Como alterar nome bebe apos registo? | De Mãe para Mãe

Como alterar nome bebe apos registo?

Responda
9 mensagens
PregnantToBe -
Offline
Desde 30 Jan 2013

Olá a todas as mães! A minha situação é insólita mas talvez até haja alguém que tenha ou esteja a passar por algo parecido. É o seguinte, o meu ex-namorado e pai do meu filho (recém nascido) abandonou-me a meio da gravidez, não quis saber do filho, eu nunca o impedi, nem exclui de acompanhar a gestação e desenvolvimento do bebé, inclusive informava-o de todas as ecografias com antecedência, nunca compareceu, dava desculpas. Vivi tudo sozinha, decorei o quarto, preparei tudo e escolhi o nome sozinha, pois além de tudo o que tinha acontecido, o pai não estava envolvido Quando o filho nasceu, informei-o já quis conhece-lo, não me opus. No hospital, na altura do registo ele exigiu decidir o primeiro nome do bebé, caso eu não aceita-se ele não o registaria. Foi extenuante as discussões, eu estava exausta do parto, emocionalmente instável, mal conseguia raciocinar e ele aproveitou isso para me destabilizar e manipular tudo. Resumindo, acabei por ceder, sem obrigação, pois sabia que podia registar sozinha como pai incógnito, mas não queria isso para o meu filho, afinal ele tinha pai. Ficando o nome que eu sempre quis e que escolhi durante a gravidez, em 2º nome. Passado uns dias arrependi-me, só penso nisso e em como me precipitei, tou deprimida, sinto-me culpada e quero anular tudo e alterar o nome do meu filho. E pô-lo sem pai, não kero lidar com ele o resto da vida, não vou aguentar. Digo k enganei.me e ele não e o pai biológico? K faço? Acham k consigo alterar o assento de nascimento, passaram 15 dias apos o registo.

pipas. -
Offline
Desde 26 Ago 2011

[quote=PregnantToBe]Olá a todas as mães! A minha situação é insólita mas talvez até haja alguém que tenha ou esteja a passar por algo parecido. É o seguinte, o meu ex-namorado e pai do meu filho (recém nascido) abandonou-me a meio da gravidez, não quis saber do filho, eu nunca o impedi, nem exclui de acompanhar a gestação e desenvolvimento do bebé, inclusive informava-o de todas as ecografias com antecedência, nunca compareceu, dava desculpas. Vivi tudo sozinha, decorei o quarto, preparei tudo e escolhi o nome sozinha, pois além de tudo o que tinha acontecido, o pai não estava envolvido Quando o filho nasceu, informei-o já quis conhece-lo, não me opus. No hospital, na altura do registo ele exigiu decidir o primeiro nome do bebé, caso eu não aceita-se ele não o registaria. Foi extenuante as discussões, eu estava exausta do parto, emocionalmente instável, mal conseguia raciocinar e ele aproveitou isso para me destabilizar e manipular tudo. Resumindo, acabei por ceder, sem obrigação, pois sabia que podia registar sozinha como pai incógnito, mas não queria isso para o meu filho, afinal ele tinha pai. Ficando o nome que eu sempre quis e que escolhi durante a gravidez, em 2º nome. Passado uns dias arrependi-me, só penso nisso e em como me precipitei, tou deprimida, sinto-me culpada e quero anular tudo e alterar o nome do meu filho. E pô-lo sem pai, não kero lidar com ele o resto da vida, não vou aguentar. Digo k enganei.me e ele não e o pai biológico? K faço? Acham k consigo alterar o assento de nascimento, passaram 15 dias apos o registo.[/quote]

bom dia...

pelo que tive a pesquisar...poderá mudar o nome do seu filho, alegando que foi pressionada pelo seu ex-companheiro e que não concorda com ele. mas se assim for terá que ser o tribunal a decidir que nome dar á criança (se fica com o que está ou se dá o que quer), pois, segundo a lei, não pode ser apenas 1 pai/mãe a escolher o nome.

dizer que o pai do seu filho, não é o pai, não lhe vai valer de muito. basta o tribunal ou o pai pedir o teste de adn e a "pregnant to be" é que ficará mal vista perante o tribunal! (tanto na questão do nome como caso queira definir a guarda e pensão da criança).

alem de que hoje em dia, não se pode por filhos sem pai (excepto casos de maes solteiras, que fizeram tratamento para engravidar "sozinhas" ou mulheres que aleguem não se lembrar com quem tiveram numa noite de bebedeira), no seu caso, já disse que este homem era o pai, agora vai dizer que não, o tribunal fará de certeza um teste de adn para confirmar e mais uma vez, quem fica mal vista é a "pregnant to be"...

dirija-se a uma conservatória ou a um IRN e tente-se informar! e também será melhor arranjar um advogado para a ajudar em tudo (se não tem condições de pagar 1, pode pedir apoio na SS)

Sobre pipas.

Tia-madrinha babada de um menino lindoooo!!! Apaixonado

betaf -
Offline
Desde 20 Mar 2010

Calma querida...é apenas um nome e aimda assim tem o outro que escolhes te
O bebe tem Pai reles ou nao é Pai e escolheu o nome...nao estas a querer tirar o nome por vinganca?imagino que estejas alterada por tudo o q te aconteceu e no pos parto pior ainda...
Se me permites um conselho agara te ao amor do teu bebe e deixa de parte sentimentos que te prejudicam
Se mantiveres o nome um dia vais contar a historia ao teu filho e sabera que a mae deu mais oportunidade ao pai

Sobre betaf

http://demaeparamae.pt/vendo/loja/57793
Afilhada da soraia ou svvvm Sorriso
Madrinha da soraia ♥ a gravida mais feliz que conheço!

Desde 05 Out 2011

Olá, como te disseram em cima, hoje em dia a lei não permite que conste na certidão de nascimento um pai incógnito.
Nos casos em que os pais não querem registar os bebés, a mãe é obrigada dar o nome do pai e depois o pai vai ser intimado para fazer teste de paternidade (caso continue a afirmar que não é o pai). Provado ser o pai, é obrigado por lei a dar o nome ao filho e a cumprir com as suas responsabilidades, o que poderá implicar umã pensão de alimentos, caso a mãe fça o requerimento e o pai tenha possibilidades financeiras de o fazer.
O facto de o pai ter ameaçado não registe o bebé foi um ato de má fé, mas sem risco nenhum de acontecer, precisamente porque hoje já não há filhos de pais incógnitos (excepto nas situações que já referiram).
Se não gostares mesmo do nome que ele deu ao vosso filho, informa-te e faz o pedido de alteração, se considerarem que vale de facto vale a pena...

1° Positivo a 31 de Agosto de 2012 ( c/ 5 semanas e 4 dias)
22 de Abril de 2013 - Nascimento do primeiro príncipe...
2° Positivo a 29 de Março de 2014 ( c/ 7 semanas e 4 dias)
10 de Novembro de 2014 - Nascimento da minha princesa...
3º Positivo a 16 de Dezembro de 2020 (c/ 7 semanas e 2 dias)

turtleeyes -
Offline
Desde 17 Abr 2011
I Love DMPM

realmente.. :s agr ta feito, feito ta, mas ameaçar q n fazia o registo? :s q n fizesse q dp haveria de ir alguém atrás dele!
eu percebo a tua motivação, e n vejo q seja vingança.. deves sentir q o bebe é mais teu do q dele (e plo q contas, é sim) e ele ter algo a dizer em alguma coisa tão importante como o nome é frustrante. e ainda por cima sentires q n tiveste força p lutar... mas se tens agr, força! acho q devias plo menos esclarecer te d como se faz e dp fazer o q realmente queres... essas ameaçazecas, enfim.... "como-as ao pequeno almoço" :D
no entanto, se por qq razão n for possível, paciência.. continuas a ter o teu bebe ctg, feliz e saudavel, assim espero :) o resto é paisagem!
se fores à luta, informa te muuuuuito bem de tudo.... n se deve entrar numa luta p perder ;)

Os 3 melhores PTC's! Já ganhei acima dos 100euros, e tu?
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=turtleeyes
http://www.clixsense.com/?2773399
http://www.neobux.com/?r=Turtleeyess
Qualquer dúvida, sabem onde me encontrar :p

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Olá :)

Retirar o pai do registo, garanto-te que não consegues, pois ele facilmente prova que é o progenitor.

Quanto a mudar o nome, podes requerer esse ato, mas sem consentimento de ambos, não me parece possível...olha, chama sempre a criança pelo segundo nome,e habitua toda a gente a fazer o mesmo, e o primeiro vai cair no esquecimento...

Há tanta Maria ou Ana com segundo nome, em que o segundo é que é o mais utilizado...esquece, e segue em frente :)

saphira_azul -
Offline
Desde 19 Nov 2009

.

Saphira

margarid.a -
Offline
Desde 22 Jan 2012

Eu nao sei se o poses fazer e como mas ha imensa gente que é tratada pelo 2nome nao so em casa mas tambem no trabalho. Nao é de todo um problema. É uma questao de habito :)

❤ 10.04.14 - o início da aventura | 15.12.14 - nasceu o nosso tesouro! ❤

MAR_MS -
Offline
Desde 06 Fev 2013

Olá , olha acredito que te arrependas do nome mas é uma questão de hábito... Mas é melhor tirares a ideia de tirares o pai do registo. Nem era possivel registar sem o nome do pai quanto mais agora tirar. Ele é o pai da criança e com isso vais levar até ao fim da vida gostes ou não , faz parte, nem sempre é fácil lidar com isso mas agora é um bocado tarde, o mal está feito.

Quanto a mudares de nome eu não sei se é possivel mas eu acho que sim. Eu inclusivé tinha um nome e quando eu tinha 4 anos os meus pais mudaram me o nome, mas foi um caso de adoção em que o prório tribunal recomendou... No teu caso não sei, mas se estás mesmo decidida rocura na internet ou vai ao Campus de Justiça da Expo á arte do tribunal de menores e perguntas se é possivel e quais os procedimentos.

Boa sorte

Sobre MAR_MS

DPP 30 Março
Nascimento 19 Março
3.025kg / 47 cm

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?