como voces fazem no natal ? | De Mãe para Mãe

como voces fazem no natal ?

Responda
11 mensagens
mleite -
Offline
Desde 26 Out 2012

preciso de ouvir outras opinioes para saber se estou certa ou nao... Ja a cerca de 6 anos que faço o Natal em minha casa e junto ambas as familias em minha casa, mas este ano a minha cunhada quer fazer na casa dela (irma do marido).
Mas a mh irma nao quer ir la a casa dela.
Decide na noite na minha cunhada e no dia ir a minha irma...
devido a isso ja tinha uma chatices .... Gostava de saber como fazem?

anaibj -
Offline
Desde 24 Ago 2008

Também dividimos dessa forma. Passamos a consoada com a minha família e o dia de natal com a família do meu marido. No ano seguinte troca.

Desde 13 Set 2012

Olá...

Bom, não me parece que aí o problema seja você ou o seu marido: parece que o problema é a sua irmã. Não há muito a fazer a não ser agir de acordo com o que lhe parece adequado e justo. A sua cunhada provavelemnte tem razão, pois se há 6 anos que é na sua casa, se calhar é mais do que justo que este ano seja na casa dela. Quanto á sua irmã, não sei o que lhe diga, quanto a isso terá mesmo que ser voc~e a decidir porque provavelmente existem motivos para ela não querer ir para casa da sua cunhada.

Normalmente é o que se costuma fazer, dividir as presenças pelos dias e pelas casas que existem. Um nao num lado e outro ano no outro.

No meu caso é diferente, pois já não tenho pais e resta apenas o meu sogro que quase não pode sair de casa. Portanto, não há grande escolha a fazer, é sempre em minha casa e pronto.

Espero ter ajudado

SMSantos

Santos_claudia -
Offline
Desde 08 Set 2014

Nós fazemos igual à mamã Anaibj, consoada numa familia, dia de Natal na outra, no ano seguinte trocamos!
E é justo que seja em casa da tua cunhada visto ser sempre na tua é normal que ela faça questão que vocês vão lá. Nós fazemos sempre em casa dos matriarcas da familia até ser possivel, tipo como só tenho um avô agora o Natal é feito em casa dos meus pais ou da irmã da minga mãe, minha tia alternadamente. Do lado do meu marido é em casa dos pais dele.

Celitass -
Offline
Desde 06 Fev 2013

No ano passado, por ser o 1º Natal da minha pequena e de eu e o meu namorado morarmos juntos, decidi que era na minha casa. Tb houve chatices, mas mais da parte da minha sogra, que disse logo pk n era no meu cunhado (irmão do meu namorado) como de costume. Tb respondi, e porque tem de estar sempre a sobrecarregar as mesmas pessoas?

Este ano, já decidimos que vamos passar a noite num lado e o dia no outro.
Se a tua irmã n quer ir, então o problema já é dela... Faz como decidiste.

mleite -
Offline
Desde 26 Out 2012

obrigado por todas as respostas.... sempre fiz na minha casa para nunca acontecer isto de ter que se dividir os dias da damilia, pois todos no damos bem e havemos netos de ambas as partes ainda é mais complicado.
Qd é em minha casa, a minha irma claro vem a minha casa passar.
Mas sendo na casa da minha cunhada ou ate que fosse na da minha sogra nao vem e eu ate entendo que nao venha, pois se fosse ao contrario tb nao acredito que ela fosse a casa da mh irma.
so nao entendo porque nao percebem que tb quero estar com a minha irma e sobrinha pelo menos no dia de natal, ate porque o meu filhote tb tem que conviver com a prima assim como tb na noite de natal vai conviver com os primos ....

sonia1954 -
Offline
Desde 13 Out 2011

Pois aqui por casa é diferente, sendo eu filha unica, nunca sequer equacionaria deixar os meus pais sozinhos no Natal, então desde que casei, que faço o Natal, vespera e dia, em minha casa, vem os meus pais, sogros e a minha cunhada. Já lá vão 12 anos que é assim, um dia que a minha cunhada case e queria fazer em casa dela, os meus sogros estão à vontade para fazerem como quiserem, eu continuarei a fazer em casa, eles depois logo verão como querem fazer. Uma coisa é certa eu não irei à minha cunhada, pois não deixo os meus pais sozinhos e felizmente o maridão é da mesma opinião, por isso continuarei a fazer em casa :).

Celitass -
Offline
Desde 06 Fev 2013

No ano passado quando foi em minha casa, a minha cunhada também é filha única e os pais dela também passaram em minha casa. Mas pronto, isto também porque eu e eu meu namorado damo-nos mt bem com os pais dela. E a Pascoa foi na casa da minha cunhada (dar parte do meu namorado) e eu disse logo que só ia se a minha mãe tb fosse, pois é viúva e o meu irmão ia passar na terra da minha outra cunhada. Não ia deixar a minha mãe sozinha.

mleite, faz como decidiste, passa a noite num lado e o dia no outro.

As famílias começam a crescer e por vezes não é possível agradar a todos.

mleite -
Offline
Desde 26 Out 2012

Sonia1954 .. sendo assim é diferente.
Mas na minha situaçao nos somos 3 irmas , so a mais nova é ainda esta na casa dos meus pais. Penso que havendo compreensao de ambas as partes td se resolve. Mas fico triste com esta situaçao td... nao sei bem como se vai resolver este ano, pq tds ficaram contra mim....

PocahontasR -
Offline
Desde 15 Jul 2014

Este é o meu primeiro ano de casada e nao vou estar nem com os meus pais nem com os meus sogros lol, porque nao vivemos no mesmo país.
Isso sim é triste.
Por isso aproveitem o vosso Natal, quer seja na família de um ou de outro...

Positivo a 21 de Agosto de 2014. Aborto retido, confirmado a 3 de Outubro de 2014 (11 semanas).

saramfernandes -
Offline
Desde 04 Nov 2014

É uma situação aborrecida. Eu como sou filha única a véspera e almoço de natal é sempre com os meus pais. Só vou jantar aos meus sogros no dia 25. O melhor será junto do teu marido veres o melhor e decidiren em conjunto. Assim será sempre uma decisão vossa.
bj