Conciliar horário escolar vs trabalho | De Mãe para Mãe

Conciliar horário escolar vs trabalho

Responda
5 mensagens
DanielaPinto -
Offline
Desde 17 Set 2011

Boa noite! Gostaria de saber, das mãmãs que trabalham, onde é que deixam os vossos filhos depois da escola? Isto é, sei que eles, pelo menos na primária têm um horário pequenino e os pais que trabalham muitas vezes não os conseguem ir buscar à escola nem os ir levar. Sei que existem transportes escolares que os podem ir levar e buscar mas não sei bem como é que isso funciona.. Obrigada!

Agora sim, sei o que é amar verdadeiramente. Amo-vos muito minhas filhas!

CelticMoon -
Offline
Desde 17 Out 2012

No 1º ciclo (primária) o horário não é propriamente pequenino. As começam às 9, mas há meninos que entram na escola às 7 ou 7.30, e com aulas + AEC os alunos estão ocupados até às 17.30. Depois ainda há prolongamento ou ATL para os meninos que não podem ir para casa.

elizamor -
Offline
Desde 09 Ago 2010

Neste momento o meu horário de trabalho é: 9h00-16h00. Ambos os meus filhos têm ATL, por isso, entre as 7h30 e as 18h30 e 19h00 não tenho que me preocupar. No entanto, neste momento o meu filho mais velho que está no 2.º ano apenas está a usufruir do acolhimento, pois como as aulas terminam às 17h30 vou buscá-lo a essa hora. Prefiro assim, pois assim posso acompanhá-lo melhor em casa. Depois aproveito e vou buscar a minha filhota que embora esteja assegurada até às 18h30, também vou buscá-la depois do irmão.

sonia1954 -
Offline
Desde 13 Out 2011

Bom dia mamã,
Então é assim, no sistema publico as crinaças pdoem entrar no Jardim de infância a partir dos 3 anos, o horário de funcionamento do mesmo é das 9h às 16h00, fora esse horário muitas das escolas, se não a grande maioria tem o SAF (serviço de Apoio à Familia) que funciona no acolhimento das 7h30 às 9h00 e depois no porlongamento das 16h00 às 19h00, esse serviço tem um custo que varia consoante o escalão de abono. No primeiro ciclo, funciona mais ao menos da mesma forma, o horario dos meninos do 1º ciclo é entrada às 9h e saida às 17h30, neste caso o serviço chama-se CAF (Componente de Apoio à Familia) tem a componente de acolhimento, das 7h30 às 9h00 e depois do prolongamento das 17h30 às 19h00. O valor também é de acordo com o escalão de Abono. froa estas opções, existem inumeros centros/salas de estudo, que dispõem de transporte e podem ir buscar os meninos à escola e inclusive levá-los a casa à hora combinada com os pais, sendo este um serviço particular, concerteza os custos serão bem mais elevados.
No meu caso em particular, às 9h00 é o pai que o deixa na escola e às 17h30 são os avós que o vão buscar ficando com ele até eu chegar. Espero ter ajudada. Bjs mamã

bebe mimi -
Offline
Desde 19 Jan 2011

Ola mama tudo que aqui foi dito esta super certo, mas tenho que comentar ATENCAO as escolas pois eu foi na onda que era assim e o meu filho foi colocado numa escola que inflizemente nao tem prolongamento. e agora??? teve que andar a ver atls e centros sociais, a verdade e que tudo se resolve mas primeiro informa te pois nem todas as escola sao iguais.

Beijinhos