Como foi a fase de adaptação na creche? | De Mãe para Mãe

Como foi a fase de adaptação na creche?

Responda
2 mensagens
pitalina -
Offline
Desde 08 Set 2011

Na proxima semana a minha pequena vai começar a andar numa especie de creche. Vai 4 dias por semana e fica lá 3 horas. Ela não almoça lá apenas come um petisco de manhã juntamente com outras crianças e educadoras.

Tenho receio da fase de adaptação pois infelizmente a minha pequena tem passado por uma fase complicada. Normalmente vou com ela a grupos de encontros com outras mamãs e bebes. Enquanto que eles brincam as mamãs trocam de conversa. A minha pequena foi a única criança do grupo que não quis deixar de estar ao pé de mim ... na primeira hora recusava de sair ao pé de mim sequer. Se um bébé/criança se aproximar dela começa a chorar aos berros Confuso Já andamos neste grupo á quase um ano (2x por semana).

E agora chegou a altura de deixa-la pela primeira vez numa creche ... sozinha. A educadora disse-me pra eu me ausentar durante a primeira hora. Evitando fazer uma despedida prolongada. Que devo dizer-lhe por exemplo que a mamã vai á casa de banho ou ás compras e que volto já. E após essa hora tenho que voltar. E aí as educadoras irão falar cmg a contar como correu. Se ela chorar a maior parte do tempo, ela volta a ficar apenas uma hora no dia seguinte. Mas se ela acalmar rapidamente ela fica por um tempinho mais prolongado no dia seguinte. E se passado algum tempo virem que ela ainda nao se adaptou aconcelham q nós voltamos em Janeiro.
Felizmente tenho a oportunidade de ficar em casa mas e se eu tivesse que trabalhar? Não sei o que faria Triste

O motivo que levou a esta decisão de po-la na creche já com esta idade (aos 20 meses) é porque estou á espera do segundo rebento. Que está previsto nascer em Março. Como imaginam não é fácil tomar conta de um recém nascido e uma pequena criança o dia todo ... e não vou puder dar-lhe a atenção toda, especialmente nos primeiros dias/semanas depois do parto. Daí eu queria que ela já tivesse mais ambientada até Março.

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mama, a minha entrou mais cedo, com oito meses e a adaptação para ela era difícil! Eis o que fiz pra ajudar:
- Mantinha a despedida rapida. Mesmo que chore, vire costas e seja forte! Nunca sem antes dizer que gosta dela e que volta ja! (tenho uma amiga que demora sempre 15 minutos e o miúdo está la ha um ano e ainda n se adaptou. Há quem se habitue mais ou menos facilmente mas vem muito de nós maes, da confiança que demonstramos)
- NUNCA se mostre nervosa ao pe da menina. Ela ao ver isso vai sentir que a mãe não confia naqueles adultos! E n se vai sentir segura!
- Se for preciso esconda-se para ouvir quando ela para de chorar. A minha bastava a educadora mostrar lhe a janela, ou um brinquedo e ja n chorava!
- Quando chegar para a ir buscar esconda se e aprecie!! A minha normalmente estava na maior, a brincar e mal me via, começava a chorar! Manhosita Sorriso
- Hoje em dia diz "adoro a escola".....

Força, eu sou daquelas que sente que se for uma boa escolinha é das melhores coisas que lhes podemos dar! claro que apenas quando conseguimos ter tempo de qualidade com eles também, que é o meu caso Sorriso