como fazer o meu filho de 2 anos e meio comer? | De Mãe para Mãe

como fazer o meu filho de 2 anos e meio comer?

Responda
24 mensagens
Mysti -
Offline
Desde 30 Ago 2010

Olá mamãs

Preciso das v/ opiniões.
O meu filho sempre esteve abaixo do percentil 0 de peso. Eu e o papá somos magros.
Nasceu de termo c/ 2.805kg e aos 15 dias de vida ficou internado de urgência porque já pesava 2.305kg. recusava-se a mamar (fingia que mamava e no hospital fui mal instruida...sempre que chorava elas davam o liquido rosa que não me lembro o nome, dizendo serem cólicas mas era fome q ele tinha)e eu por burrice não quis seguir o conselho da minha mãe de lhe dar LA por ter LM.
Desde aí o peso dele manteve-se sempre abaixo do percentil 0, mas é saudável.
Desde Agosto para cá que começou a fazer birras constantes para comer.
Grita como se o estivessem a matar, diz que não quer comer, já experimentei dar comida com tv, sem tv, a brincar com ele, a cantar, a dizer-lhe que se comer vamos ao parque, já tentei que fosse a minha mãe e o papá a darem...não resulta
eu chego a casa por volta das 19.30h, por norma a minha mãe (moramos com ela) deixa-me a comidinha dele adiantada...dou.lhe o jantar às 20.00h
Ora ainda ontem foi assim...dei o jantar às 20h, a falar sobre o dia dele e a cantar...ora após 1/4 da tigela da comida (arroz e carne que ele adora), desligou o botão do bom humor e desata num berreiro, que não quer comer, que quer ir dormir.
Vem o papá que já se anda também a passar com isto e é mais rispido com ele...tentou dar...nada de nada....o pai não o deixou sair da cadeira achando que seria birra e que eventualmente se iria cansar e comer...qual quê? continuou o berreiro...acabamos por não insistir mais. Dei-lhe banho e adormeceu logo. Mais tarde dei-lhe leite porque não suporto a ideia de o ver internado outra vez (ele está com 11 kg).
Hoje vou dar-lhe o jantar assim que chegar, a ver se resulta e se tudo não passa de sono, muito sono.
Juntando a isto, teve diarreia no sábado, já está melhor, quase bom.
Alguém que me consiga ajudar? será que posso dar algo para abrir o apetite, uma vez que ele as vitaminas as cospe todas?
Sei que algumas vão dizer que "se não quer comer não come", que é o mesmo que já me disseram na creche, mas como já disse, tenho tanto medo que me vá parar ao hospital outra vez.

Sobre Mysti

Patrícia André

28.04.2011 - Três anos felizes, sempre a aprender contigo, filho. Amo-te bébé Sorriso

missveludo -
Offline
Desde 01 Nov 2011

ola mama,nao posso ajudar mto que a minha quando adoece e um problema a comer...mas ja pensou em falar cm o pediatra e pedir vitaminas liquidas?eu nao dou nada que nao seja recomendado pelo medico e mesmo assim leio a bula do medicamento.pq infelizmente ja me foi receitado medicamento errado,assim cmo a dose.nao sera uma fase dos dentinhos pre molares?e doloroso...

"Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter,porque é expor-se a todo tipo de dor,principalmente a incerteza de agir corretamente e medo de perder algo tão amado.Perder? Como? Não é nosso. Foi apenas um empréstimo!"
http://www.ingredientes.pt/
http://www.ingredientes.pt/
Jose Saramago

Isa_sun -
Offline
Desde 01 Jan 2011

A minha filha nasceu às 39 semanas com 2630g 45cm, sempre foi percentil 5 e daí nunca saiu. Tem neste momento 10,5 kg, sempre super saudável.
Falaste no 2º prato, mas fiquei sem saber se ele come bem a sopa, é que a minha por vezes também não come lá muito bem o segundo parto por isso a sopa tento que coma sempre.
No caso da minha filhota que desde que nasceu sempre foi terrível para comer, foi uma luta amamentá-la e olha que eu cheguei a dar-lhe suplemento aos 3 meses e meio e nem por isso aumentou mais, até foi menos.
Não bebe leite e por isso dou-lhe duas papas por dia, uma ao pequeno-almoço e outra ao lanche, nunca deixo passar mais de 3 a 4 horas entre refeições, pois já reparei que ela quanto menos comer menos fome tem.
Já lhe dei a conselho da pediatra jelly kids xarope que supostamente abre o apetite mas nela nada fez, por isso parei de dar.
Tento diversificar ao máximo os alimentos e assim se vai indo um dia de cada vez e evito que ela ande muito a petiscar entre as refeições, mas quando pede comida não recuso.
Aqui fica a nossa rotina cá em casa.
0715 papa
1000 iogurte + pão ou fruta
1200 sopa + 2ºprato + fruta
1600 papa
1900 sopa + 2ºprato + fruta
2130 Por vezes pede um bocadinho de leite com nesquick na chávena (e este é o único leite que bebe fora o da papa)
2200 dormir

smca1977 -
Offline
Desde 26 Fev 2010

Pois... é complicado, e soluções também não as tenho!
Está abaixo do peso sim, mas não podes obrigar a comer e quanto mais guerras e ameaças houver para que ele coma, pior será. Sei isso por experiencia da minha que também come mal. Se ela diz que não quer e nós insistimos, caba por vomitar o pouco que já comeu, o que é ainda pior.
Acho que é ir tendo paciencia, não forçar, se não quer comer não come. Deixa que ele ganhe a curiosidade pela comida, de vos ver comer, se estiverem sempre a insistir para ele é um tormento. Se vires que não come mesmo nada oferece alternativas de petiscos saudáveis como um iogurte ou uma fatia de queijo (não sei se é o correcto, mas eu faço assim e prefiro do que ver a minha de estomago vazio).
Fala nisso ao pediatra e procurem uma solução. A minha também não toma nada de medicamentos, mas há uma vistaminas, Protovit, que podes misturar no leite da noite e eles nem dão por isso.

Gorete Figueiredo -
Offline
Desde 17 Ago 2009

Olá Piscar o olho

Graças a Deus não sei o que é isso mas já tentaste dar-lhe umas vitaminas?!

Que diz a pediatra dele sobre isso?!

19 de Março de 1998 , 03 de Setembro de 2011 e a 24 de Julho de 2013 --- Nasceram João Filipe , José Dinis e Joel Diogo os amores da minha vida!!
Afilhada de Isabel1984 e Madrinha de Isabel1984

Isa_sun -
Offline
Desde 01 Jan 2011

Ah, é verdade a minha vai comendo a ver os bonecos favoritos, a Dra. Brinquedos, não se deve, mas faz-se de tudo para que comam essa é que é a verdade.
O 2º prato já come à mesa connosco, vai ela comendo pela mão dela e eu vou dando com outra colher enquanto come.
A fruta come sozinha e vou ajudando em simultâneo.
A maior parte das vezes ela vai comendo assim enquanto está um bocado distraida.

Mysti -
Offline
Desde 30 Ago 2010

ele tem vitaminas liquidas mas cospe-as todas mal as sente na boca, diluir com a comida ou fruta não dá porque raramente come tudo.
Normalmente não tem queixas com os dentinhos, felizmente

custa-me muito vê-lo chorar que não quer comer, não sou apologista de bater...mas dou por mim a gritar também, embora raramente.
Tento sempre conversar com ele, pedir que se acalme,mas saiu ao pai...são 2 bombas-relógio =(

Sobre Mysti

Patrícia André

28.04.2011 - Três anos felizes, sempre a aprender contigo, filho. Amo-te bébé Sorriso

Mysti -
Offline
Desde 30 Ago 2010

há noite, como eu não chego muito cedo e ele tem soninho, comia pelo menos sopa e fruta...1º achamos que teria enjoado a sopa, experimentamos só 2º prato, resultou...no dia seguinte, como já houve berreiro, então tentei a sopa dps do 2º (fiz ao contrário)...também não resultou.

Ontem assim que viu o arroz fez uma festa mas dps...

Sobre Mysti

Patrícia André

28.04.2011 - Três anos felizes, sempre a aprender contigo, filho. Amo-te bébé Sorriso

Quero_Ser_Mãe -
Offline
Desde 09 Dez 2012

Por muito duro que possa parecer comigo resultou o...não quer não come. Quando tiver fome come o que tinha para comer antes e não quis!

No 1º dia não funcionou, no segundo comeu melhor e a partir dai foi uma alegria!

Mysti -
Offline
Desde 30 Ago 2010

O papá está sempre a dizer isso, que se não quer não come.
Mas fico sempre preocupada e dou-lhe o leitinho que supostamente beberia antes de dormir. Será que faço mal?

Sobre Mysti

Patrícia André

28.04.2011 - Três anos felizes, sempre a aprender contigo, filho. Amo-te bébé Sorriso

SEPOL -
Offline
Desde 06 Jul 2007

olá
Olha sou mãe de uma menina que supostamente nasceu com um conflito alimentar....
Criá-la tem sido difícil, muito difícil, até porque houve uma fase em que provocava o vómito.
A técnica que aprendi foi não falar em comida, e sentá-la a mesa nem pensar!
Venham cá dizer que é mau costume....
Comecei a entrar no quarto com o prato e dar as colheradas enquanto ela brinca com o que está a brincar, sem interromper a brincadeira.
Pelo que li o teu filho começou a chorar depois de comer um bocado, ou seja quando se apercebeu que estava a comer.
A minha filha, simplesmente, não tem paciência para se sentar á mesa, houve uma fase em que a ama queria que ela comesse sentada á mesa como os outros, teve de sair de lá porque passou a vomitar inúmeras vezes, era só ver um prato com comida.
O ritual de refeição incomoda-a, psicologicamente, ela não gosta, enerva-se e com os nervos vêm os vómitos, se ela começa a chorar está tudo estragado, então não há ritual, come a brincar.
Com o tempo tem vindo a aprender a gostar de comer algumas coisas e até já pede bolachas, tomate e cebola (são os alimentos favoritos) coisa que nunca acontecia, tem 2 anos e 9 meses e já têm 11,5 kg.
Para os outros é pouco para nós é muito significa que teve alta das consultas de risco e que não precisou de pedopsiquiatra, como estava destinada.

Ana_Carina -
Offline
Desde 01 Fev 2010

Olha Mysti realmente é muito chato ter bebés que não comem quase nada...

O meu era igual, e foi assim até aos 2 anos e pouco.
Agora já come bem (apesar de haver alguns dias ou algumas refeições em que também não come quase nada) - e agora realmente, quando não quer, não come.
Sempre esteve no percentil 10/15 de peso (apesar de estar no 95 de altura) mas quando ele era pequeno o próprio pediatra dizia para não insistir, e sempre que fazia isso, ele passava dias seguidos só com o leite da manhã e da noite no estômago - e nós mães não conseguimos ver os nossos piolhos sem comer Triste

Uma coisa que pensámos fazer (e como dizes que o teu teve diarreia, fala com o pediatra dele sobre isso) era alguma intolerância/ alergia alimentar, pois o pediatra tinha falado em sintomas da intolerância à lactose e ao gluten que poderiam ser confundidos com falta de apetite simples, mas a causa pode ser essa... Entretanto ele começou a comer bem e não fizemos testes nenhuns.

Também pode ser apenas o facto de jantar quando já está com sono. Tenta realmente dar-lhe mais cedo e vê a que horas ele lancha na creche. O meu por exemplo lancha às 15h. Se estivesse até Às 20h sem comer, acabava por estar 5 horas sem comer, e depois o estômago "habitua-se" a estar sem comida e ele já não querer porque lhe "passou a hora". Eu também trabalho e sei que é MUITO complicado - agora peço sempre à avó ou a quem o vai buscar mais cedo à creche que lhe dê fruta ao fim da tarde. Ajuda a "entreter" o estômago e a fruta abre o apetite (especialmente maçã e pêra) - com o meu resultou.

Sorriso força nisso! espero que seja como o meu e que comece a comer bem.

SEPOL -
Offline
Desde 06 Jul 2007

Olha comigo a teoria do não quer não come, está completamente fora de questão.
Era o conselho dos médicos, era, sabes o que aconteceu ficou desidratada e teve de ficar a soro!
Jamais para mim não!
A minha filha ainda come sopa passada com carne, para mim não faz mal, a seguir já consigo apresentar um prato sem ela se agoniar e consigo que ela tire uma ou duas massas e as coma gosta da cor do tomate e pega nele e leva á boca voluntariamente. GANHEI, nunca pensei que isso fosse acontecer, chorei muito agarrada a minha filha a pensar que ela ia morrer quando os médicos me diziam para a deixar ter fome para ela comer.
Quanto menos se come menos apetece, o importante é que eles comam o reto é cantiga
PARA MIM É ASSIM e ainda bem, porque se não a minha filha já cá não estava

gravidasonline -
Offline
Desde 20 Jan 2011

A minha também come muito mal, de manhã bebe o leite quando está bem disposta, depois as refeições come 1 concha de sopa ( coloco carne e peixe por indicação do médico) e depois o segundo prato nem lhe toca, seja o que for.

Andava ansiosa pelo começo da escolinha porque costuma comer +- lá, mas já nos disseram que ela nem toca na comida, o pouco que come é dado pelas auxiliares. Depois ao lanche tem dias, andou semanas sem comer nada, agora lá come um iogurte ou pão,mas nem sempre.

Andamos nisto desde que fez 1 ano, o médico diz para não insistir para não ganharr aversão à comida e optar por comida que ela goste, mas na próxima consulta vou tentar que recomende vitaminas.

Ela come pouco mas tem energia para dar e vender.

Mysti -
Offline
Desde 30 Ago 2010

li-te e vi o meu filho...sem tirar nem pôr, na creche ainda come mais ou menos, em casa nem pensar.

vou mesmo ter de me esforçar pra lhe dar o jantar assim que chegar a casa, em vez de me sentar a descansar...
Não vai ser fácil, com o papá a acordar às 6.30, dps às 7h já tenho de tar a pé pra me despachar e despachar o piolho, deixá.lo na creche e apanhar o comboio.
poderia dizer ao papá que lhe desse o jantar mas como ele ferve em pouca água...ainda o deixa sentado na mesa sozinho a chorar...

ai ai Triste

Sobre Mysti

Patrícia André

28.04.2011 - Três anos felizes, sempre a aprender contigo, filho. Amo-te bébé Sorriso

Carimax -
Offline
Desde 17 Out 2008

Olá!

Eu penso que ara além da tendência de cada um em gostar mais u menos da comida, também há fases em que lhes apetece comer mais que outras. Piscar o olho

Já experimentaste integrá-lo na preparação da refeição? Com o meu menino funciona! Tenta fazer pizza, crepes com legumes, etc...com as leguminosas uso exressões tipo comer as "bolinhas" e ele que adora bolas, come bem...se disse simplesmente feijão, nem um que entra!

Podes também apresentar a comida de uma forma divertida...há por aí umas receitas que ajudam nisso! tenho que ver onde tenho o livro...mas género...com o arroz e a carne e algum legume, fazer uma flor...uma casa, etc...e apresentar assim no prato! haja criatividade! Sorriso

Mysti -
Offline
Desde 30 Ago 2010

Ora aí está uma boa ideia.
Tenho de experimentar. Obrigada pela dica.

Sobre Mysti

Patrícia André

28.04.2011 - Três anos felizes, sempre a aprender contigo, filho. Amo-te bébé Sorriso

Isa_sun -
Offline
Desde 01 Jan 2011

Eu concordo com o que as mamãs aqui disseram, a minha quanto menos come também menos quer comer. Come sempre com o desenho animado favorito e mal acaba se não ponho outro episódio tira logo a babete e pede para ir para o chão, por isso tento que ela se distraia o mais possível na hora da refeição, foi como disse uma mamã ela não tem paciência para estar à mesa, nã olhe dá prazer comer.
E ainda coloco peixe ou carne na sopa que lhe dou, coloco mais vezes peixe.
Faz-se o que se pode, mas vou tentando sempre que ela coma, o stress é grande, sei bem o que isso é, no primeiro ano de vida quase entrei em desespero, mudei 3 vezes de pediatra!

Carimax -
Offline
Desde 17 Out 2008

Boa!!! Experimenta a ver se...

Outra coisa que faziam na creche do meu filho era...elaborar menús semanais sempre iguais durante 3meses, mais ou menos, dependendo da reacção dos pequeninos, O meu filho já sabia o que ia comer/fazer em quase todos os dias! São as rotinas alimentares... Sorriso
e pouco a pouco os meninos habituam-se e aprendem a comer o que não gostam... funciona bem para os legumes. Claro que a rotina também incluia elaboração conjunta de algumas refeições sempre no mesmo dia da semana, como pizza com massa integral...bolachas com pouquíssimo açucar, etc.! havia o dia fixo para isso.. ele adorava! Sorriso

Quero_Ser_Mãe -
Offline
Desde 09 Dez 2012

Mysti escreveu:
O papá está sempre a dizer isso, que se não quer não come.
Mas fico sempre preocupada e dou-lhe o leitinho que supostamente beberia antes de dormir. Será que faço mal?

Mal não fazes...o coração de mãe é tramado e ás vezes achamos muito duras algumas situações em que nos parece que eles vão sofrer. No teu caso achas que ele ia passar fome...!

Eu pessoalmente quando fiz isso com a minha afilhada fui-me deitar a chorar...mas acredita que no dia seguinte ela já fez a fita mais pequena e no outro dia comeu e até se lambeu. Quando ela chorava que queria cereais eu dizia: Nana, está ali o almoço que não comeste. Se tens fome a madrinha aquece. Isto com muita calma e ela foi percebendo...mas custa claro, dói o coração.

Mysti -
Offline
Desde 30 Ago 2010

ora bem!!!
ontem cheguei a casa e dei o jantar...não houve birras, porque me pediu para ouvir música e eu liguei a música no portátil e da música passei ao Ruca.
Maravilha!! Papou o jantar todo, frutinha comeu pela mão dele
Como tinha a reunião da creche, jantei enquanto ele comia a fruta...e o meu filho pediu da minha comida. E eu dei.
E quando a avó chegou, pediu uma banana e mais sopa.

Pergunto-me se terá sido uma exceção á regra? ou será que ganhou apetite de repente?

O que é certo é q até eu jantei com gosto (como não acontecia há mto)

Obrigada a todas, mamãs

Sobre Mysti

Patrícia André

28.04.2011 - Três anos felizes, sempre a aprender contigo, filho. Amo-te bébé Sorriso

Isa_sun -
Offline
Desde 01 Jan 2011

Que bom!
Mesmo que volte mais uma vez um dia ou outro que coma mal, sem stress, porque até nós não estamos sempre com apetite.
Vai correr bem e pelo menos já sabes que o teu menino come bem e com vontade. Sorriso

smca1977 -
Offline
Desde 26 Fev 2010

São dias! e espero que assim continue!
Terá sido de estar entretido com as musicas? (a minha tambem come a ouvir musicas no portatil e funciona muito bem, por uns tempos).
Ou terá sido do ambiente descontraido em que jantou, sem gritos e sem birras?
Parece-me que se não chatearem muito o rapaz com a comida, todos ganham com isso Piscar o olho

Mysti -
Offline
Desde 30 Ago 2010

acredito mais que tenha sido pelas músicas e bonecos do portátil.
Ele adora o Ruca mas não o queria habituado a ver tv (pc) mas lá está, se ele assim come, que assim seja.
Ele estava vidrado e ia comentando a série comigo...houve uma altura q sem querer lhe pus a mão à frente e levei com um "xai mãe!!! tou a ver o guca!!!" Careta

normalmente as refeições são sempre começadas sem gritarias ou birras...essas chegam depois de começar a comer.

Espero que dure e ele continue a comer assim.

Sobre Mysti

Patrícia André

28.04.2011 - Três anos felizes, sempre a aprender contigo, filho. Amo-te bébé Sorriso

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?