Como são as vossas consultas na GO? | De Mãe para Mãe

Como são as vossas consultas na GO?

Responda
10 mensagens
Osha -
Offline
Desde 27 Ago 2012

Boa tardea todas as meninas, grávidas e não grávidas.
Hoje pus-me a pensar que, sendo mamã grávida de 1ª viagem, não sei se as minhas consultas são o esperado ou não. Ou seja sou seguida no particular e por médico de familia.
O que gostaria que partilhassem comigo é o que costuma fazer a médica na consulta?
A minha experiência é esta: Antes de entrar vou às enfermeiras que me pesam, tiram a tensão e faço exame à urina. Depois sigo para a GO e lá falo um pouco das dúvidas etc...mas sou eu que faço a maior parte das perguntas. A minha médica faz sempre uma ecografia cada vez que lá vou (2D) e pronto...se houver a passar análises passa, receitas também e é sempre muito amavel e disponivel. No entanto pergunto-me se será demasiado descontraída, nunca me adverte de nada sem ser eu a perguntar, não me fala sobre cuidados de alimentação, exercicio fisico ou questiona sobre sintomas que tenha...será assim mesmo normal, convosco é igual ou faz algo mais na consulta?

1alexs2 -
Offline
Desde 26 Out 2012

A minha consulta no público é quase como a tua: 1º enfermeira que pesa, mede barriga, tensões e análise à urina. Depois medica de família que passa exames e tira as dúvidas que eu tiver.
No privado vou lá de 5 em 5 semanas (+/-). Ele mede tensões, ausculta, mede barriga, pesa, ausculta batimentos do bebé e dá fortes recomendações sobre tudo: o que vestir, andar, comer, peso, mexidas do bebé, comportamento do pai, exercício, sexo, etc... (mesmo tudo) e diz os exames que quer que eu faça. No privado não poderia haver melhor.
Há quem faça ecografias sempre que lá vai, mas o meu não tem aparelho. Só fiz as da praxe.

Caloira -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Olá querida,

Fui seguida no particular e funcionava da seguinte forma:

- Análise da tensão;
- Peso
- Ecografia onde também podia ouvir o coração do meu pequeno;
- A partir da semana 37, fazes CTG (medição das contrações);

A análise de urina só a fiz a partir da semana 37, porque a minha médica foi de baixa e fui seguida por outra.

No entanto, ao longo de toda a gravidez, ela mandou-me fazer análises de sangue, urina, teste de tolerância à glicose, etc.

As perguntas deves ser tu a colocá-las. Sempre lhe perguntei se poderia serguir com a minha atividade física e outras questões. Agora, quanto ao peso, ela chamava-me sempre a atenção, mas acabou por me enervar, e nem ouvia o que ela dizia. Resultado: 25kgs a mais!

No centro de saúde, agora no pós-parto, sim, também me pesam, medem, veem a tensão, e perguntam-me sempre se preciso de algo.

Bu718 -
Offline
Desde 03 Set 2012

Hello...

Eu fui seguida apenas no particular, e o medico não era de grandes conversas, mas dizia o essencial, claro que "nós" grávidas também andamos e informar-nos, nas revistas....há aquelas que nos dão nas consultas que diz tudo o que precisamos saber...depois promenores somos nós que esclarecemos junto do GO. Acho que também se eles não falam muito será bom sinal....que está tudo dentro dos conformes hehe

anjarenascenca -
Offline
Desde 31 Jul 2013

ola mama eu nao andei na go so tinha vaga na altura para dali a 1 mes e meio optei por ser seguida no centro de saude pela medica de familia cada vez que la ia ia a enf era pesada, mediam, a tensao, faziam uma analise rapida a urina para ver se tinha ou nao proteina na mesma, tiravam alguma duvida ia a medica que tirava duvidas passara receitas, analises, ecografias, dps tirava as medidas da barriga e ouvia o coraçao do bebe, devo dizer que fiz 12 consultas ao todo o tempo todo da gravidez, e por coincidencia ela faz exclusivamente pediatria no hospital nao podia ser melhor eheheh

amostrinha -
Offline
Desde 04 Jan 2014

Acho que as consultas são mais "faladas" no início e e no fim da gravidez, em que os médicos têm muitos conselhos para dar. Tirando isso, se os exames intermédios estiverem todos ok, nas consultas intermédias serás mais tu quem pode ter dúvidas/questões do que eles coisas para te dizer.
Mas pesar-medir-urina-eco parece muito bem! Na urina eles conseguem ver indícios de uma série de coisas, desde infecções urinárias a proteínas e a açúcar no sangue, o que pode ajudar ao despiste de várias condições médicas. No entanto, o seu uso não é consensual, não ocorrendo em todos os meios hospitalares/centros de saúde.
Uma santa gravidez para ti! Grande abraço

Firefly -
Offline
Desde 20 Mar 2012

Ola , eu sou acompanhada no hospital... Todos os meses tenho consulta com a médica que me foi atribuida no hospital , para me pesar e ver as analises (que são feitas 3/4 dias antes da consulta) . acho que tens sorte numa coisa, a tua GO faz ecografia sempre que vais la .. A minha só ouve o coração , enfia os dedos para ver se esta tudo ok e pronto. Em 6 meses so vi o meu bebé 2 vezes !! Triste

Sobre Firefly

"Um homem quando está em paz, não quer guerra com ninguém"

PinkStateOfMind -
Offline
Desde 21 Out 2011

A minha médica ou é a mesma que a tua ou então é irmã gémea!

Novo processo de treinos para dar um(a) irmão(ã) à S. Início em Janeiro de 2019
********
Início dos treinos em Maio de 2014.
Positivo a 24 de Julho 2014 Sorriso

dogslover -
Offline
Desde 09 Abr 2013

Olá. A minha obstetra é uma pessoa mt acessível, no entanto não se põe a esclarecer coisas desnecessárias, sempre questionou em todas as consultas se tinha dúvidas. Alertou no principio para condições de risco que deviam conduzir ao hospital, para o aumento de peso e para a frequência das consultas ao longo da gravidez.
Em cada consulta fazia medição da tensão e peso e eco só pra ver e ouvir o bebé :baby: gostei sempre das consultas e sempre senti que tinha ali apoio se fosse necessário. Fiquei tb com os contactos dela (tlm e email) caso surgissem dúvidas que não me ocorressem na consulta.
Testes à urina nunca fiz em cada consulta, julgo que tb tenha sido p ter sempre as análises normais boas, mas o zelo nunca foi demais nestas coisas e acho óptimo que a sua o faça.
Boa gravidez!

Osha -
Offline
Desde 27 Ago 2012

Obrigada a todas, eu fazia uma ideia diferente destas consultas...julguei que andariam sempre a ver "por baixo" eheheh felizmente isso a minha GO só necessitou ser mais invasiva na primeira eco e porque ainda não tinha certezas de estar grávida por isso só mesmo por endovaginal conseguiria ver bem. Tirando isso nunca mais inspeccionou a dita!! Obrigada mais uma vez, boa sorte a todas