condições para se ser madrinha e padrinho de baptismo em alverca | De Mãe para Mãe

condições para se ser madrinha e padrinho de baptismo em alverca

Responda
4 mensagens
smargarida.guedes -
Offline
Desde 20 Abr 2013

Boa tarde mamãs.
Eu e o meu marido fomos convidados para padrinhos de baptismo. Acontece que não somos casados pela igreja, mas somos batizados e eu tenho o crisma e o meu marido tem a 1ª Comunhão.
É obrigatório os padrinhos serem casados pela igreja?
Quais são as condições para se ser madrinha e padrinho em Alverca?
Agradeço a ajuda.
Obrigada

Mmartinho -
Offline
Desde 12 Jan 2016

Não sei em Alverca, mas as igrejas da minha zona pedem que os padrinhos tenham o crisma. Aqueles que não o fizeram ficam como testemunha na cédula cristã da pessoa a ser batizada. Participa em todo o rito batismal só não assina onde diz "padrinho" A parte de não serem casados,caso sejam pedido os vossos cartões de cidadão se estiver no estado civil solteiro então a parte de não serem casados não é impedimento porque é como se não tivessem juntos. Se os pais da criança disserem que vocês estão por exemplo numa união de facto pode trazer entraves da parte do padre.

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Vou batizar a minha filha. O paroco exigia atestado de idoneidade dos padrinhos. O paroco dos padrinhos nao passou. Nao passou à madrinha pq ela é divorciada. Nao passou ao padrinho pq vive em uniao de facto. O padre sa igreja onde queria batizar nao aceitou os padrinhos sem terem certificado de idoneidade.
Fui a outra igreja. Paroco aceitou mas acho que vao assinar como testemunhas (nao tenho a certeza).

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Nao sou de alverca!