Como se ensina um bebé a comer como um adulto? | De Mãe para Mãe

Como se ensina um bebé a comer como um adulto?

Responda
12 mensagens
Anocas.. -
Offline
Desde 17 Abr 2014

Olá Meninas!
Como se ensina um bebé a comer como um adulto?
O meu pequeno que tem agora um ano, nunca foi muito esquisito para comer. O que é certo é que desde que comecei a deixar as coisas menos trituradas, começaram as caras feias e os vómitos.... Se lhe der pão ou bolachas, come perfeitamente pela mãozinha dele e tudo... mas tenho tentado dar-lhe "o segundo prato" e assim que lhe ponho a comida na boca ou dá vómitos ou põe a língua de fora para tirar todo o comer da boca...
Não estou em pânico nem nada disso, mas como se ensina que aquilo é bom e é para mastigar assim como ele faz com o pão e as bolachas?
Será assim tão cedo?
Contem-me as vossas experiências mamãs! E dêem-me umas dicas... Não devo insistir? Ainda não falei com o pediatra só vou à consulta aos 13 meses..

Vanessa R -
Offline
Desde 01 Set 2015

Olá, o meu filhote tem um ano e dou-lhe a comer sólidos prai desde os 10 meses. Eu sei que muitas mães acham mal, mas eu deixo-o comer com as mãos, corto vários alimentos em pedacinhos e meto num prato dele e ele vai tirando com a mão dele e come o que gosta e o que não gosta cospe, assim vou fazendo uma lista do que sei que vai comer bem e os outros alimentos mais tarde volto a tentar. Vou-lhe dando assim de forma descontraida e tem corrido bem, tanto com legumes como fruta, massa arroz, tem comido um bocadinho de tudo, incluindo peixe e carne.
Antes do o meu filhote nunca tinha pegado num bebé e muito menos mudado uma fralda. Tenho seguido os meus instintos, é o que sugiro a todas.

Sofia Guerreiro -
Offline
Desde 08 Maio 2009

penso são poucos bebes de 1 ano que comem 2 prato como adulto, a maoria brinca mais com a comida, acho que é isso deves fazer, mete-lhe o prato á frente com alimentos sem perigo de ele se engasgar, para ele ir habituando mas sem stress para ele indo explorando comendo se lhe apetecer. se ele come a sopa com todos os ingredientes penso é o suficiente, cada bebe tem seu ritmo. Meu só começou comer melhor quando entrou na pré.

renatabeat -
Offline
Desde 15 Dez 2013

Vanessa R escreveu:
eu deixo-o comer com as mãos, corto vários alimentos em pedacinhos e meto num prato dele e ele vai tirando com a mão dele e come o que gosta e o que não gosta cospe, assim vou fazendo uma lista do que sei que vai comer bem e os outros alimentos mais tarde volto a tentar.

A técnica desta mamã é muito semelhante a esta nova abordagem, a BLW:
http://mdemulher.abril.com.br/saude/bebe/baby-led-weaning-um-metodo-dife...

LiaMeireles28 -
Offline
Desde 04 Dez 2014

Parece eu a falar Espertalhão
Não tinha qualquer experiência com bebes... nem sequer pegado ao colo.
Haviam demasiadas opiniões á minha volta, por ter 18 anos na altura, mas agi por instinto simplesmente e fiz tal e qual como a mama Vanessa.
O facto de a minha filha ter dentes muitooo cedo (3 meses) também facilitou.
Nunca fui de fazer grandes paparocas passadas nem nada disso.
Partia-lhe as coisas (inclusive toda a fruta) aos bocadinhos, colocava num prato de plástico e ela ia comendo com as maõzinhas á vontade dela.
ás vezes brincava, eu participava e ela nem dava pelo prato a ficar vazio. ehehe
quando começou a comer com a colher, fiz o mesmo.... dei-lhe a colher e deixei-a errar até conseguir, sem me importar muito se se sujava ou não.
Estive com ela em casa até aos 18 meses, e foi para a escolinha a comer de tudo e sem fraldas.
Hoje com quase 5 anos já come com garfo e faca.
Fui criticada (sogros e afins...) e porque se sujava, e porque pudia engasgar-se e etc...mas não me arrependo! Espertalhão

Acho que o ideal é mesmo deixa-los fazer, com os erros é que se aprende.

E as crianças também agem por imitação. Por isso ao observarem os adultos vão acabar por perceber como é correcto.

Beijinhos e boa sorte! Sorriso

tipp -
Offline
Desde 22 Jan 2014

Cada bebé tem o seu ritmo próprio, não é nada de anormal isso acontecer com essa idade.. É ur experimentando vários alimentos e texturas.
A minha sempre comeu bem, alias é uma comilona Sorriso aos 9 meses começou a comer depois da sopa as massas e arroz e aos 11 meses tirei o peixe e carne da sopa, passou a comer o segundo prato completo, mas por exemplo, não gosta de batatas cozidas e o ovo, tem que ser misturado na sopa, se não deita fora...

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Por aqui a pipoca é muito independente e quer fazer tudo sozinha lol
A sopa dou eu com a colher mas ela passa a vida a tentar roubar-me a colher Espertalhão Se lhe dou uma colher para a mão, ela mete na tigela da sopa e tenta levar à boa mas normalmente falha o alvo e é a sujidade total!!!
O segundo prato e a fruta faço como várias mamãs referiram: ofereço e ela come o que quer com as mãos dela.
Adooooooora arroz e massa, adora fruta, legumes vai petiscando qualquer coisa. Carne, peixe e ovo cospe quase tudo :p

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Tipp já não te "via" há séculos!!! Parabéns pelo primeiro aninho da princesa Sorriso

Anocas.. -
Offline
Desde 17 Abr 2014

Pois, isso de lhe meter um prato com comida também já o fiz. Com massa, peixe, brócolos... ele gosta e vai metendo alguns bocadinhos para a boca. Mais do que isso nada. Hoje é o seu primeiro dia na escola, estou com a esperança de que lá ele ao ver os outros meninos comece a fazer igual Sorriso

tipp -
Offline
Desde 22 Jan 2014

Pois é Sandra... Isto com o trabalho e cuidar de uma baby tem que se lhe diga... A ajudar o marido Está muitas vezes fora, sem pais perto! Quase que já tenho cabelos brancos lol .. Brigada! A tua está quase também Piscar o olho

babyBi -
Offline
Desde 14 Mar 2013

Eu pratico o BLW desde os 6 meses. Está a correr às maravilhas. Comecei por dar alguns legumes cozidos como cenoura. Batata doce, broculos. E a fruta , tudo às tiras suficientemente grande para ela poder agarrar e não muito pequeno para não se engasgar.
Experimenta dar-lhe a comida aos pedaços e ele próprio leva a boca o quer comer e a quantidade que quer comer

Sobre babyBi

Se podia não amamentar? Podia, mas não era a mesma coisa.

jooanah -
Offline
Desde 21 Fev 2012

A minha pipoca fez ontem um ano... Já ando há uns tempos a tentar qe ela coma o 2 o prato.. Se lhe der a colher pouco come então agr comecei a por massinhas e carne ou peixe ou arroz e legumes no prato e dou para ela ir comendo pela mão dela e dou em 1o assim qe vejo qe ela não quer mais tiro a carne ou o peixe e os legumes e ponho na sopa e dou lhe a sopinha assim o qe ela não comer pela mão dela vai na sopinha.. Sem stresses.. E sempre se cai habituando ao 2o prato sem dramas..
Na creche já dão massinhas ou arroz aseguir a sopinha e dizem qe ela come muito bem..

Porque não tenta assim mamã??
Se lhe der a comer pela mão delê pode ser qe ele coma melhor..