Como dar o 1º banho ao recém nascido em casa??? | De Mãe para Mãe

Como dar o 1º banho ao recém nascido em casa???

Responda
10 mensagens
Beta Teixeira -
Offline
Desde 13 Mar 2012

Olá Mamas!!!!
Gostaria de saber a vossa opinião sobre o 1º banho dado em casa e por nós!?!?!
Com a chegada da hora do parto vão-me surgindo certas dúvidas e certos receios e um deles é o banho. Porque já ouvi umas pessoas a dizer que o banho mesmo,isto é meter o bebé dentro de água só depois do cordão cair e até então dar-lhe só banho com gases húmidas e colocar um pouco de óleo de amêndoas doces na água para amaciar a pele do bebé e tendo depois em conta a desinfecção do cordão com álcool de 70% e limpar muito bem os olhinhos com soro. Mas só que a mim faz confusão este tipo de banho, o tipo de "passar paninhos quentes" até o cordão cair,acho muito tempo desde que ele nasce até que aquilo caía sem tomar banhinho mesmo!!!
Em duas aulas que fui,uma diz que não há problema algum mete-lo logo na banheira e dar-lhe um bom banhinho,claro tento em conta o cuidado de não deixar entrar água para os ouvidos e secar muito bem o cordão... A outra diz que nem pensar benho só mesmo quando o cordão cair porque ele é muito pequenino e como não se suja muito não tem a necessidade de tomar banho,tomar mesmo tomar e assim o risco de ganhar infecção no cordão é menor.
E já agora qual o melhor relação preço/qualidade Uriage ou Mustela???

Licinhaa -
Offline
Desde 21 Mar 2012

eu ha minha sempre dei banho de banheira.. com os cuidados todos claro mas smp na banheira.. mesmo no hospital ( eu tive ela no Francisco Xavier ha 5 anos) logo no dia a seguir de ela ter nascido foram la ensinar a dar banho e numa banheira.. a mim sinceramente tb me faz confusao.. eu sempre usei td da mustela mas so apartir do 1º mes.. durante o 1º mes usei um creme e um shampo/gel de corpo da chicco anti alergico e sem perfume depois do 1º mes experimentei a mustela a ver se nao fazia alergia e ainda hj mts das vezes ela mete creme no corpo da mustela cheira tao bem.. hihihi.. desta vez tenho ouvido falar bem da avenue e vou experimentar no 1º mes depois volto a mustela... bjs

Sobre Licinhaa

♥´¨)
¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*´¨)
(¸.·´ (¸.·´♥ 25 de Abril 2007***36 semanas 2850kg e 50cm
♥8 de Agosto 2012**34 semanas 2400kg e 44cm
♥♥Madrinha de AnaSofia77 ♥♥♥♥ Afilhada de PipoKolini♥♥

Desde 13 Jan 2009

Não te preocupes, porque na maternidade onde nascer, no dia seguinte ao nascimento ensinam-te a dar banho ao bébé.

No meu caso, como o local para dar banho aos bébés era no meu quarto, a enfermeira "pegou" em 4 ou 5 mães e respectivos bébés, deu banho ao primeiro para nós vermos e depois ficou a ver nós a darmos banho aos nossos.

A mim ensinaram-me a colocar pouca água na banheira, mas a meter o bébé lá dentro... nunca ouvi dizer que não se podia molhar o cordão umbilical... e descansa que não é tão complicado como te parece agora...

fofinhaze -
Offline
Desde 28 Jul 2011

O meu bebe nasceu no inverno por isso eu dava banho dia sim dia nao. Nunca ouvi isso do cordao. Eu recomendo uriage.

Sobre fofinhaze

Benetton, Pre-natal, Esprit, Womb tudo a 50% roupa para grávida
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/fofinhaze

vera m santos -
Offline
Desde 16 Dez 2011

o meu filho nasceu no outono e sempre lhe dei dia sim dia nao tirando agora no calor que sua mt e tb quando esteve doente tdava dois em dois dias.em relaçao ao cordao ninguem me disse nada nem na maternidade que é quando tomam o 1banho axo que saberás fazer o que for de melhor para o te rebento um hora pequenina

5/11/11 o teu dia filho...Amo-te mais que tudo

FilipaBS -
Offline
Desde 10 Jan 2011

Podes dar banho completo que n tem problema. Ainda podem haver pessoas que dao outra indicaçao porque era assim q se fazia antigamente, mas hoje sabe-se que isso nao tem qualquer influência. A minha filha tomou sempre banho na shantala e ali os bebes sao mergulhados totalmente.
O coto umbilical seca-se e passa-se com soro fisiologico ou alcool a 70% no sentido dentro pra fora (está mostrado que soro fisiologico e alcool apenas 1x por dia é suficiente e nao é tao agressivo pra pele do bebe).
Os olhos podes lavar no banho ou com soro fisiologico, como preferires...
Tb nao é necessario que um bebe recem nascido tome banho todos os dias. 2 ou 3 banhos por semana sao suficientes e até completarem o mes o melhor é nao usar qualquer produto porque a pele é mt sensivel. Um bebe tao pequeno quase n se suja, agua chega bem.
Quanto aos produtos... a Uriage tem menor incidencia de alergias do que a Mustela.
Bj

Sobre FilipaBS

Se precisar de ajuda/apoio com a amamentação, sinta-se à vontade para me contactar.
Ver: www.facebook.com/amamenta.porto | www.amamentaporto.com

(Fundadora da Amamenta Porto, Conselheira de Aleitamento Materno, Doula de Parto, Mãe de 2 filhos)

Beta Teixeira -
Offline
Desde 13 Mar 2012

A minha mãe quando me teve isto há quase 30 anos,disse-m que mal saí da maternidade que me começou a dar banho na banheira...mas isto hoje em dia ouve-se tanta coisa,uns dizem isto,vem outros dizem aquilo. O mal disto é que há muita informação a vaguear e muitas vezes o excesso de informação é o que nos incute um certo medo ou receio de fazer algo.
Mas mesmo assim,obrigado pelos vossos comentários,já me aliviaram um pouco desta tensão de estar quase a ser mamã....ehehehehehehe!!!!

Agradecida Sorriso
Cumprimentos e Felicidades para vocês e para os vossos filhotes!!!

Mariola Guimaraes -
Offline
Desde 27 Jul 2010

Beta, banunhinho completo desde o nascimento foi assim que me ensinaram no hospital quando a minha pipoca nasceu. No dia seguinte já lhe estavam a dar banho completo.
Quanto ao cordão o único cuidado a ter é que deve ser muito bem seco. Uma vez por dia limpar com alcool a 70%. Até há umas toalhitas da Renova para esse efeito.
Qt aos produtos eu sempre usei da Klorane e nunca fez alergias.
Bjnhs

Aninha_2011 -
Offline
Desde 23 Maio 2011

Olha o 1º banho do meu bebe foi dado ainda no hospital, por nós, com ajuda dos enfermeiros. foi um banho de imersão, rápido. ensinaram nos que nos 1º 15 dias não convém usar produtos no corpo, apenas no cabelo e assim fizemos, dp de o secar faziamos a limpeza do cordao e dos olhinhos.
quando viemos para casa fizemos igual.
dp os banhos eram 2 a 3 por semana.

mas acho que vais ouvir mts opiniões Sorriso pondera, analisa e faz o q achares melhor

Positivo a 25/maio/2011-----»» foi logo á primeira Sorriso
-----------------------------------------------------------------
Santiago na barriguinha Sorriso
-----------------------------------------------------------------
No dia 3/Jan/2012, pelas 18h32 nasceu o Santiago, às 36s+6d, com 2600kg e 47cm.--»»Estou completamente derretida!

AndreaSun -
Offline
Desde 25 Jun 2012

Querida a mim ensinou-me a enfermeira um dia apos nascimento do menino, a dar banho mas nunca o pus na banheira, ele esta sempre agarradinhu ao nosso braco de barriga pa baixo e c cabeca encostada a nossa mao, lentamentr por agua morna , e usei shapoo antialergenico! Depois cordao ensinaram-me a por um bocadinho d alccol "amarelo" 70% na compreensa, e enrrolar a conpressa no cordao para ajudar a secar! Nao e dificil e facil! Cuidado e pa n o deixares kair, a mh amiga de kuarto Confuso c os nervos deixou o bebe cair, infelizment n foi mt grave!!! Boa sorte bejokas

Sobre AndreaSun

Finalmente completa Espertalhão