Como funciona a produção de leite/amamentação? | De Mãe para Mãe

Como funciona a produção de leite/amamentação?

Responda
15 mensagens
KidAna -
Offline
Desde 05 Jan 2016

Boas

O meu filho tem agora 5 semanas e tenho varias duvidas sobre a amamentação e como funciona mesmo na prática.

Ele no inicio não mamava bem e adormecia então comecei a extrair leite, tinha bastante já desde a gravidez e dei-lhe por biberão. Nessa altura era facil ver quantitades, durou 2 semanas e ele quando começou a ser mais desperto lá consegui que ele começasse a mamar do peito. Então comecei a ler sobre mudar de mama no final da mamada, como se fosse uma regra de funcionamento que os bebés precisam de mamar das duas porque uma não chega, então, comecei a ficar com mais duvidas... Nunca cheguei a mudar de mama porque o meu pequeno está a crescer bem acima da media de qualquer forma e duvido que precise (60gr dia aprox) dou uma de cada vez alternada.
Depois também tenho lido sobre "esvaziar a mama" mas o que é esvaziar? É dar mama até já não sair mais nesse momento? É que por exemplo, ainda ha umas horas atrás dei-lhe mama da esquerda, ele ficou satisfeito o suficiente que dormiu 3h sossegado, quase 4, e depois estrai leite (algo que já ha umas semanas que não fazia mas quero lhe dar do biberão hoje porque vamos almoça fora e assim em principio comemos descansados) e depois de ele ter mamado tão bem, tirei leite, 120ml, e ao espremer o bico ainda "projecta leite" não é só o de ficar molhado... Isto tudo da mesma mama, não estrai da outra porque, sem saber como funciona mesmo a produção e armazenamento do leite no corpo tinha medo que se o meu pequeno quisesse mais leite entretanto não tivesse no peito... Mas aparentemente devo ter para dar e vender...! Alguem me consegue mesmo explicar estre processo?
Desculpem se o tópico é estranho mas eu sou daquelas pessoas que gosta mesmo de saber do funcionamento de basicamente tudo Sorriso
Obrigada

Ah e já agora uma ajuda, as vezes quando é para lhe dar mama, especialmente na rua, ele fica muito dificil, não abre bem a boca, larga a mama com frequência etc não sei se poderá ser algo que eu faça mal então levamos muito tempo para uma mamada (as vezes em casa 5 min chega para ele ficar cheio e na rua, ou dias que estivemos fora, levamos quase uma hora para ele comer) alguém tem algum concelho/ajuda? Obrigada novamente Sorriso

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

Então é assim. .

Quanto mais tiras mãos prpduzes. Se tiras sempre 120 Dps dele mamar, um dia q não queiras tirar vai ser difícil pq o teu corpo vai achar que o bebé precisa daquilo e continuar a produzir. Ou seja, ficas com leite a mais e se não sai, pode doer. Pode encaroçar e se não for bem tratado, pode virar uma mastite. Isso de tirar leite para passar o almoço descansada tb é muito giro, mas não convém ficares com o peito mto duro, senão pode acontecer o que te expliquei em cima.
Como tens bebé a pouco tempo, o teu corpo ainda não se adaptou bem e produz leite a mais. Futuramente vais começar a sentir q as maminhas ficam mais moles e até podes pensar que não tens leite. Mas nao, o teu corpo já sabe a quantidade q o bebé precisa e já não produz a mais. Eu as vezes espreme e não sai nem uma gota, a minha filha da duas sugadelas e começo a sentir um formigueiro e é o leitinho a vir Sorriso
Esvaziar a mama é teres lá o bebé a mamar e sentiste q ele há não está a beber mais, esvaziaste a mama. Então ofereces a outra. Só é apenas nessa situação. Isto pq oferecer as duas o corpo entende q uma não chegou e passa a produzir mais. Se uma chega, nunca ofereça as duas. Esquece essa história de o bebé ficar com fome só com uma. tb me disseram isso no hospital
Acontece que.. eu só Amamento de uma maminha Sorriso e a minha filha passou os 8kg com 6 meses (percentil 85)

*se sentires o peito muito duro, da de mamar e mete muito gelo.

Na rua das de mamar como em casa? A minha filha n mama bem na rua mas eh por mamar ao colo. Tenho q me inclinar toda para trás para ela ficar mais deitada na minha barriga. Vê se a estas a posicionar bem, pode estar torta e se incomodar. Tb pode se distrair com barulhos. Procura um sitio calmo

AnaIndia -
Offline
Desde 10 Nov 2015

Eu faço como a Samandy. A minha filha também fica quase sempre satisfeita com uma mama. Ou seja, para mim a mama esvaziou Sorriso No hospital tambem me disseram para fazer de forma diferente, mas desta forma tem funcionado para mim . Ela está a crescer bastante.
Eu tambem notei que no inicio tinha leite pra dar e vender mas agora com o passar do tempo as mamas estão mais moles e não as sinto tão pesadas... Ou seja, o meu corpo já está a produzir exactamente o que ela precisa Sorriso

Sobre AnaIndia

www.omundodaindia.blogspot.com

A minha filha é a minha vida.

Madalena80 -
Offline
Desde 01 Jun 2010

Olá KidAna,
amamentei a milha filha até aos 3 anos e o meu filho tem 11 meses e ainda mama e vai mamar até querer.
O que posso dizer é que a produção de leite vai-se adaptando às necessidades dos bebés, daqui a umas semanas vai notar que os seios já estao molinhos, nao tão cheios consequencia dessa adaptação.
O esvaziar a mama sinceramente nunca me aconteceu, mesmo depois de mamarem ainda tenho sempre leite, já não deve é fluir como no inicio da mamada e entao refilam e só aí dou a outra mama, mas muitas vezes so mamam numa mama,o que faço é oferecer a outra mama na próxima mamada.
A minha filha sempre mamou bem dentro ou fora de casa, já o meu filho nao... distrai-se com td o que se passa em redor, tento sempre encontar um sitio calmo, sem movimento para ele mamar.
Espero ter ajudado, nós podemos ler montes de livros, etc, mas no fundo o melhor é mesmo o instinto.
Beijinhos.

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

A mama nunca fica seca, seca, mesmo que a produção esteja muito bem adaptada ao que o bebé bebe. Esvaziar a mama é mais no sentido de deixar o bebé mamar na mesma mama até estar satisfeito, parar de deglutir ou rejeitar a mama. Não é obrigatório que mamem das duas mas pode-se sempre oferecer: se quer a outra, tudo bem; se não quer é porque ficou saciado.

A minha passou por fases de mamar só dum lado, fases de mamar sempre nas duas e ainda houve também dias de pico de crescimento em que até mamou nas duas e no fim ainda voltou à primeira pra ficar satisfeita.

Como lhe disse a Samandy, nessa fase inicial em que está é normal que a produção ainda não esteja completamente estabilizada e que possa produzir com frequência acima daquilo que o bebé precisa.

KidAna -
Offline
Desde 05 Jan 2016

Não tenho conseguido cá vir responder mas agradeço as respostas!
Honestamente estou então ansiosa que a produção de leite estabilize porque da-me muita impressão às vezes quando lhe estou a tentar dar a mama ela está tão cheia que lhe "borrifa" para a cara ou para a roupa D:
Samandy, eu sei que não devo andar a tirar leite ainda para mais para comodidades e só o fiz na segunda porque era um almoço em que ambos os meus sogros estavam na hora de almoço por isso teve que ser um almoço meio a correr, mas foi vez unica que eu já não tirava leite desde que o pequeno tinha duas semanas e começou a mamar. Pensei não ter mal a estração por ser uma vez isolada e que iria substituir uma mamada. Até porque, o meu marido queria que eu deixasse leite para ele ficar com o pequeno a noite toda e eu puder descansar mas nem me arrisco Confuso

Quanto ao dificil que é ele mamar na rua, tenho estado a reparar que sim, por um lado a posição (a maior parte das vezes não arranjo bancos com encosto então fico toda torta) tenho que tentar ter mais atenção com isso...
Já agora outra pergunta... Os bebes chegam a alguma altura em que agarram na mama naturalmente ou é sempre preciso agarrar no bico e levar-lhes à boca? É que às vezes essa é das partes mais complicadas porque ele ou não abre bem a boca ou abre, agarra e talvez não agarre bem, larga logo asseguir e às vezes ficamos os dois um pouco frustrados porque demora alguns minutos até que ele comece mesmo a mamar...

Agradeço a todas as respostas! Estou a aprender muito Sorriso

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

Vocês estão os dois num processo de aprendizagem, vais ver que com o tempo entram em sintonia! Experimenta tirar um pouco o leite . manualmente antes de.lhe dar, para o leite não sair com tanta força. Evitas que o bebé mame sôfrego e se engasgue. A minha engolia bastante ar tb é eu pensava q era a gulodice dela a mamar. Afinal o leite saia com tanta potência que ela n aguentava!

Inicialmente e mais complicado, há mais riscos de mastite, mas depois estabiliza! Sorriso

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Nessa fase eu e a minha às vezes tínhamos grandes desatinos com o início da pega. Às vezes bastava ela não apanhar a mama logo ao jeito dela à primeira que ficava frustrada e começava a "berrar ao microfone": com o mamilo na boca mas de boca aberta a queixar-se em vez do abocanhar! às vezes tinha o pai de segurar nela um bocadinho para acalmar e começarmos de novo.

É uma fase que passa. Depois tornam-se profissionais em mamar em qualquer posição e de qualquer maneira.

Na rua quando não arranjava bancos ou sofás com encosto, se não fosse descabido por algum motivo (higiene, formalidade,...) preferia dar mama sentada no chão de costas encostadas a uma parede, para poder estar um pouco reclinada para trás.

Na rua, pode também acontecer o factor distracção e o factor inibição: no início especialmente é mais provável ficarmos um pouco contraídas por estarmos a dar de mamar no espaço público e de termos de lidar com as roupas com outro cuidado, o que pode fazer-nos posicionar pior e pode atrasar o reflexo de ejecção também.

KidAna -
Offline
Desde 05 Jan 2016

Eu sou muito tímida e antisocial então tento ser discreta ao máximo na amamentação, tanto que comprei um avental de amamentação que nos tapa aos dois (tecido muito fininho, aquece menos que uma fralda de pano) e vai funcionando, o problema é que às vezes não consigo por a jeito e tapa-me a visão Triste isso com as guerras do abocanhamento às vezes é complicado...

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Não tenho experiência com o avental. Só lá mais pra frente, depois dos 6 meses é que tive uma fase curta em que a tentava tapar com um pano de fralda porque ela distraía-se com qualquer movimento e largava a mama.

Não chama mais a atenção? Eu felizmente tive uma boa experiência de dar mama em público, nunca ninguém me chateou e a maior parte das vezes passava despercebido. Mas é verdade que nessa fase também me sentia ainda um pouco intimidada de o fazer (e acho que nem o fiz muitas vezes), mais por causa das guerras e frustrações do abocanhamento do que por vergonha. Acho que só por volta dos 2 meses é que para mim a coisa começou a decorrer com naturalidade em público.

a maior stressada -
Offline
Desde 06 Out 2014

Ola. Da minha experiencia e com quem tenho falado enf espec. Em amamentação. Eu entendi esvaziar com eles mamarem as varias camadas de leite. Ou seja ha duas ou tres camadas o meu nunca quer a ultima camada pelo menos pela descricao da enf. Pq eles ficam cansados de mamar e a ultima camada de leite esta na base digamos assim da mama eles tem.de fazer.mais esforco com.o maxilar. E todas as camadas sao necessarias cada uma tem as suas propriedades. O meu qd ta aborrecido possi insistir mas nao dorme se nao vai a seg. Mama. Pois o leite "escorrega" aí ele fica satisfeito.eu bem tento mas nao percebo se foi as tres camadas. Contudo é isso q enetndo por esvaziamento.

Stressada

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

Acho que amamentei em público uma ou duas vezes e com uma fralda. como ela não é fã de mamar ao colo, não nos ajeitamos. .
Acabei por ir Pra outro sítio. Há sempre algum sitio.. um carro, um wc..
Eu fico à vontade e ela também

Alias, houve outra em que me deitei no chão com uma parede a frente num parque onde fazíamos um piquenique e era impossível me verem cheia de arbustos a volta lol e outra em que tínhamos um restaurante fechado tipo salão para a família e eu tinha num edredon no chão e fiquei tb deitada de costas para as pessoas, a um cantinho e tb nada se via Sorriso

Não lhe dou de mamar assim no meio da rua, nem a vá até um café e peça para usar o wc e fico lá se n tadinha. Houve uma única vez q o wc cheirava mal e eu fiquei na parte onde se lavam as mãos antes de entrar no wc, encostei me à parede com um pé na parede e dei-lhe de mamar em pé lol mas tb jurei ora nunca mais ir a esse restaurante! ! Nheca

AnaIndia -
Offline
Desde 10 Nov 2015

Eu já dei mama num centro comercial.. sentada na parte da restauração. Mas confesso que não me senti muito a vontade!! Normalmente vou pra dentro do carro, quando ela fica aflita.

Sobre AnaIndia

www.omundodaindia.blogspot.com

A minha filha é a minha vida.

Madalena80 -
Offline
Desde 01 Jun 2010

Eu pessoalmente nunca daria mama aos meus filhos no wc muito menos num wc publico... vcs qdo vao almoçar ou jantar pegam no tabuleiro e vao comer para o wc?
Deviam era existir mais espaços para amamentação nos centros comerciais e etc, sem estarem dentro dos wc (isso sempre me revoltou) por isso eu dou mama antes de sair, faço as compras e dou mama qdo chego ao carro ou ja em casa... agora na rua? na rua dou mamaem qlq lado

KidAna -
Offline
Desde 05 Jan 2016

Bem se o avental chama mais atenção... talvez, mas prefiro que olhem por algo diferente (eu sou pessoa para andar com cabelo vermelho se puder por exemplo) do que olharem para algum desconhecido (ou conhecido) me ver o peito--- Por exemplo, eu trabalho num centro comercial onde acabo por ter de ir muitas vezes e não quero imaginar por exemplo o director passar e ver-me o peito lol. Eu sei que amamentar é algo importante e que é para amamentar o meu filho e que o resto não deveria ser importante, mas eu não me consigo sentir á vontade com isso... é como por exemplo, ha quem se sinta á vontade com mini saia/calções curtos, e quem não se sinta, eu por exemplo pertenço aos que não são capazes e no entanto é tudo roupa... não sei se é dos melhores exemplos mas não consigo Triste