteriormente quero vender o apartamento, mas posso não conseguir vendê-lo logo, o banco durante esse tempo facilita as condições do 2º crédito? Preciso da vossa opinião. obrigada!

Beijos para todas

Sobre maemara

Amo o meu Martim Sorriso

Desde 13 Set 2012

Olá mamã...

Antigamente era muito fácil obter crédito de qualquer espécie, incluindo crédito à habitação. Agora, com a instalação da crise económica, os bancos têm menos margem de manobra, ou seja, têm menos dinheiro para empatar, o que significa que se tornaram mais exigentes na observação dos parâmetros dos mutuantes (quem pede).

Eu não tenho 2 créditos, mas a minha irmã teve dois créditos durante uns anos até que decidiu vender a 1ª casa. Isto foi em 2007, quando decidiu ir viver para mafra. Na altura optou por alugar o apartamento onde viviam porque não apareceu nenhuma proposta interessante de venda. ainda permaneceu assim durante uns 4 ou 5 anos, até que decidiu vender.

Mesmo atualmente, os bancos emprestam dinheiro, desde que as suas condições económicas e de estabilidade profissional lhes mereçam confiança. Os bancos apenas reduziram a margem de risco que corriam, pois embora tenham sempre a garantia dos imóveis, a verdade é que de casas estão eles cheios.

Porque não tenta por exemplo fazer permuta entre o seu apartamento e uma vivenda? É muito usual hoje em dia. Pode também optar por colocar o seu apartamento à venda e ver o que acontece. Até pode ser que o venda rápido!

Espero ter ajudado

SMSantos

maemara -
Offline
Desde 02 Jul 2012

Eu vivo na Maia e então as moradias são carérrimas... mesmo fazendo uma permuta ainda tinha que pedir mais ao banco do que o que preciso pedir para construir mum terreno. Por estes lados as casas são caras demais se não na altura tinha comprado logo uma. Não consigo permutar por uma casa de 300 mil euros e depois ter que pedir de crédito seí lá 180 mil. Estive a fazer contas e ao comprar o terreno e fazer a casa gastava no máximo 150 mil euros. Por isso que preferia pedir 2º crédito.

Obrigada

Sobre maemara

Amo o meu Martim Sorriso

Mariola Guimaraes -
Offline
Desde 27 Jul 2010

Quanto à conceção de um 2º crédito tudo depende da capacidade financeira e da taxa de esforço que irá ficar no final somando todos os créditos que tenha.

Quanto a facilidades de pagamento, pode tentar negociar com o banco uma carência de capital (por exemplo) e liquida apenas juros. Isto com o pressuposto de tentar vender o apartamento que tem atualmente e liquidar a totalidade dessa divida quando o vender.

Mas tudo isso dependerá muito do banco com o qual trabalha.

anjarenascenca -
Offline
Desde 31 Jul 2013

ola mama
ja pensaste numa permuta? as vezes é mais facil assim dps tb da para renegociar o credito.

Lovemamy -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Eu não percebo muito disso porque não tenho crédito habitação, mas tenho uma amiga que trabalha em um banco que anda a tentar me convencer. Ela me explicou que os bancos dinheiro dificilmente emprestam, porque com a crise é grande o risco que eles tem ao emprestar, mas há imensas casas na posse dos bancos que eles querem despachar, e nesse caso são financiamentos 100% garantido spread baixinhos, o que tornará a prestação mais reduzida e conseguirás manter os dois imóveis. Por que para um empréstimo de 150 mil e mínimo que conseguirá em spread são 5% e uma prestação de mais ou menos 750,00. Mas se for um desinvestimento bancário é tudo mais fácil e conseguirá uma boa moradia por um preço inferior ao de construir. Há moradias na banca de construtores que faliu, e estão a estrear e convenhamos que ao construir o dinheiro pode não chegar e ficar com a obra a meio, por isso procure nas imobiliárias essas casas e com certeza conseguirá bons negócios.

Isacorreia -
Offline
Desde 09 Maio 2013

vou só dar umas ideias...
quando falas em construir, e dizes 150 mil é porque tens terreno certo? e mesmo assim arrisco a dizer que fica acima disso, se não tiveres terreno, então 150 mil é uma miragem, tendo em conta que um terreno não fica por menos de 50 mil, e para os lados da Maia conseguires encontrar um terreno a 50 mil deve ser quase um achado!

quando falas em uma vivenda custar 300mil falas de uma vivenda nova e já com um certo luxo ou então sendo usada ´devem ser tipo mansões, tens que começar a ver casas não pelo teu sonho mas sim pelo teu orçamento ;)
já pensaram em comprar na periferia ? é uma optima hipótese preços muito mais em conta e boa qualidade de vida, ou optarem por comprarem um mais antiga (logo mais em conta) e irem restaurando ....

maemara -
Offline
Desde 02 Jul 2012

Obrigada pelas vossas opiniões.Não procuro moradias novas, apenas com 4 frentes e por isso que aqui se tornam tão caras, o que acho um exagero mesmo.Ainda na semana passada fui ver uma com 30 e tal anos e pediam 250 mil por ela, não vou comprar uma casa a cair também, porque se não depois gasto mais nas imensas obras que aquilo precisava. Onde vivia anteriormente com 100 mil euros comprava uma moradia de luxo e aqui não faço nada com esse valor.. Vou pensar bem antes de agir e tomar uma decisão.

Obrigada a todas
Bjinhos

Sobre maemara

Amo o meu Martim Sorriso

Mariola Guimaraes -
Offline
Desde 27 Jul 2010

[quote=maemara]Obrigada pelas vossas opiniões.Não procuro moradias novas, apenas com 4 frentes e por isso que aqui se tornam tão caras, o que acho um exagero mesmo.Ainda na semana passada fui ver uma com 30 e tal anos e pediam 250 mil por ela, não vou comprar uma casa a cair também, porque se não depois gasto mais nas imensas obras que aquilo precisava. Onde vivia anteriormente com 100 mil euros comprava uma moradia de luxo e aqui não faço nada com esse valor.. Vou pensar bem antes de agir e tomar uma decisão.

Obrigada a todas
Bjinhos[/quote]

Normalmente as moradias individuais são sempre caríssimas, mas podes optar por vivendas geminadas ou em banda. São bem mais baratas e o espaço é já bem superior a um T2...