Como lidar com familiares que não retribuem ou agradecem presentes? | De Mãe para Mãe

Como lidar com familiares que não retribuem ou agradecem presentes?

Responda
20 mensagens
Beatriz_Costa86 -
Offline
Desde 31 Maio 2016

Olá meninas!

Peço desculpa estar a colocar aqui este tópico e espero não ser mal interpretada.
Ora, a situação é a seguinte: Eu e o meu marido tentamos sempre agradar e ir ao encontro do gosto das pessoas na altura de dar prendas em situações festivas, como o Natal, Aniversário, Páscoa, etc. Em relação ao irmão dele e à sua esposa, pensamos no presente atempadamente e por vezes compramos com alguma antecedência, para termos a certeza que eles vão gostar. Inclusive damos vários presentes ao filho deles,até em outras ocasiões quando achamos que há alguma coisa que lhe faz falta ou que até era giro dar (por exemplo prendas personalizadas, que normalmente são caríssimas). O garoto ainda não tem dois anos. O que acontece é que parece que nunca há um agradecimento da parte dos pais do miúdo, e que por vezes fazem "cara feia". Eles nunca foram pessoas de oferecer nada a ninguém, mas exigem muito dos outros, parece que as outras pessoas têm que estar sempre disponíveis para lhes fazer favores, e eles nunca se oferecem para fazer nada por ninguém. Vou dar-vos o exemplo de uma situação que aconteceu: quando eles mudaram de casa eu e o meu marido fomos ajudá-los com as mudanças, e inclusive ficámos a limpar a nova casa TODA enquanto eles "tiveram que sair" (sim, eles basicamente arranjaram tarefas para fazer fora de casa, pois eles não têm paciência para limpezas), assim como a casa antiga antes de eles entregarem a casa ao senhorio. Fartei-me de carregar caixas, limpar e esfregar o chão, ajudei a arrumar imensas coisas, etc. Atenção que eles não nos pediram ajuda, nós é que automaticamente fomos ajudar porque sabíamos que era necessário. Perdemos dias em que podíamos estar a descansar ou passear para os estar a ajudar. Quando eu e o meu marido mudámos de casa, a primeira coisa que eles disseram foi para contratarmos alguém, nem se ofereceram para ajudar. Como esta há várias situações idênticas.

Retomando o assunto das prendas, eles estão em melhor situação financeira do que nós. Mas quando eu fiz anos agora este mês, como estava a trabalhar nesse dia que foi numa Terça-Feira, a minha família ficou de me cantar os parabéns no Sábado. Ora, eles nem sequer uma chamada de feliz aniversário me fizeram na Terça-Feira. Depois, no Sábado, quando estávamos todos reunidos eles estavam de má cara e disseram "a brincar" que Sábado não era dia de estar ali, pois normalmente eles gostam de ter os fins de semana só para eles. Ou seja, fizeram-me sentir mal pois estavam com "ar de frete". Eu tentei despachar as coisas pois vi que eles queriam ir embora, e com isto tudo nem uma prenda ou um cartão de aniversário me deram. Parecia mesmo que me estavam a fazer um favor em terem ido ali cantar os parabéns.

Será que estou errada em sentir-me frustrada com esta situação?
Eu sinceramente não me importo com o valor das prendas, mas sim com os gestos e gratidão.

Sinto-me inclinada a não lhes dar mais prendas nem tanta importância, mas sim continuar apenas a dar prendas ao nosso sobrinho, pois não queremos que lhe falte nada.

O que vocês fariam na minha situação?

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Fazia exatamente isso que diz, dava prendas ao sobrinho no aniversário e no natal e pronto. E não os convidava para o seu aniversário. Simplifique...não se aborreça com essas coisas e trate as pessoas da mesma forma que a tratam a si.

flor_de_rosa -
Offline
Desde 18 Mar 2010

Ignorava a 100%. Não tens qualquer obrigaçao com as pessoas e elas não tem contigo.

25 de Outubro de 2005 nasceu o joao pedro começa o encanto e a felicidade bateu a porta outra vez a 5 de outobro 2010 quando nasceu a rozinha....
sou a afilhada mais babada do mundo, Celokinha é uma madrinha linda
tenho as afilhadas mais fofa do mundo... sofia.miguel e a marisa1989

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Comigo acabavam de vez as confianças...dava ao miúdo, e pronto.

RitaFatima -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Eu parava de dar prendas excepto ao menino em épocas festivas como natal e aniversarios e a eles parava de dar de vez, nos aniversarios nao ligava ia apenas se convidassem cantar os parabens e vinha embora, era facil de resolver Sorriso

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

A parte de retribuir as prendas parece-me irrelevante porque acho que nestas coisas cada um tem a sua maneira de ser. Na minha família há quem compre prendas com meses de antecedência para poder escolher bem e há quem compre mais perto da data. Na do meu marido, dão mais importância em fazer um jantar do que em trocar prendas, e há aniversários e Natais em que dão e outros não.
Por isso, se se sentem frustrados por lhes dar prendas e não receberem, então o melhor é mesmo deixar de dar. Ainda por cima se eles não agradecem, o que já é má-educação.

Quanto à má-cara nas prendas para o pequeno, pode ser feitio ou então vocês estão mesmo a exagerar. <=) A vossa boa vontade pode estar a fazer-vos oferecer demasiadas coisas, coisas que eles nem querem. As prendas personalizadas são giras mas são úteis? Será que eles gostam (pessoalmente não tenho nada com o nome da minha filha porque não gosto)? Diz que oferecem coisas porque não querem que nada falte ao menino, mas eles não estão melhor financeiramente que vocês? Se calhar não compram essas coisas porque não querem (por exemplo, tenho uns primos que querem oferecer uma aranha à minha filha achando que ela precisa e que só não compramos porque não podemos, quando a verdade é que somos contra esse tipo de brinquedo), e podem também sentir que lhes estão sempre a encher a casa de coisas que não querem. Sorriso
Acho muito querido e correcto oferecer prendas em datas festivas, mas fora isso, vejam bem se não estão a oferecer coisas que ninguém vos pediu e que o menino não precisa. Sorriso

Quanto à sua festa de anos, foram extremamente desagradáveis e em vez de ter apressado as coisas, teria dito que eles poderiam sair quando quisessem. Não sei se cortava completamente os convites (afinal é família do seu marido e com o tempo até o menino pode gostar de ir às vossas festas e sentir-se excluído por não haver convite), mas diria algo como "Se quiserem passem por lá" ou "Levem lá o menino que eles fica connosco a festejar", deixando a escolha de ir com eles.

Quanto às mudanças e afins...É chato, é verdade, já que foram ajudar (se bem que ao menos perguntaram se podiam ajudar ou apareceram lá sem perguntar se podiam?), mas efectivamente não devemos fazer coisas a achar que os outros terão o mesmo comportamento, ainda para mais sabendo vocês que neste caso eles odeiam mudanças e limpezas. Por isso, ou assumem isso e fazem as coisas de coração aberto, sabendo que dificilmente serão agradecidos ou retribuídos (o que eu acho desagradável, atenção. No mínimo, um "obrigado"), ou simplificam as coisas e não se mostram tão prestáveis.

Mas eu veria também se para além da má-educação deles (que existe, isso é óbvio), vocês também não estão a impor-se demasiado.

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Eu também gosto de "acertar" no que ofereço, começo as compras de natal lá para setembro ou outubro, mas de facto há pessoas que não tem aquela paciencia, ou jeito ou vontade, (chamem-lhe o que quiserem) para oferecer coisas. E compram qualquer coisa, já recebi prendas compradas dia 24 de dezembro. não me queixo, mas ve-se mesmo que foi comprado só porque sim e não porque queriam mesmo oferecer..
Mas pronto, faça isso que disse e que as outras mamas apoiaram. Se eles não gostam de estar com outras pessoas , não os "obrigue" e se nem lhe desejam os parabéns, também não lhos devia dar, porque pelos vistos para eles não tem importância... O menino claro que não tem culpa e todas as crianças adoram presentes Espertalhão Menos quando é roupa xD

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Eu concordo que não devemos ter gestos de gentileza ou cortesia pensando que a outra parte os vai necessariamente retribuir. Devemos tê-los porque nos apetece e isso (também) nos faz felizes: não para parecer bem, para agradar à família ou por obrigação. Por isso, acho que não tem que se chatear: se as atitudes deles a deixaram sem vontade de oferecer presentes/ir a festas de anos ou seja o que for, não dê, não vá, não apareça. Não tem qualquer obrigação disso e pode perfeitamente pagar da mesma moeda.

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Pois, eu concordo com o que foi dito pelas últimas meninas...bem, se eu fosse ficar chateada com essas coisas, estava bem arranjada. Não recebo uma prenda de natal ou anos há vários anos da minha família, muito menos da família por afinidade (já que vivem no Brasil). Não vou dizer que não me irrita, irrita, mas já aceitei que eles não têm paciência. A minha avó dá-me dinheiro, por vezes tenta dar outras coisas. Agora dá-me coisas que ela tem em casa e nunca usou, a sério, está a tornar-se ridículo. No Natal deu-me uma toalha de mesa do século passado xD nos meus anos queria dar-me um pijama que foi comprado, com toda a certeza, lá pela década de 80, com ombreiras e tudo, assim tipo de seda! Dessa vez fui honesta e disse-lhe que não usava aquilo, que nem vali a pena que ia ficar num armário, e ela ficou toda ofendida xD o meu pai agora nos anos e no natal vai à Hussel e compra-me uma caixinha de chocolates, o que me irrita solenemente porque eu acho que chocolates só se dá a quem não se conhece bem, mas o pior para mim é que ele dá-me chocolates de leite (eu gosto de chocolate negro) ou pior (nos meus anos teve a destreza de me dar chocolates com caramelo por dentro, que eu odeio!)! No entanto se eu dou uma prenda que eles não gostam, não ouço o fim disso durante meses (essencialmente a minha avó, o meu pai é um bocado indiferente)...enfim, já aceitei Confuso há pessoas que simplesmente não dão importância a essas coisas (ou então só dão importância quando somos nós a dar!).

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Realb -
Offline
Desde 30 Set 2015

Bem, aquilo que posso falar é mais acerca de si (autora do tópico) do que propriamente da cunhada. O que me parece é q tem imensa necessidade de ir ao encontro do q os outros pensam, veja: dá presentes a pensar no q ela vai gostar ( desculpe eu só dou aquilo q eu gosto!! Se a pessoa n gosta vai trocar e eu n me sinto nada chateada com isso), oferece- se para ajudar qd n é requisitada ( há uma regra essencial q todo o ser humano devia respeitar, precisa de ajuda?? Saiba então pedir) compra o q acha q lhe faz falta?? Acho q as pessoas q, segundo diz, estão em melhores condições, n devem sentir falta de nada especificamente. Um conselho, dê o q gosta, com o gosto de dar e n se foque tanto em agradar, o seu aniversário foi aniquilado por uma pessoa q n lhe dá valor e isso só acontece porque você está sempre lá para o q ela precisa. O pensar primeiro em nós, no verdadeiro sentido da palavra, n é egoísmo, é altruísmo! Qd pensamos primeiro em nós percebemos tb o outro como pessoa diferente, dê-se ao seu verdadeiro valor, n precisa de provar nada a ninguém e como vê, com as suas tentativas tem conseguido exatamente o contrário. Beijinhos

Beatriz_Costa86 -
Offline
Desde 31 Maio 2016

Obrigada a todas as meninas, realmente fizeram-me ver aspetos que eu não tinha pensado. Se calhar devo-me importar mais comigo e em agradar-me a mim própria, no fundo, ser mais altruísta Sorriso

Para ir mais ao pormenor, em relação à altura em que eles mudaram de casa, é certo que não pediram ajuda. Eles nunca pedem ajuda e também não se oferecem para ajudar. Basicamente e eu e o meu marido fomos também porque achámos que na mesma situação gostaríamos de ter pessoas para nos ajudarem com as mudanças. E a verdade é que eram só eles os 2 e precisaram bastante da nossa ajuda e dos meus sogros, pois andámos com os nossos carros de trás para a frente a carregar caixas. Na altura da minha mudança de casa, eles não se ofereceram para nada.

E sim, o meu aniversário foi completamente aniquilado por eles, coisa que nós nunca lhes fizemos, bem pelo contrário. Em relação a eles estarem melhor na vida, sim é verdade, mas também parecem viver acima das suas possibilidades, pois andam sempre a pedir dinheiro emprestado a longo prazo aos meus sogros, coisa que nós nunca fizemos.

Quanto às prendas para o menino, eu pensava que ele tinha poucas coisas, até porque a minha sogra chegou a comentar comigo que tinha pena de eles trazerem o menino sempre com a mesma roupa, e que até já tinha vergonha de o levar a passear e encontrar certas pessoas e o menino andar sempre com a mesma roupa. Por isso eu e o meu marido há uns tempos "perdemos a cabeça" e comprámos-lhe imensa roupa na Pré Natal e na Chico, a pensar que lhe poderia estar a fazer falta, e ficou como "Prenda da Páscoa". Eles parece que não gostaram muito, tanto que a minha cunhada nem obrigada disse, e nunca o vi com as roupinhas vestido. Parece que eles não são muito vaidosos com isso das roupas do menino, e devem estar a guardar as roupas boas e trazem-no sempre vestido com roupas velhas. Por um lado percebo porque sendo ele criança suja-se muito e é "desperdício" estragar assim roupas novas, mas pessoalmente compreendo a minha sogra gostar de o levar a passear "arranjadinho".

A verdade é que eu nunca dei as prendas a pensar que eles iam retribuir, mas sim porque me sentia feliz ao fazê-lo. Só que começo a achar que um gesto de cortesia, um "obrigado" não cai mal, e as atitudes deles deixam-me sem vontade de voltar a investir nesta relação familiar.

Muito obrigada mais uma vez a todas as meninas, foram muito simpáticas e realmente abriram-me os olhos Sorriso

Asuos -
Offline
Desde 01 Out 2015

Eu concordo com o que Realb disse. Claro que um obrigado cai bem (e é rude não o fazer) mas já vos ocorreu que talvez o miúdo tenha muita roupa e eles mandam-no para casa dos avós com a mesma simplesmente porque acham que lá vai estragar mais roupa?

Sinceramente no meu caso, raras são as pessoas que acertam no meu gosto para as roupas do meu filho (adoro o facto de praticamente todos enviarem com o talão de troca). Será que nunca o viu com as roupas porque eles as trocaram?

Eu percebo a frustração mas já percebeu que faz as coisas e a atitude é esta. Se calhar é melhor ideia focarem-se em vocês e a fazerem por estarem bem e aproveitarem as coisas e os momentos com quem faz por também estar perto de vocês.

Violeta 73 -
Offline
Desde 07 Out 2013

Beatriz_Costa86 ao contrário da Realb eu dou prendas a pensar no que as pessoas gostam ou precisam, não faz sentido de outra forma, porque dar o que gosto nem sempre vai de encontro ao que a pessoa gosta ou precisa e deixa de fazer sentido dar a prenda. E sim também ajudo sem me pedirem ajuda, faz parte da minha natureza. Também convivo com pessoas da família , não da minha ( porque essas escolho eu ) que dispensaria mas como fazem parte da família do marido e isso o faz feliz aceito. Mas o caso que relata e como as situações já se repetiram e lhe causam desconforto eu limitaria a dar prendas o menino nas datas devidas e quanto ao seu aniversário , sendo um dia especial e ainda por cima seu convide só quem lhe agrada. Eu tento que a convivência seja agradável entre todos mas quando há muita cara contrariada cada um segue a sua vida de preferência sem confusões.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Com o que acrescentou, parece-me que é um caso de desencontro de personalidades...a Beatriz acha que eles são ingratos (e são)...eles podem achar-vos intrusivos...Tenho a certeza que os ajuda com a maior das boas vontades e com excelentes intenções, mas a realidade é que a sua ajuda pode não ser desejada por eles, e daí reagirem de má cara. Não justifica que sejam mal educados como foram no seu aniversário, ou indelicados ao não agradecerem os presentes, mas se vocês recuarem o vosso relacionamento pode ser bem mais pacífico.
Por ex., na questão da roupa acho que não foi uma boa ideia....eles certamente sabem que a sogra comenta que o menino anda sempre com a mesma roupa (provavelmente já lhes mandou umas indiretas), portanto ao receberem a roupa é como se lhes estivessem a dizer que não cuidavam bem do filho...eu sei que a intenção não foi essa, mas aposto que foi isso que eles entenderam... Dou-lhe um exemplo: quando as minhas filhas gémeas eram bebés, como estiveram em casa até aos 2 anos e davam um trabalhão, a roupa delas eram babygrows e conjuntos de algodão. E se tivessem de sair, eu não tinha paciência nem tempo para lhes mudar a roupa, iam mesmo como estavam em casa, nódoas incluídas. Isso podia ser visto por muita gente como desleixo, e até podiam comentar (nºao sei se o fizeram, nunca liguei muito ao que os outros diziam) que tendo nós um bom nível de vida não andávamos com as meninas num brinquinho...sapatos eram bons, mas só um par, nunca comprei sapatos a combinar com as roupas, e lacinhos, e fitas, e casaquinhos de todas as cores. É uma opção e uma maneira de estar, não critico quem pensa de outra maneira...
Outro exemplo...tinha uma amiga que tinha o condão de, com a melhor das intenções, me oferecer ajuda não solicitada...por ex, chegar a minha casa com um tabuleiro de bacalhau com natas quando estava sozinha com as mi+udas (pensando que me evitava ter de cozinhar)...acontece que elas não comiam aquilo e eu tenho problemas de peso, não podia (devia) enfardar aquilo tudo. Eu agradecia, mas com o tempo acabei por mostrar algum desagrado...
Penso que agora já ficou claro que o melhor para todos é vocês só ajudarem quando vos for pedido e limitarem as prendas ao habitual, natal e aniversário...

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Concordo a 100 por cento com a mama claramiguel. Em todos os pontos.
Aconselho a a dar as coisas que considera importante dar, especialmente as do menino mas dê sempre de forma altruista a nao esperando nada em troca. De lhe pk quer ve lo contente. Só.
Quanto a ajudar se n lhe pediram, pk exigir de volta? É certo que era de bom tom!! Eu faria isso. Mas se n dão, para que se oferecer. Faz me lembrar uma amiga que o namorado n queria fazer nada em casa mas queria pagar ele uma empregada. E ela n queria, mas exigia que ele ajudasse!,,
Ora dado que no caso nem tjnham dinheiro conjunto e ele queria e podia pagar empregada pk n aceitar?

Acima de tudo faca as coisas pela sua consciencia e n perca o sono pela consciencia dos outros.
Eu convidaria para as festas e se se mostrassem apressados n adiantava a festa... diria.... pois compreendo! Vao quando quiserem, isto ainda esta demorado! Voltem sempre!
E pronto!

Realb -
Offline
Desde 30 Set 2015

Violeta 73 escreveu:
Beatriz_Costa86 ao contrário da Realb eu dou prendas a pensar no que as pessoas gostam ou precisam, não faz sentido de outra forma, porque dar o que gosto nem sempre vai de encontro ao que a pessoa gosta ou precisa e deixa de fazer sentido dar a prenda. E sim também ajudo sem me pedirem ajuda, faz parte da minha natureza. Também convivo com pessoas da família , não da minha ( porque essas escolho eu ) que dispensaria mas como fazem parte da família do marido e isso o faz feliz aceito. Mas o caso que relata e como as situações já se repetiram e lhe causam desconforto eu limitaria a dar prendas o menino nas datas devidas e quanto ao seu aniversário , sendo um dia especial e ainda por cima seu convide só quem lhe agrada. Eu tento que a convivência seja agradável entre todos mas quando há muita cara contrariada cada um segue a sua vida de preferência sem confusões.

Somos diferentes, eu n acho q faça sentido nenhum aliás, nós podemos ter uma ideia do q o outro gosta mas essa é sempre a NOSSA ideia do q o outro gosta, vou lhe dar um exemplo simples, eu n sou pessoa de bijuterias, a minha cunhada é uma pessoa q adora bijuterias, usa sempre, logo eu vou lhe dar uma bijuteria mas ao comprar eu escolho a q eu gosto, faria algum sentido de outra forma?? Outro exemplo, o meu filho tem um estilo muito próprio, com 8 anos ele gosta mesmo é de vestir calça de ganga e t-shirt, varia muito as sapatilhas mas as calças são sempre de ganga, a minha sogra q tb é pessoa de passear/ mostrar o neto às amigas faz sempre comentários acerca de ele vestir a mesma roupa, no aniversário dele a minha irmã deu lhe umas calças de sarja com o corte igual às de ganga e numa cor azul petróleo, ele gostou muito e usa até. A minha sogra toda contente foi comprar umas exatamente iguais mas em camel, ele odeia e diz q n vai vestir aquilo... Nós podemos imaginar q a pessoa vai gostar mas é sempre uma suposição, eu faço isso desde sempre, compro a meu gosto, obviamente pensando q n é para mim Piscar o olho a mim já me ofereceram um conjunto de pratos de porcelana antiga, quem me conhece sabe q eu n sou desse estilo mas aí eu penso q a pessoa n devia estar a pensar em mim, pode ser difícil explicar por escrito mas eu compro aquilo q gosto a pensar na outra pessoa e n para agradar Piscar o olho e as pessoas q me conhecem sabem q se precisam de mim têm de me pedir, n precisa de ser com muito jeitinho, basta ligar e dizer e eu vou mas tentar adivinhar o q o outro precisa para mim é um jogo q n sei jogar, n leio mentes Piscar o olho comunicação clara é o q precisávamos Piscar o olho

Sofialisboa -
Offline
Desde 22 Jun 2015

Sinceramente vocês não deviam correr atrás deles, nem oferecer prendas se eles não oferecem, o que parece pelo texto é que eles se estão nas tintas, por isso não pensem muito nisso, dêm prendas simbólicas, quem sabe com o tempo eles se toquem, e acima de tudo, não corram atrás deles, se eles não querem ter grande ligação com vocês, não têm e pronto.
Tentem ser superiores, simpáticos, mostrarem que não ficam afectados com o desprezo deles, senão um dia vão ser os filhos deles a tratar os vossos filhos como inferiores...

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

Olha, todos os anos oferecia uma garrafa de vinho do porto ao meu cunhado. Ele nunca me ofereceu nada. Eu dava uma prenda a minha irmã e a garrafa ao meu cunhado. A minha irmã dava me uma prenda como sendo dos dois (claro q ele nem sequer sabia o que era, até eu a abrir). A mim isso nunca me chateou. Não somos os melhores amigos, mas é marido da minha irmã e ficava bem dar-lhe qualquer coisa e como o meu pai costuma ter umas garafitas em casa, eu pedia-lhe duas ou tres para oferecer assim a alguem que não tivesse tanta ligação e fosse só "para não dizer que não dou nada" e tbm para nao gastar dinheiro lol :p
Então há coisa de dois ou tres anos atrás, quando ele foi abrir o presente dele (nos, como haviam alguns miudos pequenos, sempre que abrimos uma prenda gritamos "ehhhhhhhhh!!! uma garrafa" "ehhhhhhh!!! uma camisola" e batemos palminhas, para entusiasmar as criançinhas) diz assim com um tom muito enjoado e de gozo "deixa la ver se acerto.. é uma garrafa de vinho do porto.. (enquanto abre) ehhhhhhh (bue baixinho e forçado) uma garrafa de vinho do porto" e tira logo o sorriso da cara e mete a garrafa no chão. Sabes, aquele ar entediado de "outra garrafa", nem sei explicar, caiu-me mesmo mal. Mas olha, melhor para mim, a partir daí é uma prenda a menos que tenho que dar.. de mim não recebe nemum biscoito quanto mais uma prenda.

Beatriz_Costa86 -
Offline
Desde 31 Maio 2016

Olá meninas, obrigada a todas pelas mensagens e pelos vossos relatos e experiências. Vocês têm razão, o mais certo é ignorar, não pensar nisso e valorizar as pessoas que realmente importam. A dar mais alguma prenda, que sejam apenas prendas simbólicas, ou então não dar mesmo nada, com excepção da prenda do menino que será dada apenas no Natal e pelo aniversário.

elizamor -
Offline
Desde 09 Ago 2010

No teu lugar, começava a fazer exatamente igual. Prendas? Só para o sobrinho e nas épocas festivas. Valor? Simbólico. Não são as prendas caras que mostram o quanto gostamos de alguém. Oferecer ajuda? Eu deixava de o fazer ou então sugeria o mesmo que eles: contratar alguém.