Conselho - pediatra quer que bebé fica 2 meses em casa | De Mãe para Mãe

Conselho - pediatra quer que bebé fica 2 meses em casa

Responda
8 mensagens
Belarmina.Nunes -
Offline
Desde 30 Set 2014

Olá mamãs,

Tenho uma dúvida. A minha filha, que tem agora 17 meses, já fez 6 otites, e antes do Natal, para além da 6ª otite, teve infecção nos brônquios. Foi-lhe dado antibiótico, aerius e uma vacina em pó para 3 meses. Ela está muito bem, come bem, super dinâmica, etc., mas o pediatra recomendou ela ficar os meses de Janeiro e Fevereiro em casa, de forma a evitar mais recaídas (Febres, gripes, etc.), porque a menina está com as defesas em baixo. Acontece que vou conseguir mantê-la 3 semanas em casa, por causa das minhas férias e destas festas todas, mas a minha mãe, que deveria ficar com ela, não está bem para ficar com ela, sendo que só me resta meter baixa. No entanto, não sou médica, e a menina está muito bem, está a ganhar mais mimo em casa, e receio quando voltar para a creche. O facto de a manter sem as actividades diárias da creche chateia-me profundamente. Vou ver outro pediatra para ter uma segunda opinião, mas queria saber a vossa. Obrigada

DMarta -
Offline
Desde 06 Mar 2012

Se fosse comigo, explicava as dúvidas e dificuldades em ficar com a bebé em casa e pedia nova consulta para daqui a 3 semanas, para verificar o estado da menina e se, de facto, devia ficar os 2 meses em casa.
Não te preocupes tanto quanto às actividades, podes brincar com ela e, tão pequenina, não vai atrasar o desenvolvimento dela por causa disso.
Janeiro e Fevereiro são, também, normalmente, meses muito frios. Pode ser que este ano nem esteja assim tanto frio (a avaliar pelo tempo que temos tido) e que não se venha a justificar ficar tanto tempo sem ir à escola.
Se fosse com o meu bebé, sim, sem dúvida que ficava em casa com ele mas marcava nova consulta daqui por 3 semanas.
Bjs e as melhoras rápidas para a bebé!

Desde 13 Set 2012

Olá mamã!

O problema é que o pediatra da sua filha parece estar, de facto, a pensar na pequenita e não em todas as outras questões que inumera. Se ela está com as defesas em baixo, o que faz sentido dado o quadro clínico que descreveu, a probabilidade de voltar a ficar doente assim que ficar exposta ao frio que se avizinha é muito elevada. Ou seja, de uma forma ou de outra, o mais provável é que a mamã acabe mesmo por ter que ficar de baixa. Pode fazê-lo agora aproveitando que a menina está bem, ou mais tarde, num quadro em que ela volte a ficar doentinha. Os antibióticos e anti-estamínicos resolvem o problema no momento, mas acabam por enfraquecer as defesas do organismo. O que o pediatra pretende é dar ao organismo da sua filhota tempo para recuperar o nível de defesa habitual.

Claro que isto é tudo muito bonito mas era se vivêssemos num mundo ideal em que não precisássemos de ponderar prós e contras de uma decisão que nos parece óbvia.

Perguntou a nossa opinião, aqui tem a minha: se eu estivesse no seu lugar, cansada de ver a minha filha doente e impotente no meio de tantas otites e bronquiolites e tudo mais acabado em ite, e se eu tivesse condições económico-profissionais que mo permitissem, optaria por ficar em casa com ela durante os dois meses que o pedi sugere. Claro que isto nem sempre é possível levar a cabo tendo em conta as vidas complicadas que temos.

O meu pequeno tem 2 anos e meio e de vez em quando la me brinda com um bronquiolite; umas piores que outras mas já conta com umas quantas no seu historial. Se a isso lhe juntasse otites, bom, nem sei como reagiria.

A vacina que o pedi receitou à sua filha é a Paspat? A minha filhota tomou essa paspat durante vários anos. Ela constipava-se muitas vezes. Não chegava às amigdalites nem otites, mas andava o inverno inteiro constipada. A paspat é uma vacina sazonal que protege o organismo de várias patologias do foro respiratório, ouvidos e garganta. com a minha filha resultou bastante e de facto foi muito eficaz. Era tomada em março e em setembro.

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

Belarmina.Nunes -
Offline
Desde 30 Set 2014

Não é a Paspat. Não sei o nome agora, porque não tenho a caixa comigo, mas começa por R. Ela tomou o BRONCHO-VAXOM, e agora está a tomar essa que começa por R _(8 dias de toma, e 22 dias de pausa). É claro que a saúde da minha filha passe em primeiro lugar, não discuto isso, simplesmente precisava de conselhos, porque nem tudo é fácil na vida. Claro, vou ter de meter baixa neste caso...

TâniaS Neves -
Offline
Desde 29 Mar 2014

De facto o pediatra esta a pensar no bem estar da criança e não em outros aspectos da vida dos pais, também é mesmo para isso que os levamos aos pediatras certo? A menina está com as defesas em baixo, facilmente ficará doente saindo de casa e apanhando frio, existindo as diferenças de temperatura mas ainda mais fácil ficará doente se for para a creche, dificilmente nesta altura não haverá alguma criança doente, nem que seja só constipada, o que vai fazer com que ela fique também doente e mantenha as defesas baixas ainda por mais tempo. Se tiver possibilidades de estar em casa com ela não pense 2x e preferível ficar agora é desfrutar do bem estar da sua filha do que ficar em casa porque ela está doente. O meu filho está em casa, só trabalho a part time e a minha avó fica com ele essas 4h, entretanto também chega o pai, como vivemos todos juntos ele não necessita de sair de casa. Na consulta dos 2 anos a pediatra perguntou se pensávamos pó lo no infantário (pré escola) para o ano, e eu disse que sim. Ela respondeu que fazia bem que só aos 3 anos e que precisavam de socializar, mas que se fosse para ele ficar muitas vezes doente (o 1o ano dele foi para esquecer em termos de doencas) que tinha que se ponderar e mante lo em casa. E só um exemplo, ela não me perguntou se pensava em mete lo para fazer alguma coisa em que ele tivesse mesmo que lá estar e não em casa, mas eles dão a opinião deles e nos e que sabemos se as podemos seguir ou não. As melhoras da pequenina. Beijinhos

19.04.2013- começou o nosso sonho, apenas dois meses de tentativas
10.12.2013- nasce o nosso príncipe as 39+4 semanas
08.03.2017- começou mais um sonho, apenas dois meses de tentativas

TâniaS Neves -
Offline
Desde 29 Mar 2014

Esqueci me de dizer que se puder ficar com ela em casa, estando o tempo ameno, não lhe faz mal nenhum apanhar um bocado de ar puro, longe de Shoppings, até só lhe fará bem. Beijinhos

19.04.2013- começou o nosso sonho, apenas dois meses de tentativas
10.12.2013- nasce o nosso príncipe as 39+4 semanas
08.03.2017- começou mais um sonho, apenas dois meses de tentativas

Belarmina.Nunes -
Offline
Desde 30 Set 2014

Obrigada Tânia. Entendo perfeitamente. A verdade é que a minha filha já teve 6 otites em 12 meses, e uma infecção nos brônquios, assim como uma convulsão febril. Não há um mês em que ela fique todos os dias na creche. Falta uma média de 3 dias por mês. Agora, ficar em casa 2 meses é complicado para todos, pois a avó não consegue, devido ao estado de saúde, só se melhorar rapidamente. Eu teria que meter baixa. O problema nem seria pelo emprego onde estou a tempo efectivo, mas sim pelo meu segundo emprego a recibo verde. De qualquer forma, a menina passa primeiro.

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Eu ponderaria apenas a minha situação a nível profissional e nada mais!
Com essa idade, a bebé não precisa das actividades diárias da creche nem vai regredir em termos de desenvolvimento por faltar 2 meses à creche.
Claro que vai quebrar algumas rotinas e regras já estabelecidas mas isso volta tudo ao normal assim que ela regressar à creche.
Se a minha filha estivesse sempre a adoecer dessa maneira, seria eu mesma a tentar encontrar uma alternativa à creche (avós ou amas) por uns tempos, independentemente da opinião do pediatra!