Creche ou não creche? eis a questao! | De Mãe para Mãe

Creche ou não creche? eis a questao!

Responda
6 mensagens
melanieviolin -
Offline
Desde 03 Ago 2009

O meu filhote vai fazer 2 anos em Fevereiro.
Esteve até agora com os avós. Neste momento, para um maior e melhor desenvolvimento, eu e o pai sentimos que seria melhor para ele, conviver com outras crianças, brincar, cumprir de regras, criar rotina de aprendizagem, etc.
A minha dúvida é a seguinte: devo esperar por setembro ou acham que ele podera ir agora?
Já falei com a coordenadora e educadora, e elas deixam-me ficar com ele, nas primeiras manhãs. Será que devo ficar lá ou deixa-lo e vir embora?
Ele simpatizou com a educadora, mas o que consideram mais importante perguntar acerca do funcionamento?

Obrigada

Cris3010 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

Bom dia mamã. É sempre melhor colocar no inicio, mas não me parece que haja mal algum por integrar agora a creche. O contacto próximo com os avós é muito bom, mas efetivamente, na minha opinião, a partir de determinada altura, faz sentido eles terem contacto com outras crianças ... Mas há quem defenda só a partir dos 3 anos. Veja o que lhe parece melhor.

Quanto ao funcionamento da creche é importante conhecer o regulamento interno é o projeto educativo. Para além disso, obviamente, conversar com as pessoas que vão ficar com ele. É importante que sinta confiança nelas e que haja abertura e disponibilidade para falar de tudo em relação à criança, desde a alimentação, à higiene, ao comportamento, etc. Eu deixei o meu bebé na creche aos 6 meses. No primeiro dia fomos conhecer o espaço e as pessoas (quer dizer, ele, porque eu é o pai já lá tinham os estado quando andamos a ver as creches) e viemos embora juntos. No dia seguinte esteve duas horas e já almoçou. No terceiro dia fui buscá-lo depois da sesta é a partir do quarto dia ficou o dia todo. Felizmente correu muito bem Sorriso

Sobre Cris3010

Último AC - outubro 2011; Encam. para cons. infertilidade - mar. 2013; 1.ª cons. - jul. 2013; 1.ª FIV - set. 2014 (-); 1.ª TEC - dez. 2014 (+) Gravidez não evolutiva - AE janeiro 2015; 2.ª TEC - abr.2015 (+) ❤️Acreditar é o primeiro passo! Jul. 2019 - gravidez espontânea ❤️

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

A minha entrou na creche aos 19 meses e gosta muito de ir. Não moro em Portugal e aqui é hábito um dos pais ficar nas primeiras semanas, até eles ganharem confiança nos educadores e não se importarem de ficar sozinhos. Ao principio ficamos na sala, depois fora da sala e aos poucos vamos-nos afastando e durante mais tempo. Dependendo da criança, demora mais ou menos tempo, mas 2 ou 3 semanas é o mais comum. Se a creche aceitar, acho que é o melhor método! Setembro ou agora acho que é indiferente.

DEsperanca -
Offline
Desde 21 Dez 2013

Eu estou com o meu pimpolho e vou colocar na pré só em Setembro ele nessa altura estará quase com 3 anos.
Eu perguntei há pediatra e ela aconselhou não passar dos 3 anos antes disso não há problema em ficar com os avós ou mãe em casa
Por isso se achar que o seu filho está preparado para ir para a creche, acho que é bom para ele e acho bom as primeiras vezes estar lá ao lado dele para a criança ficar mais confiante.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Eu esperaria por Setembro, agora vai apanhar o pico das viroses e é muito provável que passe mais tempo em casa do que na creche. Esperava pelo menos até Abril ou Maio.
As minhas filhas entraram no mês em que faziam 2 anos e na primeira semana iam só umas horas de manhã, mas eu não ficava lá, se eu ficasse não sairiam das minhas saias. A ideia até era ficarem só de manhã mais tempo, mas apercebi me que era pior para a integração. Em 2ou 3 semanas estavam habituadas às novas rotinas.

helg@ -
Offline
Desde 28 Dez 2013

Mamã pela minha experiência pessoal eu esperava mais um tempo.
A minha filha esteve com os avós até aos 2 anos e foi para o colégio no mês em que fez os 2 anos e foi horrível a fase de adaptação, demorou meses. Contudo estava lá um outro menino da mesma idade que entrou na mesma semana e nunca chorou e adaptou-se muito bem.
As crianças são todas diferentes e reagem de forma diferente à mesma situação. Contudo convém não esquecer que só a partir dos 3 anos é que começa a fase de socialização, pelo que antes dessa idade não existe grande necessidade de estar na escolinha por esse motivo.
Quanto à questão de ficar um não com ele, se tiver oportunidade disso, acho que no início deve ficar um pouco com ele, e depois ir deixando ficar de forma gradual.
Quanto ao funcionamento, quando fui conhecer o colégio (já tinha boas referências acerca do espaço e achei isso muito importante) gostei que me tivessem mostrado o colégio todo sem qualquer problema (inclusive a cozinha e a despensa), de poder ir ao colégio a qualquer hora do dia só para ver como ela estava, da disponibilidade da educadora conversar sempre connosco (tem um dia para atendimento aos pais, mas está sempre disponível para conversar connosco acerca dos pimpolhos). O colégio não é muito grande e tem um ambiente familiar e acolhedor, sei que não têm muitas crianças por sala e assim conseguem dar atenção aos seus meninos. E têm atividades (dentro do horário do colégio) que a minha princesa adora (gosta muito das ciências e da ginástica, as outras nem por isso).
Têm cuidado com a alimentação das crianças, uma ementa que me parece saudável e variada, e têm atenção se há algo que as crianças não podem comer, fazendo uma alternativa para essas crianças (por exemplo a minha filha tem alergia ao atum pelo que se fizerem atum ela tem sempre outro prato).
Além disso, existe uma interacção dos pais com a escola, os pais são chamados a participar em algumas das atividades dos filhos e acho que isso é muito bom.
Para já isto é tudo do que me lembro...

Mas se fosse agora, apenas colocava a minha filha no colégio aos 3 anos, agora já adora lá andar, já gosta dos amiguinhos e de brincar com eles.
Beijinhos e tudo de bom

Sobre helg@

Minha pipoquinha linda, amor maior da minha vida ♡ ♡ ♡ primeiro dia do resto das nossas vidas 26/09/2013
A minha 2ª estrelinha ♡ ♡ ♡ aceitar que está fora do meu alcance...