Contar na empresa a gravidez | De Mãe para Mãe

Contar na empresa a gravidez

Responda
20 mensagens
filipaavp -
Offline
Desde 04 Ago 2010

Olá meninas!

Como estão?

Queria-vos fazer uma perguntinha. Estou quase quase de 12 semaninhas, e já estou a pensar como vou contar na minha empresa que estou de 'esperanças' Sorriso

Dou-me muito bem com o meu chefe, mas para além do meu chefe tenho uma chefe superior, que é chamada de People Manager. É uma mulher, pelo que acho que vai entender, mas como nunca está presente no escritório, não há uma confiança grande como tenho com o meu chefe direto. Tenho quase 22 anos, podem achar 'ai tão nova e já queres ter filhos?', mas a decisão é minha e em nada vai mudar a minha prestação na empresa. Sou consultora de informação, trabalho com tecnologias, e é um bom trabalho, porque estou sempre sentada, não faço esforços, e não é stressante.
A empresa é muito liberal e não tem regimes nem contratos para não ter filhos nos primeiros 'x' anos Sorriso

O que vos queria pedir era que partilhassem (quem já contou ou quem sabe de maneiras para contar) como é que contaram às vossas chefias que iam ter bebé.

Obrigada pela ajuda! Espertalhão

MariAndre -
Offline
Desde 24 Jun 2014

Olá.
Antes de mais parabéns.
Eu vou na 2ª gravidez e na anterior aconselhada por uma amiga advogada disse-me que por lei devemos informar a empresa por escrito e com a declaração medica do nosso estado de gravidez.
O que eu fiz foi entregar uma carta e a declaração médica e pedi que me assinassem e dessem uma cópia.
Ou podes mandar por correio registado. è importante teres uma prova de teres informado a empresa.
Eu ao meu chefe contei, ele não estava na mesma cidade que eu e raramente vinha cá mas liguei a informar antes de os colegas na empresa saberem.

Agora sei que sou grávida de risco e terei de estar ausente por muitos meses, 1ª por ter de ficar de baixa e repouso e depois a licença. Após a consulta das 12 semanas irei entregar a documentação na empresa, mas entretanto todos irão ficar a saber porque tenho a barriga já muito grande.

Desejos de tudo a correr bem.

Ps. li que tens uma optima relação na empresa, eu tb tenho, mas o melhor é fazer mesmo tudo como a lei diz para que nunca te possam apontar o dedo por nada Sorriso

Sobre MariAndre

dps d perder os nossos meninos gémeos verdadeiros(17-09-2014 c 23s) fruto d gravidez espontânea mt deseja e planeada.Diag d IIC congénita em 01-2015 Temos 2 estrelinhas no céu a cuidar d nós e dos manos q logo virão
26-07-2015 positivo
07-02-2016 nasceu (37+4,vencemos a IIC)

Desde 13 Set 2012

Olá Filipa!

parabéns pelo bebé a caminho!

Querida ninguém tem que pensar nada ou julgar a sua decisão. A maternidade é uma decisão pessoal e apenas a si diz respeito.

Não importa se a sua chefe superior é mulher ou não, nem sequer se vai estar mais sensibilizada para o facto de uma funcionária a informar de que está grávida. Se quer saber, existem mulheres muito piores que homens perante este tipo de notícias.

De qualquer forma, o correto é informar a sua chefia direta. Se tem com ele uma boa relação tanto melhor, mas isso não é determinante. a Lei diz que a mulher grávida deve informar a sua entidade patronal da gravidez até às 16 semanas de gestação. A forma como o vai fazer fica ao seu critério. Pode entregar uma declaração médica, ou apenas informar verbalmente. Tem é que informar, até porque todas as suas ausências ao trabalho relacionadas com as idas às consultas de grávida são ausências justificadas e remoneradas.

Se é nova ou velha para ser mãe é você que tem que decidir; opiniões são isso mesmo, opiniões!

Quando fiquei grávida no final de 2012, fui à 1ª consulta com o omeu obstetra e fizemos logo uma eco para ver quem andava aos saltos no meu útero. Pois bem, era um meu Duartinho na altura com 8 semanas de gestação e que tanto podia ser um duarte como uma menina. Cheguei ao trabalho ás duas da tarde e pronto, não aguentei e mostrei logo a eco! Foi bem recebida a notícia e não tive qualquer problema. Mesmo tendo ficado de baixa de risto às 24 semanas e só ter regressado ao trabalho após a licença de maternidade, digo-lhe que tudo correu lindamente.

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

amadalena -
Offline
Desde 13 Maio 2009

Eu tenho a sorte de a minha patroa me andar sempre a dizer que devo engravidar.. aliás, acho que de tanto ela me falar nisso ainda me despertou mais o desejo de ser mãe.. e por isso já lhe disse que estou a tentar...

filipaavp -
Offline
Desde 04 Ago 2010

Olá Maria,
Obrigada mesmo pela tua resposta.

É assim, eu tenho uma consulta na próxima quinta no hospital (para fazer aquele rastreio do 1º trimestre), e achas que posso pedir essa declaração? Na carta o que dizias?

Beijinhos e que tudo te corra bem! Parabéns também pela gravidez, vai tudo correr bem Sorriso

filipaavp -
Offline
Desde 04 Ago 2010

Obrigada a todas pelas repostas!
Sónia, temos de dizer até as 16 semanas?
Outra coisa, e se me puderem ajudar, eu renovo agora contrato em setembro (e só vou contar mesmo depois disso), e depois em março, mas em março já estou de licença, ou seja, eles podem mandar-me embora ou não renovarem o contrato estando eu de licença?

Vivavanda -
Offline
Desde 15 Jul 2015

Olá a todas!
Eu estou numa situação complicada...
Tenho 34 anos, estava a tentar engravidar há um tempo, mas sem sucesso.
Trabalhava numa empresa onde estava efetiva, já lá estava há 5 anos...
Tive uma excelente proposta para vir coordenar um departamento numa outra empresa e mudei de emprego em junho.
comecei na empresa a dia 15 de junho e descobri que estava gravida a dia 26 de junho.
Ainda não contei a ninguém, tenho contrato a termo certo até dezembro.
Estou a pensar contar na segunda semana de agosto porque o meu chefe não é de cá está no norte e sinto que tenho de lhe contar.
Foi coincidência, mas uma coincidência muito feliz!
Vamos ver como corre...
Bjs

filipaavp -
Offline
Desde 04 Ago 2010

Parabéns pela gravidez! É importante sabermos experiências de outras pessoas, para vermos como lidamos Sorriso

filipaavp -
Offline
Desde 04 Ago 2010

Mas podem não renovar-me o contrato enquanto estou de licença de maternidade?

Snow Flake -
Offline
Desde 12 Maio 2014

Olá Filipaavp,

Sim, podem não te renovar o contrato, estando tu de licença.
E cuidado com o tempo de antecedência do aviso, se apenas queres contar depois de setembro, já terás passado as 16 semanas, não?

Beijinho

Baby A., 23/04/2016
Love of my life

filipaavp -
Offline
Desde 04 Ago 2010

Vou contar na semana da renovação de contrato. A renovação é automática.
Podem? Eu vi que não te podem despedir nas 16 semanas seguintes à licença de maternidade.

Snow Flake -
Offline
Desde 12 Maio 2014

As empresas não podem despedir nem grávidas, nem parturientes, nem mamãs em licença de maternidade, porque estão protegidas pela lei. Excepto em casos de renovação do contrato, porque não é a mesma coisa que despedir... Estão simplesmente a não te renovar o contrato, é a mesma coisa do que se o teu posto de trabalho não fosse mais necessário. É estúpido? É. Mas é o que temos.

Baby A., 23/04/2016
Love of my life

Martini -
Offline
Desde 05 Mar 2009

Onde é que diz na legislação que temos que informar a entidade patronal até às 16 semanas? É que eu já me fartei de procurar e em nenhum lado diz que a grávida tem obrigação de comunicar dentro de nenhum prazo... Claro que devemos fazê-lo, quanto mais não seja porque existem direitos laborais para as grávidas e só poderão beneficiar deles se comunicarem a gravidez....

Desde 13 Set 2012

Olá filipa....

Sim, tens que informar a entidade patronal até às 16 semanas. é o que diz a Lei Geral do trabalho.

Se estás a contrato, não há nada que obrigue a tua entidade a renová-lo. É verdade que não são permitidos despedimentos durante baixas e licenças de maternidade, mas a não renovação de um contrato a prazo não é considerado um despedimento, pelo que, sim, poderão não renovar se assim o entenderem.

Mas não penses nisso porque agora não vale a pena; aliás, se essa fosse uma preocupação tua, terias esperado mais um pouco até te efetivarem para depois engravidares. Definiste e muito bem a tua prioridade e agora o que tiver de acontecer acontece.

Se tens uma boa relação no trabalho, acredita que tudo vai correr pelo melhor, pelo menos até prova em contrário.

tudo de bom!

SMSantos

Et_Jolie -
Offline
Desde 28 Jan 2013

Eu por acaso também nunca vi na lei do trabalho que devemos informar até as 16 semanas...

Aliás, eu quando engravidei, assim que fiz a primeira eco, as 5 semanas, disse logo à minha chefe. Achei que seria o mais correto, pois eu não sabia como a gravidez ia correr e ela precisava estar preparada para minha ausência, caso fosse preciso. Ao departamento de pessoal avisei quando estava perto das 12 semanas. Perguntei inclusive antes se tinha que fazer alguma declaração formal e o chefe do DP disse que não era preciso. A verdade é que não é obrigatório por escrito, tal como consta no nº2 do artigo 33º do CT.

Eis o que diz a lei:

" Artigo 36.º
Conceitos em matéria de protecção da parentalidade
1 - No âmbito do regime de protecção da parentalidade, entende-se por:
a) Trabalhadora grávida, a trabalhadora em estado de gestação que informe o empregador do seu estado, por escrito, com apresentação de atestado médico;
b) Trabalhadora puérpera, a trabalhadora parturiente e durante um período de 120 dias subsequentes ao parto que informe o empregador do seu estado, por escrito, com apresentação de atestado médico ou certidão de nascimento do filho;
c) Trabalhadora lactante, a trabalhadora que amamenta o filho e informe o empregador do seu estado, por escrito, com apresentação de atestado médico.
2 - O regime de protecção da parentalidade é ainda aplicável desde que o empregador tenha conhecimento da situação ou do facto relevante."

Sobre Et_Jolie

"Sejamos realistas, exijamos o impossível" Piscar o olho
https://tempoespera.blogspot.com
Nasceu minha princesa! 29/12/2015.

MariAndre -
Offline
Desde 24 Jun 2014

Filipa na 2 Partilho te a carta que enviei no ano passado.
Infelizmente como já disseram aqui podem não renovar contrato, mas tb estar efectivo hoje em dia não nos dá muito mais direitos ou segurança.

Boa gravidez a todas

Sobre MariAndre

dps d perder os nossos meninos gémeos verdadeiros(17-09-2014 c 23s) fruto d gravidez espontânea mt deseja e planeada.Diag d IIC congénita em 01-2015 Temos 2 estrelinhas no céu a cuidar d nós e dos manos q logo virão
26-07-2015 positivo
07-02-2016 nasceu (37+4,vencemos a IIC)

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

Ola. A minha medica disse que nunca tinha passado nenhuma declaração e que não era obrigatorio. Eu informei a empresa sem declaração.
Tambem disse que não tenho obrigatoriedade nenhuma de informar que estava gravida, a menos que quisesse usufruir de algum direito meu de gravida. Faltar p consultas etc. Ainda me disse que passava um atestado a dizer que não podia fzr esforços, sem indicar o motivo.

filipaavp -
Offline
Desde 04 Ago 2010

Obrigada a todas pela ajuda!

Sónia Maria Santos, a questão aqui é preocupação e saber os nossos direitos. Criei este tópico para ficar mais informada e saber experiências de outras grávidas e pessoas que tiveram de passar pelo mesmo. Estou preocupada sim, mas não a desesperar, pois tal como disseste, 'tinha esperado até ficar efetiva para engravidar e que o que tiver de acontecer acontece'... Claro que o que tiver de acontece, mas assim sei mesmo com o que posso contar.

Um grande beijinho a todas Sorriso

MariAndre -
Offline
Desde 24 Jun 2014

Ola Filipaavp
aqui fica a carta, como prometido, que entreguei na entidade patronal juntamente com o atestado médico a dizer o tempo de gravidez.

Tudo a correr bem Beijinho

Sobre MariAndre

dps d perder os nossos meninos gémeos verdadeiros(17-09-2014 c 23s) fruto d gravidez espontânea mt deseja e planeada.Diag d IIC congénita em 01-2015 Temos 2 estrelinhas no céu a cuidar d nós e dos manos q logo virão
26-07-2015 positivo
07-02-2016 nasceu (37+4,vencemos a IIC)

filipaavp -
Offline
Desde 04 Ago 2010

Obrigada MariAndre! Muitos beijinhos e que corra tudo bem com a tua gravidez e com o nascimento!

Espertalhão

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?