Consulta recém nascido | De Mãe para Mãe

Consulta recém nascido

Responda
13 mensagens
Mari03 -
Offline
Desde 19 Jul 2017

Olá mamãs! Sorriso
Tive o meu pequeno à uma semana e no hospital recomendaram ir a uma consulta no pediatra até 15 dias após o nascimento.
No entanto, há quem diga que as consultas de rotina no centro de saúde são suficientes.
Durante o parto, a única complicação que houve foi o útero contrair e não relaxar durante alguns segundos, mas deram-me medicação e oxigénio.. No nascimento, o bebé tinha o cordão à volta do pescoço.

Qual a vossa opinião?
Ir ao pediatra antes da consulta do primeiro mês?
Ou a consulta daqui a um mês chega?

Tanto que no boletim de saúde dele está lá a primeira consulta e depois consulta do primeiro mês.

Obrigada a quem responder Sorriso

Andro -
Offline
Desde 03 Mar 2016

Eu iria ao pediatra , pelo menos nos primeiros 6 meses de vida. Depois , se a médica no centro de saúde se sentir à vontade a lidar com bebés , então poderá ser seguida lá . Eu calhei com um médico no centro de saude que não tinha jeitinho nenhum para bebés , ficava todo atrapalhado, decidi mudar para o pediatra.

Cathara -
Offline
Desde 13 Set 2016

Eu tive a minha bebé no público e disseram-me para ir a essa a consulta e que no centro de saúde ou no pediatra. Está no boletim de saúde da criança. Acho que não é opcional.

Sobre Cathara

CJ

Cris3010 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

Olá mamã, apesar de só estar prevista a primeira consulta no primeiro mês ao nível do sns, acho que o bebé deve ser avaliado até aos 15 dias. Foi o que fiz e aconselho, até porque, sempre que financeiramente possível, aconselho o acompanhamento pelo pediatra. No meu caso, temos ambas as situações.

Sobre Cris3010

Último AC - outubro 2011; Encam. para cons. infertilidade - mar. 2013; 1.ª cons. - jul. 2013; 1.ª FIV - set. 2014 (-); 1.ª TEC - dez. 2014 (+) Gravidez não evolutiva - AE janeiro 2015; 2.ª TEC - abr.2015 (+) ❤️Acreditar é o primeiro passo! Jul. 2019 - gravidez espontânea ❤️

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

isso é muito pessoal.
do primeiro eu tinha pediatra e nunca servia para nada a não ser pagar 70 euros para pesar e medir. Portanto a bebé que tenho agora é só centro de saúde Sorriso

Desde 05 Ago 2017

Olá!
O mais importante é o controle do peso do bebé. Como podem perder 10% do peso devem ser vigiados ao oitavo dia e se necessário aos quinze dias de vida. Pode marcar essa vigilância com a enfermeira de família no centro de saúde, independentemente de ir à consulta com o médico.

Liliana Miguel Gomes

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

exato, no princípio bastava combinar diretamente com a enfermeira.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

É uma decisão muito pessoal. As minhas gémeas foram à primeira consulta no pediatra com 10 dias e sossegou me imenso, tirou as minhas dúvidas e fiquei com a certeza que estavam bem. A minha médica de família até era bastante atenciosa, mas por exemplo valorizava coisas sem importância. Assustou me imenso com o percentil cefálico, queria que fizessem exames... Mas eu sabia e o pediatra confirmou que não havia necessidade. Outra vantagem do pediatra é que atendia o telemóvel a qualquer hora, ou via-as gratuitamente no intervalo das consultas, se fosse uma coisa simples. Para mim foi importante, sem dúvida. Aliás, mantive as consultas até aos 13 anos!

KidAna -
Offline
Desde 05 Jan 2016

Boas,
Eu acho que isto varia imenso de centro de saúde e de médico. Por exemplo, no meu centro de saúde, essa primeira consulta até nem foi preciso ir ao centro, vieram a minha casa, a médica e o enfermeiro (com a balança própria) e as consultas daí em diante foram de mês a mês até aos 6 meses e as pesagens até aos 3 meses eram semanais, depois já não me lembro... Só não gosto da nossa médica de família embora ela seja direcionada para crianças acho a má profissional mas também não temos possibilidades de ir ao privado nem podemos mudar de médico Confuso

Ninean -
Offline
Desde 07 Ago 2014

Desculpe a questão. Mas não lhe mandaram ir ao CS até aos 7 dias de nascido fazer o "teste do pezinho"?
Em relação à sua questão, penso que depende do seu Médico de Família e CS. Eu por exemplo tenho um centro de saúde e médica de família muito virados para o apoio à família e sinto-me bem tratada e vigiada, mas já ouvi falar de centros de saúde e MF que não dão qualquer apoio e as mães sentem-se sozinhas, e se for o caso o melhor é ser seguida com um pediatra.

Sobre Ninean

Orgulhosa mãe de um anjinho e uma fada!
Madrinha da Catiaribeiro10
http://possoteraminhaopiniao.blogspot.pt/

doisparadois -
Offline
Desde 09 Nov 2014

Eu no primeiro fiz a consulta dos 15 dias apenas no centro de saúde e foi suficiente, pois o médico era excelente.
As seguintes fiz lá, e também no pediatra.
Desta vez vou fazer as consultas apenas no pediatra, porque não gosto, nem confio minimamente na médica do CS.
Para mim é essencial ter pediatra, porque fico sempre muito aflita quando eles ficam doentes e evito ir às urgências, se não for mesmo necessário.
Claro que sai caro mas, para mim, vale a pena.
Pelo menos a consulta do primeiro mês e a da introdução dos alimentos, aconselho a fazer no pediatra.
As outras consultas de rotina, se o médico de CS for bom, pode fazer lá...

LSL -
Offline
Desde 28 Out 2010

Eu acho que depende muito do CS e do médico de família.

A seguir ao nascimento deve ir até ao 6 dia ao CS para fazer o teste do pezinho e pesar. Depois deve ir aos 15 dias para consulta de avaliação geral e depois a partir do 1 mês todos os meses.

Eu confio muito no meu MF pelo que o meu bebé só será seguido lá. Da minha filha cheguei a ir a pediatra particular mas não vi grandes diferenças ou vantagens em relação ao meu MF/CS. Mas lá está isto é no meu caso. Se não fosse bem seguida no CS concerteza preferiria pagar mas ficar mais sossegada (ainda que a mim me custe muito pagar).

Uma vantagem que também tenho, é certo, é que o meu MF deu-me o número de telefone dele particular (já na primeira gravidez) para o que for preciso. Quando a miúda está doente é o que me safa. Ele está à beira da reforma e nem imagino o que vou fazer quando ele se reformar.

Mari03 -
Offline
Desde 19 Jul 2017

Ninean escreveu:
Desculpe a questão. Mas não lhe mandaram ir ao CS até aos 7 dias de nascido fazer o "teste do pezinho"?
Em relação à sua questão, penso que depende do seu Médico de Família e CS. Eu por exemplo tenho um centro de saúde e médica de família muito virados para o apoio à família e sinto-me bem tratada e vigiada, mas já ouvi falar de centros de saúde e MF que não dão qualquer apoio e as mães sentem-se sozinhas, e se for o caso o melhor é ser seguida com um pediatra.

Sim, já foi fazer o teste do pezinho mas só marcaram a consulta do primeiro mês.
Naquele centro de saúde é tudo a favor de fazer o menos possível..