conização de colo uterino | De Mãe para Mãe

conização de colo uterino

Responda
44 mensagens
maria-julia -
Offline
Desde 29 Mar 2009

OLA!! SOU NOVA POR AQUI ESTOU MUITO NERVOSA PQ O MEU EXAME DE PAPANICOLAU DEU ALTERADO. FOI DIAGNOSTICADO ATRAVÉS DE BIÓPSIA UMA DISPLASIA ACENTUADA. VOU TE QUE RETIRAR UMA PARTE DO COLO EM FORMA DE CONE.O PROBLEMA É QUE NUNCA TIVE FILHOS E TENHO MEDO DE ISSO PODER ATRAPALHAR MUITO FUTURAMENTE.VOU FAZER A CONIZAÇÃO DIA 2 DE ABRIL, SERÁ QUE ALGUÉM JÁ PASSOU POR ISSO E PODE ME AJUDAR?QUANTO TEMPO LEVA A RECUPERAÇÃO? DEPOIS DE QT TEMPO É POSSIVEL UMA GRAVIDEZ?..OBRIGADA A TODAS QUE PUDEREM ME RESPONDER.

maria julia

andreia13 -
Offline
Desde 11 Dez 2008

http://demaeparamae.pt/forum/para-andreia-13

ola:D
olha vai a esse topico e ve o q la esta escrito!foi o testemunho q ja dei a outra menina.
nao te esqueças q cada caso e uma caso. tens ai as linhas gerais de conizaçao, e das varias alteraçoes q dao origem a uma conizaçao-
n sei se la fala da gravidez mas sei q n se pode engravidar lg ate porque n se pode ter relaçoes durante algum tempo!!
a mim o medico disse me 1 mes sem relaçoes e esperar 2 meses p tentar engravidar.
penso q o tempo de espera e relativo a gravidade da situaçao.
o mlhor mm e perguntares ao teu medico q te esta a seguir!so ele pode dar informaçoes mais detalhadas!
sei q o colo fica mais curto o q pode originar parto prematurs etc. mas ha aqui no forum das gravidas caso de uma menina q em seis meses engravidou e pelo menos ate ha 1 mes atras sei q td corria bem c a sua gravidez
Espertalhão e preciso e manter pensamento positivo!!boa sorte aconselha te c o teu medico!!
e a pessoa mais indicada p te exlicar o teu caso em concreto!!
bjinhos espero ter ajudado!para mais qqr duvida e so chateares Piscar o olho

maria-julia -
Offline
Desde 29 Mar 2009

estou muito preocupada e insegura!!! sabe alguma coisa sobre a vacina sera que mesmo depois da infecção pelo hpv vale a pena tomar?meu medico ainda nao me falou nada sobre isso tenho consulta dia 1 de abril e a conização é dia 2 de abril se souber de alguma coisa que possa ajudar te agradeço.. bjus fique com Deus.obrigada

maria julia

carolynne -
Offline
Desde 25 Mar 2009

ola
eu tambem vou fazer a conizaçao dia 2 de abril,tambem tenho virus hpv e uma lesao cinIII ou seja grave,onde vai fazer a conizaçao?
eu nao tou nervosa,mas tenho receio sim de algo mais grave,nao esteja nervosa tudo vai correr bem
Olá! bjs

maria-julia -
Offline
Desde 29 Mar 2009

vou fazer no hinja em volta redonda, estou com muito medo!!! tanto do procedimento como tb do novo resultado da biópsia. e o mais agrvante é que nunca tive filhos tenho medo de não poder ter mais ou de dificultar muito o procedimento de grvidez.mas fazer o que? temos que ter fé e acreditar em Deus!!!! ele é quesabe de tudo!!! vamos esperar que tudi de certo..bjus boa sorte pra vc tb!!!

maria julia

Mary2009 -
Offline
Desde 29 Mar 2009

Como descobriram que tinham essa infeccção? Foi apenas no resultado da citologia ou haviam sintomas?

andreia13 -
Offline
Desde 11 Dez 2008

.maria julia - olha nao fiques assim assustada porque nao dificulta engravidar ... e um procedimento q apenas tirar uma parte q n esta boa!se n tratada e q poderia causar cancro e conseq. infretilidade!!
a culpa de voces tarem assim e porq os medicos n explicam nada!!
tem q perguntar td!!n tenham medo de fazer perguntas por mais estypidas q possam parecer!!ate porque e o nosso aparelho reprodutor q esta em causa!!mais vale fazer perguntas parrvas do que andar assim na agonia

mary2009 - olha isso n e uma infecçao e uma lesao no colo do utero q pode aparcer por varios motivos!
o despiste e feito atraves da citologia!!em principio nao apresenta sintomas
tds as mulheres deven ir fazer exmames de rotina porque nao acontece so aos outros, as vezes as pessoas qd decidem ir ao medico ja e tarde demais!!!
bjinhos para tds força, n stressem, façam perguntas por favor, chateiem os medicos mm q eles façam ma cara!!!eu ja aprendi!!!

maria-julia -
Offline
Desde 29 Mar 2009

OI MENINAS!! ESTOU UM POUCO MAIS CLAMA AGORA.OBRIGADA ANDRÉIA PELOS COMENTÁRIOS.EU TIVE MEUITO MEDO PQ MEU PAPA NICOLAU SEMPRE DEU NORMAL,SOFRI UM ABORTO RETIDO EM 2007 E EM 2008 TENTEI ENGRAVIDAR FIZ UM MONTE DE EXAMES PARA GRAVIDEZ E ACABEI ESQUECENDO DO PAPNICOLAU!!!PASSOU EXATAMENTE 1 ANO DE TENTATIVAS FRUSTANTES PARA GRAVIDEZ QD DERREPENTE ME DEU UM "ESTALO" E EU LEMBREI QUE JA TINHA UM ANO QUE EU NÃO FAZIA O PAPA NICOLAU E PARA MINHA SURPRESA VEIO ESTE RESULTADO.PORTANTO MENINAS QUE ESTEJAM TENTANDO UMA GRAVIDEZ LEMBREM-SE: NADA É MAIS IMPORTANTE QUE A NOSSA SAÚSE ELA DEVE ESTAR EM PRIMEIRO LUGAR SEMPRE.NUNCA SE ESQUEÇAM DESSE EXAME TÃO IMPORTANTE.EU SEMPRE FIZ REGULARMENTA NUNCA HAVIA ME ESQUECIDO DEPOIS DESSA"OBSSSEÇÃO" POR GRAVIDEZ ESQUECI DE MIM, E SE DERREPENTE NÃO TIVESSE ME ALERTADO AI SIM PODERIA TER PERDIDO MINHA SAÚDE E DE VEZ PODERIA NUNCA MAIS SER MÃE.DAÍ MEU APELO Á VCS A NUNCA DEIXAREM ESSE EXAME TÃO IMPORTANTE DE LADO.PQ EU SIMPLISMENTE NÃO TIVE NENHUM SINTOMA,FOI UM ACHADO NUM EXAME DE ROTINA.FIQUEM ALERTAS NOSSA SAÚDE VALE MUITO.UM GRANDE BJU E OBRIGADA Á TODAS QUE ME RESPONDERAM.BJUS FIQUEM COM DEUS.

maria julia

DeinhaRJ -
Offline
Desde 29 Mar 2009

Oi Maria Julia, fiz uma conizaçao em 2003, tb pq descobri no papanicolau uma lesão avançada no colo do útero. O procedimento foi tranquilo, fiz num dia a noite e no outro, de manhã, já estava indo para casa. Cada caso é diferente, e como nossa amiga Andreia falou, o seu médico tem a obrigação de te explicar tudo. No meu caso, o médico pediu para ficar 1 ano sem engravidar, depois desse período tentei engravidar e não consegui. Depois de alguns anos, me separei, e agora casada novamente, fiz um teste para ver se tinha algum problema de infertilidade, o exame se chama Histerosalpingografia (complicado, não acha???rsrs)e o resultado foi normal, só sei que após 15 dias desse exame, engravidei! Com 3 meses de gestação tive q fazer uma cerclagem, pois meu útero ficou curto com a conização, estou bem e o bebê tb, vai nascer em junho, é um meninão!!! Estou mt feliz e realizada. Fique tranquila q td dará certo com vc tb, vou ficar torcendo. Fique com Deus e que dê td certo na sua conização. Bjss

carolynne -
Offline
Desde 25 Mar 2009

ola,eu vou fazer no hospital dos sams nos olivais,mas apareceu me o periodo hoje tive a telefonar a medica e ja nao posso ir dia dois,ela SO faz aconizaçao a quinta,e paraaoutra quinta vai entrar de ferias,e agora so vou dia 16,estou muito nervosa tambem,venho lhe deixar um beijinho e muita força e vem dar notiçias por favor
andreia obrigada tambem pelo apoio mas agora mais estes dias aespera mais nervosa vou ficando e mais a lesao vai aumentando
beijos e obrigado

maria-julia -
Offline
Desde 29 Mar 2009

Olha amiga eu tb to muito nervosa..mas vamos ter fé em Deus pq ele sabe o que faz. Eno mas a les~~ao não aumenta assim de um dia pro outro leva meses...e vc não vai esperar tudo isso pq já esta ciente do problema.Então vamos tentar manter a calma e rezar muito pedir muito a DEUS que nos de força nos ilumine, que vai ficar tudo bem.pensa por um lado positivo..ainda bem que descobrimos a tempo..e ainda não é uma lesão maligna!!!! e as chances de cura são grandes...depois que eu fizer a conização eu te mando noticias deixa seu e-mail.no mais vamos tentar ficar calmas..estamos no mesmo barco..sentindo as mesmas coisas...olha sou profissional de saude, meu pai é medico, minha irma é medica,todos eles estão calmos e ja me falaram que é pra eu ficar tranquila que graças a Deus descobriu a tempo.Então vamos agradecer que o prognóstico tb é bom. meu e-mail é:[email protected] vamos nos comunicar !!!isso é bom que nos ajuda a sentir mais tranquilas...deixa te fazer uma pergunta vc ja teve filhos? ou pretende ter? responda se qiuser ta bom? no mais fique com Deus, vamos orar, pensar positivo que tudo vai dar certo..bjus!!!

maria julia

maria-julia -
Offline
Desde 29 Mar 2009

obrigada oelas palavras.. eu ja tive um aborto. ja fiz a hosterossalpingografia tb , mas tava tudo bem com as minhaa trompas.ou seja não estavm com obstrução.tava tudo ótimo, eu ovulo regurlarmente pelos doi ovários, meu útero ta normal, até mesmo um exame chamado de videohisteroscopia diagnostica eu tb fiz.pra ver se deoias do aborto nao tinha nenhuma aderência no útero que atrapalhassse. mas deu tudo bem.graças a Deus. minha surpresa foi com esse preventivo agora depois de um ano tentando uma gravidez. meu medo é que como vc mesma disse o colo fiue curto, ou haja uma estonose no canal cervical como tb ja ouvi falar e dificulte uma gravidez ou mesmo impossibilite.mas vamos ver vou no medico amnha e vou perguntar tudo isso pra ele. mas obrigada pelo apoio..bjus..

maria julia

carolynne -
Offline
Desde 25 Mar 2009

brigada pelas suas palavras,este cantinho e a nossa vida,aqui podemos chorar,rir,desabafar,obrigada mesmo
eu ja tenho filhos linda,tenho duas meninas uma com 14 outra com 4 anos e ja nao posso ter mais,mas ja tenho a mnha conta né??
DEUS me ajude a cria-las isso sim,eu vou adiciona la kerida
bjs e obrigada linda

maria-julia -
Offline
Desde 29 Mar 2009

olha fica tranqulia, vai dar tudo certo,Meu médico me tranquilizou muito hoje. que bom que vc ja tem duas filhas!!!! parabéns..espero um dia realizar esse sonho,que parece cada vez mais distante.Mas, gostaria de tranquiliza-la,as chances de cura são grandes...e pensa bem vc ja teve filhos mesmo que em ultimo caso na pior da piores hipóteses..que é claro que não é o caso se vc tivesse que fazer histerectomia que é uma coisa radical utilizada somente qd ha casos muito avançados e presença mesmo de carcinomas invasores vc ficaria curada e não teria problemas maiores como não poder mais ter filhos!!! então relaxa!!! e vamos pedir a Deus para que o melhor aconteça para nós pq ele há de nos ouvir sempre!!!! grande bjus..fica com Deus vai dar tudo certo pra gente!!

maria julia

carolynne -
Offline
Desde 25 Mar 2009

ola amiga
espero que tudo corra bem com voce amanha vou acender uma velinha e kero agradecer pelas palavras tranquilizadoras que voce me transmitio,voce deve ser uma pessoa de muita coragem amiga,voce foi ao medico ontem?
que disse ele?
sabe amiga eu as vezes penso assim ja tenho 36 anos duas filhas ja nao posso ter mais filhos fiz uma laqueaçao quando tive a minha filha mais nova pois ela nasceu prematura,eu tinha tensao alta e uma grande anemia pois tenho problemas renais,nao seria mais facil tirarem me tudo,limparem me toda?
onde voce vai fazer a conizaçao?
bjs
a melhor sorte do mundo pa voce
bj grande

maria-julia -
Offline
Desde 29 Mar 2009

Gostaria de agradecer pelas palvras..obrigada do fundo do coração!!!vou fazer a conização amnha mesmo e se Deus quiser vaidar tudo certo.Por favor reze por mim!!!depois te conto tudo como foi.Quanto a vc tirar o útero parece ser uma opção,já que a função desse orgão é apenas de gerar nossas tão sonhadas crianças!!! Mas tem que ser uma decisão muito bem pensada e decida por vc seu médico e seu esposo, caso tenha.pq algumas vezes a laqueadura pode ser revertida se vc ainda desejar ter filhos no futuro.Caso isso seja uma decisão "CERTA NA SUA VIDA".vc pode até optar por isso mas acho que é meio radical frente a um problema muito pequeno para tamanha cirurgia que vc vai ter que enfrentar!!É COMO "MATAR UMA BARATA COM UM TIRO DE CANHÃO"..não vejo necessidade disso mas vc pode conversar com sua médica e ver o que ela pensa.só se retira mesmo o útero em casos de tumores graves, ou miomas muito grandes..o que não é seu caso.. fica calma,preserva seu útero nunca se sabe o nosso dia de amanhã!!! as vezes pode influnciar em outros fatores hormonais, talvez até uma meno pausa precoce..sei lá...pq vc vai deixar de menstrar embora os ovários sejam preservados, e vc continue ovulando normalmente.Mas sinceramente NÃO VEJO NECESSIDADE DISSO, até pq o prognóstico é bom, as curas geralmente são grandes.Se fosse um caso de chances remotas seria até uma coisa a se pensar ..mas vai com calma confia em Deus, que vai dar tudo certo!! bjus... converse com sua médica escute a opinião dela tb.Amiga fica com Deus eu mando notícias..reze por mim..jus tudo de bom..

maria julia

carolynne -
Offline
Desde 25 Mar 2009

ola minha linda
por favor da noticias,fez a conizaçao?
como correu?
como se esta sentindo,eu estou muito preocupada com voce,diz alguma coisa por favor
beijinhos

maria-julia -
Offline
Desde 29 Mar 2009

amiga,graças a Deus correu tudo bem.entrei de manha sai a noite. foi tão rapido que ate me assustei!!! a anestesia foi geral..é bom que vc não ve nada..e quando menos espera ja acabou.sai um pouco de sangue nos primeiros dias..mas é normal e não senti dor nenhuma.estou tomando um anti-hemorragico,volto daqui a 15 dias pra uma consulta e para pegar o resultado da biopsia!! vamos rezar e torcer novamente pra que de tudo certo..fica tranquila que vai dar tudo certo pra vc tb..obrigada por se preocupar....mas esta tudo bem!!! e com vc vai ser o mesmo...vc acredita que qd eu estava na espera (nas camas onde os pacientes ficam juntos aguardando pra entrar no centro cirugico) tinha uma moça que tinha acabado de ganhar gêmeos um menino e uma menina!!! ela fez fiv.!! fiquei super emocionada..a menina teve que ficar um pouquinho na incubadora mas reagiu bem e foi liberada em algumas horas...não vejo a hora de realizar esse sonho tb...mas Deus é que sabe de tudo!! agora é rezar fazer acompanhamento de 6 em 6 meses..e pedir a Deus que esse vírus maldito não nos cause mais nada!!!vc vai tomar a vacina? meu medico disse que depois que fomos infectadas não tem tanta indicação que o melhor mesmo a fazer é o caompanhamento fiel de 6 em 6 meses..linda fica com Deus.. vou rezar pra vc que tudo vai dar certo tb!! que dia vc faz z sua conização?..me mntem informada..bjão!!!

maria julia

carolynne -
Offline
Desde 25 Mar 2009

ola
voce me deixou muito mais tranquila,mas a minha medica disse me que me vai dar anestesia local,eu sou do alentejo tenho de ir pa lisboa e vou vir no mesmo dia tou um pouco apreensiva.
vou fazer dia 16 deste mes,em relaçao a vacina a medica ainda nao me falou nada de nada,vamos ver
voce fez onde?
no publico ou particular??
eu vou fazer no particular ne? senao bem posso morrer a espera
beijos e diz como voce se ta sentido

maria-julia -
Offline
Desde 29 Mar 2009

FIZ NO HOSPITAL PARTICULAR TB,ESSAS COISAS NÃO É BOM FICAR ESPERANDO MUITO NÃO. QUE BOM QUE VAI SER LOCAL ,PASSA RAPIDO,VC NÃO VAI SENTIR NADA,VC É DE PORTUGAL? MORA AQUI NO BRASIL?FICA TRANQUILA VAI DAR TUDO CERTO. TB VOU ASCENDER UMA VELINHA PRA VC NESSE DIA. REZE E PESSA A DEUS PARA ABENÇOAR QUE TUDO VAI DAR CERTO.SE VC TEM QUE viajar NO MESMO DIA CONVERSA COM ELA,MAS ACHO QUE NÃO TEM PROBLEMA NÃO, A ÚNICA ORIENTAÇÃO DO MEU MÉDICO É QUE EU NÃO PEGASSE PESO NEM FIZESSE MUITO ESFORÇO FÍSICO,TIPO LIMPAR A CASA.. ESSAS COISAS, MAS NO GERAL TO ÓTIMA!!!! GARÇAS A Deus, vai dar tudo certo tenha fé!!!bjusss

maria julia

Fernanda Bueno -
Offline
Desde 11 Maio 2009

Pelo tempo percebi que vc já deve ter feito os procedimentos e está mais calma. Bom, no meu caso eu fiquei pouco mais de 1 ano sem fazer o papanicolau e qdo fui fazer caiu o resultado do exame como uma bomba na minha cabeça. Realmente com medo e preocupada. Tive que retirar meu DIU. Estou com uma lesão no colo do útero e farei uma conização na quarta-feira pra retirada da área lesionada. Terei anestesia local no útero. Sei que tenho muito pela frente ainda, e o principal é a preocupação com minha saúde, só que o ser humano em algumas situações acaba se desesperando, que é meu caso.
Se puder me ajudar, mande-me uma resposta de como foi seu procedimento e pós-operatório.
Minha cabeça tá à mil...medo de acontecer algo pior.
Obrigada

maria-julia -
Offline
Desde 29 Mar 2009

ficva tranquila o procedimento e simples e rapido. o pós operetótio tb. o cone é retirado e mandam para biópsia, mas não fica assim eu tb tive o mesmo susto, pensei mil coisas negativas mas graças a deus deu tudo certo.com vc tb vai dar. para de pensar negativo, reza bastatnte, pede a desu pra te dar forças que tudo vai dar certo.nao adiata sofrer por antecipação,pensa no lado positivo ainda bem que fizemos o exame e descobrimos a tempo de tirar a lesão,antes que tivessemos que tirar o útero ja imaginou?? um carcinoma??? então tenha forças...vc vai ver tudo vai dar certo..bjus fica com Deus..me avise qd tiver feito é importante manter repouso...

maria julia

esperança cardoso -
Offline
Desde 10 Dez 2010

Bom dia Pessoa!

Queria dizer que este forúm foi muito importante p/ mim, pois, me submeti a uma conização pq tenho NIC II. Vou contar a minha história p/ que sirva de alerta e estímulo. Sou advogada e tenho 31 anos, há 10 anos tenho o HPV no início era NIC I, fiz uma cauterização e me curei. Depois de 5 anos relaxei, troquei de namorado e fiquei uns 2 anos sem ir ao ginecologista. Quando fui lá estava o HPV agora NIC I. Pra completar tinha mudado de ginecologista, aí a médica, se é que posso chamar de médica disse-me que era só passar uma pomada trofodermim que ele iria sumir rapidinho, e mais 1 ano e meio se passou. Voltei de novo nela e a lesão já estava grande e novamente ela me receitou pomadinha, até a questionei sobre cauterização, mas ela disse que não precisava que daqui a tres meses que eu retornasse. Me enchi dela e fui IMEDIATAMENTE procurar o meu antigo ginecologista que tinha feito a cauterização e ele disse que eu deveria fazer uma CONIZAÇÃO e que p/ completar descubrir que no exame papanicolau não constava infecção, ou seja, o exame estava errada, mas como havia feito uma colposcopia ela verificou a lesão.
FIZ a conização em 03/12/2010, estou me recuperando há uma semana. O procedimento não dói, vale a pena fazer! Graças a Deus que minha biópsia deu ausencia de lesão cancerígena.
Queria deixar um alerta para as mulheres que não se descuidem e vão ao ginecologista e não confiem em médicos que só receitam pomadas para o HPV porque este vírus é resistente e pomada só não resolve! Queria agradecer as amigas pelos depoimentos que me ajudaram a enfrentar esse momento!

Fram Londrina -
Offline
Desde 16 Mar 2011

Boa noite meninas, tbm compartilho o mesmo problema, fui diagnosticada com NICIII no último Papanicolau que eu fiz,por via das dúvidas nós repetimos o exame e deu novamente NICIII. Em seguida minha médica indicou a biópsia, a qual foi feita rapidamente, no entanto nada foi encontrado, nenhuma lesão, nada! Partimos então para a conização, fiz o procedimento tranquilamente, particularmente achei menos pior que a biópsia hehehehe!!! E novamente não encontraram nd!! Estou bem confusa, uma parte de mim quer acreditar que eu nunca tive nd mas na vdd fico apreensiva pq não sei se existe a possibilidade de não eu ter alguma coisa que eles não econtraram. Bom, tenho consulta só dia 28/03/11 enquanto isso queria saber se alguma de vcs teve resultados parecidos e o que vcs fizeram...
Muito obrigada e que Deus abençoe a todas nós!
Grande beijo!
Fram!

cris antunes -
Offline
Desde 22 Mar 2011

Olá, sou nova por aqui! Estou assustada, pois estou com NIC III e minha ginecologista indicou uma conização, meu plano não cobre o procedimento e para piorar sinto fortes dores do lado esquerdo da barriga, mais ou menos ond é o ovário. Alguém sabe os custos no particular? Agradeço, abraços

Cristiana

thati rosa reis -
Offline
Desde 14 Abr 2011

Realizei a conizaçao de nic III ontem, saí hoje pela manhã do hospital... era para ter saido ontem mesmo, mas como demorei um pouquinho para conseguir fazer xixi, a medica achou melhor que eu passasse a noite.
Esse mes foi um turbilhão de emoçoes... papanicolau, colposcopia e por fim a conização... que espanto!
Graças a este site me senti mais segura, tranquila. Ainda tem o resultado da conização, mas estou confiante... nao li nenhum final infeliz depois da conização neste site!
Achei a cirurgia muuuuuito tranquila (eu que nunca tinha operado nada na vida). Não achei a rac aquele terror que as pessoas fazem... não tem nada a ver. Tomei uma injeção antes da rac, cheguei a ver o começo do procedimento, inclusive o momento da rac! SOSSEGADÍSSIMO.
Eu nao tinha noção da gravidade do problema, no ano passado meu papanicolau deu nic II e eu nao dei importancia, nem quis investigar,e nesse ano deu no que deu! Por isso meninas, façam todos os exames sempre, nao tenham medo, sigam em frente... quanto antes melhor!

Senti falta de ler mais comentarios sobre "o depois da conizaçao, resultados e tals"

No mais um sincero agradecimento por todos os relatos e saude e sucesso a todas! Espero voltar e dar a noticia da minha gravidez!

Tha-Rosa Reis

patricia_rs -
Offline
Desde 19 Maio 2012

Olá, sou nova por aqui. creio que o site seja de Portugual, sim?
Sou brasileira,tenho 28 anos, moro no Brasil então não sei se o procedimento aqui e em Portugaul é igual, mas pelos comentários penso que sim.
Há duas semanas fui à uma consulta de rotina com o ginecologista, também para pegar meu resultado de papanicolau e tive a infeliz surpresa de saber que meu exame tinha dado uma alteração.
"Células atípicas de resultado indeterminado - não se pode afastar lesão de alto grau". Aí eu já fiquei apavorada, pois tinha realizado dois exames nos anos anteriores, em 2009 e final de 2010 e tinha dado normal.
O médico me explicou que a alteração pode aparecer de uma ano pra outro, mas tbm que sempre tem a chance de o resultado normal dos outros exames terem sido errados, já que a efici~encia do exame estaria intimamente ligada à competência de quem colheu a amostra.
Então me apavorei mais ainda né, pois não sei se o que eu tenho eu tenho a mais tempo.
Bem, na sequencia fiz uma colposcopia, ainda tinha esperança que o resultado do papa não fosse nada. Mas foi. O médico observou de cara uma lesão no endocervix, então tive que fazer a biópsia, estou ainda aguardando o resultado, que sai semana que vem, dia 25.05.
Pelo o que andei lendo, creio que terei que fazer a tal conização, pois a lesão que apresento é no endocervix, pega um pouco do canal do colo do útero.
Não tenho filhos ainda, também não tenhoplano de saúde, então estou bem apavorada, com a possível cirurgia em si e também com medo que mesmo tirando essa parte do colo a lesão volte, li que quando a lesão é proveniente de HPV é bem possível o retorno, já que a vacina não ataca o vírus que tu já tenha.
Eu não sei se o que eu tenho é HPV ou qual o nível da lesão, mas meu médico disse que normalment eé por HPV que aparecem essas lesões.
Estou com bastante medo, gostaria de saber mais sobre como é a cirurgia, sobre a possibilidade de hemorragia, se é alta e como é como é essa questão de retorno de lesão.
Li em um site que essa conização é uma cirurgia que se faz para retardar o inevitável, que é uma histerectomia total, já que o retorno é quase certo e se faz a conização só para não ser tãi invasivo de cara e principalmente para aquelas que como eu ainda querem ter filhos, já que ainda não tem.
Ficarei grata com mais informações.
As que vi aqui no site me tranquilizaram, mas nunca de totalmente.
Ainda por cima tem o afto do custo, pois pelo sistema público de saúde eu imagino que demore para conseguir o preocedimento e mesmo que consiga rápido, não sei se teria coragem de me submeter ao SUS em algo tão delicado, morro de medo de erro médico, de incompetência médica, sempre que sou atendida pelo SUS fico com a impressão que mais cedo ou mais tarde ele vão fazer alguma besteira. Aqu ionde moro mesmo, as cirurgias são feitas por residentes, os paciente do Sistema público são cobaias dos estudantes, não quero isso pra mim, ainda mais sabendo como esses estudantes são hoje em dia.
Se alguém souber também o média de gastos...
Obrigada

maryLo -
Offline
Desde 20 Mar 2012

Olá!
Sim, este site é de Portugal, mas os procedimentos hão-se ser os mesmos.
Já fiz esse procedimento no fim do ano passado e não é complicado. Eu tinha ido a um ginecologista fazer o papanicolau e não detetou nada. Passado uns meses tive que consultar outro ginecologista por causa de um nódulo na mama e ele fez uma colposcopia de rotina. Nessa colposcopia detetou uma lesão no colo do útero e no mesmo momento removeu (conização) pois tinha todo o material disponível.Claro que fiquei assustada, mas foi tudo tão rápido que nem deu para pensar muito!
Para a retirada da lesão ele injetou anestesia na zona (foi a parte que custou mais, mas nada de especial) e depois removeu a lesão com um bisturi elétrico que fazia um som desagradável e libertava um cheiro estranho! Mas não doeu. Depois disso ele disse que podia deitar sangue durante uns dias, mas no meu caso não sangrou. Tomei depois uns comprimidos anti-inflamatórios e coloquei uma pomada antibacteriana (via vaginal).
Depois do procedimento vieram os resultados que informavam que a lesão era de grau baixo.
Deves ficar relaxada pois vais ver que não custa nada e, para além disso, a remoção dessas lesões impede que mais tarde se transformem em algo mais negativo.
Boa sorte e dá notícias!

Sobre maryLo

MaryLo

Em treinos desde Março de 2012
Positivo s/ atraso 17/06/2012 -> confirmação no dia 21/06/2012
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

candiz -
Offline
Desde 02 Jun 2012

Oi. E a primeira vez que escrevo sobre este problema que me tem afligido muito ao ponto de me roubar o sono e o sorrizo. Fiz o papanicolau a seis meses e o resultado foi ASCus, tendo sido encaminhada para biopsia e segundo o patologista o resultado foi nic l carcinoma in situ, o que me deixou confusa porque ou e nic l ou carcinoma in situ que e um nic lll. Mesmo assim fui a consulta e marquei a conizacao para janeiro de 2012.Decidi questionar o patologista porque estava em duvida com o resultado e ele garantiu que era nic l. Que alivio eu tive naquele dia,nem lmaginam porque o meu genocologista queria fazer uma histerectomia. Passaram tres meses e novo papanicolau que o patologista dizia nic l, mais eu pedi para outro analisar e este dizia nic ll. Meu genecologista ficou fulo e tive que fazer nova biopsia, que digo com toda sinceridade nao queria fazer. Resultado da nova biopsia nic lll e nao e possivel determinar a invasao por falta de corion. Meu mundo desabou,chorei, fiquei com raiva,quase nao durmo, emagreci. Fiz novos exames e neste momento estou a fazer tratamento com ovulos vaginais e tao logo acabe este tratamento marco a conizacao. Mais tenho outro problema o meu medico vai de ferias por um mes e ele acha que nao devo esperar por ele, agora estou a procura de um ginec que eu confie porque tenho muita hemorragia no parto e tenho medo de ter o mesmo na conizacao e ja li que se ela for intensa e necessario tirar o utero,o que nao e meu desejo. Enquanto espero a angustia me mata, mais espero ansiosa por dicas de mulheres que ja passaram ou passam por isto. Desculpem por ser um discurso longo,mais precisava desabafar.

Sobre candiz

Candizi

andreia13 -
Offline
Desde 11 Dez 2008

ola

desculpa so responder agra mas ja nao venho aqui ha mutio tempo.
Eu sou da opiniao do teu geo, n deves esperar pelo outro, alias ate acho q ja peredeste mt tempo c esses procedimentos todos, se for carcinoma e cancro ja, e deve ser tratado o quanto antes ....

bjos e td a corrre pelo melhor

Carmem Sofia -
Offline
Desde 12 Abr 2007

Fizeram em que hospital/Clínica?

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?