Conselhos úteis para mães 1º viagem | De Mãe para Mãe

Conselhos úteis para mães 1º viagem

Responda
56 mensagens
Isa2014 -
Offline
Desde 14 Jan 2015

Olá meninas.

Como mãe de 1º viagem, gostaria de vos pedir opiniões sobre o assunto.

O que todas as mães de 1º viagem devem saber.
O que é realmente necessário comprar para o bebe/mãe.

Há algum livro fundamental?

Há alguma coisa que não estivessem a contar e vos surpreendeu/custou a passar?

Beijinhos e todas e obrigada

Anya2 -
Offline
Desde 10 Set 2014

Em 1o lugar, devem saber que tudo muda, as prioridades passam a ser outras, as preocupações são constantes, a responsabilidade é enorme e o amor que sentimos é indescritível, um amor tão puro, sincero e verdadeiro que nos enche o coração Sorriso
É o verdadeiro amor à 1a vista e um amor que cresce de dia para dia, um orgulho enorme pelas mais pequenas conquistas, uma alegria constante na nossa vida!
Tudo o resto é secundário e quanto a livros creio que o melhor deles todos é a própria vida que nos ensina, na prática, todos os dias. E claro que é um papel dificil e desafiante, mas é o melhor de todos e só quem é mãe é que sabe. Sorriso
Muitos parabéns e felicidades Sorriso

Sobre Anya2

Puro miminho Sorriso
2o príncipe a caminho, DPP 5 de Abril Sorriso

Isa2014 -
Offline
Desde 14 Jan 2015

Obrigada pelo testemunho.
Tudo de bom para a Anya2

Beijinhos

mamagemelar -
Offline
Desde 29 Ago 2011

Vou deixar o conselho que ainda no domingo dei a minha cunhada que me vai dar uma sobrinha linda em Julho. Não antecipem N criem expectativas que possam causar ansiedade e vivam cada segundo porque muitas coisas que idealizamos sai tudo ao contrário. Aproveitem o dia a dia e sejam felizes. Beijinho e felicidades

Fez se luz no meu coracao a 22\11\2010... Rafaela as 00h10m e Fábio as 00h13m..Minhas vidas!!! Amo vos mto mto Afilhada e Madrinha babada da mnh kerida TWINMUMMY!!!mais uma madrinha e afilhada 5* SUSANA CORVOS mais uma afilhada linda. Sara78_98 . madrinha e afilhada da APIPAS querida!!!

MartaVitor -
Offline
Desde 08 Jul 2012

ola Sorriso
O conselho que lhe dou é que não stress, nem deixe que os outros a consuma com "tens de fazer assim, ou assado" ou " não podes comer isto nem fazer aquilo".
Desde que sabe que esta gravida, vai ao medico claro e ninguem melhor que ele ou ela para lhe dizer o que deve ou não fazer e comer. Não se pode ligar a tudo o que as outras pessoas dizem, principalmente os mais velhos que tem a mania que sabem tudo e vem de la com aquelas tretas dos afonsinhos de que não pudemos fazer uma serie de coisas.
Depois viva a sua gravidez ao maximo, aproveite tudo, seja nauseas seja as alegrias porque é a maior benção que nós mulheres pudemos ter é gerar e dar a vida a um ser que é nosso.
Ah muita coisa que uma mãe de primeira viajem não sabe, mas isso não significa que as de 2ª viajem saibam, é um aprender constante. Por isso é que eu criei um blog onde partilho as duvidas e as coisas do dia a dia, e entre outras coisas, para que todas possam ir la espreitar.
O meu link esta na minha assinatura se quiser la espreitar esta a vontade e se tiver alguma duvida pode me mandar uma mensagem que eu tento responder da melhor maneira Sorriso
Beijos e felicidades

A treinar para a segunda estrelinha desde Agosto 2014
***Positivo a 6 de Setembro***
Tenho duas princesas maravilhosas 💝💝💝💝👧🏼👧🏼
Vitoria 5 de Março 2013 e Letícia 8 de Maio 2015

Isa2014 -
Offline
Desde 14 Jan 2015

Obrigada a todas. Pelo que já ouvi dizer o problema é o que os outros acham que nós deveriamos fazer.. Que como nunca fomos mães que eles/as é que percebem... Já me disseram isso muitas vezes, para não deixar que aconteça.

Já ouvi dizer que para quem nunca foi mãe que a subida do leite que custa. É verdade?

MartaVitor -
Offline
Desde 08 Jul 2012

Não custa nada, pelo menos comigo foi normal, senti as mamocas ficarem cheias mas não é uma sensação horrivel, ha aquela sensação desconfortavel mas nada de mais. Custou-me mais ela a mamar do que a subida do leite, tanto que tive que usar mamilos de silicone para conseguir dar-lhe o leitinho. Os meus mamilos ficaram muito sensiveis e abriam gretas dai que tive que arranjar esse metodo.

A treinar para a segunda estrelinha desde Agosto 2014
***Positivo a 6 de Setembro***
Tenho duas princesas maravilhosas 💝💝💝💝👧🏼👧🏼
Vitoria 5 de Março 2013 e Letícia 8 de Maio 2015

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Olá,

Não vou dizer o que deves ou não fazer. Vou dizer-te o que EU teria feito diferente...
Não teria ganho 20kgs (cansei-me muito no final da gravidez e no proprio parto, porque levei a gravidez quase às 42 semanas Sorriso )
Percebi agora que não usei metade das roupas e acessorios que me disseram essenciais, ainda bem que foi tudo oferecido...
Teria aceite mais roupa interior, nunca é demais!
Sapatos até aos 3 meses? Para que servem? LOL eles atiram-nos para o chão...
Não teria montado o berço - o nosso bebé dorme na nossa cama, o berço serve de cabide e de armario de roupas para arrumar...

Acima de tudo, vais perceber que a história das marcas e dos 50 cremes e dos trios e dos duos e etc, não é mais do que conversas entre mães e que podes bem passra ao lado disso tudo porque no dia a dia queres é ter segurança e tudo o mais prático possivel! Espertalhão

Os pontos que achei mais sensíveis, poderei dizer difíceis, foram os 2 dias e 2 noites logo após o parto em que não dormi. Tinha bastantes pontos e pouca mobilidade após o parto dito normal mas de 17 horas. Para isto, não estava preparada, percebi que sou muito mais forte do que aquilo que pensava ser! Depois disto, foi a adaptação à amamentação: foram semanas de tentativas e persistência, bicos de silicone, creme nos mamilos, bomba para estimulação, leitura sobre métodos de melhoramento e pedidos de ajuda a quem tinha boa experiência a amamentar... a parte boa, foi que após o 1º mês, já não havia dores nem dificuldades por aí além e até hoje, 2 meses e meio de vida, coninua a ser o alimento exclusivo do meu bebé.
Deveria ter feito exercicio na barriga desde as primeiras semanas, mas a preguiça foi mais forte... vai demorar algum tempo até voltar à minha boa forma fisica, até lá fazemos umas idas ao cabeleireiro e umas compras para animar o "ego" Sorriso

O mais importante, é manteres uma boa relação com o teu companheiro, será a tua maior ajuda ou a dos teus pais. Muitas amigas irão mostrar-se pouco interessadas - é normal, não leves a peito. É que para nós, acabou de acontecer a coisa mais maravilhosa do Mundo!! Para os outros, não é tanto assim...

Aproveita a viagem, vais perceber que és MUITO FORTE, CORAJOSA, BONITA, PERSISTENTE E ACIMA DE TUDO a MELHOR MÃE que teu filho podia ter! Parabéns e força, muitas felicidades!!

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Quanto à subida do leite, eu nem dei conta. Um dia o meu marido disse-me Porrrraaa que mamas tu tens hoje! E foi assim, mas nada demais, peguei em mim e pus-me dentro do duche a ouvir música sozinha, massajei e tirei o leite assim com as mãos... há casos e casos, no meu caso foi fácil e ultrapassei bem. Punha purelan nos bicos, muito Purelan e nunca tive gretas, até hoje. Para o meu bebé gostar muito de mamar, puxava o primeiro leite com a bomba e deitava fora (leite - não é o colostro!) - o leite mais forte vinha com menos dificuldade e ele mamava melhor.

Bebe água, sim. Mas na subida de leite, evita (os peitos incham mais). Se precisares de ajuda, estou aqui Sorriso

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias

Isa2014 -
Offline
Desde 14 Jan 2015

Obrigada. Este comentário já me fez sorrir. Estava a pensar comprar um berço para o colocar nos primeiros meses, mas entretanto mudei de ideias. Espero conseguir controlar o peso. Para agora engordei 1,5 kg. Vamos a ver se me porto bem, mas confesso que se me apetece , como... Quanto ao berço/cama em princípio vamos restaurar a cama que era do meu marido. Está todo babado com a ideia.
É aconselhável comprar bomba para tirar o leite? Manual ou automática? Não magoa?
Uso de bicos de silicone também?
Que mais é issencial?

Obrigada a todas!!!
Beijinhos

MartaVitor -
Offline
Desde 08 Jul 2012

Eu comprei uma bomba manual porque o leite ja estava fraco e eu queria ver que quantidade saia e se era grosso ou aguado. Mas é mais dificil de tirar o leite, talvez uma eletrica seja mais facil apesar de mais cara... mas isso ó compre se for mesmo necessario, se não guarde o dinheiro para outras coisas que façam mais falta.

A treinar para a segunda estrelinha desde Agosto 2014
***Positivo a 6 de Setembro***
Tenho duas princesas maravilhosas 💝💝💝💝👧🏼👧🏼
Vitoria 5 de Março 2013 e Letícia 8 de Maio 2015

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Bicos de silicone fazem falta, porque no meu caso, tinha as mamas minusculas parecia uma tabua de engomar e nem consegui agarrar a mama para lhe o colostro Espertalhão mas na maternidade meteram as tetinas do biberon e deu na mesma até o pai me levar os tais bicos (medela tamanho mais pequeno). E depois, após os primeiros dias, ganhei umas feridazinhas nos mamilos tipo gretas, e preferi amamentar com os bicos quando estava assim. Depois deixei de usar, muito Purelan e passaram. Tenho bomba manual e eletrica porque me emprestaram, a manual dá jeito para estimularmos as mamas nos primeiros tempos, quanto mais o fizeres mais leitinho tens (não nas primeiras semanas atenção, só depois). O leite mais gordo está lá atrás e convem puxa.lo para o bebé já que algumas vezes eles são mutio preguiçosos!! Mas se comprasse comprava só a eletria, é melhor.

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias

Isa2014 -
Offline
Desde 14 Jan 2015

Obrigada a todas vocês pelos testemunhos.

Esterilizador de biberões???
Biberões, quantos?

Há alguma coisa que faça mesmo falta?

Moony85 -
Offline
Desde 07 Jan 2015

Não há nada indispensavel que alguem lhe consiga dizer pois depende muito do estilo de vida da pessoa. Se és uma pessoa muito activa que planeia sair com o bebé de casa desde o 1º dia ou se és daquelas lhe planeia ficar em casa até achar que o bebé está grande e que a temperatura é a ideal. Por exemplo, eu e o meu marido somos ambos muito acvtivos, gostamos de ir para o campo e para a praia e fazer férias e etc e planeavamos não deixar de fazer nada disso depois de termos filhos. Na altura houve quem nos dissesse que carrinho não fazia muita falta pois quase não se sai de casa com um bebé pequeno! Pois para nós fez-nos muita falta, temos um quinny buzz com rodas todo o terreno pois até para a praia o carrinho vai. term sido indispensavel Tambem nos disseram que a alcofa do carrinho não fazia falta pois era usada pouco tempo. É verdade mas como saimos muito de casa e o bebé não deve estar muito tempo no ovo, a alcofa compensou muito pois servia para o bebé estar quando saiamos. Na altura compramos o marsupio mais barato que encontrámos pos achámos que não iamos usar... no 2º filho investimos num marsupio ergonomico e super bom pois já sabiamos que nos ia ser util nas mil e uma coisas que costumamos fazer... e por ai fora.
Ora isto para dizer que tens de pensar como é a tua vida e o que pensas ou não fazer e com base nisso pensar no que te é indispensavel.
Esterilizador de biberões sim, se não amamentares (imagina que amamentas até aos 6 meses... já não compensará o esterilizador, há muitos pediatras que dizem que depois dos 6 meses só é necessário lavar bem os biberões com água quente). Biberões aconselho-te a comprar um, de uma marca que te pareça boa com base na tua pesquisa (há inumeras, Avent sendo das mais xpto, Dr Brown, Bebedue, etc etc etc) e quando precisares dele ver se o bebé o tolera. Há bebés que não se adaptam a este ou aquele biberão. Com facilidade compras mais na altura se o bebé e tu gostarem dele.
Coisas que façam falta.... imensa roupa interior... eles sujam imensa e tu não das mãos a medir a lavar tudo, especialmente se nascer no inverno!
Um sitio para pores o bebé a dormir quando nascer... um berço, cama de grades, alcofa, vale tudo! Vê o que te cabe no quarto, o que é estetico para ti e o que preferes. Nós sempre optamos por cama de grades desde o inicio. Mas agora nesta casa a cama de grades não nos cabe no quarto sem causar grande confusão pelo que comprámos o lulla go da chicco e pensamos que caberá nele até aos 6 meses, altura em que irá para o quarto dele com o irmão.
Uma banheira com insert de recem nascido... pode ser bonito a shantala e as banheiras tradicionais que são no fundo um alguidar com esta ou aquela forma... mas digo-te eu , e acho que ninguem aqui irá discordar de mim... dar banho a um recem nascido nem sempre é facil.... eles são escorregadios depois de molhados, na shantala ficam todos curvados e a cabeça parece que vai cair para a água a qualquer momento (são ideias giras para os 3 ou 4 meses quando o bebé já se segura mais ou menos) ou para mães mais experientes. Neste momento até no lavatório daria banho a um bebé! loool Nós compramos uma banheira com um aspecto normal que se enche até meio mas que tem um hammock lá dentro de recem nascido em que o deitamos e ele fica ali deitadinho no quentinho enquanto o lavamos. Quando já se senta retiramos o hammock e a banheira tem um alto no meio que fica no meio das pernas deles para que não escorreguem. Outro alvo de pesquisa para ti, vê o que te dara jeito!
Babetes.... babam-se, bolsam e etc!!! Muitos!
Sei lá... cremes... um filme! baratos, caros, etc etc etc! Mustela tem muito perfume, há quem goste, há quem nem ache que aquilo tem perfume! Opiniões! Eu não usaria em recem nascidos pois há imensas crianças que fazer alergia... mas queé barato é... e cheira bem! Usamos uriage até ao 1º ano e depois há medida que os cremes se vão acabando substituimos por outros... normalmente o que encontramos em promoção... mustela, corine de pharme, etc.
Aquecedor de biberões... não sei bem. Nunca usei pois deram-me um que demorava uns bons 10 minutos a aquecer e punha-me doida. Mas há quem use e goste... e de certeza que há ums melhores!
Resumindo... por mais que penses no assunto vai ser haver coisas que compras e que depois achas que não devias ter comprado e outras que não compraste e depois acabas por achar que devias ter comprado.
O maior investimento que se faz é no carrinho (normalmente) e só te aconselho a escolher bem... não ires atras de modas e de marcas. Uma das minhas melhores amigas não tem carro e mora num 3º andar e comprou o maior carrinho que a chicco tem (o das 3 rodas...) nunca o usou pois não consegue descer as escadas com ele e com a bebé - usa um marsupio mas gastou 600 euros no trio que não usa. Outra tem um smart e comprou um quinny mood que não lhe cabe no porta bagagens - nem se lembrou que poderia haver essa possibilidade. Eu passo a vida a passear e comprei um trio da nurse quando estava gravida da catarina... as rodas desintegraram-se aos 5 meses de uso - o carrinho era optimo mas não estava feito para o uso que lhe davamos. Arrependi-me de o ter comprado e aprendi a importancia da escolha e de pensarmos bem o que compramos. Achei que tinha feito um optimo negocio 300 euros por um trio... acabei por gastar mais outro tanto a seguir a comprar outro carrinho adequado a nós... e vou parar que o testamento vai longo! sorry

AM Covilhã -
Offline
Desde 14 Out 2010

colada

bia_94 -
Offline
Desde 22 Set 2014

.

Isa2014 -
Offline
Desde 14 Jan 2015

Moony85 obrigada pelo testemunho.

Pois, tens razão há coisas que poderás ou não precisar delas. Dependendo se dás de mamar até tarde ou não.
Mas como mãe de 1º viagem há coisas que nós pensamos que até podem ser indispensaveis e só nos apercebemos que afinal não são se pedirmos opiniões ou então, se comprarmos e não usarmos.
Eu aqui na loja tenho puericultura e vou-me apercebendo do que sai mesmo e do que é comprado por "capricho" (puericultura leve, babetes, malas, almofadas amamentação...)
Ando fascinada por um carrinho da bebecar, mas tenho medo que seja grande de mais. No que toca a espaço felizmente temos. Tanto em casa como na mala do carro. Bebecar prive luxury. Tem umas grandes rodas e na minha opinião é lindo, mas será funcional?
Eu quero trio porque a alcofa vai dar para o colocar em casa enquanto foi pequeno, e tudo o resto será usado.
Nós durante a semana não saimos muito, mas nas folgas costumamos sair daí que quero um bom carrinho, até pq será para o proximo que vier tambem.
Quanto ao aqueceder de biberões, já ouvi dizer mais "mal que bem".
Bicos de silicone já muitas disseram que são mt importantes.
De resto é tudo muito novo e na net há muitas coisas que na minha opinião não serão importantes, mas lá está, como nunca fui mãe não sei.

Sarit@89 -
Offline
Desde 13 Fev 2015

Tópico muito útil! Li tudo e sem dúvida, para mim que estou a aprender deu imenso jeito!

elliniza -
Offline
Desde 27 Set 2014

coladinha a este topico..

sou mama de 1a viagem e acreditem que em 4 meses mudei muito a minha maneira de pensar..
antes de engravidar queria comprar tudo o melhor carrinho (mais caro) tudo novo.. agora que realmente comecei a entrar neste mundo da gravidez / maternidade é que vejo que há realmente muitas coisas que tinha na minha lista por capricho, já comecei a riscar, vou para já comprar o que é realmente importante, ver muito escolher bem ter em atenção a qualidade preço.

beijinhos e obrigada pelos testemunhos das mamas Piscar o olho

Isa2014 -
Offline
Desde 14 Jan 2015

Obrigada meninas. Pois, para quem é novo nestas andanças nem sempre é facil ponderar o que é necessario comprar e há muitas coisas que se compram por comprar e nem temos noção. Queremos o melhor para os nossos bebes e com este pensamento podemos cair no "absurdo" e gastar dinheiro sem necessidade.
Confesso que antes de engravidar pensava que ia comprar tudo e mais alguma coisa.. Neste momento estou quase de 3 meses e só tenho 1 manta e um peluche comprados por nós. De resto está tudo em "aberto".
Tenho muito tempo para aprender e ler testemunhos.
Para agora uma coisa que ainda nao mudei de ideias foi em relação às fraldas reutilizaveis Piscar o olho

Beijinhos

CristianaAlexan... -
Offline
Desde 14 Set 2014

Ola mamãs.
Também sou mamã de 1º viagem mas filha mais velha de 3 rapazes e o mais novo tem 4 anos, por isso posso dizer que tomei conta deles como uma mãe e existe coisas que foram feitas ou melhor, foram inventadas para nos ajudar e que sei que nestes 4 anos em que convive de perto com isso tudo sei que nós nunca temos tudo o que precisamos e temos sempre mais do que devemos.
Optei por comprar um carrinho bom, gastei grande parte do orçamento no carrinho, mas vou-te dizer, acho que fizemos muito bem porque afinal é o que vamos usar todos os dias( eu tenho muitas consultas porque sou diabética).
Quanto a banheira, optei pela shantala (discordando do que disse uma mamã acima) acho uma banheira ótima para os primeiros tempos porque o bebe não vai andar na terra para estar todo sujo ate aos 3 meses, e eu sou apologista que podemos criar um 4ºtrimestre ao bebe. Alias, uma gravidez devia ser 12 meses, mas o nosso corpo nunca iria aguentar tal coisa. Como estava a dizer, optei pela shantala pelo conforto que vai dar ao bebe, podes dar-lhe banho a vontade lá, e se vais ter "receio" de pegar no bebe enquanto ele for pequenino nunca vais pegar nele ou é so quando estiver nu? Sei que não é uma banheira que dure ate ele ter 4 anos mas dá perfeitamente ate fazer 1 ano e caso seja preciso existe uns novos apliques que se põe na banheira para a reduzir e o bebe toma ali banho. Acho que temos de nos adaptar a nossa vida.
Eu optei também por comprar uma espreguiçadeira e um tapete de atividades porque acho que não vou aguentar ver o meu bebé sempre no berço e se nós também nos fartamos de estar no berço, eles também.
Quanto aos biberões, ofereceram-me 4 conjuntos da Avent (copo de congelação de leite, biberão e chupeta) vou-me deixar estar com esses porque o bebe pode ate dar-se bem com eles ou não.
Não vou comprar (para já e se vir que tenho necessidade compro) o aquecedor de biberões nem o esterilizador.
Optei também pela almofada de amamentação e já a uso para dormir, dá muito jeito por causa da barrigona.

Mamã tens de ver o teu estilo de vida e enquadrares ai um bebe e depois existe muitas teorias, ou vertentes que podes gostar e ate optar por elas e outras que ate nem aches bem e pões logo de lado. Por exemplo, quando eu mostrei a minha mãe a banheira do neto ela perguntou se eu tinha comprado uma banheira ou um balde... Ficou em choque quando lhe expliquei o motivo e ela apesar de não ser muito a favor compreendeu e aceitou. Somos pessoas diferentes e vamos ser mamãs diferentes e como isso as nossas prioridades também são diferentes Sorriso
Espero ter ajudado mamã
Beijinhos

Diabetica desde 9 anos. || Dia 15 Ags 1º Pst || Dia 6 Out 1ª eco Dia 6 Out rastreio 1ºT- OK Sorriso || Dia 9 Out encaminhada p/ OB Hospital de Gaia || Dia 9 Dez vi o meu Pilinhas Sorriso Vem um Santiago || Dia 16 fiz um ecocardiograma fetal - OK Sorriso || 28 sem Perc90 com 1,5Kg

catiaribeiro10 -
Offline
Desde 18 Fev 2015

Boas mamas Sorriso
Sem dúvida que tirei algumas dúvidas, como é a minha primeira gravidez também fico com a sensação que há bastantes coisas a comprar! Mas a experiência de algumas amigas é para ter calma porque há mta coisa que não vamos precisar. Felizmente já me emprestaram bastantes coisas como berço (pequeno), fraldário+banheira, ovo.. e roupa já me deram bastante, de menino, mas como vou ter uma menina vou ter que adaptar.
Pensei em aproveitar as feiras dos bebés para investir em fraldas e cremes, mas o conselho que me deram e penso que faz sentido, é que esperar que ela nasça, pois pode fazer alergia a uma marca e depois o que investi é dinheiro perdido.
Tenho aproveitado os workshops grátis e aprendi que em relação à higiene, até aos 3 meses, recomendam inclusive no banho usar apenas óleo de amêndoas doces e um oleo para massajar. Adoro os produtos da mustela, e cheiram tão bem, mas acho que vou esperar até fazer 3 meses para os usar. Aproveitei e pedi às marcas como mustela, barral e assim amostras de produtos, que eles enviaram, para ver quais se adaptam melhor à pele dela.

Quanto ao carrinho, estou apaixonada pela marca Cossato, que é vendida online em Portugal e o preço parece-me bastante acessivel (cerca de 250eur) para um carro até aos 3 anos, têm alguma opinião da marca?

***

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Sim fazes bem, quanto aos cremes e coisas de higiene, é como as fraldas e toalhitas. O meu bebé nunca fez alergia à marca Uriage e é a que eu uso, fraldas uso Pingo Doce ou Dodot quando estão em promoção. Toalhitas uso Dodot Sensistive em promoção ou Pingo Doce Sensitive (azuis).

Aproveita os cursos de preparação para o parto e workshops, eu e o meu marido tivemos um primeiro mês super bem passado, entre a amamentação, cólicas e adaptação de horários muito facilitado entre outras coisas porque nos dedicamos a aprender e a ler sobre as coisas.

Fraldário: AMIGO DAS COSTAS!! A mesma coisa da banheira com suporte!! Recomendo 100% que te emprestem ou compres até em segunda mão, porque vale a pena. Eu pedi a toda a gente que conhecia tudo o que tivessem em casa logo desde os 3 meses, praticamente não comprei nada tiando um ou outro fatinho. Para compensar tenho um mealheiro onde fui guardando dinheiro para uma emergência do bebé, vacinas, creche ou outra coisa como por exemplo o pediatra que é particular. Se não gastar, melhor! Até agora não mexi nele, só vou usar nas vacinas e pediatra. Também investi num seguro de saúde para o bebé.

O carro, há muitas teorias, eu escolhi um que feche e abra rápido, que tivesse Isofix no automóvel para me facilitar as saidas neste meses frios e chuvosos, escolhi o Graco Evo Duo, comprei a uma mãe aqui no Forum que o tinha guardado com etiquetas ainda. O ovinho é bastante pesado, com o meu bebé de quase 6kgs quase me arrasto, escolhe um que seja o mais leve possível mãe... há muita variedade, não te preocupes.

Tudo o que seja biberons e companhia, espera para comprar, porque podes amamentar até tarde e nem precisares desse material todo. Eu não usei nada do que me deram, nem o esterilizador porque o meu filho não gosta de chupetas. Estou quase nos 3 meses e só dou maminha ao bebé, ainda bem que aquilo foi tudo emprestado...

Quanto ao teu carrinho não conheço, mas procura videos no youtube com ele a ser utilizado e as criticas na internet.

Beijinho

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

A outra mamã falou da espreguiçadeira, tenho uma novinha da Chicco que não chegou a ser usada, ele não gosta. Prefere o ginásio e o baloiço parecido à espreguiçadeira. Estas coisas são carotas, eu tive tudo oferecido e emprestado, o que não precisar vou vender e colocar o dinheiro no mealheiro do meu bebé. É sempre uma forma de reverteres algum para mais tarde se precisares para a tua bebé. Espertalhão

Tenho fatos novinhos da Chicco para menino, dos 0 aos 3 mesinhos para venda, o meu bebé é percentil 90 quando os fui vestir já não serviam... agora vendo por 8 euros, metade do preço que paguei, se não vender guarda-se pode ser que venha outro bebé daqui a uns 2 aninhos quem sabe Piscar o olho

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias

Crisousa -
Offline
Desde 02 Set 2014

Olá mamãs Sorriso

Realmente há muito que pesquisar e ler em relação ao que devemos comprar ou não comprar.

Quando ainda estava a tentar engravidar também achava que devia comprar tudo e mais alguma coisa para que nada faltasse ao meu bebé, mas depois de começar a entrar neste mundo mudei de ideias é mesmo muita coisa que não fazemos ideia que é necessário, ou não. Espertalhão

Optei por pesquisar em vários fóruns e sites listas do que é necessário para o Recém-nascido e adaptei as várias listas ao que acho que se vai enquadrar ao meu estilo de vida. Tive muita sorte pois as coisas mais caras herdei de amigas e família.

Em relação a biberons para já não vou comprar, pois espero poder dar de mamar à minha menina o máximo de tempo possível, se não for possível na altura compro.

catiaribeiro10 -
Offline
Desde 18 Fev 2015

@Catarina e Marco obrigado pelas dicas! =)

Em relação às fraldas é isso que vou fazer também, experimentar logo as do pingo doce para ver se se adaptam, pelo que me parece têm menos capacidade de absorção que as da dodot, mas sinceramente não sei se faço muita questão de no primeiro mês andar a passear com ela, portanto para casa espero que rendam.

Sim felizmente emprestaram-me um fraldário praticamente novo que está ainda à venda nas lojas da Pré-natal, acho que vai ser um grande amigo =)

Que seguro de saúde fizes-te? Eu também estou a pensar nisso assim que ela nascer!

Lá está espero amamentar o máximo tempo possível portanto se for necessário usar biberons vou pedir emprestado e comprar só as tetinas!

É aproveitar tudo o que podemos herdar das amigas e familiares!! =)

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Eu trabalho num corretor de seguros, logo, tenho seguro com condições especiais para o bebé. Mas existem soluções Multicare e Médis, penso que ronda os 20 euro mensais. Tens de ter NIF do bebé, quando ele nascer, vai o teu companheiro ou tu às finanças e pede o NIF dele com a Certidão de Nascimento, se fores com o bebé és prioritária e passas à frente dos restantes é rápido.
Aí, fazes a adesão, ao momento da nascença (o 1º mês). Compensa para pediatra que é caro se for particular, medicamentos, exames etc... quando estamos isentas, no Estado não pagamos nada, mas fora disso paga-se e bem!

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias

catiaribeiro10 -
Offline
Desde 18 Fev 2015

Sim é isso, tenho de me informar dos vários seguros para ver o melhor. Sem dúvida que a semana passada com dores de barriga estive 5horas no amadora-sintra e desejei-me por um seguro de saúde. Ainda fiquei mais assustada porque as médicas de serviço deixaram de atender (2horas sem chamarem ngem) para assistir a um parto..! Q medo, é tudo a correr!

Assim que nascer vou logo fazer o cartão do cidadão, na minha area de residencia tenho um cartório que tem sempre muito pouca gente.

****

Crisousa -
Offline
Desde 02 Set 2014

Eu depois de pesquisar muitos seguros optei pela Medis, pareceu-me o mais acessível e com as melhores condições e preços de consultas, exames e urgências.
Fiz para mim logo no inicio da gravidez e tive um período de carência de 60 dias e informei logo que esta grávida para que assim que a minha princesa nascer fica logo coberta pelo seguro, sem ter o tal período de carência, só tenho que ligar para lá a avisar e claro mal seja possível enviar a documentação dela.
Pago cerca de 22€, quando ela nascer passo a pagar 42€ mas nessa altura logo vejo se continuo com o meu também ou fico só com o dela.

Isa2014 -
Offline
Desde 14 Jan 2015

Eu fiz um seguro na victoria para mim há cerca de 2 anos. É um seguro de reembolso. Pago menos do que se fosse sem seguro e depois mando para la os papeis e eles reembolsam. Pago 15€ por consulta e 20% dos exames que fizer.
Ja me disseram que tenho até aos 6 meses de gravidez para avisar na seguradora e que juntam a criança ao meu seguro e que nao pago mais por isso.
50.000€ para gastar onde precisar, não tenho maximo para parto nem para nada. Se o parto custar 40.000€ eles pagam na mesma.
Tenho franquia 150 (ou seja os primeiros 150€ são pagos do meu bolso sem poder pedir reembolso, mas mesmo assim a preços mais baratos).
Tem tambem higiene dentaria e uma serie de intervenções a nivel de saude oral que são oferecidos.
No parto, se ja tiver atingido a franquia eles suportam.

Pago 26€/mês

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

No fim há soluções diferentes, uns pagam menos por mÊs mas têm franquias maiores, outros o limite de despesa é maior e noutros menor... tenta informar-te e ver o qual se adequa e é mais vantajoso para ti Beijinho

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias