Creche ou não? | De Mãe para Mãe

Creche ou não?

Responda
21 mensagens
AnaPereira2016 -
Offline
Desde 23 Out 2015

Ola mamas, a minha pipoca esta comigo em casa, ela esta bem desenvolvida e é muito dada com as pessoas, mas por vezes fico com receio que lhe faça falta a creche a convivência com outras crianças. Tenho medo de o fato de ela não conviver com outras crianças a prejudique no futuro.
Gostava de ter a opinião de outras mães que estejam na mesma situação ou que ja tenham estado.
Obrigada

Realb -
Offline
Desde 30 Set 2015

Mamã, se a data que tem aí está correta, se pode ou tem quem fique com ela mais resguardada, eu não teria porque coloca-la tão cedo numa creche. O meu filho ficou com a minha sogra até aos 2 anos e meio e foi porque tive alguns problemas com ela senão iria só aos 3 anos. Vá com ela a parquinhos, assim também pode avaliar como é o comportamento dela socialmente. Na minha opinião os 3 anos são a altura certa para a escolinha Piscar o olho

Ninean -
Offline
Desde 07 Ago 2014

Olá mama, estou totalmente de acordo com a Realb, a sua menina ainda é muito pequena, tem a infancia e adolescencia toda para andar em escolas. Se tem possibilidade fique com ela em casa pelo menos mais 1 ano. Ir com ela ao parque, 1 ou 2 horas por dia, se não estiver a chover, é mais que suficiente para ela socializar.

Sobre Ninean

Orgulhosa mãe de um anjinho e uma fada!
Madrinha da Catiaribeiro10
http://possoteraminhaopiniao.blogspot.pt/

ProjectoBebas -
Offline
Desde 28 Abr 2012

Penso que antes dos 3 anos as crianças não têm, propriamente, a necessidade ou capacidade para socializar, pelo menos naquilo que nós entendemos por socializar. Por exemplo, muitas interacções nestas idades partem de sugestões dos pais ou avós, a quem a criança normalmente quer agradar (e que é quem efectivamente quer, mais do que outros, ao seu lado) - por exemplo a sugestão de dar o beijinho ou partilhar algo, a que achamos tanta piada. Só a partir dos 3 anos é que as capacidades de se dar com o outro se começam a desenvolver e aí, sim, deve ser fomentado o contacto com outras crianças. Mas mais por uma questão de felicidade da criança, pois se entrar apenas na escola aos seis anos, não é por aí que vai ficar com problemas para o resto da vida. Mesmo que entre no j.i. aos 3, na minha opinião e se tal for possível, é sempre preferível ir só de manhã ou ir buscar maia cedo, pois por muita interacção e actividades que se façam na escolinha, nada bate as brincadeiras e mimo com os pais ou avós! Eu tive num esquema destes e nunca tive dificuldade em arranjar amigos ou dar-me bem com pessoas e o meu marido igualmente, e ele ficou com a avó até ir para a primária.

Margarida123 -
Offline
Desde 25 Set 2014

O desenvolvimento cognitivo das crianças que foram precocemente para o infantário é, na maioria dos casos, mais precoce também do que as crianças que foram já mais crescidinhas... Todos os casos com que convivo atestam esta afirmação. O estímulo familiar é importante mas não mais importante do que a socialização que ocorre ao nível do infantário; aliás, complementam-se. O estímulo familiar teria de ser fabuloso e completo (pais e restante família sempre disponíveis 24/24h, o que é muito difícil...) para, por si só, poder valer mais do que a vivência na família e também no infantário.

renatabeat -
Offline
Desde 15 Dez 2013

Realb escreveu:
Na minha opinião os 3 anos são a altura certa para a escolinha

Concordo. A Salomé só irá agora aos 3 e, se fosse pela pediatra, só lá para os 3 e meio/ 4 é que iria. Não se esqueça que, quando for para o infantário vai ficar mais exposta às maleitas da infância e, por norma, quanto mais velha for, mais reforçado estará o sistema imunitário.

Carolina Marques16 -
Offline
Desde 23 Mar 2014

Por aqui está e vai continuar em casa até aos 3...
A minha filha é super desenvolvida e fala super bem, palavras como "ajuda, princesa, pijama, sapato..." sao palavras que diz com a maior facilidade e até nos deixa perplexos a falar... Considero que os pais podem sim estimular os filhos tanto como num infantário ( na minha opinião até mais) até aos 3 aninhos, e a partir daí a convivência diaria com outras crianças so vai trazer benefícios para a criança. Até lá, na minha opinião a socialização pode passar por passeios, idas ao parque, conviver com primos e filhos de amigos. Confesso que a ideia de que uma criança por andar no infantário e maia desenvolvida me inquieta!! Não concordo mesmo e tenho o caso da minha filha em comparação com outras crianças da mesma idade em infantários, e atesto que ela ate é bastante mais desenvolvida...

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

A Francisca é da mesma idade e só irá para a creche antes dos 3 anos se tiver mesmo que ser. Se conseguirmos continuar com ela em casa, é em casa que ficará Sorriso
Costumo ler os parâmetros todos de desenvolvimento físico e cognitivo e não há um único em que ela esteja atrasada em relação ao que é habitual para a idade. Se houvesse talvez ficasse na dúvida se seria o ritmo normal dela ou a falta da creche. Como não há, não tenho mesmo dúvidas de que é para continuar em casa Sorriso

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Mais uma a favor de ficar em casa até aos 3 anos. As minhas filhas gémeas ficaram em casa com uma empregada até aos 2 anos e não me arrependo nada. Nunca adoeceram nesse período, o que lhes valeu terem desenvolvido um bom sistema imunitário e serem hoje crianças particularmente saudáveis. Em 12 anos tomaram umas 4 ou 5 caixas de antibiótico, se tanto. Aflige-me ver bebés que com um anito já passaram essa marca...
O desenvolvimento cognitivo também foi sempre muito bom, mesmo tendo em conta que passavam a maior parte do dia não com os pais, mas com uma senhora que a´te era bastante limitada intelectualmente. Considerando que já têm 12 anos, posso dizer sem vaidade que uma delas é uma aluna excecional e a outra muito boa. Portanto, em nada ficaram comprometidas neste plano e isso viu-se logo no infantário, pois estavam tão ou mais desenvolvidas que os outros.
O calcanhar de Aquiles delas era (e continua a ser) a socialização, por uma questão de personalidade. São introvertidas e tímidas (mais uma que outra) mas isso é em grande parte inato (eu sou assim...) e não acredito que se andassem na creche desde bebés esse traço se tivesse desvanecido. No entanto, integram-se bem nos grupos e têm amigos, apenas não são crianças de falarem com pessoas que conhecem mal ou de se sentirem bem em ambientes desconhecidos.

Sandra e Ulisses -
Offline
Desde 18 Set 2011

Olá mamãs.
Concordo com a mamã Margarida 123.
Gostaria de dizer que nos dias que correm, tendo o casal de trabalhar, que é o nosso caso, não temos familiares perto, a creche foi a solução pa nossa filha. Ela tem 2 anos e est+a no 2ºano na mesma creche, com os mesmos amiguinhos e a mesma educadora e auxiliares. Ponderei amas, soluções e tudo mais e achei melhor mesmo a instituição da creche, e não um ambiente mais fechado e menos vigiado. Estou muito satisfeita.
Tenho a dizer também que trabalho no meio da Educação, não a nível de creche mas de 1ºciclo...acho sim que as creches e posteriormente pré ajudam as crianças a desenvolver e a adquirir mais capacidades hoje em dia, eu p.ex. nunvca fiz creche nem pré, entrei pa 1ªclasse aos 6anos, e por acaso sempre gostei da escola e dei-me mt bem, mas nos meus tempos as coisas eram diferentes, e os ensinamentos eram outros.
No meu caso, mesmo que tivesse familiares perto, tomaria a decisão de a colocar na creche igual, pois sogros e pais querem sempre fazer isto e aquilo à criança e mts das xs não respeitam o querer dos pais, muito mimo e poucas regras,logo, há desavenças e mau estar na família, e a creche acaba com isso....os bebés aprendem não só a socializar, mas a cumprir mais regras, ainda há dias tive a reunião de avaliação, e são imensas folhas em que a educadora diz se esse ponto foi adquirido ou não, se está emergente, ou não adquirido, é outra opinião, de alguém profissional que aconselha quando há uma dúvida, eu julgava que fazia tudo bem em casa e que puxava bem por ela, quando vi na 1ªreunião o que eles fazem na creche aí é q vi o quanto eles desenvolvem muito mais lá,daí concordar com a mamã Margarida 123, o meio familiar e a creche complementam-se...p.ex.tenho 2 manhãs livres e fico com ela, nesses dias ela só vai em part-time, nos restantes vai a tempo inteiro. Claro que apanha as maleitas q há nas creches, sim está mais susceptível do que resguardada em casa...mas nem tudo é mau, acreditem. Depois há as festas de natal com os amiguinhos, há o fotógrafo q vai à escolinha no Natal todos os anos, no Carnaval, há festas de halloween, há festinhas de anos lá, ajudam a desfraldar também, há atividades mt giras e engraçadas, q em conjunto se tornam divertidas para os bebés e crianças. Todas essas atividades e muitas mais, nós não conseguiriamos proporcionar só cá em casa, apesar do natal em familia etc...neste carnaval fizeram um pequeno desfile lá e vi o quanto a minha filha estava a adorar participar com os amiguinhos.
Eu percebo também o que dizem as mamãs q são a favor dos filhos em casa até aos 3anos ou mais, eu se não trabalhasse por algum motivo ou se estivesse desempregada sim, ficaria com ela também...mas aqui têm um testemunho de que a creche não é só um local estranho e bichinhos e maleitas, não é só uma questão de a criança sociabilizar, o que surge da necessidade de ela ter de ir, pode tornar-se em algo que a criança goste, uma rotina boa para ela e essa separação do tempo com a familia e o tempo dela nas atividades dela na escolinha é mt bom Piscar o olho
Desculpem o testamento. Bjinhos e felicidades a todas mamãs.

AnaPereira2016 -
Offline
Desde 23 Out 2015

Obrigada mamas, a minha ideia e ad o meu marido sempre foi a de a nossa pipoca ficar em casa ate pelo menos aos 3 anos.
Mas por vezes ficamos na duvida, mas o certo é que ela ira mesmo ficar comigo ate aos 3 anos.

AnaPereira2016 -
Offline
Desde 23 Out 2015

Já agora podem me dizer como entretêm os vossos meninos em casa sobretudo nestes dias de chuva?
A minha pipoca farta se tao rapido de tudo que tem dias que se torna complicado entretela.
Obrigada

renatabeat -
Offline
Desde 15 Dez 2013

AnaPereira2016 escreveu:
Já agora podem me dizer como entretêm os vossos meninos em casa sobretudo nestes dias de chuva?
A minha pipoca farta se tao rapido de tudo que tem dias que se torna complicado entretela.
Obrigada

Como a compreendo!

Realb -
Offline
Desde 30 Set 2015

Normalmente de manhã estávamos mais por casa, eu nas lides e ele fazia tudo comigo, na sala tinha o parquinho dele para quando lhe apetecia brincar, quando ia pra cozinha fazer o almoço, colocava-o na cadeirinha da papa com alguns brinquedinhos e ia entretendo o com os cheiros das comidas, os sabores, as cores Sorriso era muito giro, ao final de um tempo ele já sabia o menu Espertalhão à tarde ia sempre sair, independentemente do tempo, mas isso é porque tenho um shopping mesmo por trás de minha casa, já encontrava lá no parquinho as outras mamas q tb n podiam ir pra mais lado nenhum, ainda q falassem das doenças dos shoppings o meu babe era raro estar doente, claro q tb íamos em alturas de pouco movimento. Depois chegavamos a casa e era hora da cesta, qd acordava lanchava e brincadeira!!! Por volta das 7h chegava o papá e n tinha mais menino porque o pai n o largava!!! Ainda hoje é assim, são colados um no outro e eu acho isso lindo!!!!

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Concordo totalmente que a creche não é nenhum bicho papão! Aqui estamos a comparar ir para a creche com ficar em casa com a mãe, o que é muito diferente de creche vs amas ou avós.
A Francisca está em casa uns dias comigo, outros com o pai pois conseguimos trabalhar em dias alternados. Quando não conseguirmos manter este esquema por motivos profissionais, a Francisca irá para a creche. Deixá-la com os avós paternos, apesar de ser possível, está fora de questão pela falta de estimulação (o tempo que passam com ela só querem metê-la a ver tv para estar sossegada...) e pela falta de regras (fazem-lhe as vontadinhas todas!)
Quanto a entretê-la, temos que estar sempre a mudar de actividade. Exemplos: brinquedos de encaixe, marcadores para desenhar, plasticina, fazer de conta com os peluches, pôr músicas infantis no youtube e dançar, pegar em livros e ficarmos a apontar para os desenhos e dizer o que é, ataques de cócegas, brincar às escondidas... Tudo isto acompanhada porque sozinha não fica mais de 5 minutos Sorriso

NinaMarelinha -
Offline
Desde 12 Jul 2015

Tema interessante. No meu caso optamos por nos primeiros 6 meses ficar em casa com os pais, a partir daí vai para uma Ama (trabalhamos os dois e não temos família com quem ela possa ficar). Apartir de 1 ano de idade vai para a creche. Optamos por colocar na creche durante 6 meses até fazer 1 ano de idade para tentar evitar que apanhasse muitos vírus de creche.

bebes especiais -
Offline
Desde 31 Mar 2015

Os meus filhos foram todos para a creche porque não podia ser de outra forma. Mas acho que se podem ficar em casa com a mãe ou um familiar significativo que os ame como por exemplo os avós... acho que não se justifica irem antes dos 3 anos. Mas para isso convém que quem fique com eles tenha condições e disponibilidade, o que nem sempre acontece. Para estimular a parte social é uma questão de planear essa parte tomando algumas iniciativas como ir a locais com outras crianças, inscrever numa actividade como a natação, ir a espectáculos para crianças...

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Mamã,
o tempo passa muito depressa, se pode, é aproveitar todo o tempo possível com a sua filhota. Não se preocupe com o convívio ou desenvolvimento, nesta etapa da creche, na minha opinião não é muito importante. Já na fase do jardim de infância, que é a partir dos 3 anos, já considero que seja uma mais valia. A minha filha esteve comigo até aos 3 anos e meio. Nesta fase, já lhe fazia falta outras experiências, outras rotinas. Contudo, por vezes, ainda dou comigo a pensar, se foi a melhor opção, coração de mãe Sorriso Mas no fundo sei que foi o melhor, porque hoje em dia a realidade é outra, já não se vai brincar para a rua, e se tem amigos de rua. Por mais que se vá ao parque, não se criam vínculos de conhecimento. Hoje a minha filha já conhece e sabe o nome de todos os amiguinhos da pré, são vínculos para a vida, e isso não aconteceria se ainda tivesse comigo em casa, por mais que a levasse ao parque ou até a outras actividades. Mas tal como disse, isso é noutra etapa. Aproveite a sua filhota sem preocupações.

NinaMarelinha -
Offline
Desde 12 Jul 2015

Um casal amigo diz ter se arrependido por ter deixado a filha na Ama desde bebé até aos 3 anos. Afirmam que a menina estava muito atrasada em relação aos amigos da creche (entrou aos 3 anos). A verdade é que pode depender também de criança para criança, penso eu. Eles aconselharam me a colocar na ama mas não até aos 3 anos. Cada caso é um caso.

Anjaf -
Offline
Desde 28 Mar 2012

Atualmente tivemos que ponderar essa decisão, mesmo tendo a mais valia em poder deixar a nossa filha entregue aos avós enquanto trabalhamos. Apesar deles gostarem muito de cuidar da neta e irem passear com ela para o parque, nós achamos que já estava a ficar na altura dela conhecer outro ambiente, outras regras e principalmente estar em contacto com outras crianças. Isto porque a nossa filha tem muita energia é muito ativa e reguila e por ser filha única e neta única parece que o mundo gira apenas à volta dela daí acharmos importante ela ir conhecer um espaço diferente onde possa brincar e interagir com outras crianças. Claro que fazemos um enorme esforço financeiro acresce mais uma mensalidade, mas para bem dela fazemos esse sacrifício, optamos então apenas pelo período da manhã com a refeição e à tarde fica com os avós. Desta forma acaba por ser menos dispendioso e ela acaba por usufruir de um momento interativo. Quando a entrego de manhã por vezes fica a chorar mas quando a vou busar à hora do meu almoço ela já não quer vir. Já participou no desfile do Carnaval e tem estado a correr tudo bem. A desvantagem é que agora adoece com mais facilidade, porque esta altura segundo o pediatra é a pior altura dos bebés entrarem para as cresces por causa do aumento dos virus, a minha filha entrou em Janeiro e de vez enquando lá fica adoentada, mas nem sempre se consegue evitar.

doce morango -
Offline
Desde 15 Nov 2015

Existem aspectos positivos em ambas as situações. Em casa vai receber miminho como só uma mamã sabe dar e vai ficar mais resguardado de doenças. Mas a meu ver é extenuante uma mãe/pai ficar 24h c 1 bebé. Até a qualidade da interação se degrada. De início até é essencial mas chega a uma altura em k os pais devem ter 1 tempo só p eles. Tornam se até mais predispostos p interagir c a criança posteriormente. N basta sentar uma criança numa espreguiçadeira e deixá la p ali a olhar p a tv durante horas a fio, isso p mim é mt negativo.
Deixar c as avós por sistema tb n considero k seja o ideal. É essencial k a criança aprenda algumas regras e geralmente os avós permitem comportamentos abusivos.
Na creche é possível a criança ganhar rotinas, apreender regras, interagir c outras crianças, ter uma maior estimulação motora/cognitiva. Claro k tem pontos negativos, é só mais uma criança no meio de tantas e tb é preciso ter sorte c a educadora e auxiliares. A minha filha coloquei a na creche aos 21 meses e acho k tem dias em k está desejosa de ir p lá, até pk às vezes a mãe n consegue ser tão divertida qt os coleguinhas da creche.
Bem, é apenas mais um ponto de vista Sorriso