Contar ou não contar? | De Mãe para Mãe

Contar ou não contar?

Responda
18 mensagens
Timon -
Offline
Desde 15 Fev 2017

Deixei de tomar a pílula mas decidimos não contar a ninguém, porque, basicamente não nos queremos sentir pressionados socialmente, com pessoas sempre a perguntar coisas ou a mandar bitaites. Também porque, se engravidar, há sempre uma probabilidade mais alta nos primeiros meses de aborto espontâneo e também não queremos ter de falar nisso.
Por outro lado seria mais reconfortante ter alguém, para além do meu marido, com quem falar sobre medos, ansiedades, dúvidas ou apenas para desabafar.
Como é que vocês fizeram? Não contaram a ninguém? Contaram a toda a gente? Apenas a uma amiga confidente?

zeferina -
Offline
Desde 29 Jan 2008

Olá. Nós não contamos a ninguém que estávamos a tentar. Aliás, contei apenas a uma pessoa, à minha melhor amiga. De resto, preferimos sempre engravidar sem stresses e pressões exteriores. Já basta o nosso próprio stresse!
Quando soubemos as gravidezes, também não contamos. Só quando fiz a primeira eco, por volta das 6/7 semanas é que contei aos meus pais e sogros. Só. O resto do pessoal soube às 12 semanas.

Sobre zeferina

Francisco - 26 de Fevereiro de 2011
1♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥(♥)♥40
Guilherme - 10 de Abril de 2013
1♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥♥(♥)40
Amo-vos muito meus filhotes!

Tricen -
Offline
Desde 24 Abr 2016

Eu não contei a ninguem, também porque não senti necessidade disso. Porque não falas com o teu companheiro sobre os teus medos e ansiedades? Podes tb encontrar apoio aqui no fórum.

Piolhinha -
Offline
Desde 17 Dez 2016

Olá no meu caso não contei a ninguém e ainda bem pois tivemos de recorrer a técnicas medicamente assistidas e só aí senti necessidade de desabafar (mãe, melhor amiga e amiga de trabalho).

Mesmo assim cada vez que ouvia a pergunta do para quando filhos sentia me muito triste.

Há quem conte logo, tenho uma amiga que me disse agora que vai começar os treinos em Julho, pode engravidar logo ou não, mas assim sabemos que se daqui a 1/2 anos não houver bebé provavelmente há alguma dificuldade e dependendo da pessoa pode ser mais complicado, também há um caso de outra amiga que ia começar os treinos em setembro e estava grávida nessa altura sem saber.

Deve fazer o que a vá deixar mais confortável...

Helga Myriam -
Offline
Desde 19 Maio 2017

Olá Sorriso
Eu quando deixei de tomar a pílula (à 3 meses), numa conversa de amigos disse que já tinha deixado de tomar a pílula e que quando acontecesse acontecia. Acho que não existe problema em contar, mas contei porque também sei que não existe pressão nem nada que me faça sentir mal com isso. Quando ficar gravida penso que irei esconder até as 12 semanas para evitar falar caso aborte. Mas sei que um casal amigo saberá logo, pois na minha opinião mesmo que haja um aborto serão eles que me irão apoiar e ajudar a ultrapassar. Para mim a solidão quase me mata mas isso sou eu Sorriso

Beijinhos Espertalhão

Patriciaa83 -
Offline
Desde 20 Jun 2017

Boa tarde,

No meu caso, vou tirar o DIU para tentarmos outra gravidez e optamos por não contar a ninguém, excepto a minha melhor amiga que sempre soube desse meu desejo de ter outro bebe e não pressiona. Também tenho vontade de contar, mas acho melhor esperar até engravidar. Depois logo se vê se esperamos ou não até à eco das 12s.
Por outro lado, temos aqui o fórum que também colmata um bocadinho essa falta de falar com alguém. Sorriso

Beijinho Piscar o olho

lifeinpink -
Offline
Desde 22 Fev 2016

Eu tinha uma amiga confidente e foi óptimo! Demorámos alguns meses a conseguir engravidar e foi um grande apoio para mim! Que corra tudo bem Sorriso

Luciana.r.oliveira -
Offline
Desde 22 Mar 2013

Eu sinto necessidade de falar mas aconselho-a a não fazer, conte apenas a quem tem confiança e a quem quer o seu bem porque ao nosso redor, por vezes, ouve-se comentários que não ajuda nada neste processo. Eu tenho uma amiga, que foi mãe recentemente e que engravidou facilmente, que me estava sempre a dizer que não basta querer para engravidar, eu engravidei logo no primeiro mês mas infelizmente abortei e agora noto que a minha volta os comentário são de pena pq com a minha idade nunca mais vou conseguir levar uma gravidez até ao fim e conseguiram me Meter essas coisas na cabeça e durante um tempo dei um tempo nos treinos pq fiquei obcecada. Por isso, se conseguir, guarde para si e aproveite o fórum para desabafar além do seu marido claro.

Inicio dos treinos janeiro/2017
Positivo 04/02/17 AE 06/02/17
Positivo a 28/06/17

aumentandominha... -
Offline
Desde 09 Jun 2017

Olha, se posso te dar um conselho é: não conte a ninguém!
Eu contei a algumas pessoas próximas que estava tentando, e acabo de entrar no 7º mês sem ter o meu positivo.
Acredite, por mais que as pessoas queiram o seu bem, a forma de perguntar acaba por te magoar. Sempre querem saber se já está grávida, por que está demorando... dizem que a culpa é nossa por sermos ansiosos.
Enfim, nos fazem pressão, e isso não ajuda em nada.
Caso precise desabafar, os fóruns são seus melhores amigos! Rs.
Força, e que seu positivo venha logo!
Cegonha

Angie_AM -
Offline
Desde 19 Jun 2017

Olá Timon,
Eu sou uma pessoa que sempre falei de tudo nunca me importei com pressões alheias ou com os tão famosos falatórios.
A verdade é que este foi o meu último ciclo com pílula e só eu e o marido iremos saber disso...iremos com calma...quando for será...se não acontecer no espaço de 1 anos então levaremos as coisas a sério e só daqui a 2 anos se não houver bebé então ficaremos preocupados...
Vou deixar porque já a tomo há 7 anos e preciso que o meu corpo se habitue, também porque tenho problemas de tiróide...
Mas não quero que ninguém saiba para que não comece as típicas perguntas: "então ainda não?" ou pior como já ouvi sem contar nada: "Ainda és tão nova aproveita primeiro porque os filhos só vêm atrapalhar" Confuso
Quando precisares de desabafar, tirar dúvidas, partilhar os teus medos e angustias vem cá ter connosco Beijinho

Sobre Angie_AM

Angie*

mamapaula -
Offline
Desde 07 Dez 2011

Há um tópico muito parecido com este aqui no forum. Vou dizer o que disse na altura: não conte a ninguém! Muitas meninas aqui já disseram as várias razões e não vale a pena repetir.
Na minha 1.ª gravidez só contei à família mais chegada quando engravidei e aos restantes só aos 3 meses. Nunca contei que estávamos a tentar
Desta vez também não contei a ninguém e ainda bem que o fiz porque já lá vão 3 anos e mesmo sem dizer as pessoas estão sempre a perguntar, imagine se dissesse que estou a tentar?
Seja qual for o desfecho disto tudo não vou contar a ninguém. Não sabemos as pessoas estúpidas que nos rodeiam.
Vou contar um episódio recente. A minha cunhada, está grávida outra vez e revelou-me que já estava a tentar há 8 meses e que ia desistir (tem 36) porque pensava que tinha endometriose e eu disse-lhe que era louca, que para saber disso tinha que fazer este e aquele exame. etc etc sem querer denunciei-me um pouco sobre todos os meus conhecimentos sobre infertilidade e ela deve ter percebido que eu ou ando a tentar ou já tentei. Então agora não quer estar ao pé de mim e fica aliviada quando eu não estou, porque pensa que eu lhe invejo a barriga!!! Agora imaginem se ela soubesse que ando a tentar há 3 anos, que vou no 2.º ciclo de induções, etc. Fugia para marte, com medo que lhe roubasse o filho!

Por isso, cuidado com os malucos que andam à solta!

Se custa não poder compartilhar a dor, desabafar? Sim custa. Mas graças a Deus, temos este fórum e isso ajuda muito! De resto, bico fechado!

Patriciaa83 -
Offline
Desde 20 Jun 2017

bem... nem sei o que diga em relação ao que acabou de contar...

Há cada uma!!!

Sdrita Q. -
Offline
Desde 31 Jan 2013

Olá Timon. Quando começámos a tentar, não contámos a ninguém...a vida desenrola-se normalmente. Sempre pude contar com todo o apoio e com o ombrinho do meu marido, felizmente, e ainda bem que assim foi porque não acabou bem e abortei. As únicas pessoas que souberam foi (mais tarde) a minha mãe, a minha irmã e a minha madrinha (que é a minha melhor amiga). Tenho a sorte de nenhuma delas me pressionar e a minha madrinha, inclusive, virou-se para mim e disse-me "não contes a mais ninguém, eu certamente não vou contar. Quando quiseres falar podes contar comigo, quando tiveres boas notícias podes contar-mas, mas não fales a mais ninguém, está bom assim". E assim tenho feito... Todos os meses sempre que chega a altura de vir a monstra fico numa enorme ansiedade mas a única pessoa com quem a partilho é com o maridão.
Resumindo e concluindo, conta a 200% com o teu companheiro porque apesar de nós mulheres stressarmos mais, não estamos sozinhas nisto, e se tiveres uma amiga ou familiar que saibas que pode ser um bom apoio ao invés de ainda mais pressão em cima de ti, então conta com essa pessoa também. É a minha opinião, por experiência própria.
Beijinhos e tudo de bom! Beijinho

Sobre Sdrita Q.

Início dos treinos - Março 2016
Positivo: 31/01/17 - AR 13/02/17 (8,5 semanas) Triste
Abril 2017: de volta aos treinos...
Outubro 2017: Positivo Espertalhão
DPP: Junho 2018
10*05*2018 nasceu o meu amor eterno 😆😍

Lizzie1 -
Offline
Desde 17 Set 2015

Olá,

Aconselho-te a não contares a ninguém, porque se a jornada for longa e se te vires num caminho de infertilidade mais a frente vais arrepender-te muito de ter contado!

Eu contei apenas a algumas amigas e quando cheguei ao ponto de ter que ir pra FIV já não queria falar do assunto e volta e meia elas perguntavam como andava isto. Aí arrependi-me bastante!

Sobre Lizzie1

2 anos de tentativas
Causa de infertilidade - trompas obstruídas
Maio 2017 nos HUC: 1ª FIV- (5 embriões, nenhum evoluiu para transferir)
Setembro 2017 - Positivo! Gravidez espontânea!
Janeiro 2021 - Positivo! Gravidez espontânea!

mariasilva1994 -
Offline
Desde 07 Set 2016

Para estes lados, só contei à família(nem toda) e amigos mais chegados às 12 semanas....
Não sentia necessidade para o fazer mais cedo, até porque, como bem disse, podia correr o risco de ter um aborto.....

Mesmo após praticamente toda a família já saber, houve pressão da parte dela, pois ainda estava a minha princesa na barriga, e já falavam num próximo filho, ou então faziam cada pergunta e especulavam sobre tudo.....

Portanto mamã, acho que era melhor esperar até às 12 semanas...

Felicidades

Sorriso

Dizinha Ramos -
Offline
Desde 01 Abr 2017

Olá Timon... quando iniciamos os treinos decidimos não contar a ninguém... mas depois contei apenas à minha melhor amiga...ela tem uma bebé linda, também passou pelo que estamos a passar, e assim partilhei com ela as minhas dúvidas, anseios e medos...ela é um grande apoio... Desabafar com alguém só faz bem...escolhe alguém em quem confies...
Beijinhos

ana.lazaro -
Offline
Desde 07 Ago 2016

Olá! Eu parei de tomar a pílula desde o mês passado e decidimos também não contar a ninguém... Pessoalmente não quero para cima de mim as perguntas constantes e as expectativas dos outros. Já bastam as minhas e as dos meu marido. Quando mais stress para mim pior será. Relativamente às dúvidas e aos desabafos vou perguntando e acompanhando aqui no fórum.
Beijnhos

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Compreendo a necessidade de desabafar mas pensa assim, é para isso que temos o fórum! Espertalhão . Podemos desabafar perfeitamente com pessoas que não nos vão "cobrar" nada e que muito provavelmente estão a passar pelo mesmo que nós.

Eu só contei a uma amiga (e foi mais assim "ah e tal, não posso ir para a Noruega pois decidi não investir tanto na vida profissional e mais na pessoal, vamos ver se pró ano fazemos um bebé"). Portanto ela sabia que estava nos planos, mas não sabia exactamente quando.

Contei foi a duas colegas do trabalho e arrependi-me um pouco de ter contado a uma, ela andava sempre a falar sobre isso e ás vezes demasiado alto, ficava com medo que os outros ouvissem.

Pelo contrário, tenho um casal amigo que no dia da mãe ele postou duas fotos, uma com a mãe dele e outra deles os dois e fez referencia á mãe e futura mãe. Toda a gente pensou que estavam a anunciar a gravidez e afinal...estavam a anunciar que iam entrar em tentativas xD

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?