Copo menstrual - quem usa? | De Mãe para Mãe

Copo menstrual - quem usa?

Responda
9 mensagens
Mel84 -
Offline
Desde 01 Abr 2016

Olá a todas! Estou a pensar em experimentar o copo menstrual, mas não sei que marca comprar! Podem partilhar comigo as vossas experiências? Obrigada! Sorriso

Cat-st -
Offline
Desde 31 Jul 2012

Também tenho curiosidade por isso vou-me colar.

Sobre Cat-st

- Última pílula em Março 2014, SOP, Clomid + IIU
- Positivo a 6/4/2015 - AR 18/5/2015
- De volta aos treinos Julho 2015
- 1o FIV (+)
- Nasceu o meu piolho em 2016

Sheepelgirl -
Offline
Desde 01 Mar 2016

Colada.

Curiosa para saber a opinião de quem usa.

E vou ser sincera...faz-me uma certa confusão!Eu tenho ciclos com mega fluxo por isso nem sei se posso usar! Triste

2016 - AMH 0,7/2018 - AMH 0,45
2016/ICSI (-): 1 embrião 3D/4 células
2017/02 - GN - GQ (a esperança deste positivo!)/2017/ICSI – 2ª GQ: 1 embrião 3D/5 células
2019/01 - lista de espera OVODOAÇÃO
2019/03 - GN - 1º BETA 716 - 2º BETA 774 - não evoluiu Triste
A luta pelo nosso sonho continua! <3

Cat-st -
Offline
Desde 31 Jul 2012

Eu depois de ter sido mãe também Confuso

Sobre Cat-st

- Última pílula em Março 2014, SOP, Clomid + IIU
- Positivo a 6/4/2015 - AR 18/5/2015
- De volta aos treinos Julho 2015
- 1o FIV (+)
- Nasceu o meu piolho em 2016

KidAna -
Offline
Desde 05 Jan 2016

Boas,
Eu comecei a usar recentemente com a minha primeira menstruação pos parto e posso dizer que nunca estive tão confortável com o período.

Primeiro comprei um como da marca meluna no jumbo pois estava em promoção. A meluna é uma marca alemã com mais variedades de copos. Têm o normal soft ou sport (o soft é mais maleável e o sport é mais rijo) tem o tamanho padrão ou o shorty (um pouco mais pequeno para quem tem um canal vaginal mais curto), 4 tamanhos, S, M, L e Xl consoante o fluxo e têm 4 tipos de pega, em anel, em bola, em stem ou sem pega.
Eu o primeiro que comprei gostei mas o meu canal vaginal era mais curto que o que eu pensava então como me ficava a parte da pega de fora ficava desconfortável. Contactei a meluna sobre o meu problema e o que me sugeriam e acabei por comprar um meluna shorty, soft com pega em forma de bola tamanho L, mas honestamente pensando bem deveria ter comprado Xl pois o shorty leva menos que o normal.
Acabei por gaster mais do que esperava mas sei que num ano aprox tenho a compra paga, visto que o que poupo em pensos e tampões ainda são muitos €.
Por as primeiras vezes é estranho. Até pode acontecer uma pessoa ficar a pensar que aquilo não serve, se ficar mal posto pode acontecer verter ou simplesmente não apanhar o sangue. O que eu faço é dobrar o copo em C e inserir o mais proximo do colo do utero possível, a fazer uma barreira à volta deste, quando o copo abre abre passo o dedo à volta para confirmar que abriu na totalidade, este passo é muito importante, e pronto.
Como o copo é mais seguro e higiénico que um tampão não é preciso uma grande preocupação com quanto tempo está lá dentro sendo que pode ficar 12h, quando fica cheio ele começa a verter para fora. Isto significa que cada mulher pode, à medida que utiliza, ver consoante o seu fluxo normal, de quanto em quanto tempo precisa de limpar o copo. Eu tenho um fluxo pesado então no primeiro dia de menstruação estou melhor a usar o meu copo normal, não é tão confortável mas não tenho fugas, com o shorty tenho uma ligeira fuga à noite, ou seja não aguenta bem 8 horas, mas também, os tampões de grande absorção também não aguentavam por isso não me posso queixar.
A manutenção também é muito simples. Basta limpar com água, água com sabão neutro ou em caso de emergência, por exemplo numa casa de banho publica, dá para vazar e voltar a por (isto segundo as instruções que vêm com o copo) e no final de cada ciclo é preciso limpar e esterilizar para depois guardar na bolsa de tecido que vem com o copo. Também pode esterilizar mais frequentemente se quiser.
Enfim, não sei se consegui explicar sem fazer confusão mas qualquer duvida mais especifica que tenham podem perguntar Sorriso

Acho que a melhor coisa do copo mesmo é que é tipo usar tampões mas sem a preocupação de à quanto tempo está a ser usado e sem o fio de fora. E claro, em pouco tempo fica bem mais barato que comprar todos os meses tampões e diminuição do lixo.
Ah e acho que a meluna ainda está com promoção de 18€ por copo com portes grátis.

Sara.rs.90 -
Offline
Desde 21 Ago 2015

Eu também uso mas ainda não pecebi o que estou a fazer de errado pois fica quase sempre mal colocado e nao apanha o sangue. Só depois de várias tentativas é que a coisa lá encaixava.

Paragem da pilula:fevereiro Concepção:março
Dpp:19 de Dezembro 2015
Primeira gravidez e é uma princesa linda.
Nasceu: 2:21h do dia 11/12/15 com 2.720gr e 46cm
Segunda gravidez é um principe guerreiro.
Dpp: 14 de Abril de 2018

Mel84 -
Offline
Desde 01 Abr 2016

Eu estou fartinha de pensos e tampões! Tenho menstruação com muito fluxo e, por exemplo, fazer praia/piscina nos primeiros dias é quase impossível porque tenho de mudar o tampão quase de hora e hora. Fora o dinheiro que gasto nessa tralha toda. Isso dos tamanhos é que me deixa confusa... Não sei se tenho o canal vaginal curto... Há marcas que têm apenas tamanho 1 e 2 e outras, como a Meluna que a KidAna sugeriu, que têm do S ao XL. Esta marca tem um questionário para nos ajudar com os tamanhos: http://www.meluna.pt/melunaweb/index.php/como-escolher-o-meu-meluna/qual...

KidAna -
Offline
Desde 05 Jan 2016

Acerca do tamanho do canal vaginal, aparentemente a melhor forma de medir é, usando um dedo, ver se consegue sentir o colo do utero, se conseguir, ver o quanto do dedo é que entra. Se não conseguir chegar é porque o canal é bastante comprido, se não conseguir e ver mais ou menos quantos cm é e comparar com a medida dos copos no mercado.
A parte do S ao Xl, no meluna dá para ver o que isso significa realmente. Quanto é que isso significa em volume e em tamanho. E qualquer duvida com eles dá para perguntar por email que são bastante acessiveis. Por acaso não sei e outras marcas são também assim acessíveis mas é uma questão de experimentar.

claves -
Offline
Desde 11 Mar 2009

Eu ainda só usei num ciclo e ainda não apanhei o jeito pois umas vezes ainda deixa passar um pingo ou outro,mas penso que com o tempo e prática é fácil ultrapassar , não penso voltar ao tampão nem penso Piscar o olho
A primeira vez que vi o copo só pensava como é que o copo iria entrar ,mas depois de usar o receio é utrapassado. o meu é da marca Me luna e se tiverem dúvidas podem enviar mensagem para a página são muito rápidas a responder.
Recomendo
https://www.facebook.com/meluna.portugal/

Sobre claves

Se procuras um enxoval ÚNICO para o teu bebé ,tens de visitar a Mamã Pintinha!
Há oito anos que a Mamã Pintinha personaliza pecinhas de bebé .
Visita e partilha https://www.facebook.com/mamapintinha/

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?