Como reconhecer uma boa auxiliar de educação? | De Mãe para Mãe

Como reconhecer uma boa auxiliar de educação?

Responda
21 mensagens
Sara34 -
Offline
Desde 05 Nov 2014

Olá a todas, tenho uma bebé na creche e ultimamente tenho andado muito insegura, devido a alguns comportamentos por parte de uma auxiliar de educação na escolinha do meu bebé.
Como diz o ditado " o funcionário por vezes faz a casa"... ou seja representa - a, e neste caso o local que eu escolhi com tão boas referências, visitas e entrevistas está no meu ver a ficar com a imagem denegrida por causa de uma simples funcionária.
Peço a Vossa opinião e digam me se será o meu coração de mãe a falar ou se há aqui um problema real?
Estamos a falar de uma sala de bebés entre os 4 meses e um ano que há partida deverá ter duas auxiliares por sala. A sala tem neste momento 9 bebés e sempre que lá vou estão duas auxiliares. Quando vou buscar o meu bebé há sempre atitudes da parte dessa auxiliar para com os outros bebés que me deixam intrigada.
Por exemplo sempre que a apanho a mudar um bebe no mudador a criança chora rios. Verifico uma força e rapidez enorme na muda, sem cuidado nas mangas que tanto custam a passar nas mãozinhas ao bebe. Um destes dias sentou um bebe de tal ordem que ficou com a pernoca torta e o bebe pos se a chorar, sentou o menino com força e nem olhou direito. A ultima e que me doeu muito foi um bebe que deveria esta sentado e caiu pra tras no tapete e a auxiliar deu lhe um puxão pela mãozinha que o bebé ficou logo sentado e até chorou, devido á força do puxão.

Pergunto eu serão atitudes normais? Porque é que ela faz aquilo á minha frente normalmente?
Começo a questionar se fará o mesmo ao meu bebé quando não estou?
Será de propósito, será um grito de pedido de ajuda. A Senhora nunca está sózinha mas anda sempre acelarada de um lado pro outro e parece me uma pessoa muito nervosa e sempre ofegante?
Estou prestes a tomar uma atitude ando com o coração a mil inseguro!
Agradeço as vossas opiniões.

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Olá mama, não há outras creches na sua zona que possa visitar para uma possível mudança? Se se sente insegura e a sra é nervosa eu mudaria, caso tivesse essa opção..

Sara34 -
Offline
Desde 05 Nov 2014

Obrigado pela resposta é isso que estou a pensar em mudar, mas as minhas duas opções uma não tem vagas e a outra só aceita a partir de um ano.

underthewater -
Offline
Desde 14 Mar 2014

Digo -lhe o que sempre disse em relação a quem cuida dos nossos filhos! Temos de ter confiança nas pessoas! Se essa pessoa lhe gera algum tipo de desconfiança deve sim preocupar se! Se não acha adequado faça queixa! Pode até pensar em mudar o seu filho de instituição! Mas acho fundamental que informe a instituição do que tem visto!
Até pode ser uma pessoa que esteja a passar por problemas e que beneficie de mudar de sala, ou até mesmo de um tempo fora!
Pode pedir para falar com superiores e dizer que tem visto atitudes que a deixam a questionar o profissionalismo do pessoal.
Agora, a minha filha, por exemplo, tem mudas de fralda que chora baba e ranho! No entanto não lhe faço mal nenhum! Às vezes o que parece não é!
Avalie a situação, faça um pequeno registo do que tem visto e se achar adequado como lhe disse, reporte a situação!

Sara34 -
Offline
Desde 05 Nov 2014

Olá Underthewater quanto às questões das mudas de roupa e fraldas essas eu tb as considerei normais ao principio, mas depois comecei a observar as outras situações e ai juntei tudo entende! A minha também chora nas mudas em casa mas eu tento ter calma e o maior cuidado possivel, sei que na creche não é possivel ser assim por vezes. Quanto á questão de informar a instituição pode ter a certeza de que irei expor a questão como a expus aqui, aliás até já agendei uma reunião, porque é verdade antes de a mudar eu preciso de saber e tentar entender o que se passa, não posso ser precipitada até porque conheço bem a instituição. Na verdade o que não serve pra minha também não serve para os outros e a minha consciência diz me que devo alertar a instituição, pela minha e pelos outros bebés.

Za.Santos -
Offline
Desde 02 Jan 2012

Olá mamas,
Eu trabalho num trabalho num colégio e acho incrível que isso aconteça.
Adoro o meu trabalho e agora como mãe ainda percebo mais as perspectivas de uma mãe!!

Se essa auxiliar faz isso a sua frente, não quero nem imaginar o que fará quando vira as costas e fecha a porta!!

No meu colégio, se algum pai/mãe detectasse esse tipo de comportamento primeiro iria falar com a direcção e coordenação e depois seriam certamente impor algumas consequências a essa mesma auxiliar!

Fico muito triste por saber que existem "colegas" assim!!
Eu adoro o meu trabalho e percebo que há dias mais complicados, mas eles são pequeninos e não tem culpa alguma do que se poderá passar na nossa vida! Estão de mal com a vida, deixam os problemas a porta! Este é o meu lema!

Sobre Za.Santos

29/05/2015 - IIU
12/06/2015 - Beta Negativo

26/06/2015 - IIU
13/07/2015 - +++++ o tao esperado positivo Espertalhão

Vania Gui -
Offline
Desde 08 Jan 2016

Acho que faz bem em expor a situação à direção da escola. Eu faria o mesmo, sem dúvida.

Sobre Vania Gui

AMO-TE FILHO <3 AMOR DA MINHA VIDA

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Há profissões em que a nossa vida pessoal não pode interferir com o nosso desempenho. E se interfere, temos de saber pedir ajuda, os outros não podem ser penalizados por isso. A senhora até pode não ter nada a esse nível a afectá-la, até pode ser só stresse no local de trabalho, mas os bebés não têm culpa se fôr esse o caso. Se fôr uma questão de personalidade, têm de repensar as capacidades dela para as funções em questão. Estamos a falar de crianças, sem capacidade para se defenderem, sem entendimento para questionar comportamentos ou decisões. Acho que deveria abordar a questão sim, sempre com diplomacia e empatia, sem entrar a matar nem a culpabilizar. Demonstrar preocupação e interesse em resolver a situação evitando consequências desagradáveis.

Até pode ser que ela nem se aperceba do que está a fazer, até pode ser que beneficie algum tipo de apoio por parte da instituição para rever o tipo de ensinamentos que tenha recebido sobre cuidar de bebés, podem ser velhos hábitos e precisar de serem erradicados...

Boa sorte mamã!

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

O nosso coração de mãe diz muito e deve sempre segui-lo. Eu parto sempre do principio que o que vejo ser feito aos outros é o que fazem à minha filha. A senhora ate pode nem ser má pessoa, pode estar a passar uma fase ou ser mesmo abrutalhada! Seja como for isso n quer dizer que ela possa fazer isso! Os bebés devem ser tratados com carinho e calma! Eu n conseguiria ficar parada! Falaria com os superiores, n propriamente a crucificar a senhora mas a explicar o que vi e a pedir que fosse averiguado ou que lhe dêem formação para perceber que comportamentos são mais adequados para essas idades

Belarmina.Nunes -
Offline
Desde 30 Set 2014

Da minha parte, comecei a ficar desconfiada a partir do momento em que ela entrou para a sala. No berçário, trataram muito bem dela. Mas na sala, as coisas pioraram drasticamente, no sentido em que ela ficava sempre doente. Mal entrava para a creche, e ao fim de dois dias, ficava doente. Era assim sempre. Só se aguentava 2 a 5 dias na creche. Não parava de ficar com otites. Além disso, notava que ela estava mais nervosa, insuportável, e de manhã ficava a chorar. Outra mãe chegou a ver que as crianças ficavam sozinhas na sala, e o filho dela estava doente, encostado sozinha a uma parede. A minha filha chegou a vir para a casa com um olho todo vermelho, como se lhe tivessem batido e ninguém foi capaz de me dizer como tinha acontecido. Demorei 3h a acalmá-la.
Tirei-a de lá e meti-a noutra creche com menos crianças, e onde vi que tinha mais higiene. Quantas vezes faltou? NENHUMA! Está muito feliz, engordou, e nunca mais ficou doente, nem um pingo no nariz! Por isso, quando desconfiamos, devemos fazer o necessário para retirá-los de lá.

LibraPtb -
Offline
Desde 27 Abr 2015

Eu acho que é importante não só trocar a bébé de creche, se realmente o seu coração de mãe não fica sossegado, mas também informar a direcção do comportamento dessa funcionária. Quaisquer que sejam os motivos, pessoais ou profissionais, que a levam a agir assim, nada, mas nada mesmo pode justificar isso. São crianças! Simplesmente não pode ser admissivel.
Eu ficaria com o coração destroçado se tirasse a minha filha de um sitio onde desconfiasse de mau ambiente ou maus tratos, sabendo que outras crianças ficariam lá..por isso acho que é importante falar.

Sara34 -
Offline
Desde 05 Nov 2014

Obrigada pelo seu depoimento. Realmente os bebés não têm culpa. O meu coração anda a mil... mas algo vai ser feito. bjnho

Sara34 -
Offline
Desde 05 Nov 2014

Olá Za.Santos é verdade não sei como pode isto acontecer, ainda ontem falei com outra mãe e disse me que no próximo ano o filho não fica lá, não por causa da auxiliar que eu falei aqui, mas por causa de outras duas. Pelos vistos também tiveram atitudes menos agradaveis com miudos das salas de um ano ou dois.
Na realidade esta mãe disse me que o filho só se encontra na instituição por causa da auxiliar que eu tenho queixa,que nunca viu nada e confia nela. Como ela foi sincera comigo aproveitei e tambem me abri e falei nestas atitudes desta auxiliar. Ela ficou espantada. Combinamos que uma e outra iam estar atentas pois trata se do bem estar dos nossos filhos. Outras duas mãe que questionei nunca viram nada, mas também não vão em horários que eu vou! È uma situação bastante complexa e aconselharam me a ter calma recolher depoimentos por parte dos pais e só depois falar com a direção. De momento ninguem detetou nada. Na realidade o que não serve pro meu bebe não serve pros outros.

Za.Santos -
Offline
Desde 02 Jan 2012

Sim podes fazer isso e esperar por mais depoimentos, mas se estas tão preocupada não podes arriscar se essa auxiliar faça algo mais grave Preocupado e depois quando forem relatar, a direcção vai responder "Já devia ter falado connosco", ou "porque não participou a preocupação mais cedo?"

Eu sendo neste momento mãe e auxiliar não aguardava muito mais tempo!!!
mas vocês é que sabem verdadeiramente como estão as coisas e sabem quando atuar.

Sobre Za.Santos

29/05/2015 - IIU
12/06/2015 - Beta Negativo

26/06/2015 - IIU
13/07/2015 - +++++ o tao esperado positivo Espertalhão

atram -
Offline
Desde 11 Jun 2007

Mamã, estive numa situação completamente diferente mas em que posso fazer uma ligeira comparação.
Um menino da sala da minha filha estava com uns comportamento MUITO ESTRANHOS, tinha gestos que não me pareciam nada adequados à idade. Foram outras mães que me falaram desta situação, mas nenhuma delas tomou qualquer atitude, apenas falavam para todas estarmos atentas. Por mim ok. Passado algum tempo a minha filha fez-me queixa desse miudo e eu não gostei mesmo nada do que ela me contou. Uma situação muito desagradável que se passou no recreio (a educadora não estava presente).
No outro dia logo de manhã, fui à escola falar com a educadora. Expliquei-lhe tudo a que a minha filha relatou e que apesar de saber que as auxiliares não conseguem estar em todo o lado e não vêem a 360º eu esperava que esta situação não se voltasse a repetir.
A educadora (impecável), que apesar de já ter ouvido uns burburinhos sobre esse tal miudo (mas ninguém ainda lhe tinha falado nada directamente e ela nunca viu nada), disse que ia tomar uma atitude e falar com as auxiliares.
A verdade é que nunca mais se ouviu falar em nada. Ás vezes lá questiono as outras mães e a minha filha e ele agora tudo normal.

Ás vezes ficar à espera e estar alerta não resolve nada.
Se não quer falar directamente à direcção, fale com a educadora. Exponha a situação e diga que não concorda com a forma como por vezes vê os bebes a serem cuidados.

Acredite que a educadora quer que todas as crianças sejam bem tratadas e que não haja queixas à direcção. A própria educadora irá falar com as auxiliares em causa e entre elas a situação ficará resolvida acredite.

Sara34 -
Offline
Desde 05 Nov 2014

Olá Za.Santos,
Obrigada pela tua resposta.
Para mim a vossa profissão é das mais cansativas e de maior responsabilidade.
Acredito que hajam dias complicados, mas na realidade temos que descobrir formas de ultrapassar esses obstaculos. ´
Não podemos deixar que os nossos filhos sejam desrespeitados e criados na base do medo. As vivências nestas idades têm repercussões na vida futura das crianças, infelizmente.
Fico feliz por saber que tambem há bons profissionais.
Há alguns dias ouvi uma declaração de um educador que trabalha a 12 anos na área e disse me que nunca precisou de bater e aplicar castigos! Fiquei surpreendida.
Obrigada pela tua resposta
bjnho

Sara34 -
Offline
Desde 05 Nov 2014

Olá Atram
O assunto vem na realidade arrastando se, esta semana vou falar sem falta com a educadora, porque nas ultimas duas semanas voltaram a acontecer novas situações que me desagradam. Ao participarmos a situação estamos muitas vezes a ajudar a auxiliar tambem, ela pode precisar de descanso.... Pode estar numa má fase, mas nada se justifica descarregar nos bebés. Para mim basta, chamem me neurótica chamem o que quiserem. Os meus requisitos pra uma creche são acima de tudo respeito pelas crianças e não a criação de medo, que é o que está a acontecer infelizmente! Triste Triste bjnho e grata pela tua resposta

Sara34 -
Offline
Desde 05 Nov 2014

Olá Amfr
Concordo om tudo aquilo que dizes, certas situações que apanhei, via se mesmo que a criança não tinha entendimento para perceber o que se tinha passado!!! E a repreensão foi bater???? como é isto possível. Acho que a instituição esteve pouco atenta, e muitas as próprias colegas não ligam ás situações em si, e ignoram o facto de uma colega de trabalho maltratar bebés???
como é possivel... é uma situação complicada .
Na minha opinião estas pessoas precisam de melhores condições de trabalho serem melhor remuneradas e terem formações sobre parentalidade e actividades anti-stress, tudo para ajudar crianças a desenvolverem se felizes!
Obrigada pela tua resposta.

Sara34 -
Offline
Desde 05 Nov 2014

a situação foi deveras complicada, porque imagine uma funcionária que parece que a instituição adora e tem imensos anos de casa????
Está a ver a minha posição.
Mas sim é isso que fiz foi denunciar a situação e proteger não só a minha como as outras crianças.
Obrigada pela tua resposta Libra Ptb.

Sara34 -
Offline
Desde 05 Nov 2014

Olá Atram
O assunto vem na realidade arrastando se, esta semana vou falar sem falta com a educadora, porque nas ultimas duas semanas voltaram a acontecer novas situações que me desagradam. Ao participarmos a situação estamos muitas vezes a ajudar a auxiliar tambem, ela pode precisar de descanso.... Pode estar numa má fase, mas nada se justifica descarregar nos bebés. Para mim basta, chamem me neurótica chamem o que quiserem. Os meus requisitos pra uma creche são acima de tudo respeito pelas crianças e não a criação de medo, que é o que está a acontecer infelizmente! Triste Triste bjnho e grata pela tua resposta

Sara34 -
Offline
Desde 05 Nov 2014

Belarmina.Nunes escreveu:
Da minha parte, comecei a ficar desconfiada a partir do momento em que ela entrou para a sala. No berçário, trataram muito bem dela. Mas na sala, as coisas pioraram drasticamente, no sentido em que ela ficava sempre doente. Mal entrava para a creche, e ao fim de dois dias, ficava doente. Era assim sempre. Só se aguentava 2 a 5 dias na creche. Não parava de ficar com otites. Além disso, notava que ela estava mais nervosa, insuportável, e de manhã ficava a chorar. Outra mãe chegou a ver que as crianças ficavam sozinhas na sala, e o filho dela estava doente, encostado sozinha a uma parede. A minha filha chegou a vir para a casa com um olho todo vermelho, como se lhe tivessem batido e ninguém foi capaz de me dizer como tinha acontecido. Demorei 3h a acalmá-la.
Tirei-a de lá e meti-a noutra creche com menos crianças, e onde vi que tinha mais higiene. Quantas vezes faltou? NENHUMA! Está muito feliz, engordou, e nunca mais ficou doente, nem um pingo no nariz! Por isso, quando desconfiamos, devemos fazer o necessário para retirá-los de lá.
É verdade Belarmina quando o nosso coração de mãe nos diz que não está bem o ideal é mesmo mudar, que foi o que fiz e o que você fez e agora sente se tranquila e era o que eu mais queria, vir trabalhar descansada... infelizmente voltou me a acontecer o mesmo e sinceramente não gostei do que vi. Queixei me a superiores e disseram me que não era verdade que a Senhora nunca bateu em ninguém que só tinha ralhado. Para mim ralhar é muito diferente de pegar em bebés por braços e bater na face e sentá los com força de maneira a que fiquem em prantos. Mas parece que não veêm ou sentem da mesma forma que eu... Segui o meu coração e mudei a bebé. A mudança é muito dificil porque de resto não tinha queixas, mas por vezes basta uma situação destas pra estragar tudo. Não podia permitir que a minha bebé crescesse naquele ambiente nos anos mais importantes da vida dela! tenho provas de outras pessoas que me confirmaram que a auxiliar é mesmo bruta e aquelas situações passavam se diariamente. Ao invés de me desmentir preferia que tivesse pedido desculpa e dizer á instituição que precisava dumas ferias ou não fosse este trabalho um dos mais desgastantes no meu ver. Mas não preferiram em conjunto, desmentir me e manter a postura de boas referências inabaláveis!!! Mas não é bem assim o que serve pros outros pode não servir pra mim e eu estava mal então decidi mudar e foi o que fiz. O eu coração de Mãe disse me isso. Mãe sofre e de que maneira.....Uma coisa aprendi com isto tudo BOAS REFERÊNCIAS sobre estes espaços somos nós que as criamos quando experienciamos no dia a dia. O infantário tem as melhores referências do mundo, pra mim neste momento se me perguntarem de 1 a 10, dou nota 1 porque o que é mais importante do que a segurança de uma criança?