Conselhos,conselhos e mais conselhos. | De Mãe para Mãe

Conselhos,conselhos e mais conselhos.

Responda
7 mensagens
V. -
Offline
Desde 08 Jul 2012

Olá,

Bom dia,

Eu estou completamente desorientada porque a minha gravidez não foi planeada e agora temos que... fazer rerouting. E para isso preciso da vossa experiência e conselhos e opinião.

Vou debitar aqui uma quantidade de perguntas e inseguranças e espero,agradecida,as vossas respostas.

Eu estou de 6 semanas e 1 dia e sinto-me cansada e desconcentrada. Já fiz pequenas asneiras no trabalho precisamente por isso e estou preocupada,como posso combater e se é constante até ao fim da gravidez?
Pelo que li,é algo exclusivo do 1º trimestre,mas prefiro perguntar a quem saiba!

No seguimento,eu estou a tirar mestrado,resumindo,vocês conseguem estudar grávidas? É algo conciliável?

Mesmo aos 6 meses? É que por volta desse período,eu vou ter uma formação mesmo muito importante e quero saber se vou conseguir tirá-la e estudar sem dificuldade - senão prefiro adiar um ano ou reaver o dinheiro porque o valor da formação já me dá para pagar as despesas do parto. Contas à vida Sorriso

É seguro viajar de avião aos 6 meses?

Os enjôos param quando? Cheiros que antes nunca me incomodaram,por estes dias fazem-me saltar as tripas!

Se Deus quiser,tudo vai correr bem e o "feijãozinho" vai nascer bem,na altura,eu só queria/posso estar 1 mês e meio afastada,no máximo.
É muito pouco,não é? Triste Como vou amamentar? Posso deixar o leite e o meu marido dá depois desse tempo? Isto resulta? Quanto tempo é que seria aconselhável eu ficar até o bébé estar mais ou menos robusto para ir para uma creche?

Eu vi algumas que aceitam a partir dos 3 meses e era ideal. Alguém recomenda alguma? Ou ama de confiança?

Parece-me crueldade mas não tenho outra hipótese.

Mais uma vez,muito grata pela vossa disponibilidade para me orientarem,

Beijinho,

V.

Sílvia Alberto -
Offline
Desde 25 Jun 2012

.

steffy -
Offline
Desde 02 Out 2010

Acho que neste momento tens que sentar com o marido e decidir quais serão as prioridades a partir de agora vocês são 3. Apesar de quereres fazer tudo ao mesmo tempo não vais conseguir, porque acredito que o teu corpo não vai aguentar o ritmo de vida que tens até ao final da gravidez.
E tb perdes momentos muito importantes da vida do teu rebento.
Eu ia trabalhando, fazendo o mestrado e adiaria a formação 1 ano para poder estar mais tranquila.
Quanto as outras questões acho que varia a cada gravides, tanto podes esses sintomas até ao final do primeiro trimestre como até ao final da gravidez, So vais saber mais tarde.
As viagens de aviao tem um limite acho que até as 32 ou 33 semanas podes viajar sem problemas.

Boa gravidez

lalip -
Offline
Desde 28 Dez 2011

Não te consigo responder a todas as perguntas até porque estou gravida apenas de 18 semanas e também não tenho nenhum filho, logo experiência é zero:(
Também ando a estudar, estou no último ano de licenciatura, na época de exames e apresentação de tese.Não está fácil concentrar-me mas acho que é por causa da ansiedade,e de pensar em tudo que tem de e comprar,etc ando perdida... fora isso sinto-me bem...
Havia cheiros que também me incomodavam, e como sou trabalhadora/estudante sentia-me muito cansada, só queria dormir, contudo passou-me por volta das 14 semanas, agora já tenho outra vez a minha energia:)Segundo a médica me disse é normal nos sentirmos cansadas, porque assim somos obrigadas a relaxar e a abrandar o ritmo, que é importante para o desenvolvimento da criança no 1º trimestre.Isso para mim fez todo sentido, eu passava o dia a dormir em pé.Era horrível.
Como os exames não me estão a correr muito bem é provável que tenha de adiar a conclusão da licenciatura, caso na época de setembro não consiga passar, mas nesse caso prefiro ficar um ano com a matricula congelada do que meter logo o meu bebe numa creche o dia todo.Mas isso só dependerá de ti e das tuas prioridades e da forma como organizas a tua vida:)) uma coisa é certa, no final arranjamos sempre uma solução que pode não ser a melhor mas é a possível!Felicidades e boa gravidez**

Sobre lalip

Positivo a 25-12-2011
Aborto espontâneo a 5-01-2012
Positivo a 15-04-2012
Dpp 17 Dezembro de 2012.
Dpp 20 Fevereiro de 2016

Silvia88 -
Offline
Desde 10 Mar 2011

Olá!

Em primeiro lugar parabéns pela gravidez! Apesar de não ser planeado, um bebé é sempre uma bênção, como terás oportunidade de comprovar! Piscar o olho

Vou também responder a algumas das tuas questões... No primeiro trimestre andei sempre cheiaaaa de sono e desconcentrada, e sendo eu enfermeira num hospital não dava jeito nenhum cometer erros (podem custar muito caro... Triste ); tinha sempre o cuidado de verificar tudo antes de fazer para não me enganar, porque realmente a cabeça nem parecia a minha! Cerca das 13 semanas melhorou, e foi também por essa altura que os enjoos desapareceram, mas sei que há grávidas que andam nauseadas até ao final da gravidez, portanto em relação a isso o melhor é falares com o teu médico e tomares Nausefe se os enjoos forem muito incomodativos.

Em relação ao viajar de avião, desde que a gravidez esteja a correr bem, geralmente aceitam que grávidas voem até cerca das 35 semanas, se não estou em erro.

Parece-me conciliável a gravidez e o estudo, conheço várias grávidas que estavam a estudar e correu tudo bem; claro que depende da forma como a gravidez correr e dos desconfortos que possas ter.

A maior dificuldade parece-me que será no regresso ao trabalho ou ao estudo, não cheguei a perceber bem. Com 1 mês e meio o teu bebé vai ser tão pequenino e vai depender tanto de ti, que acredito que te será muitoooo difícil deixá-lo, e provavelmente nessa altura vais rever as tuas opções. Claro que se for MESMO necessário lá terá que ser, e há mães que conseguem, mas... Também não disseste quanto tempo planeias estar ausente por dia e quem fica com ele até aos 3 meses (será o pai?). Podes tirar leite com a bomba e deixar ficar para quem ficar com o bebé lhe dar com biberão, há muitas mães a fazer isso!
Quanto ao ficar "robusto" para ir para a creche, o meu tem quase 11 meses e ainda está em casa comigo e com o pai, conciliámos os horários de trabalho de maneira a que pudesse ser assim, mas sei que nem toda a gente o poderia fazer... De qualquer forma, parece-me que antes dos 6 meses são ainda muito pequeninos para estarem numa creche, apanham sempre tantas doenças! Triste

Qualquer dúvida diz...

Um beijinho e votos de uma óptima gravidez!

Sobre Silvia88

"Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.
Perder? Como? Não é nosso, recordam-se?" - José Saramago

clazaro -
Offline
Desde 25 Ago 2010

Todas as gravidas têm dúvidas e mais dúvidas. Não consigo, agora, esclarecer todas as tuas, uma a uma, mas digo-te que é tudo mais fácil do que aquilo que pensáramos previamente. Já dei por mim a pensar varias vezes nisso: nas "dificuldades" que criava de antemão, ao pensar como a minha vida ia ser, para depois, na altura de me por à prova, ver que afinal as ultrapassava facilmente. Eu nao completei estudos grávida, mas estou rodeada de pessoas que o fizeram (mestrados e doutoramentos). É possível sim, mas talvez seja um pouco mais cansativo...

ziggy -
Offline
Desde 22 Out 2009

Olá!
Queria apenas dizer-te que fiz todo o segundo ano de mestrado grávida (o bébé nasceu 1 mes após o termino dos exames).
No meio disto ainda tive 2 mudanças de casa (e a trabalhar ao mesmo tempo, só vim para casa uma semana antes).
Nós somos capazes de tudo, tem é de ser com calma e sem exageros.
Agora que ele tem quase 16 meses vou defender a tese de mestrado, já na proxima 6ª feira.
A única coisa que não fiz no primeiro prazo foi escrever a tese, pois os 6 meses para a escrever iam "cair" mesmo em cima do tempo que ia ficar com ele em casa e por precaução e sanidade mental, adiei por esses meses.
Com calma tudo se consegue.