Creche - criança expulsa | De Mãe para Mãe

Creche - criança expulsa

Responda
9 mensagens
rs19104 -
Offline
Desde 25 Nov 2012

Olá Mamãs,

venho expôr e alertar para uma situação desagradável mas que me parece estar a começar a suceder mais usualmente do que há uns anos. Tive 1 bebé no Jardim de Infância Creche e Aparece em Lisboa de 2012 a 2014. Em 2012 (bebé de 12 meses), tive problemas numa das salas e como a bebé estava constantemente doente, aparentemente com alergias, acabei por a tirar após 2 meses de frequência e mantê-la em casa com 1 ama durante cerca de 9 meses.

Voltou à mesma creche em 2013, já com 24 meses, mais robusta. Tudo correu bem, a educadora era óptima. No entanto, em Março tivemos alguns problemas - a minha filha praticamente não falava na escola. Como em casa era o oposto, dialogámos com a equipa e com a Directora PEdagógica e as coisas melhoraram e nós começámos a seguir a situação com mais cuidado. Em Maio a minha filha que é uma palradora nas brincadeiras de casa disse-me que alguém na escola lhe tinha dado uma palmada no rabo. Sendo uma bebé pequena, tentei perceber se seria verdade e quer comigo quer com o meu marido: não havia margem para dúvida, pela maneira como a bebé usualmente falava.

O adulto em questão não fazia parte da equipa técnica da sala. Na verdade apoiava rotativamente as salas e a cozinha. No entanto, em Março detectámos que esse apoio (possivelmente por falta de pessoal) estava a ser maior.

Assim, não tendo qualquer prova, falámos com a Direcção. A primeira resposta foi nula. Depois de alguma insistência nossa, vieram dizer que haveria confusão, etc. Com mais insistência nossa sobre eventais medidas a tomar, como evitar que qualquer criança ficasse sozinha com a pessoa em questão, conseguimos com algum esforço assegurar que tal iria suceder. Mas começámos a falar com outros pais e apercebemo-nos de que haveria falta de pessoal e portanto, as salas estavam a ser apoiadas por pessoal que tecnicamente tinha o "canudo" (ajudantes) mas não era devidamente qualificado.

Depois de ponderar e tendo já inscrito a nossa filha para 2016 na mesma escola, optámos por a retirar (em Julho) do estabelecimento em questão por não conseguirmos confiar num estabelecimento que não tem medidas para averiguar se um adulto bate ou não nas crianças - imaginem se fosse outro abuso ainda pior! Saliento que já tínhamos inclusivé inscrito a bebé para o px ano - isto foi uma surpresa total.

Assim, tratámos de notificar a escola com o devido tempo (1 Mẽs). No início de Junho, ao ir buscar um dia a minha filha, apercebi-me (até porque a bebé fala) que seria a mesma pessoa que estaria com as crianças na sala. Voltámos a enviar e-mail à Direcção. Para nossa surpresa, um dia ao levar a bebé à escola, ao ver o e-mail depois de questionarmos a Direcção sobre vários aspectos, e estando uma reunião de pais a aproximar-se, a Direcção tinha-nos enviado um e-mail expulsando a criança por "quebra dos laços de confiança". Tendo já deixado a criança na sala tentámos ainda dialogar, impossível.

Assim, fomos obrigados a retirar a bebé da escola às 10h da manhã, sem poder fornecer qualquer explicação à mesma. Apenas lhe tive de dizer que ia de férias e dar um abraço à equipa da sala.

Devido a isto, a criança ficou em casa em Junho e Julho. Eu e o meu marido tivemos de pedir autorização ao nosso empregador para ficar parcialmente em casa, e felizmente o empregador foi bem compreensivo - eu coordeno 1 equipa. Os avós tiveram de vir tomar conta da bebé. E a criança ficou privada da restante pequenada, passando a estar apenas com adultos em casa.

Evidentemente, estamos a fazer as devidas queixas e a tratar das questões legais/administrativas nesta situação.

Quero no entanto alertar para esta situação. Tivemos sempre esta creche em grande consideração. Neste momento e olhando para trás, percebemos (até porque falámos com outros pais) que outras coisas estiveram mal, também da primeira vez. Optámos por fechar os olhos e felizmente, foi "só" uma palmada no rabo -que nós saibamos. Caso queiram outros dados, posso fornecer.

Deixo o alerta: queixem-se *sempre* que se sentirem incomodadas. Verificando a nossa lei e as queixas destes estabelecimentos, infelizmente vemo-los a aumentar (é um negócio lucrativo sem dúvida). Se não nos queixarmos, isto vai continuar a suceder.

Sobre rs19104

RS

Smfx -
Offline
Desde 16 Mar 2012

Sou mãe e tenho o meu filho numa creche na qual tenho inteira confiança...
vou acompanhar o tópico,
.
Não considero correcto o facto de colocar o nome da creche. Não tem provas nem certezas se a sua filha foi agredida e pode causar grande dano à instituição em causa.
A quebra de confiança é uma razão que me parece bastante aceitavel para quebra de "contrato". Não conheço nenhuma creche que tenha usado "esse direito" mas eu usaria-o se achasse que o meu filho estava em risco.
Ambas a parte podem recorrer a ele

dona_amora -
Offline
Desde 20 Maio 2012

Todo o cuidado é pouco e devemos estar atentos a todos os sinais como a criança não querer ir para a escola (sem ser na fase de adaptação), andar mais cabisbaixa e com pouca auto-estima, falar pouco, mostrar nervosismo... Acreditem nos vossos filhos, creches há muitas, se algo não "cheira" bem não hesitem em mudar.

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

rs19104 -
Offline
Desde 25 Nov 2012

Ainda bem que não tenho provas!

Lamento mas discordo. Legalmente estou a actuar no referente ao contrato e aos direitos da criança. Foi ainda apresentada queixa no livro de reclamações e às respectivas entidades. E qualquer livro de pedagogia indicará que em caso de qualquer tipo de abuso: a criança não mente. Com 2 anos, claro.

Para sua informação: esta situação é mais recorrente do que julga. E tenho provas do que digo. Infelizmente neste caso específico não tenho.

Sobre rs19104

RS

rs19104 -
Offline
Desde 25 Nov 2012

É exactamente esse o alerta que estou também a lançar. obrigada mamã. independentemente da simpatia e das condições da creche/escola, sempre necessário acompanhar a criança e ouvir o que tem para dizer.

Sobre rs19104

RS

rs19104 -
Offline
Desde 25 Nov 2012

O que a mim mais me choca em respostas a apoiar uma instituição de ensino é: o facto de se achar *correcto* (porque pode lesar a instituição) o facto de uma entidade EXPULSAR uma criança de 2 anos porque não gosta que os pais chamem a atenção de aspectos que podem estar errados!

Estamos numa ditadura? Lesa-se a criança dos seus direitos fundamentais, nomeadamente direito à educação, por uma questão de negócio? Lamento, mas se é assim que se vê a educação dos nossos filhos, em que há "total confiança" nas instituições, nem quero ver o futuro destas crianças.

Sobre rs19104

RS

Smfx -
Offline
Desde 16 Mar 2012

rs19104 escreveu:
O que a mim mais me choca em respostas a apoiar uma instituição de ensino é: o facto de se achar *correcto* (porque pode lesar a instituição) o facto de uma entidade EXPULSAR uma criança de 2 anos porque não gosta que os pais chamem a atenção de aspectos que podem estar errados!
Estamos numa ditadura? Lesa-se a criança dos seus direitos fundamentais, nomeadamente direito à educação, por uma questão de negócio? Lamento, mas se é assim que se vê a educação dos nossos filhos, em que há "total confiança" nas instituições, nem quero ver o futuro destas crianças.

.
Eu não estou a apoiar nenhum dos lados. Nem a instituição nem a si. Não conheço nenhuma das partes e só "ouvi" uma versão dos factos.
Continuo a dizer que não considero correcto que se coloque o nome de uma instituição/creche; pessoa individual... quando a acusação é tão grave como a relatada aqui. Se não há provas/ se não foi provado era mais prudente não referir nomes até porque pode ser acusada de difamação. Não é difícil identificá-la porque não creio que a creche expulse muitas crianças.
Como referi anteriormente a creche fez uso de um direito que eu própria usaria se achasse necessário e que inclusive poderia ter sido usado por si.
Como referi no logo no primeiro parágrafo não conheço nenhuma das partes por isso ambas merecem o meu respeito e credibilidade.
Realmente é triste uma criança ser expulsa e concordo que têm direito à educação e até mais que isso... têm direito a ser amadas, respeitadas, bem tratadas mas as pessoas/instituições também têm o direito de se sentirem melindrados, ofendidos (se acusados injustamente) e nesse caso podem tomar medidas.
Todos nós temos o direito e o dever de reclamar e qualquer mãe aqui iria fazê-lo caso tivesse uma desconfiança como a sua. Mas há maneiras e maneiras de o fazer... há maneiras e maneiras de se falar e por vezes no calor do momento somos agressivos, ofensivos, arrogantes e autoritários e acabamos por criar barreiras em vez de soluções. Não se sinta ofendida com as minhas palavras mãe porque não a estou a acusar de nada... estou simplesmente a explicar-lhe o meu ponto de vista.
.
Segundo o que disse fez reclamação. Já recebeu resposta? Se não recebeu confirme se a mesma foi enviada para a autoridade competente (a instituição tem 5 dias para a enviar). Se não foi enviada a mãe poderá enviar a sua cópia.

Nanary -
Offline
Desde 24 Abr 2012

Acho bem dizer o nome da instituição. Assim qualquer pai ou mae que meta la os filhos vai ficar bem mais atento.
E desculpem mas expulsar uma criança de 2 anos de uma instituição é de facto um absurdo!
Deveriam tentar resolver a situação com os pais e não descartar se da criança-

Sobre Nanary

*Madrinha da querida AndreiaSPA*
*Afilhada orgulhosa da Lilyblue*

rs19104 -
Offline
Desde 25 Nov 2012

A queixa é CONTRA A EXPULSÃO -eu não retirei a minha filha do estabelecimento apenas alertei para o facto de que o adulto em questão não deveria, mediante a dúvida, tomar SOZINHA conta de crianças. Ao que aliás a respectiva Direcção respondeu de imediato, sendo que mal notificámos que no final do mês a criança iria sair, a situação alterou-se - a pessoa em questão estava esporadicamente na sala e sozinha noutras salas, pós 17h

A queixa não foi por haver uma palmada no rabo. O objectivo de colocar o alerta no Forum foi o de alertar outras pessoas. Ao analisar esta situação e ao atuar, verifiquei que não há em Portugal um mecanismo adequado para analisar estas situações - refiro-me a estabelecimentos de ensino pré-escolar poderem expulsar crianças. De acordo com a Lei, o ensino básico está devidamente regulamentado. Assim como o superior. Pré-escolar não! Esta falha leva a abusos indevidos, mais usuais até no Brasil, onde já se actua quando um destes serviços expulsa a criança porque os pais opinam.

A criança tem direito à educação. Se um progenitor achar que algo está mal na instituição tem o direito de questionar. Qualquer serviço pode ser questionado.

Quanto às medidas que se devem tomar:

- Livro de Reclamações
- Queixa ao ISS (para onde irá a reclamação no livro)
- advogado (se puderem pagar) ou Provedor de Justiça
- Deco
- Foruns, para que tal não se repita.

Sobre rs19104

RS